Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

[Catolicos a Caminho] : ANUNCIAR A BOA NOVA Som !

 

















  • ANUNCIAR A BOA NOVA 




A Liturgia da Palavra de hoje – 9 de Janeiro – A, apresenta-nos Jesus a Ler na Sinagoga, de Nazaré, uma passagem de Isaias , citada por Lucas :
-"O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu, para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-Me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, o recobrar da vista; a mandar em liberdade os oprimidos,".(Lc.4,18) (Is.61,1).
Depois de ler, Jesus sentou-se e, quando estavam todos com os olhos postos n'Ele, disse-lhes :
-"Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir".(Lc.4,21).
Portanto, quando o profeta Isaias esreveu, referia-se ao Messias e Jesus estava a cumprir a palavra da Escritura.
Esta passagem da Escritura é apresentada também no 3º Domingo Comum – C.
Uma das palavras de ordem que ressalta na Sagrada Escritura, e que impressiona pelas vezes que se repete é exactamente esta :
- "Escuta Israel!"
A atitude de escuta é uma das condições que o Povo de Deus deve adoptar para manter a fidelidade à Aliança.
Escutar é ouvir com a inteligência e com o coração, deixando-se converter por uma Palavra, que nos atinge :
- Com a força germinal duma semente.
- Com o poder levedante dum fermento.
- Com a capacidade nutriente dum alimento.
- Com a surpresa gratificante duma confidência.
Escutar torna-se assim o prólogo da oração cristã, condição necessária para que o Espírito actue e desencadeie esse processo de encontro e de comunhão que sempre acontece quando rezamos.
Assim podemos pensar e aceitar que a oração é a plenitude da atenção.
Na verdade, quando se trata de rezar, aquilo a que urge atender não é aos nossos estados de alma, mas sim ao Espírito que aguarda uma oportunidade da nossa atenção para se fazer presente e lançar o acontecimento da oração que é sempre um diálogo com Deus em que a nossa posição é de saber escutar.
Quantas vezes somos confundidos pela incapacidade de diálogo só porque não sabemos escutar e atropelamos a nossa intimidade com Deus, como se quiséssemos dizer a Deus o que queremos que Ele faça.
Deve ser, portanto, muito gatificante saber escutar com uma tal confiança que a própria atenção com que escutamos estimula a nossa intimidade e a nossa capacidade de dialogar.
A leitura de Isaías, feita por Jesus na sinagoga de Nazaré, foi uma mensagem que exigia atenção e escuta :
- "Enviou-me a anunciar a Boa-Nova aos pobres".
E depois que Jesus se sentou, estavam todos com os olhos postos em Jesus, estavam todos em posição de escuta.
- Escutar significa calar toda a voziaria que nos habita, quase sempre como um eco do nosso próprio eu, e no silêncio assim criado, atender a essa voz com que Deus nos fala, voz serena, pacificadora, calorosa e íntima.
- Escutar significa testemunhar o amor providente com que Deus nos acompanha, sustentando a nossa existência, desafiando a nossa liberdade e propondo-nos uma aliança com Ele.
- Escutar significa parar e meditar em todas as mensagens recebidas e guardadas no nosso registo interior, esse recôndito mais sagrado da intimidade pessoal onde Deus marca um encontro connosco.
Desse modo despertam em nós sentimentos de reconhecimento e gratidão com que nos sentiremos impulsionados a corresponder, procurando estar à altura da profundidade desse amor.
É este o sentido com que todos nós devemos estar em diálogo com Deus quando rezamos.
Devemos saber escutar a mensagem que Deus nos quer comunicar quando rezamos, quando dialogamos com Ele, para que nos seja possível pertencer ao plano da História da Salvação. 




John
Nascimento 



















__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo