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    sábado, 7 de setembro de 2013

    A Escola sem Deus











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    TERÇA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2013




    Mons. de Sègur
    Livro de 1884 - 103 págs








    “... Existe uma idade em que o menino tem necessidade de saber que além da autoridade paterna, existe um poder mais Augusto, que é a sanção de toda a autoridade e de toda a obediência: então se lhe diz o nome de Deus. É coisa extraordinária! Esta inteligência, apenas esboçada, escuta esta palavra sagrada com uma emoção encantadora. O menino busca Deus em suas obras e o que a razão plenamente desenvolvida não pode abranger, adivinha-o esse tenro espírito; e a partir desse momento a educação encontra um princípio poderoso para dirigir uma natureza rebelde, para combater inclinações ingratas e também para impor deveres difíceis e inspirar formosas virtudes nascentes.
    A religião contém pois, o princípio enérgico e saudável da educação...
    A sociedade salva-se ou perece conforme a uma lei severa ou condescendente que se dá às almas, aos espíritos, às opiniões e aos costumes.
    O mesmo sucede nas famílias: se buscamos a causa de sua decadência e de sua ruína, em geral, encontramo-la na educação dada aos filhos. Se o criamos com mimos e moleza, criamo-los para a decadência. A educação, a poder de refinamento e de luxo, tira às almas e aos carácteres sua virilidade e energia: corrompem-nos pelas delícias e prazeres e, então, quando chega a hora do trabalho, da preocupação do porvir, o homem que tem sido criado no meio de comodidades sempre asseguradas e, já seja por uma covardia desesperada, já por uma cega temeridade, gasta sua fortuna e chega à abjeção.
    A educação moderna, assim considerada, é quase sempre desastrosa: criam-se os meninos com luxo e comodidades; e com o pretexto de fazer amar os estudos rodeando-os de esplendor, tem-se feito crer aos discípulos que sua vida estava destinada à mesma cultura e elegância e às mesmas vocações. Quanto descontentamento tem-se incutido nas almas, quantas naturezas se têm envenenado e a quantas existências se têm enganado, dando equívoca direção às suas legítimas aspirações, trocada por ilusões irrealizáveis...
    A educação tem se tornado sensualista: descuida dos espíritos e se ocupa dos sentidos, do corpo...
    O sistema atual de cultura vicia e neutraliza a semente em seu gérmen e só produz o solo frutos inúteis e perigosos. Tudo, com efeito, no ensino de nossas escolas sacrifica-se às satisfações do corpo e do entendimento; nada ou quase nada se tem reservado para o desenvolvimento das faculdades da alma, das qualidades do caráter e o coração... sem a educação, a instrução nada mais é que um instrumento de ruína...
    A perversão da juventude é um dos fatos mais dolorosos e aflitivos de nossa época...
    O homem será o que o fizerem em seus primeiros anos. Aos doze já está formado e seguirá a direção que se lhe haja proposto...
    O menino que se crê visto por Deus, seguido por Deus, castigado por Deus, portar-se-á de um modo completamente distinto do que só se esforçar por subtrair-se a um olho humano, que não o vêm todas as partes, que não o segue aonde quer que vá....

    Pais de família, cuidai mui seriamente da educação que procurais para vossos filhos; disso dependerá a felicidade e o porvir da juventude, e por conseguinte, da sociedade...”


    Excertos retirados do livro




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