Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 23 de abril de 2012

    Saúde: Mais carenciados «não podem» perder acesso aos cuidados de que necessitam, sublinha arcebispo de Braga


    • Saúde: Mais carenciados «não podem» perder acesso aos cuidados de que necessitam, sublinha arcebispo de Braga

    Ministro e duas antigas titulares do cargo convidados para encontro promovido pela Igreja Católica

    D.R.
    Lisboa, 23 abr 2012 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana defende que os portugueses mais carenciados “não podem” perder a possibilidade de “acesso aos cuidados de saúde de que necessitam”.
    D. Jorge Ortiga assinou uma mensagem para o 24.º Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, que decorre de 2 a 5 de maio em Fátima, lembrando os que correm o risco de deixar de “adquirir os medicamentos que lhes podem ser indispensáveis”.
    O ministro da Saúde, Paulo Macedo, e duas das antigas titulares do cargo, Leonor Beleza e Ana Jorge, são presenças anunciadas na iniciativa promovida pela Igreja Católica e subordinada ao tema ‘Cuidados de saúde, lugares de esperança’.
    Segundo D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, as comunidades devem organizar-se para responder ao “flagelo” da “emergência dum número crescente de pessoas que, pela idade ou pela doença, estão sozinhas em sua casa”.
    “Ninguém como a Igreja conhece os isolados e pode organizar-se em termos de proximidade, para que estes não se sintam sós”, realça o prelado, chamando a atenção para o papel que as comunidades cristãs podem desempenhar no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que se assinala em 2012.
    Este responsável salienta que “urge” ensinar as pessoas sós a recorrerem “à isenção das taxas moderadoras, a ter medicamentos mais baratos, a recorrer aos genéricos e a muitas outras formas de apoio social”.
    O presidente da Comissão Episcopal que acompanha o setor da saúde assevera que cuidar dos enfermos, prestando-lhes “apoio humano” e “ajuda espiritual e religiosa”, “é uma das missões mais nobres da ação pastoral” da Igreja.
    D. Jorge Ortiga sustenta que todos “os responsáveis pelas comunidades cristãs, paróquias, centros sociais, lares e residências, hospitais especializados ou movimentos” deveriam estar presentes no encontro.
    O balanço dos 30 anos do Serviço Nacional de Saúde, riscos e vantagens dos hospitais públicos e privados, recursos humanos, medicamentos para os mais pobres e questões económicas constituem alguns dos temas do programa.
    RJM/OC
    Fotos   


    Nacional | Agência Ecclesia | 2012-04-23 | 14:36:52 | 2119 Caracteres | Pastoral da saúde
    Partilhar
    É importante
    (Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo