Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 15 de março de 2012

    Na vida da grande comunidade eclesial



    L'OSSERVATORE ROMANO
    Vatican
    Cidade do Vaticano, 15 de Março de 2012.
    | |
    | Home
    | Vatican
    | Internacional
    | Cultura
    | Religião
    | Editoriais
    | Entrevistas
    |
    | O jornal
    | Ofertas e promoções
    | Contactos
    |
    imprimir | enviar
    Liturgia e Caminho neocatecumenal no ensinamento de Bento XVI

    Na vida da grande comunidade eclesial


    Os Padres da Igreja (em particular Cirilo de Jerusalém, João Crisóstomo e Teodoro de Mopsuéstia) nas suas catequeses pré-baptismais pregadas sobretudo durante a Quaresma, introduziam, ou poder-se-ia dizer levavam pela mão, guiavam os catecúmenos, isto é quantos se preparavam para receber o baptismo na noite de Páscoa, a descobrir, conhecer e memorizar a fé cristã através da profissão de fé – o Credo – e oferecendo-lhes um modelo de oração – o Pai-Nosso.


    Durante toda a fase de preparação, na expectativa do baptismo que, como todos os sacramentos, é um dom que se recebe, se acolhe na grande Igreja, no seu seio que regenera, os catecúmenos eram iniciados na fé, na escuta e compreensão da Palavra de Deus, e participavam só na primeira parte da celebração dos santos mistérios. De facto, Kiko Argüello, «Rosto de Cristo» (1969) depois do Evangelho – e disto temos um testemunho ainda hoje nas liturgias orientais – o diácono despedia os catecúmenos, intimava-os a sair da igreja, deixando-os em expectativa – jubilosa expectativa – de participar no único sacrifício de Cristo, celebrado na noite de Páscoa pelo bispo na grande e única mãe Igreja que no Baptismo os regenerava em Cristo.

    Por isso os catecúmenos, reunidos na igreja ao recitar o versículo paulino «Todos vós que fostes baptizados em Cristo, fostes revestidos de Cristo, aleluia», já não eram chamados «catecúmenos» mas «neófitos», isto é implantados, inseridos. Onde? Em Cristo na única e grande Igreja; e a partir daquele momento participavam plenamente nos santos mistérios do Corpo e do Sangue de Cristo que eram – e são até agora – já não era uma etapa no catecumenado mas a plenitude da pertença de todos os fiéis cristãos na vida de Cristo na Igreja.

    Nas pegadas dos grandes Padres da Igreja, das suas catequeses e mistagogias, podemos enquadrar o discurso de Bento XVI aos membros do Caminho neocatecumenal (Cn) do passado dia 20 de Janeiro; audiência, que o próprio Papa situa no conjunto de audiências que concede anualmente aos fundadores e membros desta realidade eclesial. Trata-se de uma aula de teologia litúrgica válida e útil para o Cn e para toda a Igreja.

    Desde o início o Papa realça o valor do compromisso missionário e de evangelização do Cn, compromisso que deve ser realizado sempre – e o Santo Padre recorda-o duas vezes – «em comunhão com toda a Igreja e com o Sucessor de Pedro»: procurai «sempre uma profunda comunhão com a Sé Apostólica e com os pastores das Igrejas particulares nas quais sois inseridos». Podemos dizer que o Bispo de Roma nunca esquece o seu papel de princípio de comunhão com todos os pastores da Igreja católica: «a unidade e a harmonia do Corpo eclesial são um testemunho importante de Cristo e do seu Evangelho no mundo em que vivemos».

    Bento XVI, como bom pastor, justamente não se poupa ao esclarecer a generosidade e o esforço missionário do Cn – e também as dificuldades que encontra no seu compromisso evangelizador – e ao encorajar os seus membros, sacerdotes, leigos, famílias inteiras a perseverar no zelo de anunciar o Evangelho, sempre no amor a Cristo e à Igreja em toda a parte, até nos lugares mais afastados do cristianismo.

    Após as palavras introdutivas, o Papa explica o sentido da aprovação para o Cn das celebrações que «não são estreitamente litúrgicas mas fazem parte do itinerário de crescimento da fé». Bento XVI recorda ao Cn e a toda a Igreja que as celebrações litúrgicas são as aprovadas pela Igreja nos diversos textos do magistério do bispo de Roma ou dos vários concílios ecuménicos que regularam e aprovaram a liturgia da Igreja.

    O Papa evidencia como a aprovação das celebrações presentes no Directório Catequético do Caminho neocatecumenal deve ser lida de maneira estreitamente vinculada ao sensus Ecclesiae e em sintonia com as exigências da construção do corpus Ecclesiae. O Pontífice mostra o seu coração de Pastor da Igreja «que compreende a vossa riqueza, mas olha também para a comunhão e a harmonia do inteiro Corpus Ecclesiae».
    Manuel Nin
    15 de Março de 2012
    [palavras-chave: Bento XVI]
    Notícias relacionadas
    Sem Maria não há Igreja
    Compromisso e oração pela unidade
    Defesa fundamentada do matrimónio cristão
    Esperança para o Médio Oriente
    imprimir | enviar
    Advanced search
    Área utentesregistrados
    e-mail
    password
    Forgot your password?
    | inscrição | assinatura |
    | informações |

    .



    Deutsch

    English

    Español

    Français

    Italiano

    Polski

    Português

    .

    Read the daily free

    For the weekly editions please consult subscription requirements.

    .

    .

    .

    .

    .
    África América Audiência Geral História Ásia Jornada Mundial da Juventude Bento XVI Viagens Apostolicos Economia e Finanças Arte e cultura Evangelização Santos e beatos Europa Igrejas e comunidades cristãs Guerras Organismos do Vaticano Teologia Mass media
    Hoje em primeiro plano

    Da província
    mas nada provinciano
    Parece quase um sinal poderoso que indica o percurso de uma vida o facto de que Giuseppe Bastia, católico convicto e «intransigente», companheiro de Nicola Zanchini na fundação e direcção de «L'Osservatore Romano», no distante ano de 1827 em Cento, actualmente na província de Ferrara, tenha vindo à luz numa casa localizada em frente da igreja do Rosário. Diante deste lugar, escrínio que conserva os testemunhos da arte de um dos grandes da pintura, Guercino, onde há séculos se exprime a devoção...


    Sem Maria não há Igreja
    «Não se pode falar de Igreja se Maria, Mãe do Senhor, não está presente». O comentário de são Cromácio de Aquileia aos Actos dos Apóstolos foi reproposto pelo Papa na catequese da audiência geral de quarta-feira 14 de Março, na praça de São Pedro. Falando da «presença orante da Virgem» na vida terrena de Jesus e nos momentos em que «iniciam os primeiros passos da Igreja», o Pontífice observou como as etapas deste caminho – da casa de Nazaré à de Jerusalém, passando através da experiência da Cruz...


    Na vida da grande comunidade eclesial
    Os Padres da Igreja (em particular Cirilo de Jerusalém, João Crisóstomo e Teodoro de Mopsuéstia) nas suas catequeses pré-baptismais pregadas sobretudo durante a Quaresma, introduziam, ou poder-se-ia dizer levavam pela mão, guiavam os catecúmenos, isto é quantos se preparavam para receber o baptismo na noite de Páscoa, a descobrir, conhecer e memorizar a fé cristã através da profissão de fé – o Credo – e oferecendo-lhes um modelo de oração – o Pai-Nosso. Durante toda a fase de preparação, na expectativa...

    Online todas as edições do jornal do Papa
    Arquivo
    Serviço reservado aos utentes registrados e aos assinantes

    Special issue
    for the Beatification
    | Santa Sé | Cidade do Vaticano | Sala de Imprensa | Rádio Vaticano | Serviço fotográfi | Centro televisivo | outros sites |
    L'Osservatore Romano, 00120 Cidade do Vaticano. todos os direitos reservados | créditos | informações sobre o uso dos dados pessoais | publicidade | informações e assistência |

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo