Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

    [Catolicos a Caminho] TOCADOS POR JESUS Som !

     











    • TOCADOS POR JESUS 




    Os leprosos eram excluídos da sociedade.


    A Liturgia da Palavra de hoje – 10 de Janeiro – A, apresenta-nos a cura de um leproso, que dirigiu a Jesus esta súplica :
    -"Senhor, se quiseres, podes limpar-me".(Lc.5,12).
    Perante esta prova de fé, logo Jesus estendeu-lhe a mão e tocando-o, respondeu, dizendo simplesmente :
    -"Quero, fica limpo".(Lc.5,
    A Lepra, no tempo de Jesus, era uma doença terrível e muito contagiosa, provocada por um bacilo específico, e caracterizada por lesões cutâneas típicas, e as pessoas afectadas por esta doença não podiam viver no meio da sociedade, por causa do contágio e, quando fossem curadas deviam ir mostrar-se ao sacerdote do Templo para que se pudesse confirmar que poderiam voltar à convivência com a sociedade.
    Ainda hoje é uma doença fatal se não for tratada.
    No Antigo Testamento é mencionada algumas vezes e Jesus curou várias vezes e até de uma vez curou 10 leprosos.
    Nos tempos de hoje e numa mensagem de formação moral e espiritual, a Igreja considera o pecado como uma lepra espiritual, para a qual usa o Sacramento da Reconciliação, em que o penitente se deve mostrar ao sacerdote, para ser tocado pela força sacramental e voltar ao estada da graça.


    Os tabus não desapareceram da nossa cultura moderna, apesar de nos considerarmos mais evoluídos e dotados de mais conhecimentos.
    Também não desapareceram os párias e os intocáveis.
    Doentes do SIDA, ex-presidiários, toxicodependentes, pobres sem abrigo, reformados e idosos, integramn o lote dos excluídos da nossa civilização, ao lado de muitos outros que não queremos "tocar".
    Jesus desafia, com o Seu comportamento, a pseudo "correcção", esta maneira de entender os factos.
    À partida, para Ele, nada nem ninguém era intocável e por isso, ignorando o interdito legal, não hesita em "tocar" o leproso.
    Mais, deixa-Se "tocar" por todos os doentes e marginais do seu tempo e põe em causa instituições sagradas como o sábado, os preceitos legais (não a Lei), o fariseísmo.
    Mas não o faz por desprezo.
    A sua intenção era questionar essas realidades e aprofundar o seu significado.
    Olhando para tudo com os olhos de Deus Pai, inclui tudo e todos no seu projecto libertador e, desse modo, quebra os interditos e abate as fronteiras.
    Assim atinge e "toca" toda a nossa realidade, purificando-a e elevando-a, para que tudo seja reconduzido ao Pai.
    Ninguém é excluído, porque o simples facto de existir, já é sinal de orientação para o Reino e inclusão nos desígnios de Deus.
    Os nossos sofrimentos e misérias, assumidos por Jesus, convertem-se na restauração de um mundo novo, para o qual tudo e todos podem ser orientados, desde que se deixem transfigurar pelo olhar luminoso do Pai que os purifica e regenera com seu Espírito.
    Mas esta regeneração não pertence apenas a Deus, porque Jesus deixou a sua recomendação, como caminho certo :
    - "No entanto, vai mostrar-te ao sacerdote e oferece, pela tua cura, o que Moisés ordenou, para lhe servir de prova".
    Na presente economia da salvação que Cristo nos mereceu, ficou o caminho aberto por onde todos devemos caminhar.
    Cristo concedeu à Sua Igreja o poder de perdoar a lepra do pecado, no Sacramento da Reconciliação, pelo qual o pecador arrependido é "tocado" pela força do mesmo Sacramento, e fica limpo do pecado.
    Todos devemos admitir que somos fracos e pecadores, que ofendemos a Deus muitas vezes, de muitas maneiras e com diferentes gravidades, e que, portanto, também temos necessidade do arrependimento e do perdão sem o que, não é possível ficarmos integrados no Plano da História da Salvação. 




    John

    Nascimento 















    __._,_.___







    Atividade nos últimos dias: 




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo