Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 31 de dezembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] NO PRINCÍPIO ERA O VERBO Som !


    Feliz Natal from Augusto César Ribeiro Vieira on Vimeo.

     











    • NO PRINCÍPIO ERA O VERBO! 




    A Liturgia da Palavra deste último dia do ano – Dezembro – A, apresenta-nos o Evangelho de S. João, que começa o seu Evangelho com um Prólogo por estas palavras :
    - "No princípio já existia o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus". (Jo. 1/1).
    Este Prólogo é um hino litúrgico.
    Ao mesmo tempo que serve de introdução, resume os temas principais deste Evangelho : Deus fez-Se homem, para elevar os homens até Deus; o combate entre a luz e as trevas; tema que é apresentado num "crescendo" progressivo através de todo este Evangelho.
    Só se poderá entender este Prólogo depois de se ler todo o Evangelho.
    No momento da Criação (no princípio) o Verbo (termo latino que significa Palavra) já existia.
    Com efeito, Ele é Deus por Quem tudo começou a existir.
    S. João concebe e explica as relações existentes entre Deus-Pai e Deus-Filho como se Este fosse a Palavra personificada de Deus.
    Tal maneira de exprimir este grande mistério, juntamente com a imagem da Sabedoria, tem profundas raízes bíblicas, como por exemplo :
    - "No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra era informe e vazia. As trevas cobriam o abismo, e o Espírito de Deus movia-Se sobre a superfície das águas". (Gn. 1/1-2).
    O Verbo é a revelação do monoteísmo, do único Deus criador.
    Os vizinhos do povo bíblico pensavam que os astros, as forças da natureza, os animais, etc. eram deuses ou, pelo menos, obras deles.
    O texto sagrado que nos apresenta o Verbo de Deus, diz-nos que tudo é obra de um só Deus criador.
    Por isso também o Catecismo da Igreja Católica diz :
    • 291. - "No princípio era o Verbo... e o Verbo era Deus... Tudo se fez por meio d'Ele e, sem Ele, nada se fez"(Jo. 1/1-3). O Novo Testamento revela que Deus tudo criou por meio do Verbo eterno, seu Filho muito-amado. Foi n'Ele "que foram criados todos os seres que há nos Céus e na Terra (...) Tudo foi criado por seu intermédio e para Ele. Ele é anterior a todas as coisas, e todas se mantêm por Ele"(Col.l/16-17)... 
    O Verbo, a Palavra de Deus, Cristo feito homem encarnou para quê ?
    Responde o Catecismo da Igreja Católica :
    • 457. - O Verbo fez-Se carne para nos salvar, reconciliando-nos com Deus : "Foi Deus que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados"(l Jo.4/10). "O Pai enviou o Filho como salvador do mundo"(l Jo.4/14). "E Ele veio para tirar os pecados"(l Jo.3/5). 
    • 458. - O Verbo fez-Se carne, para que assim conhecêssemos o amor de Deus : "Assim se manifestou o amor de Deus para connosco : Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que vivamos por Ele"(l Jo.4/9). "Porque Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n'Ele não pereça, mas tenha a vida eterna"(Jo.3/16). 
    • 459. - O Verbo fez-Se carne, para ser o nosso modelo de santidade...Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim [...]" (Mt.ll/29). "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim"(Jo.l4/6)... 
    • 460. - O Verbo fez-Se carne, para nos tornar "participantes da natureza divina"(2 Pe. 1/4) : "Pois foi por essa razão que o Verbo Se fez homem, e o Filho de Deus Se fez Filho do Homem : foi para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo assim a filiação divina, se tornasse Filho de Deus" (S. Ireneu)... 





    John

    Nascimento









    __._,_.___







    Atividade nos últimos dias: 




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo