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    quarta-feira, 19 de setembro de 2012

    [catolicos_respondem] REVELAÇÃO DIVINA-VATICANO II (00) APRESENTAÇÃO

     

     

                   

    REVELAÇÃO  DIVIMA 

    CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DO VATICANO II ! 

       (00) - APRESENTACAO !

     

            O Concílio Vaticano II publicou na sua  Constituição     Dogmática sobre a Revelação Divina - Dei Verbum, que começa por falar da Revelação em si mesma :

                            - Aprouve a Deus, na sua bondade e sabedoria revelar-Se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da Sua vontade, (cf.Ef. 1,9), segundo o qual, os homens, por meio de Cristo, o Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo, e se tornam participantes da natureza divina, (cf. Ef.2/18; 2 Pé. 1,4). Em virtude desta revelação, Deus invisível (cf.Col.1,15; l Tim.1,17), na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos (cf.Ex.33,11; Jo. 15,14-15 )e convive com eles (cf.Bar.3,38), para os convidar e admitir à comunhão com Ele. Esta "economia" da revelação realiza-se por meio de acções e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal maneira que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido.

                            Porém a verdade profunda, tanto a respeito de Deus como a respeito da salvação dos homens, manifesta-se-nos por esta revelação, em Cristo, que é, simultaneamente, o mediador e a plenitude de toda a revelação.(DV 2).

                             Deus...desde o princípio, manifestou-se a Si mesmo aos nossos primeiros pais.

                            E após a sua queda, Deus prometeu-lhes a Redenção, como esperança de salvação quando disse à serpente :

                             - Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Ela esmagar-te-á a cabeça, ao tentares mordê-la no calcanhar. (Gen.3,15).

                            E a partir daquele momento, Deus tomou incessantemente cuidado da raça humana, com o Seu Concurso Divino, no sentido de lhe garantir a salvação :

                            - Àqueles que com perseverança no bem procuram a glória, a honra e a incorrupção, dar-lhes-á a vida eterna. (Rom.2,7).

                           No devido tempo chamou Abraão para fazer dele o pai dum grande povo :

                            - Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos. (Gen. 12,2).

                             Depois dos patriarcas, instruiu o seu povo por meio de Moisés e dos profetas, para que O reconhecessem como único Deus vivo e verdadeiro, pai previdente e juiz justo, e para que esperassem o Salvador prometido; assim preparou Deus através dos tempos com o Seu Concurso Divino, o caminho do Evangelho. (cf. DV 3).

                            Depois Deus enviou seu Filho, o Verbo eterno, que ilumina todos os homens, para habitar entre os homens e manifestar-lhes a vida íntima de Deus, o qual, por palavras e obras, sinais e milagres, e sobretudo com a sua morte e gloriosa ressurreição, completou totalmente e confirmou a divina revelação, isto é, o plano de Deus para a nossa salvação.

                            Cristo fundou a sua Igreja, confiando aos seus Apóstolos a missão de transmitir a divina revelação, mandou que pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, o Evangelho prometido antes pelos profetas e por Ele cumprido e promulgado pessoalmente, comunicando-lhes assim os dons divinos.

                            Os Apóstolos, transmitindo o que eles mesmos receberam, advertem os fiéis a que observem as tradições que tinham aprendido quer por palavras quer por escrito e a que lutem pela fé recebida duma vez para sempre.

                            A tradição apostólica progride na Igreja sob a assistência do Espírito Santo.

                            As afirmações dos Santos Padres testemunham a presença vivificadora da Tradição, cujas riquezas entram na prática e na vida da Igreja crente e orante.

                            A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si, porque derivam da mesma fonte divina e fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim.

                            Constituem um só depósito da sagrada palavra de Deus, confiado à Igreja.

                            O encargo de interpretar autenticamente a palavra de Deus, escrita ou contida na Tradição, foi confiado só ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo.             .

                            Além da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina - Dei Verbum - o Catecismo da Igreja Católica trata da Revelação no seu Capítulo Segundo - Deus ao encontro do homem.

     

                                                                                  John  

                                                                        Nascimento                                                   

     

     

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