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    segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] APRESENTAÇÃO DO SENHOR Som !


    Feliz Natal from Augusto César Ribeiro Vieira on Vimeo.

     






















    • APRESENTAÇÃO DO SENHOR! 







    No dia de hoje - 30 de Dezembro – A, dentro do Tempo do Natal – a Liturgia da Palavra, que tem a sua festa própria no dia 2 de Fevereiro, convida-nos a uma reflexão sobre a Apesentação do Senhor.





    ****

    Esta festa já se celebrava em Jerusalém desde o século IV.

    Originariamente, comemorava-se a Purificação de Nossa Senhora, de harmonia com a Lei judaica :

    - "Quando se cumpriu o tempo da sua Purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor (Lev.12,4-6), conforme está escrito na lei de Deus : "Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor", e para oferecerem em sacrifício, como se diz na lei do Senhor, um par de rolas ou duas pombinhas". (Lc. 2,22).

    A partir do século V esta festa começou a ser celebrada em Roma no dia 2 de Fevereiro e manteve-se até aos dias de hoje.

    Era celebrada num rito de penitência, com paramentos roxos, por se tratar de uma Purificação de harmonia com a lei segundo a qual a mulher, depois do parto ficava impura :

    - "Quando uma mulher der à luz uma criança do sexo masculino, ficará impura durante sete dias, isolada, como no período do seu sofrimento". (Lev. 12,1).

    Também se chama a esta festa "Nossa Senhora das Candeias", porque era costume acenderem-se velas e fazer-se uma procissão neste dia, como comemoração da profecia de Simeão, a respeito de Cristo :

    - "Luz para iluminar as nações e glória de Israel, Teu povo". (Lc.2,32).

    Como se chegou à conclusão de que esta era uma festa de Cristo na Sua Apresentação no Templo e não uma purificação de que Nossa Senhora não necessitava, passou a chamar-se a Festa da Apresentação do Senhor.

    Diz o Catecismo da Igreja Católica :

    529. - A Apresentação de Jesus no Templo mostra-O como o Primogénito que pertence ao Senhor. Com Simeão e Ana, é toda a expectativa de Israel que vem ao encontro do seu Salvador (a tradição bizantina designa com o nome de encontro este acontecimento). Jesus é reconhecido como o Messias tão longamente esperado, "luz das nações" e "glória de Israel", mas também como "sinal de contradição".

    Cristo, tal como foi profetizado no Antigo Testamento deveria ser inteiramente diferente de um rei.

    * Seria um Messias sofredor, muito diferente do Messias apresentado no Livro do Eclesiástico, deveria nascer de uma Virgem e o seu nome seria Emmanuel, isto é Deus connosco :

    - "Eis que uma virgem concebeu e dará à luz um filho, e o chama Emanuel".(Os.7,14).

    * Seria o sucessor ideal de David, um Príncipe de Paz :

    - "O Seu império será grande e a Sua paz não terá fim sobre o trono de David e sobre o seu reino. Ele estabelecê-lo-á e mantê-lo-á pelo direito da justiça, desde agora e para sempre". (Is.9,7).

    * Deveria nascer em Belém :

    - "Mas tu, Belém de Efrata, tão pequena para seres contada entre as famílias de Judá. É de ti que Me há-de sair Aquele que governará em Israel". (Miq.5,1).

    * Seria um sacerdote eterno :

    - "Tu és sacerdote para sempre segundo a Ordem de Melquisedec".(Sal. 110,4).

    O Novo Testamento proclama o cumprimento das Profecias do Antigo Testamento pelo próprio Cristo aos Apóstolos no caminho de Emaús:

    - "Ó homens sem inteligência e lentos de espírito em crer em tudo quanto os profetas anunciaram..".. (Lc. 24,25).

    Uma espada de dor, pre­anunciada a Maria, anuncia essa outra oblação, perfeita e única, da cruz, que trará a salvação que Deus "preparou diante de todos os povos".

    Todavia continua o costume de se benzerem as velas e de se fazerem procissões neste dia que ainda se chama da Senhora das Candeias. 









    O velho Simeão. A profetisa Ana. 






































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    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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