Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 25 de abril de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] HISTÓRIA DA IGREJA (044) HOMILIA E LITURGIA DA PALAVRA - Som !

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Terça-feira, 24 de Abril de 2012 19:38
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] HISTÓRIA DA IGREJA (044) HOMILIA E LITURGIA DA PALAVRA - Som !



     
    -
                            IGREJA CATÓLICA
     
                                                  (044) HOMILIA E LITURGIA  DA PALAVRA !                                                                                                            
     
               HOMILIA
    Chama-se Homilia à pregação que se faz de modo habitual aos Domingos depois da leitura do Evangelho.
    A Homilia é a mais importante forma de pregação, conforme se pode avaliar pelo que se estabelece no Direito Canónico :
              Cân. 767-§ l. – "Entre as várias formas de pregação sobressai a Homilia, que é parte da própria liturgia e se reserva ao sacerdote ou ao diácono; exponham-se nela, no decorrer do ano litúrgico, e a partir do texto sagrado, os mistérios da fé e as normas da vida cristã.
    § 2. - Em todas as Missas dos domingos e festas de preceito que se celebram com o concurso do povo, deve fazer-se a Homilia, que não se pode omitir a não ser por causa grave.
    § 3. - Muito se recomenda que, se houver suficiente concurso do povo, também se faça a Homilia nas Missas celebradas nos dias de semana, sobretudo no tempo do Advento e da Quaresma, ou por ocasião de alguma festa ou de algum acontecimento lutuoso".
    Depois da revisão do Código, foram dadas algumas orientações para a pregação dos leigos :
    Cân. 766. "Os leigos podem ser admitidos a pregar na Igreja ou oratório, se em determinadas circunstâncias a necessidade o exigir, ou em casos particulares a utilidade o aconselhar, segundo as prescrições da Conferência episcopal, e salvo o Cân.767,1".
    Com base no Direito Canónico, diz também a Instrução Geral do Missal Romano :
    41. – "A Homília, é parte integrante da liturgia e muito recomendada; ela é mesmo necessária para alimentar a vida cristã. Deve ser uma explanação de algum aspecto das leituras da Sagrada Escritura ou dalgum texto do Ordinário ou do Próprio da Missa do dia, tendo sempre em conta o mistério que se celebra, bem como as peculiares necessidades dos ouvintes"..
    42. – "Aos domingos e festas de preceito, há-de fazer-se Homilia em todas as Missas celebradas com participação do povo. Fora disso, é recomendada, particularmente nos dias feriais do Advento, Quaresma e Tempo Pascal, e também noutras festas e ocasiões em que é maior a afluência de povo à Igreja. Normalmente, a Homilia é feita pelo próprio sacerdote celebrante.
    Seria um boa sugestão usar sempre o Catecismo da Igreja Católica para confirmar o pensamento da Homilia.
    Portanto, a Homilia,
    * É o modo de pregação mais normal.
    * Deve ser feita só pelo sacerdote, ou diácono.
    * Deve tratar normalmente do assunto a que se refere a Liturgia da Palavra sobre doutrina e pastoral.
    *A Homilia não é uma "exegese" dos textos da Liturgia da Palavra – que seria sempre muito longa e dispersa – mas uma "Mensagem para a vida – que não deverá ir além de 10 minutos.
               
                                        LITURGIA DA PALAVRA
                 A Liturgia da Palavra faz parte dos Ritos iniciais do Ordinário da Missa e é composta pelas leituras da Sagrada Escritura :
                            * Primeira Leitura do Antigo Testamento.
                            * Gradual e Salmo Responsorial, ou Aleluia (e Sequência).
                            * Segunda Leitura, do Actos dos Apóstolas, das Epístolas ou do Apocalipse.
                            * Aclamação do Evangelho.
                            * Evangelho.
                            * Homilia.      
                            * Profissão de Fé (Credo).
                            * Oração dos Fiéis.
                Na Liturgia da Palavra há normalmente um pensamento que é comum às três Leituras, e que é preciso encontrar.
                Para que a Liturgia da Palavra se torne um elemento útil aos fiéis na sua celebração, há certos requisitos essenciais que o Catecismo da Igreja Católica nos recomenda :
                1154. - A Liturgia da Palavra é parte integrante das celebrações sacramentais. Para alimentar a fé dos fiéis, os sinais da Palavra de Deus devem ser valorizados: o livro da Palavra (Leccionário ou Evangeliário), a sua veneração (Procissão, incenso, velas), o lugar da sua proclamação (Ambão), a sua leitura audível e inteligível, a homilia do ministro, que prolonga a sua proclamação, as respostas da assembleia (aclamações, salmos de meditação, ladainhas, confissão de fé...).
                 Especialmente devem-se ter em conta as possíveis limitações dos vários elementos da assembleia, nomeadamente a sua cultura e a sua língua, bem como certas tradições nacionais que não estejam em desacordo com a dignidade da Liturgia.
                A Liturgia da Palavra :
    * Fala-nos de Deus que no passado falou aos homens e continua a falar-lhes através dos tempos, dirige agora a Sua Palavra à assembleia cristã a fim de lhe revelar o mistério da redenção e salvação.
                            * Fala-nos pelos profetas que anunciaram o Messias e o Seu Mistério de salvação.
                * Fala-nos de Deus, por Seu Filho que se fez homem, morreu e ressuscitou por nós e nos deixou a Igreja.
    * Fala-nos pela Igreja através da Homilia que é a Palavra de Deus aplicada à nossa vida concreta, mostrando-nos a Sua relação com a Eucaristia.
    * É uma proclamação da nossa fé através duma fórmula que remonta ao Concílio de Niceia (325), em que desejamos ser fiéis à doutrina dos Apóstolos.
    * Faz-nos ver e sentir as nossas responsabilidades perante os problemas da humanidade por quem oramos na Oração Universal..
                A Liturgia da Palavra que antecede a Liturgia da Eucaristia, faz com ela um todo único:
                1346. – ... Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística constituem juntas "um só e mesmo acto de culto" (SC 56). Com efeito, a mesma mesa posta para nós na Eucaristia é, ao mesmo tempo, a da Palavra de Deus e a do Corpo do Senhor.
                 A Liturgia da Palavra deve ser participada por toda a Comunidade, que a deve seguir pelo seu missal, deve responder, quando necessário, e deve cantar na medida do possível.
                Mais particularmente podem alguns elementos participar no conjunto da Liturgia da Palavra e da Liturgia Eucarística,  lendo uma das Leituras, presidindo à Oração dos Fiéis, dirigindo os cânticos, levando ao Altar as Oferendas, servindo ao Altar como acólitos e colaborar como Ministros da Eucaristia..
     
                                        MISSAL ROMANO
                Este é o titulo do livro que contém todos os documentos introdutórios, orações e leituras para a celebração da Missa segundo o Rito Romano.
                Foi promulgado por Paulo VI em 3 de Abril de 1969, Quinta-Feira Santa, em substituição do Missal de S. Pio V de 1570, chamado o Missal Tridentino.
                Nele se encontram as normas a seguir na celebração da Missa, as leituras e as orações que o celebrante deve pronunciar e também outras expressões que pertencem à Assembleia, para que possa participar mais activa e conscienciosamente.
                Portanto, de cada Missa nós devemos sair mais santificados.
                Muitas pessoas não vivem a Missa Dominical porque a não entendem, e não a entendem por muitas e várias razões :
                            *- Não sabem para onde vão porque a não preparam a Missa com antecedência nem têm talvez um Misssal como ajuda.
                            *- Na Missa não sabem o que estão a fazer, porque não tomam parte na celebração, através do diálogo rezado ou cantado nem ouvem com atenção a Palavra de Deus da Homilia.
                            *- Depois da Missa não trazem nada para a vida, de modo a fazerem uma renovação moral e espiritual do seu dia-a-dia, porque toda a celebração foi uma presença passiva e talvez não tenham um Missal que as possa ajudar.
     
                                                                John
                                                               Nascimento           
     
     
               
     
     
     
     
     
     
     
     


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo