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    sexta-feira, 15 de junho de 2012

    Ex-anglicanos: Ordinariato australiano criado!





    Por Rafael Vitola Brodbeck
    A Congregação para a Doutrina da Fé, em razão da Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, erigiu o Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora do Cruzeiro do Sul no território da Conferência Episcopal Australiana.

    Ao mesmo tempo, o Santo Padre Bento XVI nomeou primeiro Ordinário de Nossa Senhora do Cruzeiro do Sul o Rev. Harry Entwistle.






    Rev. Harry Entwistle

    O Rev. Harry Entwistle nasceu em 31 de maio de 1940 em Chorley, na Inglaterra, e foi batizado como anglicano. Depois dos estudos em “St. Chad’s College” na Universidade de Durham, foi ordenado padre anglicano em 20 de setembro de 1964 para a Diocese de Blackburn. Depois de haver exercitado o ministério em Fleetwood, Hardwick, Weedon, Aston Abbots e Cubligton, foi capelão nas prisões de 1974 a 1981 e de 1981 a 1988 “Senior Chaplain” na prisão de Wansworth.

    Emigrado na Austrália em 1988, foi “Senior Chaplain” para o "Department of Corrective Services" na Diocese de Perth.

    De 1992 a 1999 foi Arquidiácono e Pároco de Northam, de 1999 a 2006 Pároco em Mt. Lawley. Em 2006 ingressou na “Traditional Anglican Communion” e foi nomeado bispo para a região ocidental e Pároco de Maylands em Perth.

    Depois de ter sido recebido na plena comunhão com a Igreja Católica e ter sido ordenado diácono, recebe a ordenação sacerdotal na Catedral de Perth hoje, 15 de junho de 2012.

    Fonte: Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

    Tradução: OBLATVS
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    OBJETIVOS

    1. Favorecer o aumento da piedade eucarística, para que os fiéis creiam na Missa como renovação e atualização do sacrifício da Cruz, pela qual se tornam presentes, de modo real e substancial, o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda que sob a aparência de pão e de vinho; fomentar a frutuosa, “plena, consciente e ativa participação” (Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, 14) de todos os batizados na Santa Missa, na Exposição do Santíssimo, na celebração dos sacramentos, no Ofício Divino, e nas demais cerimônias litúrgicas.

    2. Promover a correta celebração da Santa Missa e dos demais ritos, por:
    a) uma estrita observância das rubricas dispostas nos livros litúrgicos;
    b) por um mais generoso aproveitamento dos recursos previstos para a solenização do culto;
    c) pela consciência, por parte dos clérigos e dos fiéis, do rico significado de cada cerimônia, fortalecendo o devido, profundo e sacro respeito para com toda a nossa tradição litúrgica.

    3. Popularizar, conforme pedido insistentemente pelos Papas, as cerimônias em língua latina, no rito romano moderno (forma ordinária, Missal de Paulo VI, pós-conciliar): que todas as igrejas e oratórios tenham a Missa em latim, ao menos semanalmente.

    4. Colaborar com a implementação da “reforma da reforma”, mediante:
    a) o uso freqüente do rito romano tradicional (forma extraordinária, Missal de São Pio V, pré-conciliar, “tridentina”), na esteira do Motu Proprio Summorum Pontificum;
    b) o debate sadio e respeitoso acerca de como facilitar o desenvolvimento harmônico e orgânico da liturgia;
    c) a pesquisa histórica e teológica sobre os diversos aspectos do rito romano em suas duas formas.

    5. Incentivar a ampla utilização do canto polifônico e, principalmente, do canto gregoriano, “canto próprio da liturgia romana”, o qual “ocupa o primeiro lugar entre seus similares.” (Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, 116)
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    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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