Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 26 de abril de 2012

    No arquivo do terror

    L'OSSERVATORE ROMANO

    Cultura

    Cidade do Vaticano, 26 de Abril de 2012.
    Imagens dos condenados à morte durante os anos da perseguição estalinista

    • No arquivo do terror

    • Fotografados pouco antes de serem justiçados

    No dia 26 de Abril saiu nas livrarias italianas o volume La vita in uno sguardo. Le vittime del Grande Terrore staliniano (Turim, Lindau, 2012, 240 páginas, por Marta dell'Asta e Lucetta Scaraffia), que publica as fotos dos condenados à morte nos anos da ditadura estalinista tiradas pouco antes da fuzilação. São os rostos de simples cidadãos – professores, donas de casa, operários, sacerdotes – presos com a acusação dos delitos mais incríveis (espionagem, terrorismo, tramas contrarrevolucionárias) e justiçados em poucos dias, sem processo. As fotografias reunidas testemunham uma troca de olhares entre dois seres que o totalitarismo quer despersonalizar. Mas se este processo de despersonalização obtém bom êxito com os colaboradores da polícia política, contudo não o obtém com as vítimas. Com efeito, cada uma das pessoas fotografadas manteve a própria dignidade e neste último olhar narrou-nos a sua história.
    Muitas das vítimas foram enterradas em fossas comuns em Butovo, na periferia meridional moscovita, sem deixar vestígios. Só depois da queda do regime, pesquisas obstinadas permitiram encontrar fascículos, fotos e nomes. Hoje sabemos que entre Agosto de 1937 e Outubro de 1938 em Butovo foram fuzilados e enterrados 20.765 inocentes. O volume – do qual publicamos breves excertos dos ensaios de  Lucetta Scaraffia, Marta dell'Asta e Oddone Camerana – permite-nos vê-los, ouvi-los e conhecê-los.
     
    27 de Abril de 2012
    [palavras-chave: História]
    Área utentesregistrados
     .

    Deutsch
    English
    Español
    Français
    Italiano
    Polski
    Português
     .
    Read the daily free

    For the weekly editions please consult subscription requirements.
    .
    .
    .
    .
    .
    Hoje em primeiro plano
    Special issue
    for the Beatification

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo