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    sábado, 28 de abril de 2012

    Fwd: [Catolicos a Caminho] Resumo 4693



    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
    Data: 28 de abril de 2012 04:47
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4693
    Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br


    Mensagens neste resumo (4 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    Órfãos e viúvas

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Sex, 27 de Abr de 2012 6:52 am





    A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta:
    visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo
    guardar-se incontaminado do mundo.

    Tiago 1,27

    Visite o site das CNSE-DF: http://www.cnsedf.com.br
    2.1.

    É ASSUNTO SÉRIO

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Sex, 27 de Abr de 2012 9:34 am





    â†" Tá vendo esse infeliz aí embaixo! â†"

    â†"

    Então, esse INFELIZ aí é dono dessa comunidade â†"

    Repasse este e-mail e denuncie na sua página. São necessárias mais de 1500 denúncias ao site para essa comunidade ser excluída!!
    Então REPASSE e DENUNCIE.
    Lembrando que se não fosse por Jesus, a gente não estaria aqui.




    2.2.

    RES: [Bulk] [Catolicos a Caminho]  É ASSUNTO SÉRIO

    Enviado por: "Pedro Afonso Gomes" pedroafonsogomes@yahoo.com.br   pedroafonsogomes

    Sáb, 28 de Abr de 2012 4:34 am



    Que comunidade? Que site?

    De: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br [mailto:catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br] Em nome de Família Arruda
    Enviada em: sexta-feira, 27 de abril de 2012 09:35
    Para: Undisclosed-Recipient:;
    Assunto: [Bulk] [Catolicos a Caminho] É ASSUNTO SÉRIO

    â†" Tá vendo esse infeliz aí embaixo! â†"

    â†"

    <http://lh4.ggpht.com/-AM-PUV7hK4A/TpMYfXZnP7I/AAAAAAAAAJc/DXEbzH8aPh4/s400/ESSE%252520CARA.jpg>

    Então, esse INFELIZ aí é dono dessa comunidade â†"

    Repasse este e-mail e denuncie na sua página. São necessárias mais de 1500 denúncias ao site para essa comunidade ser excluída!!

    Então REPASSE e DENUNCIE.

    Lembrando que se não fosse por Jesus, a gente não estaria aqui.



    <https://lh3.googleusercontent.com/-_TgMkbltAsY/T4CEJzF7fUI/AAAAAAAAAaY/oRz6F9wAvLo/s400/PARAISO.gif>





    3.

      HISTÓRIA DA IGREJA (045) ORDEM DOS TEMPLÁRIOS - Som !

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Sáb, 28 de Abr de 2012 4:17 am





    HISTÓRIA DA IGREJA

    (045) ORDEM DOS TEMPLARIOS !

    *****************

    Nos fins do século XI implantou-se na Europa a era das Cruzadas, pela mão do papa Urbano II (1088-1099).

    Foram expedições armadas que se organizaram a partir da Europa cristã, para, pelas armas, conquistarem Jerusalém e recuperarem o Santo Sepulcro, então em poder dos Muçulmanos, sem que o tivessem conseguido depois de 8 Cruzadas.

    Das três grandes Ordens Militares criadas na Terra Santa, foi esta a única fundada, não com o intuito de auxiliar peregrinos e doentes, mas sim para combater imediatamente os infiéis.

    Os seus documentos oficiais designam-se por Fratres militiæ Templi ou Pauperes commilitones Christi Templique Salomonis.

    Foi fundada em 1118 ou 1119 por Hugh de Payens e outros seus companheiros, diz-se que em número de oito ou nove.

    Nove anos depois foi confirmada pelo papa, a pedido de S. Bernardo de Claraval, que lhe deu o estatuto e escreveu um livro em louvor dos Templários.

    Pouco depois do seu início foi-lhes dado pelo rei Balduíno II, para sua sede, um edifício próximo do Templo de Salomão, de onde tiraram o nome.

    A regra ditada por S. Bernardo, extremamente severa e promulgada no Concílio de Troyes, parece ter decaído, não muito depois, da primitiva austeridade que a aproximava da regra da Ordem de S. João (Hospitalários), sem que, todavia, essa regra tivesse afastado pretendentes à ordem, que, em grande número, a preferiram à do Hospital, talvez exactamente por não terem obrigação de prestar a doentes serviços muitas vezes desagradáveis.

    Segundo diz o santo abade de Claraval :

    "Vivem numa sociedade frugal, sem mulheres, sem filhos e sem ter nada próprio, nem mesmo a sua vontade.

    Nunca estão ociosos, nem espalhados fora das suas casas; quando não estão em campanha contra os infiéis, reparam as armas e os arreios dos cavalos, ou estão ocupados em exercícios piedosos ordenados pelos seus chefes.

    Uma palavra insolente, um riso imoderado, ou o mais ligeiro murmúrio, são severamente punidos.

    Detestam os jogos, não se permitem caçar, fogem dos espectáculos, dos discursos, ou das canções livres, banham-se raras vezes, andam negligentemente vestidos, com a cara queimada pelo sol...

    Para o combate armam-se por dentro de fé e por fora de ferro, sem qualquer espécie de ornato e tendo as armas como único enfeite.

    Toda a sua confiança está no Deus dos exércitos e, combatendo pela sua causa, procuram uma vitória certa ou uma morte santa e honrosa."

    Enquanto viveram na Palestina, houve sempre uma emulação entre os Templários e os Hospitalários, que não poucas vezes se traduziu por lutas armadas.

    Com a queda de S. João de Acre, em 1291, ambas as ordens se transferiram para Chipre, que Ricardo Coração de Leão tinha dado ao rei de Jerusalém.

    Aí continuaram as suas desavenças com os Hospitalários, que, provavelmente, lhes cobiçavam as riquezas.

    Esta rivalidade não deve ter sido alheia à extinção da ordem.

    Mas, enquanto os Cavaleiros do Hospital se mantinham no Mediterrâneo Oriental (Chipre, Rodes), os Templários concentravam-se no Ocidente da Europa.

    Na Península Hispânica mantiveram a sua acção, mas em França, na Inglaterra e no Império, onde não a podiam empregar, dedicaram-se sobretudo a uma actividade financeira que os tornou odiosos à maior parte das populações.

    Parece que torneavam as disposições da Igreja que proviam os cristãos de exercer usura, arrendando os seus bens por preços superiores aos que figuravam nos contratos.

    O seu grande poderio financeiro pô-los em oposição com os soberanos, que defendiam os interesses dos seus vassalos; por vezes demonstravam orgulho extraordinário nas relações com o poder real.

    Eram, por assim dizer, um Estado dentro do Estado e, muitas vezes, grave elemento de perturbação contra ele.

    Na Península, pelo contrário, tiveram actuação benemérita, reconhecida pelos reis e por estes recompensada com benefícios importantes.

    Em Portugal a Ordem dos Templários existia desde 1128, data em que a condessa D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, doou aos Cavaleiros do Templo toda a região entre Coimbra e Leiria, que então era uma terra-de-ninguém, erma e insegura, entre os domínios mouro e cristão.

    Prestaram bons serviços, e D. Teresa doou-lhes também o castelo de Alfreade, perto do Fundão, e mais tarde outros lhe foram doados ou por eles construídos.

    Depois disso, em sucessivas doações régias, viram-se senhores de grandes parcelas do território na Beira-Baixa e no Alto Alentejo.

    No início do século XIV a Ordem do Templo, sem perder o carácter de instituto religioso e militar, passou a ser também um potentado financeiro, que emprestava dinheiros, financiava negócios e, naturalmente, atraía cobiças.

    Os seus bens eram, por disposição da Igreja, isentos de muitos impostos, como os censos eclesiásticos gerais, e da jurisdição episcopal, mas, além disso, todos os reis peninsulares lhes concederam privilégios especiais e lhes fizeram importantes doações de territórios, que muitas vezes eram situados na fronteira, por preferirem sempre combater na vanguarda dos cristãos, mas também receberam benefícios importantes em pontos onde não tinham de combater, como os que lhes foram proporcionados pelos arcebispos de Braga.

    A sua acção na repopulação de Portugal foi importante nas regiões de que eram donatários, além da intervenção frequentemente heróica que tiveram nas lutas da Reconquista.

    Entre nós eram conhecidos por Tempreiros.

    O seu chefe usou vários nomes : mestre, procurador, etc.

    Por vezes havia um só mestre nos três reinos : Portugal, Castela e Leão.

    Governaram a Ordem dos Templários 23 Mestres Gerais.

    Em Portugal foi seu Mestre D. Gualdim Pais, nobre cavaleiro de D. Afonso Henriques, que teria nascido em Amares em 1118 e veio a falecer em 13-10-1195, jazendo os seus restos mortais em Tomar, na Igreja de Santa Maria dos Olivais.

    Era filho do nobre cavaleiro Paio Ramires, que ajudou a fundar e dilatar o reino de Portugal.

    Foi armado cavaleiro a seguir à batalha de Ourique em 25-7-1139, pelo nosso primeiro rei, e tomou a cruz vermelha de cruzado e partiu para a Palestina, onde teria sido notável.

    Logo que regressou com respeitáveis relíquias foi feito comendador ou mestre da casa que a Ordem tinha em Braga, numa rua que hoje tem o seu nome.

    D. Afonso Henriques fê-lo também comendador de Sintra no ano de 1152.

    O seu poder de organizador, fez do Templo português uma força militar com elevada capacidade de defesa, de povoamento e de conquista.

    Quando, nos fins do século XIII, se desencadeou a campanha contra a Ordem do Templo, que foi principalmente violenta da parte do rei da França, Filipe-o-Belo, foram eles acusados de numerosos crimes : lesa-majestade, usura, heresia, costumes depravados, etc.

    É provável que nem todas as acusações fossem justas, embora não o seja menos que a sua longa estância no Próximo Oriente tivesse tido alguma influência na pureza da sua fé, porque era nessa região que se haviam originado e resistiam ainda a maior parte das heresias.

    Parece que tiveram relações com o Velho da Montanha e não foram poucos os cavaleiros ocidentais que se haviam cruzado e tiveram relações com os Muçulmanos, chegando a aliar-se com eles.

    Outra das acusações que foi feita aos Templários, a de terem uma regra secreta, parece infundada, segundo os mais modernos autores, mas, no século passado, concorreu para a difundir a pretensão da Maçonaria de derivar da Ordem do Templo, pretensão que não tem qualquer fundamento sério.

    Seja como for, parece demonstrado que o papa acreditou na autenticidade dessas acusações e, por isso, nomeou comissões de inquérito, cujas conclusões não foram definitivas, mas que o levaram a extinguir a ordem no Concílio de Viena do Delfinado (1311).

    O rei de Inglaterra, Ricardo II, dirigiu uma carta a vários soberanos europeus, e entre eles D. Dinis, em que classificava as pretensas culpas dos Templários de "perversas calúnias nascidas da cobiça".

    Os reis da Península Hispânica, avisados para o dito Concílio de Viena (e alguns deles se fizeram representar) e havendo reconhecido que nem eles nem os seus povos tinham motivos de queixa dos Templários, procuraram evitar que os cavaleiros fossem perseguidos e, ao mesmo tempo, como o papa pretendia dispor dos bens da ordem, por esta lhe estar directamente subordinada, tentaram obstar à sua alienação, alegando que eles lhes tinham sido concedidos com o intuito de favorecer a sua acção e que, desaparecendo a ordem, desaparecia o motivo da doação feita, devendo os bens regressar à coroa.

    Os reis de Portugal, Castela e Leão e Aragão trataram entre si nesse sentido e conseguiram os seus fins, fazendo regressar parte dos bens à coroa, dotando com outras ordens criadas especialmente, com a Ordem de Cristo em Portugal e a Ordem de Montesa em Aragão.

    Os bens dos Templários em França foram para a coroa; na Alemanha e na Itália, para a Ordem do Hospital.

    Em Portugal, a Ordem de Cavalaria de Jesus Cristo foi criada pelo papa João XXII em 14 de Março de 1319 pela bula Ad ea exquibus, que se reservou a nomeação de um certo número de cavaleiros.

    A bula começa por sumariar a argumentação na qual o rei de Portugal baseava a sua pretensão.

    Afirma em primeiro lugar, que a solução adoptada em outros países, de entregar os bens dos Templários à Ordem dos Hospitalários (ou cavaleiros de S. João de Jerusalém), tinha em Portugal inconvenientes enormes.

    Não se diz quais fossem, mas não é difícil imaginá-los : colocava sob um único poder, cuja sede ficava fora de Portugal, cerca de metade do País ao sul do rio Mondego.

    Descrevia depois com vivacidade os ataques "que os moiros porfiosos inimigos da fé de Cristo, fizeram por muitas vezes, e fazem, e não quedam de fazer em aqueles lugares a que eles são chegados e vizinhos, em que moram os fiéis de Cristo."

    Era uma clara alusão aos moiros do Norte de África, à ameaça que eles representavam para a cristandade, e talvez também aos perigos da pirataria mourisca, que prejudicavam constantemente as relações marítimas, muito intensas, entre as cidades italianas, intermediárias do comércio oriental, e os portos do Norte da Europa.

    Ora, entre os "remédios que podia haver para remediar a maldade dos inimigos da fé", um dos melhores seria a criação de uma nova Ordem de Cavalaria com sede em "Castro Marim, do bispado de Silves, que no reino do Algarve, castelo muito forte a que a disposição do lugar dá ser defeso, que é na fronteira dos ditos inimigos e parte com eles".

    Deste modo, em relação aos bens dos Templários, o rei não só não pedia nada, como pelo contrário estava disposto a oferecer ainda uma excelente fortaleza no reino do Algarve, na fronteira com os sarracenos.

    A nova Ordem era uma versão actual e útil das velhas ordens da Terra Santa, nascidas com as Cruzadas, mas tornadas inúteis porque a Palestina estava de novo em poder dos Turcos.

    Agora (pelo menos para os mercadores italianos) o inimigo contra o qual era preciso lutar era de Tunes e Argel, não o da Ásia Menor.

    As indicações sobre o valor militar de Castro Marim e até sobre a sua situação fronteiriça tinham muito de fantasioso.

    Mas o papa concordou, e assim nasceu, segundo as palavras da bula, a "nova ordem da cavalaria de Jesus Cristo, no dito castelo de Castro Marim, a qual casa temos por bem que seja cabeça dessa ordem".

    Um indício de que a oferta de Castro Marim constituía hábil artifício diplomático que permitia caracterizar a Ordem de Cristo como uma milícia de fronteira, sempre em guerra com os Mouros, está no facto de que aquela vila algarvia não ter nunca chegado a ser sede da Ordem.

    Os freires queixaram-se de que a vila não tinha quaisquer condições; o primeiro conselho da Ordem reuniu em Lisboa, e o mestre escolheu para residência a vila de Castelo Branco, no centro de uma província fértil, mas pouco povoada..

    Passados alguns anos, a sede estava em Tomar, onde os Templários tinham construído um castelo, uma Igreja e convento que servia de núcleo a uma povoação rapidamente desenvolvida.

    Não há indicações de que, nos seus primeiros anos, a Ordem de Cristo tomasse parte na guerra contra os sarracenos.

    John

    Nascimento

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    1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.    
    2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:    
    3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!    
    4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!    
    5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!    
    6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!    
    7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!    
    8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!    
    9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!    
    10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!    
    11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.    
    12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.














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    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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