Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 4 de setembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] HOMILIA E EVANGELIZAÇÃO Som !

     












    • HOMILIA E EVANGELIZAÇÃO




    Na Liturgia da Palavra deste dia 4 de Setembro - C, Jesus disse às multidões que o procuravam :

    -"Tenho de anunciar também a Boa Nova do Reino de Deus às outras cidades, pois para isto é que fui enviado. E pregava nas sinagogas da Judeia".(Lc,4,43).

    Podemos ver aqui um forte convite para a prática da Evangelização.

    Ora a Evangelização é o cumprimento da nossa vocação sobrenatural e consiste em tornar conhecida no mundo a Mensagem de Cristo.

    Originariamente, o sentido de Evangelização é o de pregar o Evangelho a todos aqueles que nunca ouviram falar de Jesus nem dos seus ensinamentos.

    Porém segundo o Vaticano II, esta palavra tem um sentido mais profundo e mais universal :

    - A missão da Igreja realiza-se, pois, mediante a actividade pela qual, obedecendo ao mandamento de Cristo e movida pela graça e pela caridade do Espírito Santo, ela se torne actual e plenamente presente a todos os homens ou povos para os conduzir à fé, liberdade e paz de Cristo, não só pelo exemplo de vida e pela pregação, mas também pelos sacramentos e pelos restantes meios da graça, de tal forma que lhes fique bem aberto caminho livre e seguro para participarem plenamente no mistério de Cristo. (AG 5).

    Evangelização, no próprio sentido da palavra, significará sempre a proclamação da Boa Nova de Cristo a respeito do Reino de Deus, mas há-de ser também "Estimular todos os fiéis a que procurem a glória de Deus, pelo advento do Seu Reino, e a vida eterna para todos os homens de modo que eles conheçam o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo, seu enviado". (cf.Jo. 17/3). (AA3).

    Por Evangelização deve entender-se e estrita actividade religiosa exercida na pregação do Reino de Deus, mostrando o Evangelho como a revelação do plano da salvação em Cristo, pela acção do Espírito Santo, e servindo-se desta actividade através do ministério, como um instrumento, na edificação da própria Igreja para a glória de Deus.

    E porque a vida da Igreja é Apostólica, existiu, desde o princípio, um sistema de vida missionária.

    O concílio Vaticano II ensina :

    - Embora a todo o discípulo de Cristo incumba a obrigação de difundir a fé conforme as suas possibilidades, Cristo Senhor chama sempre dentre os discípulos os que Ele quer para estarem com Ele e os enviar a evangelizar os povos. E assim, mediante o Espírito Santo, que para utilidade comum reparte os carismas como quer, inspira no coração de cada um a vocação missionária e ao mesmo tempo suscita na Igreja Institutos, que assumem, como tarefa própria, o dever de Evangelizar, que pertence a toda a Igreja. (AG 23)

    E o concílio diz ainda :

    - Como membros de Cristo vivo e a Ele incorporados e configurados não só pelo Baptismo mas também pela Confirmação e pela Eucaristia, todos os fiéis estão obrigados, por dever, a colaborar no crescimento e na expansão do Seu corpo para o levar a atingir, quanto antes, a sua plenitude. (LG 36).

    Portanto, a Evangelização supõe, Doutrina, Moralidade, Pastoral e Liturgia, de harmonia com os ensinamentos do Magistério da Igreja.

    A Igreja – Corpo Místico de Cristo – deve, por todos os meios, fazer esta Evangelização e, embora a Homilia – especialmente ao longo dos Domingos e dias de festa de todo o ano, sendo muito importante e obrigatória, não é o suficiente para realizar esta completa Evangelização.

    Sendo assim, parece que se torna necessário e oportuno, fazê-lo por outros meios, especialmente usando e aproveitando os meios técnicos modernos ao alcance de todos, especialmente atraves da Internete, devidamente programada e realizada de modo contínuo, porque envolve toda a Igreja – os que ensinam e os que aprendem.

    Os papas têm recomendado com certa insistência este meio de Evangelização, certamente porque ainda não foram apresentados esquemas preparados para este fim, e sem eles não é possível fazer uma verdadeira Evangelização.

    A Homilia não é propriamente uma exegese da Liturgia da Palavra, mas sim a apresentação dela como mensagem para a vida.

    Temas relativos : Apostolado. Boa-Nova. Catequese. Pregação. Propaganda da Fé. Proto-Evangelho.



    John

    Nascimento
















    __._,_.___






    Atividade nos últimos dias:




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













    .


    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo