Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 16 de junho de 2012

    SANTA ÁGUEDA, VIRGEM E MÁRTIR

    SANTA ÁGUEDA, VIRGEM E MÁRTIR

    Memória

    Foi martirizada em Catânia, na Sicília, provavelmente na perseguição de Décio. O seu culto propagou-se
    desde a Antigüidade por toda a Igreja e seu nome foi incluído no Cânon romano.

    _____________________________________________________________________________


    Ofício das Leituras
    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino

    Ó Cristo, flor dos vales,
    de todo bem origem,
    com palmas de martírio
    ornastes vossa virgem.

    Prudente, forte, sábia,
    professa a fé em vós
    por quem aceita, impávida,
    a pena mais atroz.

    O príncipe do mundo
    por vós, Senhor, venceu.
    Vencendo o bom combate,
    ganhou os bens do céu.

    Bondoso Redentor,
    por sua intercessão,
    uni-nos, de alma pura,
    à virgem, como irmãos.

    Jesus, da Virgem Filho,
    louvor a vós convém,
    ao Pai e ao Santo Espírito
    agora e sempre. Amém.
    Salmodia

    Ant. 1 Vós sereis odiados por meu nome;
    quem for fiel até o fim há de ser salvo.
    Salmo 2

    –1 Por que os povos agitados se revoltam? *
    por que tramam as nações projetos vãos?
    =2 Por que os reis de toda a terra se reúnem, †
    e conspiram os governos todos juntos *
    contra o Deus onipotente e o seu Ungido?

    –3 “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, *
    “e lançar longe de nós o seu domínio!”
    –4 Ri-se deles o que mora lá nos céus; *
    zomba deles o Senhor onipotente.
    –5 Ele, então, em sua ira os ameaça, *
    e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz:

    –6 “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, *
    e em Sião, meu monte santo, o consagrei!”
    =7 O decreto do Senhor promulgarei, †
    foi assim que me falou o Senhor Deus: *
    “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

    =8 Podes pedir-me, e em resposta eu te darei †
    por tua herança os povos todos e as nações, *
    e há de ser a terra inteira o teu domínio.
    –9 Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
    e quebrá-los como um vaso de argila!”

    –10 E agora, poderosos, entendei; *
    soberanos, aprendei esta lição:
    –11 Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
    e prestai-lhe homenagem com respeito!

    –12 Se o irritais, perecereis pelo caminho, *
    pois depressa se acende a sua ira!
    – Felizes hão de ser todos aqueles *
    que põem sua esperança no Senhor!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant.Vós sereis odiados por meu nome;
    quem for fiel até o fim há de ser salvo.

    Ant. 2 Os sofrimentos desta vida aqui na terra
    não se comparam com a glória que teremos.

    Salmo 10(11)

    =1 No Senhor encontro abrigo; †
    como, então, podeis dizer-me: *
    'Voa aos montes, passarinho!

    –2 Eis os ímpios de arcos tensos, *
    pondo as flechas sobre as cordas,
    – e alvejando em meio à noite *
    os de reto coração!

    =3 Quando os próprios fundamentos †
    do universo se abalaram, *
    o que pode ainda o justo?'

    –4 Deus está no templo santo, *
    e no céu tem o seu trono;
    – volta os olhos para o mundo, *
    seu olhar penetra os homens.

    –5 Examina o justo e o ímpio, *
    e detesta o que ama o mal.
    =6 Sobre os maus fará chover †
    fogo, enxofre e vento ardente, *
    como parte de seu cálice.

    –7 Porque justo é nosso Deus, *
    o Senhor ama a justiça.
    – Quem tem reto coração *
    há de ver a sua face.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Os sofrimentos desta vida aqui na terra
    não se comparam com a glória que teremos.

    Ant. 3 Deus provou os seus eleitos como o ouro no crisol,
    e aceitou seu sacrifício.

    Salmo 16(17)

    –1 Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, *
    escutai-me e atendei o meu clamor!
    – Inclinai o vosso ouvido à minha prece, *
    pois não existe falsidade nos meus lábios!
    –2 De vossa face é que me venha o julgamento, *
    pois vossos olhos sabem ver o que é justo.

    =3 Provai meu coração durante a noite, †
    visitai-o, examinai-o pelo fogo, *
    mas em mim não achareis iniqüidade.
    –4 Não cometi nenhum pecado por palavras, *
    como é costume acontecer em meio aos homens.

    – Seguindo as palavras que dissestes,*
    andei sempre nos caminhos da Aliança.
    –5 Os meus passos eu firmei na vossa estrada, *
    e por isso os meus pés não vacilaram.

    –6 Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, *
    inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
    =7 Mostrai-me vosso amor maravilhoso, †
    vós que salvais e libertais do inimigo *
    quem procura a proteção junto de vós.

    –8 Protegei-me qual dos olhos a pupila *
    e guardai-me, à proteção de vossas asas,
    –9 longe dos ímpios violentos que me oprimem, *
    dos inimigos furiosos que me cercam.

    –10 A abundância lhes fechou o coração, *
    em sua boca há só palavras orgulhosas.
    –11 Os seus passos me perseguem, já me cercam, *
    voltam seus olhos contra mim: vão derrubar-me,
    –12 como um leão impaciente pela presa, *
    um leãozinho espreitando de emboscada.

    –13 Levantai-vos, ó Senhor, contra o malvado, *
    com vossa espada abatei-o e libertai-me!
    –14 Com vosso braço defendei-me desses homens, *
    que já encontram nesta vida a recompensa.

    = Saciais com vossos bens o ventre deles, †
    e seus filhos também hão de saciar-se *
    e ainda as sobras deixarão aos descendentes.
    –15 Mas eu verei, justificado,a vossa face *
    e ao despertar me saciará vossa presença.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. 3 Deus provou os seus eleitos como o ouro no crisol,
    e aceitou seu sacrifício.

    V. Tribulação e sofrimento me assaltaram.
    R. Minhas delícias são os vossos mandamentos.

    Primeira leitura
    Dos Atos dos Apóstolos 6,1-6; 8,1.4-8

    Os sete ministros escolhidos pelos Apóstolos
    6,1 Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega
    começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas
    viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 2Então os Doze Apóstolos reuniram a
    multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de
    Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama,
    repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Dese modo nós
    poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”. 5A proposta agradou a
    toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também
    Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a
    religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos
    sobre eles.

    8,1 Naquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com
    exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria.

    4 Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda parte, pregando a Palavra.

    5 Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com
    atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele
    fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos
    paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.

    Responsório Mt 10,32; Jo 12,26a

    R. Quem de mim der testemunho ante os homens,
    * Darei dele testemunho ante meu Pai.
    V. Se alguém quer me servir, que venha atrás de mim;
    e onde eu estiver, ali estará meu servo. * Darei.

    Segunda leitura
    Do Sermão na festa de Santa Águeda, de São Metódio da Sicília, bispo

    (Analecta Bollandiana,68,76-78)

    (Séc. IX)

    Dom que nos foi concedido por Deus,
    verdadeira fonte da bondade
    A comemoração do aniversário de Santa Águeda nos reúne a todos neste lugar, como se
    fôssemos um só. Bem conheceis, meus ouvintes, o combate glorioso desta mártir, uma
    das mais antigas e ao mesmo tempo tão recente que parece estar agora mesmo lutando e
    vencendo, através dos divinos milagres com os quais diariamente é coroada e ornada.

    A virgem Águeda nasceu do Verbo de Deus imortal e seu único Filho, que também
    padeceu a morte por nós. Com efeito, João, o teólogo, assim se exprime: A todos
    aqueles que o receberam, deu-lhes a capacidade de se tornarem filhos de Deus (Jo
    1,12).

    É uma virgem esta mulher que nos convidou para o sagrado banquete; é a mulher
    desposada com um único esposo, Cristo, para usar as mesmas expressões do apóstolo
    Paulo, ao falar da união conjugal.
    É uma virgem que pintava e enfeitava os olhos e os lábios com a luz da consciência e a
    cor do sangue do verdadeiro e divino Cordeiro; e que, pela meditação contínua, trazia
    sempre em seu íntimo a morte daquele que tanto amava. Deste modo, a mística veste de
    seu testemunho fala por si mesma a todas as gerações futuras, porque traz em si a marca
    indelével do sangue de Cristo e o tesouro inesgotável da sua eloqüência virginal.

    Ela é uma imagem autêntica da bondade, porque, sendo de Deus, vem da parte de seu
    Esposo nos tornar participantes daqueles bens, dos quais seu nome traz o valor e o
    significado: Águeda (que quer dizer “boa”) é um dom que nos foi concedido por Deus,
    verdadeira fonte de bondade.

    Qual a causa suprema de toda a bondade, senão aquela que é o Sumo Bem? Por isso,
    quem encontrará algo mais que mereça, como Águeda, os nossos elogios e louvores?

    Águeda, cuja bondade corresponde tão bem ao nome e à realidade! Águeda, que pelos
    feitos notáveis traz consigo um nome glorioso, e no próprio nome demonstra as ilustres
    ações que realizou! Águeda, que nos atrai com o nome, para que todos venham ao seu
    encontro, e com o exemplo nos ensina a corrermos sem demora para o verdadeiro bem,
    que é Deus somente!

    Responsório

    R. Eu, porém, no Senhor apoiada,
    fico firme no meu testemunho.
    * O Senhor me salvou, me deu força.
    V. O Senhor, o Cordeiro sem mancha,
    todo cheio de amor escolheu
    para si esta serva sem mancha.
    * O Senhor.

    Oração

    Ó Deus, que Santa Águeda, virgem e mártir, agradável ao vosso coração pelo mérito da
    castidade e pela força do martírio, implore vosso perdão em nosso favor. Por nosso
    Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
    Conclusão da Hora

    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Demos graças a Deus.

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo