Enviado via iPhone
Início da mensagem encaminhada
De: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
Data: 22 de maio de 2012 09:07:36 BRT
Para: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
Assunto: [catolicos_respondem] Resumo 2895
Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br>
Católicos Respondem Mensagens neste resumo (1 Mensagem)
Mensagem
- 1.
LITURGIA DA PALAVRA - DOMINGO DE PENTECOSTES - B Som !
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca
Seg, 21 de Mai de 2012 7:53 pm
É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.
DOMMINGO DE PENTECOSTES - ANO B !
- "Mandai, Senhor, o Vosso Espírito, e renovai a terra".
A Liturgia deste Domingo de Pentecostes, comum aos três Ciclos A, B, e C, leva-nos a uma profunda reflexão sobre a Igreja que vive no Espírito Santo.
«Consumada a obra que o Pai confiou ao Filho para ele cumprir na Terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes, para que santificasse continuamente a Igreja e, deste modo, os fiéis tivessem acesso ao Pai, por Cristo, num só Espírito.
Ele é Espírito de vida, ou a fonte de água, que jorra para a vida eterna; por quem o Pai vivifica os homens mortos pelo pecado, até que ressuscitem em Cristo os seus corpos mortais.
O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis, como num templo, e dentro deles ora e dá testemunho da adopção de filhos«.(LG).
«Sem o Espírito Santo :
* Deus fica longe;
* Cristo permanece no passado;
* O Evangelho é letra morta;
* A Igreja é uma simples organização;
* A autoridade é um poder;
* A missão é propaganda;
* O culto, uma velharia;
* E o agir moral, um agir de escravos.
Mas, no Espírito :
* O cosmos é enobrecido pela geração do Reino;
* Cristo ressuscitado torna-Se presente;
* O Evangelho faz-se poder e vida;
* A Igreja realiza a comunhão trinitária;
* A autoridade transforma-se em serviço;
* A liturgia é memorial e antecipação;
* O agir humano é deificado». (Atenágoras).
A 1ª Leitura, dos Actos dos Apóstolos, diz que, de harmonia com a promessa de Jesus, o Espírito Santo, manifestando a Sua presença sob os sinais sensíveis do vento e do fogo, desce sobre os Apóstolos, transforma-os totalmente e consagra-os para a missão que Jesus lhes confiara.
- "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que se exprimissem".(1ª Leitura).
Com este Baptismo no Espírito Santo, nascia assim, oficialmente, a Igreja.
Nesse dia, homens separados por línguas, culturas, raças e nações diferentes, começavam a reunir-se como o Grande Povo de Deus, num movimento que só terminará com a Vinda Final de Jesus.
Foi uma renovação total sobre a terra, como pede o Salmo Responsorial :
- "Mandai, Senhor, o Vosso Espírito, e renovai a terra".
Na 2ª Leitura, S. Paulo diz aos Coríntios, e hoje também a todos os homens da Terra que o Espírito Santo é a «alma da Igreja».
- É ele que dá aos Apóstolos a perfeita compreensão do Mistério Pascal e os leva a anunciar a Ressurreição a todos os homens, sem excepção.
- É por Ele que nós acreditamos que Jesus é Deus e é essa a nossa fé que ainda se mantém.
- É Ele que enriquece o Corpo Místico com dons e carismas, numa grande variedade de vocações, mistérios e actividades.
- "Ninguém é capaz de dizer «Jesus é Senhor», a não ser pela acção do Espírito Santo".(2ª Leitura).
- É Ele que, ao mesmo tempo nos distingue, nos põe em comunhão uns com os outros, de tal modo que a diversidade não destrói a unidade.
O Evangelho de S. João apresenta-nos a primeira Aparição de Jesus aos Apóstolos, fechados por medo dos Judeus, saudando-os com estas palavras :
- «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós».(...) Recebei o Espírito Santo : os pecados serão perdoados àqueles a quem os perdoardes; e ficarão retidos, àqueles a quem os retiverdes».(Evangelho) .
- O Espírito Santo apodera-se dos Apóstolos, a fim de que possam prolongar a obra da Nova Criação, iniciada na Páscoa, e assim a humanidade, reconciliada com Deus, conserve sempre a paz, alcançada em Jesus Cristo.
- O Espírito Santo é a expressão activa de Deus, que sustenta todos os seres na existência sem se confundir com eles.
- O Espírito Santo é como a atmosfera de Deus, a sua respiração. É aquele que faz Deus existir para fora de si mesmo.
Quando dizemos que Deus é Amor, ou quando dizemos que Deus é Espírito, estamos a dizer a mesma coisa.
Na verdade, Deus sempre se revelou como comunicabilidade absoluta, dom perfeito de si mesmo, gratuidade suprema, ou seja simplesmente Amor !
No interior dessa comunidade de Amor e Vida que é Deus, o Espírito é o dinamismo que anima esse modo de ser Deus.
Quando Deus se auto comunica, é como Espírito e pelo Espírito que faz a sua comunicação, e, por isso, do primeiro ao último estímulo deste Amor, encontramos sempre o Espírito, como o dinamismo e a expressão de toda a actividade divina, que atinge a sua plenitude criadora e redentora, no acontecimento do Pentecistes.
E é por isso que o Pentecostes é descrito no Livro dos Actos dos Apóstolos com todos os sinais que sempre acompanharam as manifestações de Deus através da história da Humanidade : o sopro, o vento e o fogo...
Mas o Espírito Santo na Igreja e para a Humanidade é, sobretudo, uma força unitiva, um dinamismo de comunhão, um impulso para a evangelização, uma clarificação da verdade e uma reconciliação final.
O Espírito Santo na Igreja é o cumprimento final do plano da História da Salvação.
..................... ......... ......... .
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
683. - «Ninguém pode dizer "Jesus é Senhor" a não ser pela acção do Espírito Santo»(1 Cor.12,3). «Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama : "Abbá ! Pai".(Gal.4,6). Este conhecimento de fé só é possível no Espírito Santo. Para estar em contacto com Cristo, é preciso primeiro ter sido tocado pelo Espírito Santo. É Ele que vem ao nosso encontro e suscita em nós a fé. Em virtude do nosso Baptismo, primeiro sacramento da fé, a vida, que tem a sua fonte no Pai e nos é oferecida no Filho, é-nos comunicada, íntima e pessoalmente, pelo Espírito Santo na Igreja.
O Baptismo dá-nos a graça do novo nascimento em Deus Pai, por meio de seu Filho no Espírito Santo. Porque aqueles que têm o Espírito de Deus são conduzidos ao Verbo, isto é, ao Filho; mas o Filho apresenta-os ao Pai, e o Pai dá-lhes a incorruptibilidade. Portanto, sem o Espírito não é possível ver o Filho de Deus, e sem o Filho ninguém tem acesso ao Pai, porque o conhecimento do Filho de Deus fez-se pelo Espírito Santo.(Santo Ireneu).
Precisa responder?Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para individual | Alterar formato para tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário