Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 20 de março de 2012

    O ataque em Toulouse e o antissemitismo malandro

    Marcos Guterman
    19.março.2012 10:48:47

    O ataque em Toulouse e o antissemitismo malandro

    Um homem matou a tiros três crianças numa escola judaica de Toulouse, na França. O pai de duas das crianças também foi morto. Não se sabe ainda quem é o assassino nem quais eram suas motivações, mas parece claro que se trata de um ataque contra judeus.

    As terríveis circunstâncias desse episódio são menos importantes, no entanto, do que algumas das reações a ele. No site do jornal israelense Haaretz, há leitores que conseguiram concluir que as crianças mortas "pagaram o preço das políticas de Israel". Ou seja: é quase como se dissessem que essas crianças, por serem judias, mereciam morrer, uma vez que o Estado que as representaria, como entidade nacional, é a própria encarnação do Diabo. De acordo com essa lógica, os judeus do mundo todo não poderão se queixar se, eventualmente, forem alvo de uma campanha de extermínio.

    Esse tipo de raciocínio faz lembrar a famosíssima "profecia" de Hitler, feita em 30 de janeiro de 1939. Em discurso ao Reichstag, ele disse que, "se os banqueiros judeus internacionais, dentro e fora da Europa, conseguirem atirar as nações mais uma vez numa guerra mundial, então o resultado não será a bolchevização da Terra, e por conseguinte a vitória da Judiaria, mas a aniquilação da raça judaica na Europa". Ou seja: Hitler atribuiu às próprias vítimas a responsabilidade pela guerra que ele mesmo estava provocando e pelo genocídio que ele mesmo empreenderia pouco tempo depois.

    Hoje o antissemitismo malandro não se escora mais, ou não somente, na perversidade dos "banqueiros judeus internacionais". Ele se escora no que se convencionou chamar, genericamente, de "políticas assassinas" de Israel – um rótulo frouxo o bastante para que não seja possível discuti-lo seriamente e que, de tantas vezes repetido, soa como uma verdade incontestável.

    comentários (100) | comente

    100 Comentários Comente também
    • 19/03/2012 - 11:03
      Enviado por: Marcio

      Corretissimo Guterman.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 11:41
        Enviado por: Ana Paula

        Marcio,

        "se os banqueiros judeus internacionais, dentro e fora da Europa, conseguirem atirar as nações mais uma vez numa guerra mundial"

        Qual a lógica? Por que motivo banqueiros judeus iriam provocar uma guerra, se nem são militares?

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 12:16
        Enviado por: Samanta

        Ana Paula, para Hitler, a ganância atribuída aos banqueiros judeus os qualificaria para tornar o mundo pior.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 22:06
        Enviado por: Anselmo Arruda

        Não existe desculpa para o assassinato de uma pessoa indefesa. Assassinato de uma criança, então, não existe nem palavras para tamanha monstruosidade. Mas que a politica americana e israelense de segregação palestina e apoio a ditaduras no Oriente Médio (aquelas que interessam), contribui para essa carnificina, contribuem.

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 11:06
      Enviado por: Carolina

      Aqui no Rio a palavra "malandro" muitas vezes é usada de forma positiva. Em muitas ocasiões, quando a gente se refere a alguém como "malandro" quer dizer que o cara é engraçado, divertido, boa praça, piadista, etc. O que você descreve no último parágrafo eu definiria como cinismo. Rótulos frouxos são geralmente por cínicos.
      Quem faz comparações entre Gaza e Treblinka em mesa de bar está se valendo de cinismo. São cínicos porque, sendo inteligentes, têm a perfeita noção de que seus argumentos são circulares e não se sustentam, mas portam-se como grandes intelectuais, profundos conhecedores das causas que dizem defender e rechaçam com agressividade ou ironia qualquer tentativa de debate profundo e civilizado que – eles sabem – logo tornará evidente sua arrogância e limitação. O cara é inteligente o suficiente pra esconder a própria superficialidade, mas não o suficiente pra se expor a opiniões diversas. Isso não é malandragem. Isso é cinismo.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 11:45
        Enviado por: Ezequiel-SP

        Carolina, na minha ótica, malandro é malandro em qualquer lugar. Ou seja: Aquele cara que quer levar vantagem em cima dos outros. Vide termos usados no futebol, que nada mais é do que enganar o juiz.
        Quanto ao fato em si, busca-se um bode expiatório prá interesses excusos. Menos mal se esse fato estiver relacionado com os atentados contra os soldados franceses.
        O que também não deixa de ser um absurdo.

        Abraços

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 11:49
        Enviado por: Paulo Sergio

        Concordo com a Carolina
        A coisa vai muito além: será que tudo que dizem sobre a eficiência cultural e comunitária dos judeus é verdadeira? Será que a exelência nas várias áreas do conhecimento e no sucesso ético, além do sucesso material e econômico, gera nos pseudo-intelectuais um ciúme, uma inveja destrutiva?

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 12:30
        Enviado por: Carlo Dascenzi

        Cara Carolina: obviamente não ha como negar as inúmeras diferenças entre, como disse, Gaza e Treblinka. Porém, como, por outro lado, não reconhecer suas similitudes também óbvias: o desrespeito rotineiro e flagrante- e no caso de Gaza, impune- pelo direito internacional? Treblinka foi julgada, entre outros, pelo tribunal de Nuremberg. E Gaza? E a Cisjordânia? Se a civilização pós-Segunda Guerra fez valer seus direitos internacionais civilizatórios, a nossa geração não está conseguindo tal feito Naturalmente, o subproduto da injustiça é a violência, e não é por outra razão que no entorno de Israel está a área de maior instabilidade crônica do planeta, infelizmente.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 12:42
        Enviado por: Carolina

        Paulo Sérgio
        Pra mim o antissemitismo é uma forma de racismo e, como tal, está à margem da razão. A lógica do cara que discrimina judeus em função de sua inveja é a mesma daquele que alija pretos porque já viu muitos pretos assaltando. Se amanhã 90% dos pretos do país se tornassem empresários de sucesso o racismo contra negros não iria acabar. Mudariam os argumentos usados para sustentá-lo, mas o preconceito persistiria.
        No caso do antissemitismo, o que acho realmente triste é que, aqui no Brasil pelo menos, é um preconceito bastante aceito socialmente. É neste ponto que (aqui no Brasil, repito) ele difere do racismo contra negros. Faz parte do nosso ethos, por assim dizer, condenar o racismo contra pretos, ainda que ele seja muito comum. Infelizmente conheço várias pessoas que torcem o nariz para pretos, mas nunca ouvi uma delas dizer em alto e bom som "Eu não gosto de preto.". Já a frase "Eu não gosto de judeu."…

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 12:48
        Enviado por: Carolina

        Carlos
        Desrespeito flagrante e impune acontece em vários lugares, desafortunadamente. Entre em algumas favelas daqui do Rio e veja como a PM trata os cidadãos.
        Treblinka era um campo de EXTERMÍNIO. As pessoas eram enviadas para lá para serem mortas e cremadas em escala industrial. Treblinka está fora de qualquer possibilidade de comparação.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 13:46
        Enviado por: Paulo

        O que me deixa encanado é que o único exterminío ocorrido no século 20 de direito é o extermínio de judeus na segunda guerra. Para quem estudou esta maldita guerra sabe da morte de 20 milhões de chineses a sangue frio pelos japoneses, e muitos outros milhões de russos pelos alemães, os mesmos algozes dos judeus, mas isso não interessa. Outros 1 milhão de tutsis foram trucidados a fação em 94 na africa… who cares???? o importante é auchwitz, treblinka, bergen-belsen etc. Porque falar o tempo todo desse passado que já se foi há mais de 70 anos. Vamos abrir a consciência para os problemas de hoje em dia…

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 14:42
        Enviado por: Paulo

        Certas pessoas tentam ser tão "malandras no mal sentido" que mesmo tomando as terras e colocando os Palestinos em guetos e depois os bombardeando, se colocam como vítimas destas mesmas atrocidades cometidas a quase 70 anos atrás. Sorte que, mesmo em Israel, existem pessoas consciêntes do crime que seu estado comete, portanto ainda há alguma esperança, lógico que erro não justifica o outro mas a Alemanha pagou por anos pelo crime que cometeu e agora acontece o mesmo com Judeus mesmo estes não sendo israelenses.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 15:46
        Enviado por: Fernanda

        Carlo Dascenzi, quem deveria sofrer punições severas por cometer diversos crimes é Gaza. Desrespeitam várias leis internacionais e mesmo assim são vistos como vítimas. Israel age em total conformidade com as leis que regem situações de guerra.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 16:08
        Enviado por: Gudrum

        Carlo Daszenci

        Você parece bem intencionado mas também está desinformado.
        Gaza foi TOTALMENTE DESOCUPADA por Israel. Deixou os governantes de Gaza determinarem seu PRÓPRIO DESTINO.
        O governo de Gaza resolveu, no lugar cuidar de seu povo no SEU PRÓPRIO TERRITÓRIO, lançar MILHARES de FOGUETES e MISSEIS no TERRITÓRIO ALHEIO (de Israel). Um dia, o governo Israelense resolveu dar um basta a estes ataques indiscriminados visando APENAS alvos civis.
        Portanto, parece que quem deveria ser julgado no tribunal internacional são os agressores de Gaza, não é mesmo?

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 11:44
      Enviado por: Tom

      Perfeita sua análise!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 11:45
      Enviado por: João Só

      O que mais me chamou a atenção nesse ataque covarde é que não pegaram os autores (que inclusive entraram na escola atirando) e não têm a menor ideia de quem eram. Acham que tem alguma relação com um ataque anterior a alguns policiais. Não parece coisa de amadores.

      Quanto às políticas assassinas de Israel, elas podem muito bem ser discutidas seriamente. Basta querer. É só proibir as palavras antissemita e apartheid na discussão que a coisa anda.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 12:03
        Enviado por: Paulo Sergio

        Esta estratégia usada por babacas como o João Só é banal. Não deixa nem as lagrimas das vítimas secarem e vem com a mesma retórica.
        Ele usa a condenação inicial da barbárie feita pelos seus colegas para depois mandar sua mensagem de ódio.
        Ele está a soldo. Isto é óbvio. Gente assim dá nojo.
        Desinfeta deste blog, lixo!!!

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 14:05
        Enviado por: João Só

        Paulo Sergio, lixo é a sua mãe.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 17:18
        Enviado por: carlos 3mmm

        "políticas assassinas de Israel" ?

        quando se caracteriza o antisemitismo por causa do foco nas criticas exclusivamente nos judeus, joao so ou acompanhado, pergunto, porque nao ouco esse mesmo palavreado por exemplo no caso da siria. ou sera que la, comparativamente, estao curtindo amor fraternal como corresponde a verdadeiros irmaos?

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 17:42
        Enviado por: Marcio

        Joao,
        porque voce ficou tao ofendido ao ser ofendido?
        Voce ofende toda hora que tem chance outros povos! Em particular o americano, veja o post anterior o quanto ofensivo voce foi.
        Ou voce acha que so' voce tem sentimento e o direito de se sentir ofendido?

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 17:52
        Enviado por: CapEnt

        João Só,

        A unica coisa que Israel tem demonstrado nesses últimos tempos é exatamente a palavra que desmente toda militância raivosa antiamericana e sequestradores da moralidade alheia por ai (extrema esquerda): estabilidade.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 18:18
        Enviado por: João Só

        carlos 3mmm,

        eu estava me referindo a uma frase do Marcos. Ele, aparentemente, desqualifica o debate sobre a sobre a política de Israel em relação aos palestinos com a frase ""políticas assassinas" de Israel – um rótulo frouxo o bastante para que não seja possível discuti-lo seriamente e que, de tantas vezes repetido, soa como uma verdade incontestável".

        É possível, sim, discuti-lo e delimitar onde termina a política de segurança e começa a arbitrariedade e colonialismo.

        Na Síria estão matando seu próprio povo. Não estão matando um povo colonizado, segregado e indefeso, como, por exemplo o palestino atualmente, ou os judeus, ciganos e eslavos na segunda guerra. Intervenção externa é imperialismo. Os sírios são bem crescidinhos e vão saber resolver seus problemas internos.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 18:30
        Enviado por: João Só

        Marcio,

        esse nazista me ofendeu. Já o termo americanalha é muito comum e é a contração de americanos canalhas. Refere-se exclusivamente aos estadunidenses que são canalhas.

        Não são todos canalhas e o império também nos deu Rita Hayworth cantando (dublando) Bewitched, Bothered and Biwethered:

        http://www.youtube.com/watch?v=pV8IYKHY7Tg

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 20:53
        Enviado por: Paulo Sergio

        João Só

        É da sua natureza tripudiar sobre as crianças indefesas assassinadas e também contra a mãe dos outros. Por isto você é lixo. És um espécime saido do esgoto da perfídia.
        Eu provo! Não são acusações gratuitas.
        Quando surgiu a notícia da degola de crianças e bebês israelenses da família Fogel lá estava você, João Só, para relativizar sobre o mal essencial. Aproveitou-se do sangue daqueles inocentes frágeis para destilar suas teses acusatórias contra as vítimas.
        Hoje, novamente, como um método, você se debruça sobre escolares assassinados numa manhã tranquila de uma cidade longe do oriente médio para VENDER o seu ódio.
        Meu trabalho é alertar as pessoas sobre a podridão de mentes como a sua.
        A minha indignação é muito, mas muito grande.
        Xô! Lixo! Desinfeta maldito!

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 12:04
      Enviado por: Samanta

      "Um homem matou três crianças", sim, elas eram judias, mas antes de tudo crianças, dentro de uma escola, e por ser crianças, já torna o fato irracional. Espero que logo este homem, ou sei lá o que esteja por trás, seja preso para o resto da vida.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 12:58
        Enviado por: Marcos L. S.

        Sra. Samanta

        Concordo consigo, o delito foi assassinato, contra três crianças e um adulto. Se eram judias, isso, por enquanto é irrelevante, até porque, as investigações apontam que o mesmo individuo ou grupo já agiu antes contra policiais.
        Os atacantes poderiam estar rodando e procurando alvos fortuitos, e no momento a escola pode lhes ter parecido mais desprotegida e fácil, só isso.
        Querer tipificar ou agravar o delito, destacando a etnia e ou religião das vítimas é puro preconceito, e equivale a dizer que se as vítimas, não possuíssem tais características, o crime estaria abrandado, ou seria menos contundente para a sociedade, do que o foi.
        Esse raciocínio também parece insinuar, que o delito maior foi contra a etnia e a religião, e que as vítimas são assim, meros coadjuvantes.
        O, ou os criminosos, devem ser caçados e punidos pelo crime hediondo de atacar e matar seres humanos indefesos, entre os quais crianças, ainda mais indefesas. E não pela ideologia que lhes querem imputar …

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 17:56
        Enviado por: CapEnt

        Marcos L. S.

        Veja pelo outro lado: pode ser que certa estirpe podre da impressa esteja destacando a etnia das vitimas exatamente para imputar implicitamente um sentido politico ao atentado.

        Você conhece o tipinho: o famoso "jornalista militante" de certos panfletos por ai, que resolveu puxar a responsabilidade de "fazer um mundo melhor" para ele próprio, como "único iluminado do planeta", implicando que a culpa da morte das crianças é de Israel.

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 12:53
      Enviado por: Carlo Dascenzi

      Discordo da interpretação do articulista de que tal infanticídio seria justificado pelas políticas de Israel. pois não acredito que tenha sido essa a intenção do leitor do Haaretz, mas sim de explicitar de maneira inequívoca um sentimento mundialmente difuso de consternação frente ás desobediências de Israel em relação ao direito internacional e suas consequências que vão além de uma questão regional.. Hodiernamente o "ser judeu", no imaginário popular, está ligado ao Estado de Israel e vice-versa. Essa associação é ainda mias forte onde haja comunidades islâmicas expressivas, como é o caso da França. Os ataques a civis, atentados terroristas em geral, têm ligações intrínsecas com a política israelense relacionada á Palestina. Para finalizar, gostaria de salientar, em relação ao último parágrafo, que o semitismo já foi considerado pela ONU uma forma de racismo. Na última votação, cerca de um ano atrás, sobre esse mesmo tema, já no Conselho de Segurança, o veto dos EUA ( sempre por motivos eleitorais internos) assegurou a impunidade dessa forma contemporânea de discriminação humana.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 17:39
        Enviado por: carlos 3mmm

        "o semitismo [sionismo] já foi considerado pela ONU uma forma de racismo"

        "
        Registo das votações (10/11/1975):

        Mapa dos resultados da votação

        Patrocinada por: (25 países) Afeganistão, Argélia, Bahrain, Cuba, Daomé, Egipto, Guiné, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Iémen do Norte, Oman, Qatar, Arábia Saudita, Somália, Iémen do Sul, Sudão, Síria, Tunísia e Emirados Árabes Unidos.

        Votaram sim: (72) Os 25 países patrocinantes e adicionalmente 47 nações: Albânia, Bangladesh, Brasil, Bulgária, Burundi, Cambodja, Camarões, Cabo Verde, Chade, República Popular da China, Congo, Chipre, Checoslováquia, Guiné Equatorial, Gâmbia, República Democrática Alemã, Granada, Guiné-Bissau, Guiana, Hungria, Índia, Indonésia, Irão, Laos, Madagáscar, Malásia, Maldivas, Mali, Malta, México, Mongólia, Moçambique, Níger, Nigéria, Paquistão, Polónia, Portugal, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sri Lanka, Tanzânia, Turquia, Uganda e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
        "

        vamos ver seu carlos se voce consegue encontrar um padrao dos que apoiaram sua tese em 1975 tornada realidade temporaria pela onu?

        mais ainda olha o pedigree de conduta irreprensivel dos que se acharam no direito de dar aos judeus licao de moral.

        sim, voce esta com eles, ditaduras da pior especie ate, no melhor dos casos, regimes de forca travestidos de regimes democraticos. voce nao tem vergonha de andar nessa companhia?

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 13:02
      Enviado por: Emerson

      Se matarem crianças numa escola pública será que vão dizer que é anticristianismo?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 13:51
        Enviado por: Paulo

        Simmm, o atentado em Belfort Rocho?? no ano passado foi um anticristianismo tremendo!!!!

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 17:53
        Enviado por: carlos 3m

        so se for num colegio catolico.

        escola publica eh laica.

        quer que eu repita?

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 13:03
      Enviado por: Carlo Dascenzi

      Desculpem: onde escrevi "semita" e derivações, leia-se "sionista". Obrigado.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 17:42
        Enviado por: carlos 3mmm

        de esse erro voce esta desculpado. agora, quanto as companhias que voce escolheu para se identificar, nao.

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 13:07
      Enviado por: Dany

      O que dizer de um crime de tamanha perversidade??
      Chamaram psiquiatras pra analisar o comportamento do indivíduo.Mais um louco que procura na barbárie uma forma de escapar dos seus tormentos,ou crimes (em Toulouse e Montauban) planejados e com intenções bem definidas??Vamos saber,espero.
      Em solidariedade aos judeus da França deixo minha simpatia e condolências às famílias das vítimas.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 13:29
      Enviado por: Abel

      Marcos, segundo o New York Times arabes e negros tambem foram mortos pela mesma pessoa.

      "Witnesses said that a man fled the scene in Toulouse on a motorbike. Last week, a man on a motorbike killed three French paratroopers and critically wounded another in two separate shootings, police officials said. The soldiers were all Arab or black, but were paratroopers from a unit that fought in Afghanistan."

      Mais importante que dar enfase a um determinado grupo,devemos lutar para esse tipo de ignorancia nao acontece com qualquer ser humano.Muda sera um lugar melhor sem esse eterno etnocentrismo.

      E foi dito por Jesus:

      E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

      E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

      E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.

      E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.

      E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.

      Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.

      Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

      Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

      Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
      Lucas 6:30-38

      Quem segue esses mandamentos nada o faltara e nao a motivo para buscar a tao procura paz e seguranca humana.Melhor crer na protecao de Deus que da protecao dos homens.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 16:48
        Enviado por: Eduardo

        Abel, muito se matou por conta de religião. O cristianismo é talvez a mais mortal das religiões. Ficar citando passagens da Biblia para justificar bondade é inútil! Pois, com certeza, esse assassino também terá lá suas citações a partir da Biblia, para justificar a atrocidade que fez.
        Nessa hora, o melhor é cada um deixar suas convicções religiosas de lado, pois muito já se matou, e se matará, utilizando como desculpa a religião.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 17:09
        Enviado por: Abel

        Eduardo, se voce ler o que eu escrevi e colei, vera que o que falo nao tem nada com religiao.Ninguem esta falando de cristianismo.So quotei o autor da passagem.

        A mensagem e bem simples.
        Independente da etnia tribal a qual um pertence. o objetivo maior deve ser evitar que esse tipo de barbaridade aconteca seja a vitima negro,arabe ou judeu.Tratar todos de maneira igual e respeitosa e nao quantificarmos sofrimento humano baseado na origem de cada um.

        Como disse, somos todos filhos de Deus(nao confudir Deus com religiao) e quanto mais etonocentrismo existir mais dificl vai ser conseguir paz,paz que tanto muitos procuram por milenios.

        Se pega mais abelhas com mel do que com vinagre.

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 13:30
      Enviado por: Bueno de Taubaté

      Esse ato de violência estúpida demonstra como os fantasmas do passado estão a ressurgir no presente. A busca de uma justificação antijudaica parece agora ter inspirado esse atirador desequilibrado, que possivelmente é o mesmo que assassinou dois militares franceses do batalhão de engenharia paraquedista na mesma região. O mais provável é que ele seja apanhado pela polícia e vamos novamente nos deparar com outro idiota que se acredita o messias salvador do mundo, como aquele tal de Anders Behring Breivik, que queria fazer uma "demonstração' sanguinária de suas idéias mediante o trucidamento de jovens inermes e bem-intencionados, contrários aos preconceitos repulsivos do dito degenerado. A diferença é que o maluco norueguês é pró-Israel, enquanto o motociclista babaca provavelmente é antissionista, mas no fundo são os mesmos radicais que, por curteza de compreensão da realidade ou maus instintos mesmo planejam e executam suas monstruosidades com requintes de perversidade, como qualquer 'serial killer'. Entre estes estão os antissemitas, que sempre são verdadeiros loucos morais, mas não raro afetam estarem imbuidos de valores outros que a mera vontade de matar e destruir a sociedade em que vivem.

      A lógica do antissemitismo atual não muda muito e é praticamente a mesma invocada por Hitler e seus sequazes e parte da premissa de que todas pessoas de origem judia são culpadas por atos de indivíduos ou a atuação de setores que sejam identificados como integrantes da comunidade judaica no mundo ou se relacionem com o Judaismo em geral. Acho que poucos adversários ou inimigos ideológicos de Israel se dão conta de que o propósito sionista básico de criar um Estado-refúgio para os judeus fica por isso mais uma vez justificado historicamente, a despeito da estultície intrínseca que implica essa "coletivização da culpa" atribuída a todos que, mesmo remotamente, são considerados parte ou descendentes da grei israelita, o que se observa até mesmo em países tidos como pluralistas e tolerantes para com a diversidade étnica como o Brasil.

      Não é de hoje que a campanha de demonização protagonizada pelos antissemitas de todos matizes é ostensivamente fomentada pelos antagonistas de Israel no Oriente Médio. O que é preocupante é que essa insidiosa maré de bestialidade coletiva ora se propaga por todo o mundo com a crise econômica global, mormente porque alguns das principais empresas que são responsabilizadas pela 'debâcle' financeira nos EUA e na Europa são dirigidas por judeus. Como no passado, oportunistas e demagogos políticos, felizmente ainda minoritários ou temerosos das reações dos segmentos esclarecidos da opinião pública, cada vez mais vociferam sua verve de ódio racial e cultural contra os grupos humanos judaicos. De se lamentar, também, que o governo israelense e as autoridades comunitárias da diáspora aparentemente não estejam tão atentas a esse fenômeno como deveriam.

      Como disse algum pensador antigo da esquerda, o antissemitismo é uma pseudo-crítica das mazelas do capitalismo que é manipulada por bandidos políticos e introjetada na consciência amolecida dos tolos que sempre existem entre as massas, sempre à procura de bodes expiatórios para descontarem suas frustrações pessoais ou grupais. Se há espertalhões judeus, capazes de grandes malandragens financeiras e vigarices, muito mais os há entre os cristãos, muçulmanos, budistas, ex-comunistas (o que dizer dos integrantes não-judeus da elite dos magnatas na Rússia e nos países egressos do socialismo real, por exemplo?), xintoistas, ateus, etc, de modo que as teorias a respeito da articulação de uma suposta "conspiração judaica internacional" não resistem ao mais simples exame da realidade da economia, da vida das instituições ou dos eventos geopolíticos mundiais, entre outros aspectos. A rigor, os judeus conseguiram ser hegemônicos tão somente em… Israel, porque no resto do mundo se houve tentativas individuais ou grupais judaicas nesse sentido, estas sempre resultaram em terríveis catástrofes para os interesses das comunidades judias, como a expulsão da Espanha e de outros países ou a Shoah (Holocausto). Não obstante, contra todas as evidências históricas, os birutas de todo gênero repetem desgastadas versões sobre um "poder transnacional" daqueles que se integram ao Judaismo, embora dispersos pelos quatro cantos do planeta e pouco mais que 1,0 por cento da população mundial.

      Ninguém nega que judeus possam ter sido muito influentes em contextos determinantes do passado ou ainda o sejam na atualidade, mas isso sempre derivou muito mais das circunstâncias que presidem sua atuação do que de uma pretendida coalizão de interesses em nível mais ampliado do que sua imediata inserção social. Quem pretenderá, outrossim, que os governos israelenses não perpetrem suas mancadas, como todos os outros existentes ? O que é difícil de compreender é que, se o Irã pode se definir como uma república ISLÂMICA ou a Arábia Saudita como uma monarquia guardiã dos lugares santos sunitas, Israel não possa se colocar como Estado JUDEU, mormente porque o antissemitismo persiste vivo e chutando a precária memória histórica e a consciência coletiva da humanidade.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 15:14
        Enviado por: Roland Scialom

        Exelente exposição Bueno de Taubaté. Uma referência a respeito do antisemitismo, que vale a pena ler, e que continua brilhante e atual, é "Réflexions Sur La question Juive" que Sartre publicou em 1946, ao findar a Segunda Guerra Mundial.

        O antisemitismo é uma questão complexa cuja compreensão não é trivial e precisa de algum background. A curto prazo, no contexto de um regime republicano, uma forma de lutar contra o antisemitismo sem entrar em méritos filosóficos, é garantir de forma incondicional os direitos de cada cidadão. A longo prazo, uma forma de lutar contra o antisemitismo é estimular a reflexão sobre todas as formas de discriminação que existem na sociedade. Esta reflexão constaria dos currículos escolares. Esta última iniciativa é que forneceria o background citado acima.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 16:52
        Enviado por: brasileirinho

        Bueno de Taubaté
        Você esqueceu-se de mencionar que os judeus estão em todos os ramos da atividade humana e não apenas no setor financeiro;
        É um povo que têm acrescentado muitíssimo à humanidade e cuja herança benéfica se faz presente em todas as áreas; basta ver a quantas anda a saúde de nossos filhos, por exemplo;
        Também não fazem proselitismo de seus feitos, de porta em porta!

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 13:37
      Enviado por: Jamelão

      Isso aí é o antissemitismo e o anticristianismo em sua forma mais violenta. Quando, os babacas ocidentais que apoiam falsos líderes árabes e partidecos da narco-esquerda, acordarem já será tarde demais! Isso é realmente como o nazismo funcinava: dê esperança, fale em força, fale em superioridade e dê o golpe final naqueles que não se alinham ao "pensamento superior". O futuro do mundo vai ser decidido entre os fanáticos árabes e o mundo ocidental. Com boa vantagem para os primeiros, já que na pocílga ocidental vem crescendo o ódio ao cristão e judeu, patrocinado pelos narco-esquerdistas. Vote Obama pelo bem de Osama…

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 13:37
      Enviado por: PAulo

      Excelente ponto de vista Guterman!!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 13:41
      Enviado por: Wak

      Guterman, vc parece interpretar o que dizem os comentaristas do jornal israelense de maneira "malandra", tb concordo com ele que alguns ataques a Israel ocorrem devido à política agressiva e injusta por parte do governo israelense. Obviamente isso não justifica os ataques, entretanto, uma disposição de Israel em negociar poderia diminuir esse clima de ódio. Claro que terroristas são terroristas e a maioria vai continuar seus crimes bárbaros, mas ao criticar a postura do governo israelense ningué, está justificando um crime, mas explocando como ele ocorre. Da maneira como vc coloca parece que responsabilizar Israel é proibido.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 15:43
        Enviado por: Gudrum

        Wak

        Se os covardes que mataram as crianças em Toulouse tentassem atingir o exército de defesa de Israel, aí sim você poderia falar em reação (ainda que terrorista) às atitudes do governo de Israel. Mas trucidar escolares num país europeu?
        Para estes covardes nenhuma atitude israelense de boa vontade ou conciliatória mudaria suas intenções.
        Posso lhe afirmar que apaziguar estes sociopatas com a mão estendida só aumenta sua confiança para atacar judeus. Eles devem que ser caçados, julgados e penalizados.
        Chega de abaixar a cabeça para estes bandidos e antissemitas.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 17:38
        Enviado por: Rodrigo

        Eu sei, Marcos. Mas a linha editorial do Haaretz e alguns de seus jornalistas defendem as mesmas idéias. E já o fizeram em vários artigos. Até o centrista Jerusalem Post já teve jornalistas que fizeram o memso – só que foram demitidos, caso do Larry Derfner.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 17:46
        Enviado por: Rodrigo

        Responsabilizar Israel pelo ocorrido é tão sem sentido quanto justificar assassinatos de cristãos a esmo no Brasil por causa de declarações do Papa ou de membros do Vaticano.
        Trazer o conflito no Oriente Médio para explicar a morte de judeus inocentes (CRIANÇAS!) na FRANÇA é uma forma de relativizar o valor de suas vida e de, no fundo, justificar tais atos.
        Se já é injustificável matar civis israelenses, imagine atacar civis judeus em países distantes.
        Comentário infeliz o seu, Wak.

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 13:44
      Enviado por: Danilo Lieber

      E Israel realmente tem uma política corretíssima, não é, meu caro Marcos? A culpa, claro, é da "subraça parasita" palestina…

      Matar crianças judias é tão grotesco como esterminar crianças palestinas.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 14:15
      Enviado por: Dude

      Malditos anti-semitas!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 14:47
      Enviado por: Pedro

      sempre o velho problema de religião?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 14:53
      Enviado por: Fabio de Israel

      Parabens pelo texto Guterman.Nao precisa falar mais nada.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 14:57
      Enviado por: Ilana

      Marcos, muito bem colocado. Infelizmente poucos se manifestam como você.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 15:07
      Enviado por: Clara

      A Carolina tem razão(sou e moro no Rio). Malandro tem aqui uma conotação muito ambígua. Eu trocaria o título por "antissemitismo cínico", concordando o restante do conteúdo de todo o post. Não há de se poupar nenhuma ideologia do caráter cínico e abjeto, quando a ocasião se apresenta.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 15:13
      Enviado por: Jean

      Guterman, assim como vocês dizem que "a morte de crianças palestinas em ataques de Israel à Gaza é porque nenhuma guerra é limpa" o mesmo se aplica aí. Esse atentado é tão terrorista quanto pulverizar inocentes (culpa dos "terroristas", claro) em um gueto na Palestina chamado Gaza.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 15:25
      Enviado por: Roland Scialom

      (1) Talvez o adjetivo "delinquente" fosse mais apropriado que "malandro". Toda discriminação do tipo antisemitismo configura um comportamento delinquente, não importa quem seja o que o manifeste. (2) Parece que o nivel de consciencia em relação aos problemas importantes que afligem o mundo não tem aumentado significativamente. Não se pode assistir ao que está acontecendo no mundo que se fosse um filme de cowboy antigo, onde havia os bons e os maus, todos personificados. Os que pensam que as relações internacionais se resumem a um farwest dos antigos caem facilmente em armadilhas maniqueistas que os induzem a ser anti isso e anti aquilo.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 15:28
      Enviado por: J. Paulo

      Gutermann, acho seu post meio precipitado. O terrorista matou soldados africanos também.
      Merece esperar um pouco, para se descobrir quem foi e suas motivações, que – quaisquer que sejam – jamais vão justificar tamanha barbaridade.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 17:33
        Enviado por: Marcos Guterman

        J. Paulo

        Meu post deixa claro que não se sabe ainda quem cometeu o crime nem quais eram suas motivações, embora as evidências indiquem crime de ódio. De todo modo, minha intenção não era discutir o ataque, mas a reação a ele.

      • 19/03/2012 - 18:51
        Enviado por: justo

        Marcos… percebe como eles leêm?

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 18:58
        Enviado por: J. Paulo

        Eu só acho que devemos esperar mais um tempo para melhor comentar a notícia e suas consequências, reações inclusive.
        Parece que não foi antisemitismo, e sim racismo. E reações absurdas sempre vão existir.

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 15:37
      Enviado por: Newman

      Dia de Glória para metade dos frequentadores dos blogs do Estadão.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 16:16
      Enviado por: ana montenegro

      Não custa lembrar que esses assassinatos foram relacionados com três casos recentes em Toulouse de assassinato de militares franceses de origem musulmana. Está em todos os jornais franceses. Talvez menos antissemitismo e mais xenofobia.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 18:04
        Enviado por: carlos 3m

        ana, pode ser que sim e pode ser que nao. concordo que pode ser prematuro concluir algo, embora penso que pode perfeitamente ser um ato de neonazistas que tem aos kilos na europa e que tentam atingir, como todos os racistas, aqueles que enxergam como diferentes de si.

        em todo caso, a historia francesa eh rica demais de longa data em antecedentes antisemitas para esse aspecto ser deixado de lado.

        quem sabe o fato do foco do assasino em atingir criancas pequenas acrescenta um toque de odio adicional.

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 16:18
      Enviado por: Sergio

      Penso que é necessária muita cautela aos analisarmos essa tragédia.
      Casos em que o responsável não era quem se pensava que fosse:
      - assassinato do estadista israelense Yitzhak Rabin.
      - atentado ao edifício federal em Oklahoma City (Timothy Mc Veigh).
      Circunstância/momento político:
      Na França, uma das plataformas eleitorais, de dois candidatos, foca no problema social causado pelos imigrantes.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 16:39
      Enviado por: brasileirinho

      Guterman
      Goebbels, o ministro da propaganda de Hitler é quem usava o refrão "Uma mentira proferida muitas vezes, torna-se uma insofismável verdade!"
      Usou desta técnica para convencer o povo alemão e extra-fronteiras, que o judeu era a desgraça da humanidade;
      Escondendo-se atras dessa premissa, provocou a maior tragédia da história da humanidade!
      Aqui no Brasil, o PT, através do Marco Aurélio Garcia, usou e usa ainda dessa técnica, de Goebbels, de quem devem ser admiradores, para enganar o povo e mantê-lo na santa ignorância!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 17:03
      Enviado por: Ben

      É preciso tomar cuidado com a paranóia. Eu me lembro de uma vez que picharam suásticas nazistas perto do clube Hebraica. Fizeram o maior escarcéu, acusando grupos nazistas e neo-nazistas. Só mais tarde quando a notícia já tinha esfriado, a polícia descobriu que foi uma brincadeira de mau gosto de uns moleques.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 17:03
      Enviado por: Professora Nina

      Um malandro criticando a malandragem dos outros… é mole?

      E por acaso não existe o uso MALANDRO do antissemitismo para tentar abafar os crimes de Israel???

      Com respeito à crimes contra a humanidade penso que o holocausto judeu, cigano, russo, etc promovido pelos nazistas não é mais terrível que o tráfico de escravos que vitimou milhões de africanos, ou os exterminios nos Gulags ou o holocausto amerindio promovido por potencias européias. Acredito que uma coisa que irrita bastante as pessoas comuns é o SUPREMACISMO JUDAICO. Eles sempre querem sofrem mais que os outros, o sofrimento que sua tribo passou é pior que o sofrimento de outros povos, etc… Isso realmente IRRITA e é uma forma de malandragem, tb. Se fazer de vítima é tão útil que é uma das primeiras coisas que aprende uma criança…

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 17:30
        Enviado por: Marcos Guterman

        Calma, professora, não se irrite.

        O Holocausto realmente não é nada, comparado a outros massacres. Os judeus é que se fazem de vítimas e são uns mal-agradecidos, porque sempre receberam ótimo tratamento do mundo todo, desde o início da Era Cristã, e ainda levaram, de lambujem, um riquíssimo pedaço de terra, cheia de petróleo e recursos naturais, lá na Palestina.

        Você tem razão: os judeus injustamente se qualificam como povo eleito. O verdadeiro povo eleito, indiscutivelmente, é o santista.

      • 19/03/2012 - 17:48
        Enviado por: carlos 3m

        profa nina, eh pura inveja sua. isso se resolve facil. vai no consulado de israel e voce vai ganhar um cracha de " i [coracao] to be chosen". viu, facil.

        a parte dificil fica com seus alunos. coitados. nao merecem.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 21:13
        Enviado por: Mario de Sampa

        Guterman, não se irrite, mas a professora tem "certa razão" ao dizer que as vezes o "senso de perseguição" seja eventualemente um tipo de malandragem……. Consegui te irritar???? Se não consegui… Lá vai…. São Paulo 3 e Santos
        http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,sao-paulo-joga-bem-convence-e-bate-titulares-santistas-por-3-a-2,850181,0.htm

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 21:18
        Enviado por: Marcos Guterman

        Irritou não, Mario. Eu, como santista, sou superior.

    • 19/03/2012 - 17:20
      Enviado por: Rodrigo

      Isso não deveria surpreender ninguém. Essa é a linha editorial do haaretz. Amira Hass e outros "jornalistas" que lá trabalham defendem as mesmas idéias que esses comentaristas.
      O jornal atrai esse tipo de apologista porque ele mesmo faz uso dessa prática.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 17:34
        Enviado por: Marcos Guterman

        Rodrigo

        Os comentários acerca das "políticas assassinas" de Israel não foram feitos por jornalistas do Haaretz, mas por leitores.

    • 19/03/2012 - 17:31
      Enviado por: EMIR MOURAD

      CONDENO OS ATOS TERRORISTAS E RACISTAS CONTRA JUDEUS, NEGROS, INDIOS, CIGANOS, MULHERES, LGTB E QUALQUER OUTRO GRUPO ÉTNICO, RELIGIOSO OU POLITICO.

      ASSIM COMO CONDENO OS ATOS TERRORISTAS E O RACISMO DE ISRAEL CONTRA TODO O POVO PALESTINO!

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 17:44
        Enviado por: carlos 3m

        esqueceu dos atos terroristas palestinos contra israel, e claro, do seu cumpadre, assad.
        se eh so problema de memoria, memoriol resolve. se nao for, que tal o espelho?

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 17:35
      Enviado por: Lindemberg

      Acordem, o sionismo está em todos os lugares. Marcos GUTERMAN, é só mais um.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 17:44
        Enviado por: Marcos Guterman

        Ops, me descobriram.

      • 19/03/2012 - 20:38
        Enviado por: Paulo Sergio

        Não! Lindemberg.
        Não apenas um. Somos legiões!!!!

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 17:59
      Enviado por: Henderson S

      Pronto, pegam-se alguns comentários antissemitas, transformam-nos em opiniões de quem execra o governo fascista que ora comanda Israel, aliás governo esse que fuzilou dezenas de crianças palestinas, e criam um atmosfera que não existe fora do Irã. A morte dessas crianças deve ser lamentada e que se punam os autores do atentado. Mas tentar politizar o assunto é tanta falta de envergadura moral que me assusta.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 18:03
      Enviado por: Sergio

      Sem ser muito ingênuo, a quem, ou melhor, a qual grupo étnico/religioso/radical/nacionalista interessa reinvidicar a autoria de uma barbaridade dessas? Será que é obra de um lunático, com o mesmo perfil do norueguês Anders Brevik, ou Buford O. Furrow, Jr. (Los Angeles, 1999 Jewish Community Center)?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 18:06
      Enviado por: Abel

      So um exercicio mental aqui Marco se voce me permite.

      Voce escreveu:
      O ataque em Toulouse e o antissemitismo malandro

      Um homem matou a tiros três crianças numa escola judaica de Toulouse, na França. O pai de duas das crianças também foi morto. Não se sabe ainda quem é o assassino nem quais eram suas motivações, mas parece claro que se trata de um ataque contra judeus.

      As terríveis circunstâncias desse episódio são menos importantes, no entanto, do que algumas das reações a ele. No site do jornal israelense.

      Foi ai que pensei o seguinte.
      O que aconteceria se usasse o mesmo texto e so trocasse os personagens. Ficou assim:

      O ataque no Afganistao e o antislamismo malandro

      Um soldado americano ocidental(se descobriu mais tarde) matou a tiros 16 pessoas, incluindo criancas crianças em um vilarejo , na Afganistao. O pai de varias das crianças também foram mortos. Não se sabe ainda quem é o assassino nem quais eram suas motivações, mas parece claro que se trata de um ataque contra mulcumanos.

      As terríveis circunstâncias desse episódio são menos importantes, no entanto, do que algumas das reações a ele.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 18:36
        Enviado por: Rodrigo

        Eu lembro que o Afeganistão é praticamente todo muçulmano (99%)…
        Esse exercício só faria sentido se o massacre tivesse ocorrido em um lugar com uma população muçulmana minúscula, onde a motivação e os alvos fossem óbvios, como aconteceu na França.

        Não se sabe se eles foram vítimas de muçulmanos – como o francês Ilan Halimi, que foi torturado e assassinado só por ser judeu – ou de um lunático ao estilo Breivik, mas fica claro que os alvos eram judeus, por serem judeus.

        O único exemplo de "islamofobia" que pode ser comparado a esse é o caso do Iraque, onde sunitas são mortos só por serem sunitas. Mas eles são vítimas de muçulmanos xiitas, então a "islamofobia" não cola. Talvez uma 'sunitofobia'…

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 19:32
        Enviado por: Abel

        Rodrigo,

        Mas o ponto em questao aqui Rodrigo eh o mesmo.A pessoa foi morta pelo autor do crime somente, baseado na sua origem etnica/religiosa.

        E mais ou menos assim

        No caso da Franca uma pessoa desequilibrada atirou segundo o texto do NY Times provalmente porque eram negros,arabes e judeus.Nao foi so anti semitismo mas islamfobia e anti negro.E curioso que ninguem fala desses tipos de phobias aqui no blog.

        No caso do Afganistao um soldado mentalmente desequilibrado atirou provalmente por causa da origem etnica/religiosa da pessoa. Isso que voce falou de quanto sao la ou nao sao nao e irrelevante.O que e relevante e a intencao de quem cometeu o crime.

        A unica diferenca e que voce so esta dando enfase e relevancia somente a um determinado grupo etnico.

        Novamente,o texto do NY Times claramente mostra que ouvi Anti- negro e Islamfobia tambem.E so um pena que a midia mundial e local so fale no assunto agora.Eu mesmo nao vi nada aqui no blog quando os negros e arabes foram mortos na Franca.

        Muito triste esse etnocentrismo preferencial com relacao a desiminacao de informacao.

        Como disse, o legado que uma pessoa ou um povo deixa nao para o seus mas para os estranhos e que vai preservar a paz e prosperidade por milenios.Enquanto so se pensar no proprio umbico o mundo continuara dessa maneira infelizmente.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 21:49
        Enviado por: Mario de Sampa

        Abel, vou mais além…. em ambos os casos o assassino estava usando capacete…… é o mesmo cara? kkkkkk

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 18:22
      Enviado por: Alexandre Tostes

      "No site do jornal israelense Haaretz, há leitores que conseguiram concluir que as crianças mortas 'pagaram o preço das políticas de Israel' ". Esses leitores são de onde, Guterman? Fiquei curioso.
      Será que são as mesmas que, recentemente, entraram em um site de um jornal israelense para dar graças a Deus porque doze crianças palestinas tinham morrido em um acidente de ônibus?
      O mundo está mesmo sem pé nem cabeça.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 18:36
      Enviado por: Kxorraum

      As vezes as coisas são muito complicadas para a minha pouca inteligência, esse tipo de análise é um exemplo: Há um post sobre o que "leitores que conseguiram concluir" que leva a uma ligação com as das palavras de Hitler.

      Queria verdadeiramente pedir para que episódios como o que ocorreu não caia em tamanha "banalidade" de análises rebuscadas. São opiniões de (vai saber quantos, se um número expressivo ou não) de leitores de um jornal de importância relativa.

      É horrível o que aconteceu, e é provável que o objetivo seja essa escola por ser judía, mas pode que não seja, e continuaria ser igualmente horrível…

      Crianças foram estudar e terminaram mortas… as opiniões de leitores de um jornal não merecem a menor consideração, a mais mínima, na análise do ocorrido…

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 18:57
        Enviado por: Nicolás Sarcozí

        Todos cncordaríamos se eles não fossem apenas um pequeno exemplo de uma atitude que é cada vez mais comum: justificar o assassinato de civis.

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 19:04
      Enviado por: J. Paulo

      "percebe como eles leêm?"
      Justo está prejulgando uma posição minha. Está sendo precipitado, como o post.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 19:12
        Enviado por: Marcos Guterman

        J. Paulo

        Você insiste na "precipitação" do post? Eu já expliquei que o post não é sobre o atentado, e o texto é claro sobre as dúvidas que cercam o caso. O post é sobre a reação de gente que consegue justificar crimes cometidos contra crianças judias por causa do suposto caráter criminoso de Israel.

        Deu para entender? Eu sou paciente, se quiser eu explico de novo.

      • 19/03/2012 - 20:13
        Enviado por: J. Paulo

        Eu fiz a ligação porque o link está inserido na chamada de capa para a notícia do atentado, como que fazendo parte dela. A manchete, no link, dizia:

        "O ataque de Toulouse É antisemitismo malandro."

        Eu dei uma opinião construtiva. Se ela é equivocada, por favor desconsidere-a.

        denunciar abuso
      • 19/03/2012 - 20:38
        Enviado por: Marcos Guterman

        J. Paulo

        O título do post não é esse que você escreveu. O título é "O ataque de Toulouse E o antisemitismo malandro". Não usei o verbo "é". Você tirou conclusões a partir de uma leitura equivocada do que eu escrevi. Além disso, o próprio post é claro a esse respeito.

        Eu não tenho nenhum problema com opiniões construtivas. Pelo contrário. Sinta-se à vontade para oferecer as suas aqui neste espaço. Além disso, você tem algo raro por aqui: boa educação.

        Obrigado.

        Marcos

      • 19/03/2012 - 20:46
        Enviado por: J. Paulo

        Era a manchete do link, Gustavo. Foi erro de digitação, já revisado.
        Grato pelo elogio.

        denunciar abuso
    • 19/03/2012 - 19:19
      Enviado por: Sergio

      Links da imprensa israelense (em inglês) para leitura comparativa:
      Opinião do jornal Israel National News:
      http://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/153932
      Opinião do jornal Yediot Aharonot
      http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4205132,00.html
      Opinião do jornal Haaretz News
      http://www.haaretz.com/news/diplomacy-defense/french-police-gun-used-in-jewish-school-attack-tied-to-murder-of-muslim-soldiers-1.419587

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 19:36
      Enviado por: Sergio

      Links da imprensa internacional (em inglês) para leitura comparativa:
      Cobertura jornalística da Rede Al Jazeera (com vídeos de entrevistas)
      http://www.aljazeera.com/news/europe/2012/03/201231915543301991.html
      Der Spiegel Magazine (Alemanha)
      http://www.spiegel.de/international/europe/0,1518,822187,00.html
      Website da France24 (com vídeos de entrevistas)
      http://www.france24.com/en/20120319-gunman-opens-fire-jewish-school-toulouse-france-motorbike-shooting

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 21:19
      Enviado por: Marco César

      O terrorismo não é fácil de ser justificado nem para o próprio terrorista, dai essas "explicações". O caso foi um assassinato racista. Nem há o que "debater". Esses atos são feitos por perturbados mentais e capitalizados por outros perturbados um pouco mais expertos. A espécie humana possui criaturas que nem Belzebu quer como lenha, Agora tentar colocar a culpa desses atos de barbária em Israel é de dar nó no estômago. A evolução humana caminha a passos de tartaruga paraplégica.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 22:01
      Enviado por: Diogenes da Lantterna

      O ANTI SEMITISMO JÁ EXISTIU E NÃO EXISTE MAIS. O mundo de hoje está repleto de doidos de pedra, sem nenhuma razão específica ou compreesível pelos "normais", saem atirando em crianças de escola no Rio de Janeiro, em povo de qualquer religião numa prça grega, ou no ranço estranho contra os Estados Unidos ou trens de Madrí. O que me causa muita estranhesa é um povo, bastante inteligente, comprovadamente dominador das ciencias exatas, que não tem uma gota de petrolio mas detem a produção mundial com valor agregado, ou que exporta pouco mas tem (talvez) a metade do dinheiro corrente no mundo e sem mineração alguma, 80% das pedras preciosas do planeta. Com toda esta inteligencia, como podem continuar com esta "mania de perseguição"?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/03/2012 - 22:28
        Enviado por: Marcos Guterman

        Caro Diógenes

        Quem dera você estivesse certo. Quem dera não existisse mais o antissemitismo.

        Diariamente eu bloqueio comentários antissemitas (alguns eu publico para comprovar que essa estupidez ainda existe). Essas mensagens não foram escritas há 70 anos. Foram escritas entre 2010 e 2012. Ou seja: são atualíssimas. Quer uma amostra? Lá vai (vou omitir os nomes):

        "Sim, os judeus mandam no mundo. A população judaica não representa meio por cento da população mundial, mas detém, no mínimo, metade do poder econômico. Até porque está escrito: "O maior servirá o menor"."

        "Quem é louco de querer um judeu no poder, na Venezuela ou em qualquer outro lugar?"

        "A verdade é que os judeus realmente estão no topo das finanças, imprensa, cinema, etc. Se eles realmente foram eliminados (seis milhões é uma boa piada) não estariam na condição que estão hoje. "

        "SEU JUDEUZINHO DE MERDAAAAAAAAAAAAAAA… pronto falei na tua cara, seu lixo. E ai?"

        ""PRODUZIR MORTOS". OS JUDEUS ENTENDEM BEM DISSO!"

        "Agora, quanto a problemático de judeus e israelenses , por mim que morram todos, se merecem, alias, tem a mesma árvores, são primos. O importante é o Brasil continuar crescendo como está, o resto …é resto."

        "Esta raça já deveria ter sido excluida do mapa. O Hitler se esqueceu do juramento que fez. Mas aguardem que o Irã está aí para resolver a parada de vez. Aguardem."

        "Em tempo: eu acredito piamente na autenticidade dos protocolos "

        "Defender Israel e USA tem que ser muito idiota puxasaco dos USA seus cornos ja esqueceram dos golpes militares apoiados pelos Gringos , bem que dizem que o Hitler deveria ter exterminado todos os Judeos"

        "Claro que sim! sabemos de tudo, o sionismo/judaísmo não tem mais o poder de manipulação, de mentir, enganar etc e tal. Hoje temos a internet"

        "Fora israel…volta pra Europa ou pro forno que eh onde voces pertencem."

        "O Estado de Israel pode até ser moderno no que se refere a armamentos de destruição e outras tecnologias, mas não num sentido mais amplo. Mas não é um Estado democrático nem seu povo é aberto e simpático. É um povo racista, mentiroso (inventou a história do holocautos de 6 milhões de judeus, as câmaras de gás na alemanha para matar judeus, se consideram eterna vítima), acham que tem direito de cometer todos os tipos de crims e continuar impunes por ser os eleitos de deus, nutrem grande desprezo por gentios (todos as pessoas que não são judeus), em Israel só tem direitos quem não questiona o terrorismo de Israel, o governo judeus é sim, pior que Hitler. E graças a mentira inventada contra Hitler, extorquiu milhões de dólares da Alemanha, com apoio das potencias vencedoras."

        "viva o hamas!!! liberdade para o povo palestino! e os judeus q se Fo&&&"

        "Veja por si mesmo que tem comunidades de judeus no mundo todo e por onde andam criam problemas. "

    • 19/03/2012 - 23:06
      Enviado por: Antônio César Domingues Hedo

      Felizmente a Europa amadureceu muito após a II Guerra Mundial e sua população dificilmente erra na escolha de seus líderes mas o mesmo ainda não foi alcançado em outras partes do mundo haja vista o que ocorre no Irã onde seu valoroso povo tão rico histórica e culturalmente ainda se deixou engodar pelo ódio e despreparo de seus "líderes".
      Tenho certeza que onde existem judeus existe progresso, democracia e riqueza como atestam os Estados Unidos e sua megacidade Nova York a "capital do mundo".

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 23:08
      Enviado por: jose

      E verdade tudo culpa dos judeus por que largou o sionismo passou para o cinismo

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2012 - 23:10
      Enviado por: Tony Craveiro

      A "coisa" não sumiu, não está dormindo como muitos quiseram supor.Está viva, forte, e crescendo.Há grandes probabilidade de ressurgimento nos anos que virão.Hitler foi "aperitivo" ao nosso povo, ainda virá o "homem da iniquidade".Porisso é necessário um Estado Judeu forte, um lugar para nosso refúgio.Que o SENHOR DEUS console as famílias.

      responder este comentário denunciar abuso

    Deixe um comentário:

    Seções

    Diversão pura

    Jornalismo

    Blogs do Estadão


    --
    1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
    2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
    3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo