Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 26 de abril de 2012

    Os santos extremos e o perfeito equilíbrio

    Página Inicial > Notícias > Os santos extremos e o perfeito equilíbrio
    • Os santos extremos e o perfeito equilíbrio

    Gregorio Vivanco Lopes
    Causa-me especial alegria ver como Nossa Senhora tem sido cultuada ao longo dos séculos e por toda a extensão da Terra, com os mais variados títulos e sob as invocações mais inesperadas. Por exemplo: Nossa Senhora de Dong-Lu, Imperatriz da China; ou Nossa Senhora da Defesa (foto ao lado), em Sassari (Itália), que de espada na mão defendeu os católicos contra a invasão dos godos pagãos. A multiplicação das invocações é sintoma inequívoco dos incontáveis benefícios e graças que Ela distribui pelo mundo todo, de modo particular aos que a Ela recorrem com confiança.
    De Maria nunquam satis (De Maria, não há o que baste), disse o grande São Bernardo. E assim o povo fiel vai multiplicando as invocações, para recorrer àquela que é sempre a mesma –– a Mãe de Deus.
    Tais invocações podem ter as mais diferentes origens, como por exemplo uma aparição da Virgem Santíssima (Lourdes, Fátima, La Salette); uma graça marcante recebida por alguém (Madonna del Miracolo, que converteu o judeu Ratisbonne); a vitória dos católicos contra inimigos que os assediavam (Nossa Senhora dos Guararapes, ou de Lepanto). Podem igualmente provir de uma grande carência que a Virgem Santíssima atende, como é o caso de Nossa Senhora da Cabeça, que em 1227, no Monte da Cabeça, na Serra Morena (Andaluzia, Espanha), restituiu ao pobre pastor João Rivas o braço que lhe faltava.
    Tais “nomes” de Nossa Senhora, se assim os podemos qualificar, tão diferentes pela sua origem, pelos lugares onde nasceram, pelos atributos da Virgem Santíssima que ressaltam, formam entretanto um conjunto de invocações perfeitamente equilibrado, pois nos mostram Nossa Senhora como “clemente, piedosa e doce” (Salve Rainha), e ao mesmo tempo “terrível como um exército em ordem de batalha” (Cântico dos Cânticos, 6,3). Nesse sentido, poder-se-ia chamá-la Nossa Senhora do perfeito equilíbrio.
    Insisto na palavra “equilíbrio”, não obstante seu uso estar muito deturpado em nossos dias. Segundo certa mentalidade corrente, ser equilibrado significaria ser abúlico, não ter opinião definida a respeito de nada, nunca defender o bem contra o mal, nem a verdade contra o erro. Mereceria o epíteto de “equilibrado” apenas quem fosse um perpétuo conciliador ecumênico, desses que qualificam de extremismo toda atitude categórica, e para os quais dedicar-se a uma causa é ser radical, afirmar uma verdade é ser intolerante. Em outros termos, só os relativistas e os songamongas seriam equilibrados.
    Na realidade, a pessoa verdadeiramente equilibrada é aquela capaz de identificar-se com toda forma de bem, de modo a comprazer-se com a mimosa flor do campo e admirar o rugido avassalador do leão; acariciar uma criancinha recém-batizada e lutar como um cruzado no campo de batalha contra os inimigos da civilização cristã; perdoar de todo o coração as ofensas recebidas e dizer com o Santo Rei Davi: “Pois não hei de odiar, Senhor, aos que vos odeiam? Aos que se levantam contra Vós, não hei de abominá-los? Eu os odeio com ódio perfeito” (Sl 138, 21-22). E tudo isso sem perder a paz interior e o domínio dos próprios sentimentos.
    Portanto, ir aos extremos não é um mal, desde que sejam extremos do bem, isto é, estejam de acordo com os Mandamentos da Lei de Deus. Assim, para nossa época de relativismos, ao indicar para Nossa Senhora o título de “perfeito equilíbrio”, talvez conviesse acrescentar: “e dos santos extremos”. Sim, “Nossa Senhora do perfeito equilíbrio e dos santos extremos” seria uma invocação bem adequada.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Receba os proximos artigos no seu email.
    Clique aqui para cadastrar-se
    Tags:
    1. Ida Aparecida Martins
      26, abril, 2012 em 18:15 | #1
      Sergio , voce esta´precisando muito de orações pelas heresias que está falando sobre a nossa manzinha mãe de Jesus.Como voce deve amar a sua mãe, Jesus ama a mãe dele e deve ficar muito triste com os filhos que falam mal da mãe dele.Tenho pena de quem agem assim.Que Deus em sua infinita bondade tenha compaixão e misericordia de voce . Deus te abençoe e ilumine sua mente e abra os seus olhos para encontrar o caminho de Deus.
    2. Sergio Peffi
      26, abril, 2012 em 11:42 | #2
      Sobre a noticia do culto à Maria no mundo todo, é de se lamentar a idolatria que a Igreja Católica criou ao longo dos séculos, transportando para o catolicismo a idolatria das religiões pagãs, inclusive dando poderes a Maria, mãe terrena de Jesus, poderes que ela nunca possuiu. Tenho plena convicção, pelas Escrituras Sagradas (que a igreja católica tentou destruir porque é a pura verdade), que se a própria Maria pudesse voltar a terra ela choraria e se lamentaria por demais o que a I.Católica, a Babilonia do Apocalipse, vem usurpando e abusando de seu nome, atribuindo a ela poderes que na verdade ela nunca teve. Maria meus caros, foi sim uma agraciada, porque ela era uma serva Judia fiel a Deus, e julgada digna para receber em seu ventre o Cristo-Homem que foi gerado pelo Espirito Santo e somente isso. Ela mesma disse no primeiro milagre feito por Jesus (Bodas de Caná) que todos fizessem o que Jesus mandasse. E ela própria reconheceu a Jesus como seu Senhor no seu Canto de Maria nas escrituras.
      É Jesus que deve ser adorado e obedecido e não Maria sua mãe. Perguntoi a vocês e a quem possa ler este comentário: “Por acaso quando você vai ao médico você se conculta com o médico ou com a mão do médico?” Aqui temos a mesma situação. Nós vamos direto a Jesus sem passar por Maria. Que Deus tenha misericordia dos católicos e que reconheçam que TODO O PODER FOI DADO A JESUS CRISTO NOS CEUS E NA TERRA, E NÃO A MARIA.
    3. Lucas Janusckiewicz Coletta
      25, abril, 2012 em 13:36 | #3
      Está aí um “católico” apoiado pela grande midia que afirma que os que são contra o aborto e o casamento homossexual são fundamentalistas:
      -
      http://www.youtube.com/watch?v=B5bzsTU5ulo
      -
      então segundo o católico deputado Gabriel Chalita os que são contra o aborto são perigosos.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo