Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 20 de julho de 2013

    RES: [Catolicos a Caminho] Francisco quer d. Cláudio como 'braço direito'

     


    O detalhe, talvez não notado pelo articulista: 

    - o Cardeal Decano é escolhido entre os seis Cardeais Bispos e o dom Cláudio Hummes é Cardeal Presbítero; 

    - o eleito ganha a sede de Óstia, em acréscimo à sede que já detém (Albano, Palestrina, Porto Santa Rufina, Sabina Poggio Mirteto, Velletri Segni e Frascati, que são as dioceses suburbicárias de Roma);

    - para que dom Cláudio ascendesse a Cardeal Bispo, teria que haver uma vaga, que não há atualmente, ou a quebra da tradição de mais de um século e a subida dele a Cardeal Bispo de Óstia, sem ser titular de uma das outras sedes, simultaneamente.

    - como o Papa Francisco tem quebrado muitos paradigmas, nada difícil isso ocorrer. 



    De: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br [mailto:catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br] Em nome de Vicente
    Enviada em: sexta-feira, 19 de julho de 2013 10:41
    Para: destinatarios-nao-revelados:
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Francisco quer d. Cláudio como 'braço direito' 


    Francisco quer d. Cláudio como 'braço direito'



    19 de julho de 2013 | 2h 04
    <![if !supportLineBreakNewLine]>
    <![endif]>


    Jamil Chade / Cidade do Vaticano, José Maria Mayrink - O Estado de S.Paulo

    Dom Cláudio Hummes poderá ocupar a partir de outubro um dos principais cargos da Cúria. Informações do alto escalão na secretaria de Estado da Santa Sé indicam que o próprio papa Francisco chamou o brasileiro para Roma. Procurado pelo Estado, d. Claudio negou: "Não estou sabendo de nada".

    Apesar da idade avançada, 79 anos, e do fato de estar aposentado, a expectativa no Vaticano é de que o brasileiro acabe aceitando o convite do papa. Hummes já ocupou cargo de "ministro" durante o pontificado de Bento XVI - foi prefeito da poderosa Congregação para o Clero.

    Ainda teve papel central na eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio para papa. Mobilizou votos e até sugeriu o nome Francisco, que o cardeal assumiria como pontífice. O argentino retribuiu desde o primeiro momento de sua eleição a amizade e levou Hummes para o balcão da Basílica de São Pedro na noite em que foi escolhido.

    O pontífice teria oferecido duas opções ao brasileiro, diante das mudanças que começará a realizar a partir de outubro, quando se cercará de seus aliados. Até hoje, a Cúria é ocupada pelos cardeais nomeados por Bento XVI. 

    As opções. Um dos cargos à disposição de Hummes seria o de decano do colégio cardinalício, ocupado pelo italiano Angelo Sodano desde 2005. O colégio é constituído por todos os cardeais e existe para ajudar e aconselhar o papa, tanto em temas da administração do Vaticano quanto em relação à fé. 

    O cargo de decano é ocupado depois de uma eleição. Mas o papa poderia sugerir o nome, o que definiria a votação - em 2002, João Paulo II nomeou para o cargo seu sucessor, o então cardeal Ratzinger. Tradicionalmente, o decano e o papa têm consultas permanentes e pontífices nos últimos anos têm optado por escolher religiosos que sejam próximos. 

    Foi essa a atitude também de Bento XVI que justamente optou por Sodano, um amigo. Ele foi um dos poucos que souberam da renúncia do papa alemão antes que fosse anunciada. 

    Outro a saber foi o cardeal camerlengo - cargo também sugerido a d. Cláudio. O titular do cargo responde pela transição na Igreja, caso o pontífice morra ou renuncie. O "papa interino" ainda deve administrar o Vaticano, constatar a morte do pontífice e definir o funeral, além de convocar o conclave. 











    __._,_.___







    Atividade nos últimos dias: 




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo