Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 5 de maio de 2012

    Guarda: Vida comunitária, trabalho e espiritualidade marcam casa de recuperação de toxicodependência da Igreja Católica


    Guarda: Vida comunitária, trabalho e espiritualidade marcam casa de recuperação de toxicodependência da Igreja Católica

    Projeto «Fazenda da Esperança» é inaugurado no domingo em Celorico da Beira

    D.R. | Casa «Fazenda da Esperança», Maçal do Chão
     
    Celorico da Beira, Guarda, 05 mai 2012 (Ecclesia) – A vida comunitária, o trabalho e a espiritualidade são os alicerces que sustentam a ‘Fazenda da Esperança’, espaço em Celorico da Beira para jovens em processo de recuperação de toxicodependência que a Igreja Católica inaugura este domingo.
    “Esta casa é um espaço de acolhimento para ajudar jovens a recuperar de dependências do álcool, droga e outros vícios. Eles fazem a desintoxicação numa clínica ou hospital e só depois é que são aqui ajudados a redescobrir o sentido da vida, a dignidade e a esperança”, explicou hoje à Agência ECCLESIA o padre José Martins.
    A metodologia privilegia a vida comunitária: a casa, com capacidade para 14 utentes, “é de pequenas dimensões mas é isso mesmo que se pretende, para que possa haver um ambiente familiar”, afirmou o sacerdote da Diocese da Guarda.
    A ‘Fazenda da Espeança’, localizada em Maçal do Chão, 350 km a nordeste de Lisboa, distingue-se também por valorizar o trabalho: “Não é tanto para os jovens estarem entretidos mas para produzirem algo que possam vender, sentindo-se comprometidos no próprio sustento, o que lhes devolve a autoestima”, apontou.
    O programa de recuperação, aberto a jovens de todas as convicções religiosas, baseia-se numa espiritualidade inspirada pelos Franciscanos, dado que o cofundador da Obra Fazenda da Esperança, o padre alemão Hans Stapel, pertencia a esta ordem religiosa, bem como pelo movimento de leigos Focolares.
    O padre José Martins revelou que “há vários pedidos” de inscrição na casa, provenientes de vários pontos de Portugal, mas só após a inauguração é que se inicia o processo de admissão, implicando também o “envolvimento das famílias”, dado que frequentemente a causa da dependência está ligada aos agregados familiares, referiu.
    A sessão de inauguração da casa começa às 11h00, com o acolhimento, seguindo-se, meia hora depois, um encontro com os fundadores da Obra Fazenda da Esperança, Nelson Giovanelli e o religioso franciscano.
    O programa continua às 14h00 com músicas e testemunhos dos voluntários que trabalham na ‘Fazenda da Esperança’, prossegue às 15h30 com a celebração da missa, presidida pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício, e termina com a bênção da habitação.
    A casa em forma de cruz, com 500 m2 de superfície, limite estabelecido por lei para a construção naquela área rural, tem quartos preparados para acolherem quatro jovens, sala de estar, refeitório, oficina e capela com capacidade para 50 pessoas.
    As ‘Fazendas da Esperança’ são também centros de espiritualidade destinados a jovens sem problemas de dependência que queiram aproveitar o silêncio e o contacto com a natureza para rezar e refletir, referiu o padre José Martins.
    A subsistência vai ser assegurada pelo artesanato dos jovens e pela criação de animais, aproveitando o espaço de nove hectares onde se situa o terreno, fruto de uma doação que abrange outra propriedade com três hectares.
    O projeto, que se estreia em Portugal, nasceu no Brasil na década de 80, encontrando-se atualmente em mais de dez países.
    O espaço de Maçal do Chão implicou um investimento de 450 mil euros, angariados com donativos e sem apoios estatais.
    O Papa Bento XVI visitou em maio de 2007 a ‘Fazenda da Esperança’ da cidade de Guaratinguetá, onde nasceu o primeiro santo brasileiro, Frei Galvão.
    RJM/LFS
    Fotos   
    Nacional | Agência Ecclesia | 2012-05-05 | 15:26:22 | 3323 Caracteres | Diocese da Guarda
    Partilhar
    É importante
    (Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo