Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 14 de junho de 2012

    Vaticano: Proposta de prelatura pessoal para integrar lefebvrianos



    Vaticano: Proposta de prelatura pessoal para integrar lefebvrianos

    Líder da Fraternidade São Pio X esteve reunido com responsáveis da Santa Sé

    D.R. | Bernard Fellay e Bento XVI
    Cidade do Vaticano, 14 jun 2012 (Ecclesia) – A Santa Sé revelou hoje que a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) propôs à Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX), fundada por D. Marcel Lefèbvre (1905-1991), a criação de uma prelatura pessoal.
    Esta estrutura, que já existe no caso do Opus Dei, permitiria o “reconhecimento canónico” da FSSPX, sendo considerada pelo Vaticano como o “instrumento mais adaptado” para este propósito.
    O superior da fraternidade, D. Bernard Fellay, recebeu esta quarta-feira um “projeto de documento” sobre a prelatura, após um encontro com o prefeito da CDF, cardeal William Levada, e outros responsáveis do Vaticano encarregados do acompanhamento da FSSPX.
    O objetivo do encontro foi “apresentar a avaliação da Santa Sé” a respeito do texto enviado pela Fraternidade Sacerdotal São Pio X durante o mês de abril, em resposta ao preâmbulo doutrinal submetido a 14 de setembro de 2011 pela CDF, refere a nota oficial.
    O bispo Bernard Fellay “expôs, por seu lado, a situação atual” da fraternidade e “prometeu dar a conhecer a sua resposta num prazo razoável”.
    O preâmbulo apresentado pelo Vaticano apresenta “certos princípios doutrinais e critérios de interpretação da doutrina católica necessários para garantir a fidelidade ao magistério da Igreja”.
    Entre as questões que separam as duas partes destacam-se a aceitação do Concílio Vaticano II (1962-1965) e do magistério pós-conciliar dos Papas em matérias como as celebrações litúrgicas, o ecumenismo ou a liberdade religiosa.
    Em março de 2009, Bento XVI enviou uma carta aos bispos de todo o mundo, para explicar para explicar a remissão das excomunhões de quatro bispos da Fraternidade São Pio X que tinham sido ordenados pelo arcebispo Lefèbvre, sem mandato pontifício, no ano de 1988.
    Na altura, o Papa escreveu que "enquanto a Fraternidade não tiver uma posição canónica na Igreja, também os seus ministros não exercem ministérios legítimos na Igreja (...) enquanto as questões relativas à doutrina não forem esclarecidas, a Fraternidade não possui qualquer estado canónico na Igreja, e os seus ministros (...) não exercem de modo legítimo qualquer ministério na Igreja".
    Alguns dos bispos da FSSPX têm rejeitado publicamente a aproximação a Roma e a Santa Sé reafirma que estes casos serão tratados “separada e individualmente”.
    Após a reunião de quarta-feira, no Vaticano, “fizeram-se votos de que, graças a este momento suplementar de reflexão, se possa chegar à plena comunhão da Fraternidade Sacerdotal São Pio X com a Sé Apostólica”.
    A prelatura pessoal distingue-se da diocese (associada a determinados territórios) e é uma figura jurídica criada após o Concílio Vaticano II, posteriormente concretizada pelo Motu Proprio de Paulo VI ‘Ecclesiae Sanctae’ (1966).
    Segundo o Código de Direito Canónico, esta prelatura tem à frente um prelado pessoal como ordinário [responsável máximo] próprio e os seus estatutos, aprovados pela Santa Sé, devem definir as relações com os bispos onde ela se implantar.
    OC
    Fotos   
    Internacional | Agência Ecclesia | 2012-06-14 | 13:07:43 | 3001 Caracteres | Santa Sé
    Partilhar
    É importante
    (Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo