Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 2 de maio de 2012

    ACI Digital: Bento XVI: Como o mártir Santo Estevão, devemos rezar para entender o presente

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      2 de maio de 2012  
    Bento XVI: Como o mártir Santo Estevão, devemos rezar para entender o presente
    VATICANO, 02 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI alentou nesta manhã a rezar como Santo Estevão -o primeiro mártir da Igreja Católica que morreu apedrejado– para ter a luz necessária que permite entender o presente e descobrir a ação de Deus na história.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    https://twitter.com/#!/acidigital

    SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
    https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    MUNDO

    VIDA E FAMÍLIA

    Católico em Dia
    Evangelho:
    João 12,44-50
    Santo ou Festa:
    Santo Atanásio
    Um pensamento:
    "Abrai-voz humildemente com as coisas que mais vos humilham e aniquilam, como meios muito eficazes para fazer com que triunfe o doce e amável Coração de Jesus, e seu coração reine no vosso."
    Santa Margarida Maria
     
     

     

    VATICANO


    Bento XVI: Como o mártir Santo Estevão, devemos rezar para entender o presente

    VATICANO, 02 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI alentou nesta manhã a rezar como Santo Estevão -o primeiro mártir da Igreja Católica que morreu apedrejado– para ter a luz necessária que permite entender o presente e descobrir a ação de Deus na história.

    Perante 20 mil pessoas na Praça de São Pedro e falando em espanhol, o Santo Padre assinalou que "na catequese de hoje voltamos a contemplar como a oração, a leitura e meditação da Sagrada Escritura nos conduzem à escuta de Deus que nos fala, dando-nos luz para entender o presente".

    "Assim, ao refletir sobre o exemplo de oração de Santo Estevão, podemos ver como o primeiro mártir, diante do tribunal que o condena, faz essa leitura e meditação, explicando a história da salvação, narrada na Bíblia, a partir da luz de Cristo, para demonstrar que nele se cumprem as profecias antigas e se inaugura um novo culto, que substitui os antigos sacrifícios pelo oferecimento de si mesmo na cruz".

    O Papa disse que "ao ser levado ao suplício, Estevão se faz um com o Senhor, e sua reflexão sobre a Escritura se converte em participação com a oração de Jesus na sua agonia, de modo que, movido pelo Espírito Santo, pode fazer suas as palavras que Cristo pronunciou desde a cruz, dirigindo-as agora ao Senhor Ressuscitado, que se apresenta glorificado à direita do Pai".

    "Em nossa oração estamos chamados também a descobrir a ação de Deus na história, que tem seu ápice em Cristo e a confessá-lo como Senhor de nossas vidas", concluiu.

    Em sua catequese em italiano, o Papa recordou que Estevão foi conduzido ao tribunal, diante do Sinédrio, onde foi acusado de ter declarado que Jesus destruiria o templo, e mudaria os costumes que Moisés havia transmitido.

    Contudo, em seu discurso ante o tribunal, o santo afirma que Jesus se referia a seu corpo, que é o novo templo. Desta forma, Cristo "inaugura o novo culto, e com a oferenda de si mesmo na Cruz, substitui os sacrifícios antigos".

    Estevão quer demonstrar que a acusação de subverter a lei do Moisés é infundada e para isso ilustra sua visão da história da salvação, da aliança entre Deus e o homem. "Relê então toda a narração bíblica, itinerário contido na Sagrada Escritura, para mostrar que isso conduz ao lugar da presença definitiva de Deus, que é Jesus Cristo, em particular a sua paixão, morte e ressurreição. Nesta perspectiva (...) lê também o seu ser discípulo de Jesus, seguindo-o até o martírio. A meditação sobre a Sagrada Escritura lhe permite compreender (...) o presente".

    A vida e o discurso de Estevão são interrompidos repentinamente com o apedrejamento, mas "precisamente o seu martírio é o cumprimento da sua vida e da sua mensagem: ele se torna uma coisa só com Cristo. Assim a sua meditação sobre o agir de Deus na história, sobre a Palavra Divina que em Jesus encontrou seu pleno cumprimento, se torna uma participação à mesma oração da Cruz".

    No momento do martírio do santo, afirmou o Papa, "se manifesta uma vez mais a fecunda relação entre a Palavra de Deus e a oração".

    Mas: "de onde este primeiro mártir cristão trouxe forças para enfrentar os seus perseguidores e chegar à doação de si mesmo? A resposta é simples: do seu relacionamento com Deus, da sua comunhão com Cristo, da meditação sobre a história da salvação, do ver o agir de Deus, que em Jesus Cristo chegou ao cume".

    Santo Estevão acredita que Jesus "é o templo "não feito pela mão do homem" no qual a presença de Deus Pai se fez próxima ao ponto de entrar na nossa carne humana para levar-nos a Deus, para abrir-nos as portas do céu".

    "Nossa oração, então, deve ser a contemplação de Jesus à direita de Deus, de Jesus como Senhor da nossa, da minha existência cotidiana. Nele, sob a guia do Espírito Santo, podemos também nos voltar a Deus, realizar um contato real com Deus com a confiança e o abandono dos filhos que se dirigem a um Pai que os ama em modo infinito", concluiu.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Fundador da Wikipédia elogia a encíclica "Pacem in Terris" do Papa João XXIII

    VATICANO, 02 Mai. 12 (ACI) .- O fundador da Wikipédia Jimmy Wales, elogiou a histórica encíclica do Papa João XXIII "Pacem in Terris", como "algo grande" em sintonia com o pensamento atual.

    Em diálogo com o Grupo ACI no dia 27 de abril, Wales assinalou que aquilo que chamou a sua atenção no escrito de João XXIII foi o modo como este documento é moderno é está em sintonia com o pensamento moderno.

    Wales se encontrava em Roma, como convidado do Conselho Pontifício para as Ciências Sociais. Desde o dia 27 de abril concluído no dia 1 de maio, a 18ª Sessão Plenária do Conselho está estudando o legado da encíclica de 1963 sobre a paz mundial, que celebrará seu 50º aniversário no próximo ano.

    Wales, que não é católico, leu o documento papal pela primeira vez na semana passada. "Pensei que seria melhor fazer a tarefa", explicou.

    "Tem-se a impressão de que a Igreja Católica passou muito de moda, realmente isso acontece de muitas maneiras", disse Wales, "mas também que algumas das idéias (na encíclica) estão bastante em dia e são muito modernas, por isso que acho que é algo grande".

    "Pacem in Terris", cujo nome significa "Paz na Terra", foi publicada no dia 11 de abril de 1963. O Papa João XXIII a escreveu em um momento em que sabia que tinha uma doença terminal, e é frequentemente descrita como sua "última vontade e testamento". Ele morreu dois meses depois de seu lançamento.

    O tema central do documento é a "tranquilidade da ordem" na sociedade como base para a paz mundial. As reflexões do Papa foram extraídas de sua re-leitura da obra de Santo Agostinho a "Cidade de Deus", em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

    A obra teve uma grande influencia. "Pacem in Terris" é a única encíclica papal publicada inteira pelo jornal norte-americano The New York Times.

    Hittinger Russell, professor da Universidade de Tulsa e membro da Academia Pontifícia das Ciências Sociais, disse ao Grupo ACI que a sessão plenária sobre a encíclica é "uma ocasião muito boa" para examinar o estado do mundo "para ver o que João XXIII previu, o que ficou de fora e como os princípios devem ser reaplicados".

    Jimmy Wales falou com os participantes no dia 30 de abril sobre o tema "Wikipédia, conhecimento livre e a paz".

    Qualquer pessoa pode editar os artigos da Wikipédia, mas esta abertura obrigou a desenvolver uma maneira de mediar nas disputas sobre os fatos e as interpretações.

    "Acredito que uma das vias mais importantes para a paz é que as pessoas pensem primeiro no que se está de acordo e como podemos representar nosso desacordo de uma maneira em que pelo menos concordemos em quais são os pontos da nossa discordância", afirmou.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Vaticano: Sacerdotes devem evitar que as nações caiam em novo ateísmo

    VATICANO, 02 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza, recordou aos sacerdotes o seu chamado à santidade e os exortou a trabalhar pela nova evangelização para evitar que as nações cristãs caiam em um novo tipo de ateísmo.

    "As nações cristãs já não sentem a tentação de ceder a um ateísmo genérico (como no passado), mas correm o risco de serem vítimas desse ateísmo particular que vem do fato de terem esquecido a beleza e o calor da Revelação Trinitária", advertiu o Cardeal na carta publicada por ocasião da Jornada Mundial de Oração para a Santificação do Clero.

    O Cardeal disse que neste contexto, são os sacerdotes os que "devem dirigir tudo para a Comunhão Trinitária: só a partir desta e entrando nela, os fiéis podem descobrir verdadeiramente o rosto do Filho de Deus e sua contemporaneidade, e podem verdadeiramente chegar ao coração de todo homem e à pátria à qual todos estão chamados".

    Dom Piacenza indicou que só assim será possível "oferecer de novo aos homens de hoje a dignidade do ser pessoa, o sentido das relações humanas e da vida social, e a finalidade de toda a criação".

    A autoridade vaticana recordou que com a sua ordenação, o sacerdote aceitou não só o convite a santificar-se, mas também a converter-se em ministro da santificação. "Não podemos nos santificar sem trabalhar para a santidade de nossos irmãos, e não podemos trabalhar pela santidade de nossos irmãos sem que antes tenhamos trabalhado e trabalhemos pela nossa santidade", assinalou.

    Entretanto, lamentou os "escândalos graves" que criaram também as suspeitas sobre sacerdotes honestos e coerentes.

    "Como ministros da misericórdia de Deus, sabemos, portanto, que a busca da santidade sempre se pode retomar, a partir do arrependimento e do perdão. Mas ao mesmo tempo sentimos a necessidade de pedi-lo, cada sacerdote, em nome de todos os sacerdotes e para todos os sacerdotes", expressou.

    Nesse contexto, o Cardeal Piacenza destacou a importância do Ano da Fé convocado pela Papa Bento XVI e afirmou que "não será realmente possível nenhuma nova evangelização se os cristãos não somos capazes de surpreender e comover novamente o mundo com o anúncio da Natureza do Amor de Nosso Deus, nas Três Pessoas Divinas que a expressam e que nos fazem partícipes de sua mesma vida".

    "O mundo de hoje, com suas lacerações cada vez mais dolorosas e preocupantes, necessita o Deus-Trindade, e anunciá-lo é a tarefa da Igreja. A Igreja, para poder desempenhar esta tarefa, deve permanecer indissoluvelmente abraçada a Cristo e não deixar nunca separar-se dele: necessita Santos que vivam 'no coração de Jesus' e sejam testemunhas felizes do Amor Trinitário de Deus. E os Sacerdotes, para servir à Igreja e ao mundo, precisam ser Santos!", expressou.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    MUNDO


    Nigéria: Bispo pede combate aos atentados do Boko Haram contra os cristãos

    ROMA, 02 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Presidente da Conferência Episcopal da Nigéria (CEN), Dom Ignatius Ayau Kaigama, pediu ao Governo que seja "mais pró-ativo" para rebater os membros do Boko Haram (guerrilha islâmica), que puseram a Igreja na sua mira, tal como ocorreu com os dois últimos atentados de 29 de abril.

    No domingo, na localidade de Kano, uma bomba explodiu em um edifício da Bayero University onde se celebrava a Missa, deixando pelo menos 16 mortes e 22 feridos. Esse mesmo dia, em Maiduguri, um comando terrorista disparou contra um grupo de fiéis na capela da Igreja de Cristo, matando  cinco pessoas.

    "Tínhamos a esperança de que os atentados cessassem, mas são cada vez piores, provocando a morte de fiéis, estudantes e jornalistas inocentes", expressou o Prelado à agência Fides.

    O também Arcebispo de Jos explicou que o Boko Haram se declara contra tudo que represente o Ocidente e por isso ataca os cristãos, pois a Igreja "representa a cultura e os valores ocidentais que eles afirmam combater, em particular, a educação ocidental".

    Por isso, Dom Kaigama disse que o Governo "deveria reconsiderar a estratégia de luta contra o terrorismo. Perguntamos-nos: qual será o próximo ataque? Em um aeroporto? Em um mercado aberto ou em outro lugar cheio de gente? Acredito que nossas agências de segurança devem atuar de forma mais pró-ativa para antecipar os movimentos dos terroristas".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Espanha: Dois grafiteiros decoraram cúpula em templo católico

    BARCELONA, 02 Mai. 12 (ACI) .- O Pe. Ramón Mor, pároco da Igreja de Santa Eulalia de la Provenzana de L'Hospitalet del Llobregat, na Catalunha (Espanha) encarregou as pinturas de uma das cúpulas do templo a dois grafiteiros, como uma forma de atrair a juventude.

    Em declarações recolhidas pelo jornal espanhol ABC, o Pe. Mor afirmou que "a Igreja, que em todo momento histórico tentou estar atualizada quanto aos meios para expressar sua mensagem cristã não pode deixar de utilizar esta possibilidade que atrai a muitos jovens e a muitas formas de pensar".

    Depois de receber os esboços da pintura de mãos do artista Rudi, o sacerdote os considerou "maravilhosos, fantásticos". "Ele tinha captado perfeitamente a essência, não era uma cópia e ao mesmo tempo dava uma mensagem atualizada", inspirado no estilo românico catalão.

    "Se as pessoas não soubessem que o mural fosse feito por grafiteiros, pela qualidade do desenho e do acabamento, pelo tamanho do traçado, tão fino e perfeito, ninguém pensaria que está feito com sprays", assinalou o Pe. Mor.

    Para o presbítero, "a arte, seja por um meio como o grafite, ou o óleo, ou a aquarela, quando é bela, ressalta e expressa o melhor do ser humano".

    Por sua parte, Rudi sublinhou que o mural na igreja de Santa Eulalia não é um grafite, pois isso "é um estilo, isto é uma decoração mural feita com aerossol, mas não tem o estilo do grafite".

    Rudi reconheceu o esforço realizado no templo católico, pois junto a seu companheiro tiveram que "analisar as expressões, os olhares",etc.
    "Com uma só linha você muda e passa a outro estilo. Estudamos como o faziam, os traços, as cores planas e encaixá-lo em uma cúpula para que de baixo tivesse boa visibilidade".

    "Todo o mural está feito com aerossóis, menos um pouco de pincel em preto para dar o toque do estilo", revelou o jornal espanhol, nenhum dos artistas cobrou pelo trabalho realizado no templo catalão, o qual consideram um projeto excepcional. Também foi divulgado que outras paróquias expressaram seu interesse em contar com as obras dos grafiteiros espahóis.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    VIDA E FAMÍLIA


    Argentina: Saúde do "bebê milagre" continua melhorando

    BUENOS AIRES, 02 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Luz Milagros, a bebê que "despertou" logo depois de 12 horas em um necrotério argentino, continua melhorando e ganhando peso e, embora ainda receba assistência de aparelhos respiratórios, já se alimenta com leite materno.

    Conforme informou esta segunda-feira a cadeia CNN, a menina já pesa 940 gramas e deixou de receber as drogas inotrópicas. Do mesmo modo, embora seu estado de saúde ainda seja delicado, a evolução dos últimos dias encheu de esperança a sua mãe Amalia Bouguet, e os familiares e trabalhadores do Hospital Perrando na província de Chaco (Argentina).

    CNN indicou que ainda "é cedo para dizer quando poderia receber alta Luz Milagros, mas seus três irmãos a esperam ansiosos em sua casa para acompanhá-la na etapa final de sua evolução, com a esperança de que não haja seqüelas da sua acidentada chegada ao mundo".

    Como se recorda, Luz Milagros nasceu com 26 semanas de gestação (cerca de seis meses) e tinha sido declarada morta pelos médicos do hospital, por isso foi transladada ao necrotério. Entretanto, 12 horas depois de estar sem comida nem casaco, "voltou à vida".

    Sua mãe Amalia contou à imprensa que uma pediatra lhe havia dito que sua filha "não tinha sinais vitais" ao momento de nascer. Enquanto ela foi ao necrotério para despedir-se e tirar uma foto do bebê, uma senhora se aproximou de seu marido e lhe disse "ela está chorando".

    "Meu marido pensou que se referia a mim, mas não: era minha filha quem estava chorando", relatou Amalia que tem outros quatro filhos.

    "Tenho fé. Tudo isto foi um milagre de Deus", sustentou a mulher, que vive com sua família emFontana, na Argentina.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Pepsi abandona pesquisa envolvendo material fetal após boicote pró-vida

    DALLAS, 02 Mai. 12 (ACI) .- O fabricante de bebidas PepsiCo, produtor da Pepsi, assinalou que não realizará nem respaldará pesquisas que utilizem tecidos humanos embrionários ou fetais, conseguindo assim que um grupo pró-vida dos Estados Unidos ponha fim ao seu boicote à empresa.

    "Podemos assegurar que PepsiCo não realizará ou financiará a pesquisa, incluída aquela feita por parte de terceiros, que utilize qualquer tecido humano ou materiais celulares derivados de embriões ou fetos", disse Paul Boykas, vice-presidente de Política Pública Global da PepsiCo.

    Boykas assegurou isto em uma carta remetida a Debi Vinnedge, diretora executiva da organização Children of God for Life, no dia 26 de abril. Este grupo esteve protestando durante vários meses pelos vínculos do PepsiCo com uma empresa que utiliza materiais celulares de fetos abortados na criação de produtos adoçantes.

    Em resposta à carta, Vinnedge disse que sua organização está "absolutamente encantada" com a decisão da empresa. Alentou aos opositores da pesquisa a agradecer ao PepsiCo e retomar a compra de produtos da companhia.

    "Eles escutaram os seus clientes e fizeram uma declaração sábia e profunda da integridade corporativa que merece o maior respeito, admiração e apoio do público", disse no dia 30 de abril.

    Brad Mattes, diretor executivo do Life Issues Institute, que se uniu ao boicote contra PepsiCo, também elogiou a ação da companhia.

    "Estamos muito agradecidos a PepsiCo e em especial a todos os que enviaram uma mensagem forte e clara à gestão desta empresa. É de nossa incumbência vigiar de perto a situação para assegurar-se de que PepsiCo se mantenha fiel a sua palavra", disse.

    Em agosto de 2010, PepsiCo assinou um acordo por quatro anos e 30 milhões de dólares com a companhia Senomyx, com sede em San Diego, Califórnia (Estados Unidos), para desenvolver os adoçantes de alta potência para suas bebidas. As maiorias das patentes Senomyx envolvem a linha de células de fetos abortados HEK-293, que se originou nos rins humanos embrionários.

    Children of God for Life pôs em marcha um boicote contra PepsiCo em maio de 2011, pressionando à empresa e a outros sócios da Senomyx para que cortem todos os laços com a empresa de pesquisa.

    A famosa marca Campbell Soup cortou seus vínculos com Senomyx em 2011, pouco depois de que se desvelaram suas conexões com a pesquisa com células fetais.

    Em sua carta de abril, o vice-presidente de PepsiCo assinalou que Senomyx não utilizou células HEK ou de qualquer outro tecido ou linhas celulares procedentes de embriões ou fetos humanos em sua pesquisa para a Pepsi.

    Para Vinnedge "tem sentido financeiro" que Senomyx e seus sócios deixem de usar as linhas de células de fetos abortados.

    "Senomyx tem que deixar de usar as linhas de células de fetos abortados por completo e vamos seguir pressionando-os para que o façam", disse.

    Trinta e cinco organizações pró-vida participaram do boicote. Children of God for Life indicou que escutaram a muitas mulheres autodenominadas pró-aborto que estavam decepcionadas pelo uso de linhas de células de fetos abortados por parte do Senomyx.

    Vinnedge animou os opositores da pesquisa a mostrarem "seu reconhecimento e apoio" à PepsiCo. Além dos refrigerantes Pepsi-Cola, PepsiCo é fabricante do Gatorade, os sucos Tropicana, os produtos Quaker Oats, e os snacks Frito Lay.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo