Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 7 de abril de 2013

    [Catolicos a Caminho] FÉ SEM OBRAS (29) A EUCARISTIA E O CENÁCULO Som !

     

     

                             FÉ SEM OBRAS   

     

                                                                  A EUCARISTIA E O CENÁCULO. (29)

      

    Palavra de origem latina Cenaculum, que significa literalmente Sala de jantar (ou de cear) .

    O Cenáculo de que se fala nos Evangelhos, foi uma sala onde Jesus celebrou a Última Ceia com os Seus Apóstolos e onde instituiu a Eucaristia :

    - "Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa ? Ele respondeu : Ide à cidade, a casa de um certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer : O Meu tempo está próximo ; é em tua casa que quero celebrar a Páscoa com os Meus discípulos. Os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa. (Mt.26,17-19); (Mc.14,12-16); (Lc.22,7-13).

              Foi no Cenáculo que Jesus apareceu aos Apóstolos, no dia da Ressurreição e de novo oito dias depois :

    - "Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes : A paz seja convosco". (Lc.24,36).

    - "Na tarde desse dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa com medo dos judeus, veio Jesus pôr-Se no meio deles e disse-lhes : A paz seja convosco. Dizendo isto mostrou-lhes as mãos e o lado". (Jo.20,19).

    Foi ainda no Cenáculo que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos :

    - "Quando chegou o dia de Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam". (Act.2,1).

    A Tradição situa o lugar do Cenáculo a Sudoeste de Jerusalém na casa da mãe de S. Marcos :

    - "E depois de reflectir, dirigiu-se a casa de Maria, mãe de João, por sobrenome Marcos, onde numerosos fiéis estavam reunidos a orar". (Act.12,12).

    No Cenáculo se reuniam habitualmente os Apóstolos com outros discípulos para a oração :

    - "Quando chegaram à cidade, subiram para a sala de cima onde se encontravam habitualmente.(...) E todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração em companhia de algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus e Seus irmãos". (Act.1,13).   

    Foi também do Cenáculo que Pedro, falando ao povo de Israel, o convidou ao arrependimento e ao Baptismo em nome do Senhor.

    E nesse mesmo dia foram baptizados mais de três mil crentes :

    - "Os que aceitaram a sua palavra receberam o Baptismo, e naquele dia juntaram-se aos crentes cerca de três mil almas. Eram assíduos ao ensinamento dos Apóstolos, à união fraterna e às orações". (Act. 2,41-42).

    Foi dali que partiu a palavra de Deus, que é a Palavra de Salvação para as várias regiões, donde eram aqueles que se encontravam em Jerusalém para a festa do Pentecostes - Partos, Medos, Elamitas, da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto, da Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egipto e da Líbia.

    Metaforicamente chamaram a este lugar a Primeira Igreja Cristã e chamaram-lhe a Santa Sião por estar mesmo na encosta do Monte Sião onde permaneceu mesmo depois da destruição de Jerusalém no ano 70.

    Com a invasão dos Persas em 614, tudo desapareceu, mas, no século XII os Cruzados, usando pedra da era Herodiana, contemporânea da construção romana, construíram no mesmo lugar, uma Igreja, que é a que ainda hoje existe.

    Porém, com o domínio Turco (1552), os Cristãos foram expulsos e a Igreja foi convertida em Mesquita, construído o Minarete e o Mihrab.

    Presentemente as autoridades Islâmicas autorizam o Patriarca de Jerusalém a celebrar Missa na Igreja do Cenáculo, uma vez por ano em Quinta-Feira Santa.

                Igreja de Santa Maria de Sião em Jerusalém, foi tradicionalmente aceite como o lugar da casa onde Jesus e os Seus discípulos celebraram a Ultima Ceia.

                O lugar actual da Última Ceia tem sido sujeito de muitas controvérsias, mas depois das Cruzadas, foi construído um santuário, e um dos seus departamentos é o Cenáculo, o lugar onde se comemora o acontecimento.

                Os arcos góticos do Cenáculo são típicos da arquitectura da Idade Média.

                Evocar o Cenáculo, no contexto desta Fé sem Obras em  que estamos a fazer as nossas reflexões, é voltarmos de novo à Instituição do Mistério da Eucaristia, perpetuado através dos tempos como o alimento espiritual que fortalece a Igreja que somos todos nós, os cristãos e da qual devemos dar testemunho pelo nosso teor de vida, pelas nossas obras..

                                                  

                                                    John

                                                                Nascimento      

     

               

                           

               

     

     

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo