Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 16 de junho de 2012

    SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR

    SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR

    SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR

    Festa

    Era diácono da Igreja Romana e morreu mártir na perseguição de Valeriano, quatro dias depois do papa Sisto II e
    Seus companheiros, os quatro diáconos romanos. O seu sepulcro encontra-se junto à Via Tiburtina, no Campo
    Verano. Constantino Magno erigiu uma basílica naquele lugar. O seu culto já se tinha difundido na Igreja no século
    IV.
    _____________________________________________________________________________


    Ofício das Leituras
    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino

    Louvemos a glória
    do mártir de Cristo,
    que os bens desprezou:
    aos nus deu vestidos
    e pão aos famintos,
    servindo ao Senhor.

    Do fogo a tortura
    acende a fé pura
    no seu coração.
    A chama é vencida
    por quem fez da vida
    total doação.

    O coro dos anjos
    recebe sua alma
    nos átrios dos céus.
    De louros cingido,
    de Deus ele alcance
    perdão para os réus.

    Com preces ardentes,
    rogamos, ó mártir,
    implora o perdão
    da culpa dos servos
    e firma em fé viva
    o seu coração.

    Ao Pai honra e glória,
    louvor e vitória
    ao Filho também,
    no Espírito Santo.
    Aos Três nosso canto
    nos séculos. Amém.
    Salmodia

    Ant. 1 Vós sereis odiados por meu nome;
    quem for fiel até o fim há de ser salvo.
    Salmo 2

    –1 Por que os povos agitados se revoltam? *
    por que tramam as nações projetos vãos?
    =2 Por que os reis de toda a terra se reúnem, †
    e conspiram os governos todos juntos *
    contra o Deus onipotente e o seu Ungido?

    –3 “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, *
    “e lançar longe de nós o seu domínio!”
    –4 Ri-se deles o que mora lá nos céus; *
    zomba deles o Senhor onipotente.
    –5 Ele, então, em sua ira os ameaça, *
    e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz:

    –6 “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, *
    e em Sião, meu monte santo, o consagrei!”
    =7 O decreto do Senhor promulgarei, †
    foi assim que me falou o Senhor Deus: *
    “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

    =8 Podes pedir-me, e em resposta eu te darei †
    por tua herança os povos todos e as nações, *
    e há de ser a terra inteira o teu domínio.
    –9 Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
    e quebrá-los como um vaso de argila!”

    –10 E agora, poderosos, entendei; *
    soberanos, aprendei esta lição:
    –11 Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
    e prestai-lhe homenagem com respeito!

    –12 Se o irritais, perecereis pelo caminho, *
    pois depressa se acende a sua ira!
    – Felizes hão de ser todos aqueles *
    que põem sua esperança no Senhor!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant.Vós sereis odiados por meu nome;
    quem for fiel até o fim há de ser salvo.

    Ant. 2 Os sofrimentos desta vida aqui na terra
    não se comparam com a glória que teremos.

    Salmo 10(11)

    =1 No Senhor encontro abrigo; †
    como, então, podeis dizer-me: *
    'Voa aos montes, passarinho!

    –2 Eis os ímpios de arcos tensos, *
    pondo as flechas sobre as cordas,
    – e alvejando em meio à noite *
    os de reto coração!

    =3 Quando os próprios fundamentos †
    do universo se abalaram, *
    o que pode ainda o justo?'

    –4 Deus está no templo santo, *
    e no céu tem o seu trono;
    – volta os olhos para o mundo, *
    seu olhar penetra os homens.

    –5 Examina o justo e o ímpio, *
    e detesta o que ama o mal.
    =6 Sobre os maus fará chover †
    fogo, enxofre e vento ardente, *
    como parte de seu cálice.

    –7 Porque justo é nosso Deus, *
    o Senhor ama a justiça.
    – Quem tem reto coração *
    há de ver a sua face.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Os sofrimentos desta vida aqui na terra
    não se comparam com a glória que teremos.

    Ant. 3 Deus provou os seus eleitos como o ouro no crisol,
    e aceitou seu sacrifício.

    Salmo 16(17)

    –1 Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, *
    escutai-me e atendei o meu clamor!
    – Inclinai o vosso ouvido à minha prece, *
    pois não existe falsidade nos meus lábios!
    –2 De vossa face é que me venha o julgamento, *
    pois vossos olhos sabem ver o que é justo.

    =3 Provai meu coração durante a noite, †
    visitai-o, examinai-o pelo fogo, *
    mas em mim não achareis iniqüidade.
    –4 Não cometi nenhum pecado por palavras, *
    como é costume acontecer em meio aos homens.

    – Seguindo as palavras que dissestes,*
    andei sempre nos caminhos da Aliança.
    –5 Os meus passos eu firmei na vossa estrada, *
    e por isso os meus pés não vacilaram.

    –6 Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, *
    inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
    =7 Mostrai-me vosso amor maravilhoso, †
    vós que salvais e libertais do inimigo *
    quem procura a proteção junto de vós.

    –8 Protegei-me qual dos olhos a pupila *
    e guardai-me, à proteção de vossas asas,
    –9 longe dos ímpios violentos que me oprimem, *
    dos inimigos furiosos que me cercam.

    –10 A abundância lhes fechou o coração, *
    em sua boca há só palavras orgulhosas.
    –11 Os seus passos me perseguem, já me cercam, *
    voltam seus olhos contra mim: vão derrubar-me,
    –12 como um leão impaciente pela presa, *
    um leãozinho espreitando de emboscada.

    –13 Levantai-vos, ó Senhor, contra o malvado, *
    com vossa espada abatei-o e libertai-me!
    –14 Com vosso braço defendei-me desses homens, *
    que já encontram nesta vida a recompensa.

    = Saciais com vossos bens o ventre deles, †
    e seus filhos também hão de saciar-se *
    e ainda as sobras deixarão aos descendentes.
    –15 Mas eu verei, justificado,a vossa face *
    e ao despertar me saciará vossa presença.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. 3 Deus provou os seus eleitos como o ouro no crisol,
    e aceitou seu sacrifício.

    V. Tribulação e sofrimento me assaltaram.
    R. Minhas delícias são os vossos mandamentos.

    Primeira leitura
    Dos Atos dos Apóstolos 6,1-6; 8,1.4-8

    Os sete ministros escolhidos pelos Apóstolos
    6,1 Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega
    começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas
    viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 2Então os Doze Apóstolos reuniram a
    multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de
    Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama,
    repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Dese modo nós
    poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”. 5A proposta agradou a
    toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também
    Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a
    religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos
    sobre eles.

    8,1 Naquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com
    exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria.

    4 Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda parte, pregando a Palavra.

    5 Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com
    atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele
    fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos
    paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.

    Responsório Mt 10,32; Jo 12,26a

    R. Quem de mim der testemunho ante os homens,
    * Darei dele testemunho ante meu Pai.
    V. Se alguém quer me servir, que venha atrás de mim;
    e onde eu estiver, ali estará meu servo. * Darei.

    Segunda leitura
    Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo

    (Sermo 304,1-4: PL 38,1395-1397)

    (Séc.V)

    Serviu o sagrado Sangue de Cristo
    A Igreja Romana apresenta-nos hoje o dia glorioso de São Lourenço quando ele calcou o furor
    do mundo, desprezou sua sedução e num e noutro modo venceu o diabo perseguidor. Nesta
    mesma Igreja – ouvistes muitas vezes – Lourenço exercia o ministério de diácono. Aí servia o
    sagrado sangue de Cristo; aí, pelo nome de Cristo, derramou seu sangue. O santo apóstolo João
    expôs claramente o mistério da ceia ao dizer: Como Cristo entregou sua vida por nós, também
    nós devemos entregar as nossas pelos irmãos (1Jo 3,16). São Lourenço, irmãos, entendeu isto;
    entendeu e fez; e da mesmíssima forma como recebeu daquela mesa, assim a preparou. Amou a
    Cristo em sua vida, imitou-o em sua morte.

    Também nós, irmãos, se de verdade amamos, imitemos. Não poderíamos produzir melhor fruto
    de amor do que o exemplo da imitação; Cristo sofreu por nós, deixando-nos o exemplo para
    seguirmos suas pegadas (1Pd 2,21). Nesta frase, parece que o apóstolo Pedro quer dizer que
    Cristo sofreu apenas por aqueles que seguem suas pegadas e que a morte de Cristo não
    aproveita senão àqueles que caminham em seu seguimento. Seguiram-no os santos mártires até
    à efusão do sangue, até à semelhança da paixão; seguiram-no os mártires, porém não só eles.
    Depois que estes passaram, a ponte não foi cortada; ou depois que beberam, a fonte não secou.

    Tem, irmãos, tem o jardim do Senhor não apenas rosas dos mártires; tem também lírios das
    virgens, heras dos casados, violetas das viúvas. Absolutamente ninguém, irmãos, seja quem for,
    desespere de sua vocação; por todos morreu Cristo. Com toda a verdade, dele se escreveu: Que
    quer salvos todos os homens, e que cheguem ao conhecimento da verdade (1Tm 2,4).

    Compreendamos, portanto, como pode o cristão seguir Cristo além do derramamento de
    sangue, além do perigo de morte. O Apóstolo diz, referindo-se ao Cristo Senhor: Tendo a
    condição divina, não julgou rapina ser igual a Deus. Que majestade! Mas aniquilou-se,
    tomando a condição de escravo, feito semelhante aos homens e reconhecido como homem (Fl
    2,7-8). Que humildade!

    Cristo humilhou-se: aí tens, cristão, a que te apegar. Cristo se humilhou: por que te enches de
    orgulho? Em seguida, terminada a careira desta humilhação, lançada por terra a morte, Cristo
    subiu ao céu; sigamo-lo. Ouçamos o Apóstolo: Se ressuscitastes com Cristo, descobri o sabor
    das realidades do alto, onde Cristo está assentado à destra de Deus (Cl 3,1).

    Responsório Sl 17(18),3b

    R. São Lourenço exclamava e dizia em voz alta:
    Só adoro o meu Deus, só a ele servirei;
    * Eu não temo, ó tirano, as torturas mais cruéis.
    V. Sois meu escudo e proteção: Em vós espero,ó Senhor!
    * Eu não temo.

    HINO TE DEUM (A VÓS, Ó DEUS, LOUVAMOS)

    A vós, ó Deus, louvamos,
    a vós, Senhor, cantamos.
    A vós, Eterno Pai,
    adora toda a terra.

    A vós cantam os anjos,
    os céus e seus poderes:
    Sois Santo, Santo, Santo,
    Senhor, Deus do universo!

    Proclamam céus e terra
    a vossa imensa glória.
    A vós celebra o coro
    glorioso dos Apóstolos,

    Vos louva dos Profetas
    a nobre multidão
    e o luminoso exército
    dos vossos santos Mártires.

    A vós por toda a terra
    proclama a Santa Igreja,
    ó Pai onipotente,
    de imensa majestade,

    e adora juntamente
    o vosso Filho único,
    Deus vivo e verdadeiro,
    e ao vosso Santo Espírito.

    Ó Cristo, Rei da glória,
    do Pai eterno Filho,
    nascestes duma Virgem,
    a fim de nos salvar.

    Sofrendo vós a morte,
    da morte triunfastes,
    abrindo aos que têm fé
    dos céus o reino eterno.

    Sentastes à direita
    de Deus, do Pai na glória.
    Nós cremos que de novo
    vireis como juiz.

    Portanto, vos pedimos:
    salvai os vossos servos,
    que vós, Senhor, remistes
    com sangue precioso.

    Fazei-nos ser contados,
    Senhor, vos suplicamos,
    em meio a vossos santos
    na vossa eterna glória.

    (A parte que se segue pode ser omitida, se for oportuno).

    Salvai o vosso povo.
    Senhor, abençoai-o.
    Regei-nos e guardai-nos
    até a vida eterna.

    Senhor, em cada dia,
    fiéis, vos bendizemos,
    louvamos vosso nome
    agora e pelos séculos.

    Dignai-vos, neste dia,
    guardar-nos do pecado.
    Senhor, tende piedade
    de nós, que a vós clamamos.

    Que desça sobre nós,
    Senhor, a vossa graça,
    porque em vós pusemos
    a nossa confiança.

    Fazei que eu, para sempre,
    não seja envergonhado:
    Em vós, Senhor, confio,
    sois vós minha esperança!

    Oração

    Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no
    vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que
    ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
    Conclusão da Hora

    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Demos graças a Deus.

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo