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    sábado, 22 de setembro de 2012

    * Tatuar-se é pecado ou.. “depende”?


    http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/27098-tatuar-se-e-pecado-ou-depende

    * Tatuar-se é pecado ou.. "depende"?


    A posição do autor deve ser entendida como interpretação da passagem bíblica de Levítico.


    O uso de tatuagem hoje extrapola o sentido idólatra do A.T. Extrapola mas não o nega porque HOJE também existem tatuagens de origem e motivação ocultista, sexista, nazista, pornográfica e mesmo como "marcação" corporal de pactos com demônios.Tem de tudo! da bonita a horrível, da tribal a "inocente" borboleta.

    Ou seja, Tatuagem é pecado?? Bem…depende da tatuagem e da motivação de quem a usa.

    O artigo abaixo só "peca" ao não citar que existem "tatuagens" e tatuagens.

    ***

    Carlos Ramalhete

    Alguns hoje, para condenar as tatuagens, citam Lv 19,28.

    Evidentemente. Os próprios judeus reconhecem isso, aliás. O sábio judeu Maimônides (freqüentemente citado por S. Tomás como autoridade em assuntos judaicos, aliás; S. Tomás o chama "Rabi Moisés", por ser seu nome hebraico Moisés Ben-Maimon) escreveu no Livro das Leis sobre a Idolatria da Mishné Torá (editada em português pela Imago, ISBN 85-312-0226-4; os números de página se referem a esta edição):

    "É proibido seguir os costumes dos não-judeus ou imitá-los (…), como está escrito: 'Não seguireis os costumes das nações' (Lc 20,23), 'Não seguireis suas leis' (Lv 18,3), e 'Acautela-te para que não te deixes seduzir a segui-los'(Dt 12,30). Todos estes textos referem a um tema e alertam contra a sua imitação. O judeu, ao contrário, deve diferenciar-se deles e ser reconhecido pelo modo de se trajar e por suas outras atividades, assim como está separado deles por seu conhecimento e seus princípios. E assim está escrito: 'E Eu vos separei de todos os povos (Lv 20,26)." (XI,1, p. 248)

    "A tatuagem, mencionada na Torá (Lv 19:28) (…) era o costume dos ateus que costumavam marcar a si mesmos para a idolatria, e dizer que o tatuado era um escravo vendido ao ídolo e marcado para o seu serviço." (XII,11 – p. 254)

    Esta lei cerimonial, como aliás todas elas, tem um sentido simbólico: ela serve para evitar que se confunda o judeu com um idólatra. O seu equivalente hoje em dia seria, por exemplo, uma proibição às católicas de andar vestida de mãe-de-santo, com turbante, roupas brancas e colares coloridos de  "guias".

    Mesmo isso, contudo, não existe. Não existe por uma razão muito simples: a Lei de Moisés é uma lei preparatória, uma lei que serve para conduzir a Cristo, que já veio! Na Nova Aliança não temos este tipo de lei, pois o seu papel (ensinar que há diferença entre o Deus verdadeiro e os ídolos, etc.) já foi mais que cumprido. Querer cumprir este tipo de lei preparatória é como querer que motocicletas tenham rodinhas do lado, como as bicicletas de criança.

    Além da falta de senso da Fé de quem sequer cogita seguir uma "proibição"  dessas "porque tá na Bíblia" (uma Bíblia não deveria jamais ser deixada ao alcance de alguém assim despreparado, aliás), isso pode levar a um pecado gravíssimo: o puritanismo.

    O puritanismo moderno é oriundo de algumas seitas inglesas (que perturbaram tanto a paciência de seus conterrâneos que foram expulsos para a América; são os "peregrinos" que chegaram aos EUA no barco Mayflower), mas a tendência ao puritanismo é uma tendência comum de nossa natureza marcada pelo Pecado Original, e deve ser duramente combatida. O puritano acha que é "santo", que tem "as regras", e não só segue estas regras à letra (a mesma "letra que mata", aliás), como fica atazanando a paciência de quem não as segue e acusando de pecado tudo o que, em seu puritanismo, ele resolve que é. Este erro é especialmente perigoso por ser ao mesmo tempo um pecado pessoal gravíssimo e um incentivo ao pecado nos outros. O puritano não se cansa enquanto não faz os outros se sentirem culpados por coisas que não são em absoluto pecaminosas (o que já é meio caminho andado para tornar-se outro puritano), e se compraz em sua idéia de ser mais santo que os outros.

    Recomendo, aliás, ler o excelente artigo de Chesterton sobre a moral americana (leia-se puritanismo). Segue um excerto e sua tradução:

    ===

    • The standard of abstract right and wrong apparently is this. That a girl by smoking a cigarette makes herself one of the company of the fiends of hell. That such an action is much the same as that of a sexual vampire. That a young man who continues to drink fermented liquor must necessarily be 'evil' and must deny the very existence of any difference between right and wrong.
    • That is the 'standard of abstract right and wrong' that is apparently taught in the American home. And it is perfectly obvious, on the face of it, that it is not a standard of abstract right or wrong at all. That is exactly what it is not. That is the very last thing any clear-headed person would call it. It is not a standard; it is not abstract; it has not the vaguest notion of what is meant by right and wrong. It is a chaos of social and sentimental accidents and associations, some of them snobbish, all of them provincial, but, above all, nearly all of them concrete and connected with a materialistic prejudice against particular materials. To have a horror of tobacco is not to have an abstract standard of right; but exactly the opposite. It is to have no standard of right whatever; and to make certain local likes and dislikes as a substitute.

    • Eis aparentemente o padrão abstrato de certo e de errado: que uma mocinha que fuma um cigarro faz-se parte das hostes infernais, que tal ação é praticamente a mesma de uma vampira sexual; que um rapazote que continua bebendo bebidas quentes deve necessariamente ser "mau" e negar a própria existência de qualquer diferença entre certo e errado. Este é o "padrão abstrato de certo e errado" que aparentemente é ensinado em uma casa americana. É perfeitamente óbvio, quando o vemos, que não se trata de padrão de certo ou errado algum; isto é exatamente do que não se trata, é a última coisa que qualquer um que tenha a cabeça no lugar diria que isso seja. Não é um padrão, não é abstrato e não tem a mais vaga noção do que signifiquem certo e errado. É uma bagunça de associações e acidentes sentimentais e sociais, alguns esnobes, todos provincianos, mas, acima de tudo, praticamente todos concretos e ligados a um preconceito materialista contra alguns materiais particulares. Ter horror a tabaco não é um padrão abstrato do que é certo, mas exatamente o oposto; é não ter padrão algum do que seja certo, e usar alguns gostos e repulsas em seu lugar.

    ===

    É exatamente isto o que ocorre com tatuagens, também, ou com qualquer outra maluquice que os puritanos vejam com maus olhos (como, sei lá, cabelos pintados de azul). Os judeus não tinham tatuagens por uma razão muito simples: eles estavam aprendendo a separar certo e errado, estavam aprendendo a não ser idólatras em um mundo em que o monoteísmo só existia ali, com eles. Os idólatras usavam tatuagens? Então os judeus não usavam. Os idólatras usavam cavanhaque? Então os judeus não aparavam os cantos da barba. Os idólatras faziam isso ou aquilo? Então os judeus não.

    Não se tratava de atos maus em si, apenas de atos que traziam um significado diferente aos olhos de quem estava em torno ("tatuagem é coisa de idólatra; este tatuado é judeu, logo é possível ser idólatra e judeu ao mesmo tempo"). É exatamente a mesma coisa que faz com que nenhum de nós, por exemplo, se precisar jogar fora algumas velas, pratos de barro e restos de comida, não
    vai fazer uma obra de arte moderna na encruzilhada: todo mundo que passar
    vai ter certeza de que o que se está fazendo é macumba!

    No caso dos judeus, eles estavam aprendendo o que para nós parece óbvio (ou alguém aqui anda vestido de mãe-de-santo só porque acha chique o turbantão branco?), e por isso Deus precisou especificar uma montoeira de regrinhas,  que se fossem hoje incluiriam não usar turbante branco com colares coloridos. Tomar isso fora de contexto para substituir gostos e repulsas por um padrão do que é certo ou errado é um erro gravíssimo.

    Como explicar isso de forma mais completa para os que condenam tatuagens?

    Mande-os guardar a Bíblia no fundo do fundo do fundo mais fundo de uma gaveta trancada e não chegar perto de novo antes de ter lido, estudado e entendido o Catecismo inteiro mais todos os documentos citados nas notas de pé de página e a Suma Teológica inteira. Ah, e um bom tratado de Teologia Moral. Alguém capaz de condenar tatuagens em nome de Deus, mais ainda apelando a uma tremenda incompreensão da Sagrada Escritura, seus fins, sua história e seu uso, decididamente não é católico. Colocar uma Bíblia nas mãos de alguém assim é como dar uma coleção de giletes a uma criança pequena.

    http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/27098-tatuar-se-e-pecado-ou-depende


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    Tags: Pecado, Puritanismo, Tatuagem

    Artigo publicado em em sexta-feira, novembro 4th, 2011 em 8:51 e arquivado em Puritanismo, Tatuagem. Leia todos os comentários a este artigo assinando o RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou trackback a partir do seu próprio site.

    12 comentários para "* Tatuar-se é pecado ou.. "depende"?"

    Raphael disse:
    - 4 de novembro de 2011 às 10:32 -
    Compreendo que o artigo demonstra a opinião e interpretação dos autor, a cerda de fatos, e escritos…mesmo assim, julgo ainda ser bastante superficial, e mais uma vez, deixando a nós (formadores, catequistas, pais de família…) sem um argumento seguro para justificar e orientar aos que somos responsáveis, que não é, REALMENTE, interessante, marcar o seu corpo com qualquer tipo de figura que seja!

    Shalom!
    Raphael

    Josefa Rocha disse:
    - 4 de novembro de 2011 às 17:09 -
    Concordo com o Raphael. Sobre o assunto, prefiro acolher o que orienta o Pe.Alberto Gambarini no livro "Católico pode ou não pode? Por quê?" Ele alerta para a origem histórica das tatuagens e piercings e sobre as motivaões que, geralmente, levam as pessoas a fazerem uso dos mesmos.Vale a pena ler o livro! Para não ficar apenas com a passagem de Levítico citada pelo autor do artigo, transcrevo aqui 1Pd3,3-4, como o fez tb o Pe Alberto:"Não seja o vosso adorno o que aparece externamente:cabelos trançados, ornamentos de ouro, vestidos elegantes;mas tende aquele ornato interior e oculto ao coração, a pureza incorruptível de um espírito suave e pacífico, o que é precioso aos olhos de Deus". É importante termos caridade com quem fez tatuagens por não conhecer o que elas significam de verdade e levar essas pessoas a confiarem na misericórdia de Deus, mas não podemos ter uma visão superficial da questão…

    Carmadelio disse:
    - 5 de novembro de 2011 às 7:24 -
    CARÍSSIMO

    A proposta do artigo foi oferecer uma reflexão sobre o tema sem fechar questão. Tendemos sempre a buscar respostas prontas na área comportamental, mas exatamente porque essa área transita pela subjetividade de cada pessoa, NEM SEMPRE é possível de forma maniqueísta definir o ponto exato.

    Educar passa pelos princípios e pela pessoa, não se pode falar de educação verdadeira sem esses dois elementos.

    Paulo Henrique disse:
    - 5 de novembro de 2011 às 9:10 -
    Irmãos
    Graça e Paz!!!

    Realmente este assunto, entre outros, criam em nós muitas questões!!!!
    Porém, devemos sempre lembrar que, nós somos chamados por Deus a viver como filhos da LUZ. Sempre me perguntei porque muitos católicos e outros cristãos, após afirmarem terem o seu encontro com a verdade (Cristo), por terem ciência do amor amor de Deus, da liberdade que ele nos concede, passam a ter práticas um tanto duvidosas, ou seja,se tatuam, usam brincos (homens), usam roupas um tanto…., entre outras coisas que nem vale apena argumentar. Queridos sejamos prudentes e não tenhamos medo de ser "diferentes" em nossas práticas, vamos ter coragem de dizer, NÃO, àquilo que não provem do alto como nos recomenda Paulo em Colossenses 3.
    Carmadélio obrigado pelas suas postagens e contantes informções em seu blog.

    Paulo Sales

    José Neto disse:
    - 7 de novembro de 2011 às 8:52 -
    Tratar a tatuagem como uma questão relativa é algo que pode trazer profundas confusões na leitura sobre o tema. Acompanho o relativismo na abordagem desse tema, nesses e em outros artigos, de outras fontes: "Ou seja, Tatuagem é pecado?? Bem…depende da tatuagem e da motivação de quem a usa."

    O embasamento teológico é uma coisa, os valores e a tradição da nossa fé, da vivência coerente após uma experiência com Deus, são sempre complementos que nos levam a dizer que existe um mal em tatuar o corpo. Se somos criados a imagem e semelhança de Deus, inclusive o corpo de Jesus foi igual ao nosso, não existem brechas para relativizarmos marcas que a moda e a tendência cultural, nunca o Evangelho e o Testemunho de Cristo, trazem para a vida dos nossos jovens.

    É abominável acreditar que uma tatuagem, ou seja, uma marca eterna, esteja no centro da Vontade de Deus para a vida que qualquer pessoa, porque o nosso corpo ressuscitará, isto é fato, mas não será tão relativo termos marcas humanas, senão apenas marcas da nossa fé.

    Grande abraço.

    Shalom.

    Carmadelio disse:
    - 7 de novembro de 2011 às 13:26 -
    CARÍSSIMO JOSÉ NETO,

    " Nas coisas certas, a unidade.
    Nas incertas, a liberdade.
    E em tudo, a caridade" ( Santo Agostinho)

    Antonio disse:
    - 28 de fevereiro de 2012 às 13:37 -
    …"Colocar uma Bíblia nas mãos de alguém assim é como dar uma coleção de giletes a uma criança pequena." E acrescento: É entregar uma arma de destruição em massa nas próprias mãos de um terrorista. Os mesmos livros sagrados que explicam o sentido da vida humana e de sua pertença à uma realidade transcendente, são os que justificariam os "holocaustos" contra todas as formas de humanidade e de consciência.

    Carmadelio disse:
    - 28 de fevereiro de 2012 às 14:17 -
    CARÍSSIMO ANTONIO,

    Graças a Deus pela fé católica e de seu magistério que nos defende dessa visão fundamentalista citada por você.

    Não tem fundamentação histórica a afirmação de que a Bíblia "justificaria TODAS as formas de Holocausto" contra todas as formas de humanidade e de consciência".

    A Bíblia é uma coleção de Livros e interpretações erradas ou deformadas não condizem com o sentido geral das escrituras, principalmente no novo testamento.Seriam erros pessoais ou sazonais não compatíveis com a revelação de um Deus amor.

    Lucas disse:
    - 29 de fevereiro de 2012 às 11:44 -
    Sr Antonio
    Segundo essa ótica, se eu matar um indivíduo com uma chave de fendas ou martelo, posso atribuir a culpa à ferramenta, e não a quem dela faz o uso.

    Antonio disse:
    - 29 de fevereiro de 2012 às 13:25 -
    De fato objetivamente, partindo-se de uma justa exegese não existem espaços para o desafeto nas Escrituras. Sobretudo no que se refere ao Novo Testamento como você mesmo citou. O problema são as injustas mas obstinadas interpretações subjetivas, extremamente pessoais onde um bom numero de indivíduos (não católicos, na sua grande maioria) interpretam "ad literam" certos conceitos que isentos de seu contexto podem de fato justificar atrocidades. O Tanach é cheio de tais exemplos, onde as prescrições rituais referentes à prática do Judaismo daquela época são condenatórios a qualquer manifestação de povos "idólatras" vizinhos. Disto resulta esta extrapolação de proibições que, infelizmente hoje muitos que se dizem "cristãos" bradam histericamente em defesa de uma doutrina que nem mesmo cumprem à perfeição ou compreendem: proibem tatuagens, mas comem carne de porcos e de coelhos, condenam imoralidades mencionadas no Levítico mas não aceitam a circuncisão, prescrevem regras veterotestamentárias puramente judaicas mas não obedecem o preceito sabático. Essa de fato é a péssima herança que nem mesmo Lutero previu: o uso obstinado e blásfemo dos conceitos sagrados usados de forma contraditória e aleatória para justificar ignorâncias puritanas. O Magistério de fato nos previne desta barbárie.

    Antonio disse:
    - 29 de fevereiro de 2012 às 13:36 -
    E respondendo a uma questão mencionada mais acima quando citaste que "não tem fundamentação histórica a afirmação de que a Bíblia justificaria TODAS as formas de holocausto, etc…" Como disse, objetivamente podemos afirmar que não, mas em campo "Histórico" não podemos afirmar o mesmo. O Antigo Testamento com toda a sua beleza também possui seu lado extremamente racista e misógino como era próprio da época de sua compilação (séc. IX a.C mais ou menos, na mesma época em que foram escritos os textos de Homero). Históricamente vimos manifestações as mais cruéis obradas por pretensos servos de Deus que queimaram, e mataram indiscriminadamente em nome de seu Criador citando passagens escriturísticas. O próprio CRISTO foi morto pelo Sinédrio de seu tempo por alegações de que Ele havia corrompido o sentido imutável da Torá e de que a pena prescrita enquanto blasfemador seria a crucifixão. Interpretações e teologismos à parte…o que falamos refere-se ao sentido das usanças "históricas" em campo prático, porque estas também são ideológicas. Abraços

    Carmadelio disse:
    - 29 de fevereiro de 2012 às 13:52 -
    CARÍSSIMO ANTONIO,

    Como dito por você:".. Vimos manifestações as mais cruéis obradas por pretensos servos de Deus", tratam-se de interpretações pessoais decorrentes de visão histórica específica e localizada, não sendo, portanto, expressão da visão global e abrangente das escrituras.
    Nem mesmo no Antigo testamento onde se revesam autores, livros e épocas históricas distintas tem uma única percepção.

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