Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 5 de maio de 2012

    Fwd: [Catolicos a Caminho] Resumo 4697



    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
    Data: 2 de maio de 2012 04:51
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4697
    Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br


    Mensagens neste resumo (3 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    REFLEXÃO - Mateus 13,54-58

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Ter, 1 de Mai de 2012 4:30 pm





    Terça-feira, 01 de Maio, 2012

    VERSÍCULO:
    Jesus voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga,
    de modo que ficavam admiradas. Diziam: «De onde vêm essa sa-
    bedoria e esses milagres? Esse homem não é o filho do carpintei-
    ro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago,
    José, Simão e Judas? E suas irmãs, não moram conosco? Então,
    de onde vem tudo isso?» E ficaram escandalizados por causa de
    Jesus. Mas Jesus disse: «Um profeta só não é estimado em sua
    própria pátria e em sua família.» E Jesus não fez muitos milagres
    aí, por causa da falta de fé deles.
    --- Mt 13,54-58

    REFLEXÃO:
    Celebrar o operário José é fazer sagrada a vida cotidiana. Ele era
    tão simples e comum que o Filho surpreende a todos quando
    mostra sua sabedoria. Não é sem razão que o grande Patriarca é o
    patrono e modelo para a nossa Igreja. Como ele, devemos ser
    discretos, humildes e fazer do Amor solidário o motivo da vida.

    ORAÇÃO:
    Pai Santo, que nos deste a Sagrada Família de Nazaré para ensinar-
    nos os caminhos do teu Reino de Amor já nesta terra, dá a tua Igreja
    sabedoria e coragem para seguir o exemplo de José e Maria. Assim
    nós nos encontramos com Jesus, o Cristo que se tornou um de nós
    e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
    2.

    Escuta da Palavra e Meditação - 2/5/2012 - Crer em Jesus é cr

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Ter, 1 de Mai de 2012 5:10 pm



    Leituras do dia:

    At 12,24-13,5a
    Sl 67(66)

    ESCUTA DA PALAVRA -VER

    (O que diz o texto)

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 12,44-50

    "Jesus disse bem alto:
    - Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou. Quem me vê vê também aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão. Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo. Quem me rejeita e não aceita a minha mensagem já tem quem vai julgá-lo. As palavras que eu tenho dito serão o juiz dessa pessoa no último dia.
    - Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar. E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. O que eu digo é justamente aquilo que o Pai me mandou dizer."

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que o texto me diz?)

    Meditação:

    O Evangelho de hoje nos apresenta a parte final do Livro dos Sinais, em que o evangelista faz uma avaliação. Muitos acreditaram em Jesus e tiveram a coragem de manifestar a própria fé, publicamente. Outros discípulos acreditaram, mas não tiveram a coragem de manifestar publicamente sua fé.

    Tiveram medo de serem expulsos da sinagoga. E muitos não acreditaram: "Apesar de ter feito tantos sinais diante deles, ele não creram nele. Foi assim que se cumpriu a palavra do profeta Isaías, quando diz: 'Senhor, quem acreditou na nossa palavra? E o braço forte do Senhor a quem se revelou?" (Jo 12,37-38). Após esta constatação, João retoma alguns temas centrais de seu evangelho.

    "Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou.". Esta frase é um resumo do evangelho de João. É o tema que aparece e reaparece de muitas maneiras. Jesus está unido ao Pai que jamais fala em seu nome, mas sempre em nome do Pai.

    João retoma o que já tinha afirmando no prólogo: "O Verbo era a luz verdadeira que ilumina todo homem" (Jo 1,9). "A luz brilha nas trevas, mas as trevas não a receberam " (Jo 1,5). Aqui ele repete: "Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas".

    Jesus é uma resposta viva aos grandes questionamentos que movimentam e inspiram a busca do ser humano. É uma luz que ilumina o horizonte. Faz descobrir o lado luminoso da obscuridade da fé.

    Chegando ao final de uma etapa, nasce a pergunta: "Como será o juízo? Nestes dois versículos o evangelista esclarece o tema do juízo.

    O juízo não se dá com as ameaças das maldições. Jesus afirma: se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, eu não o condeno; porque não vim para condenar o mundo, mas para salvar o mundo.

    Quem me rejeita e não aceita minhas palavras, já tem quem o condena: a minha palavra, o condenará no último dia. O juízo consiste no modo com o qual a pessoa se define diante da própria consciência.

    As últimas palavras do Livro dos Sinais são um resumo de tudo o que Jesus disse e fez até agora. Reafirma o que disse desde o começo: "Não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou".

    Jesus é o reflexo fiel do Pai. Por isso, não oferece prova nem argumentos àquele que o provocam para legitimar suas credenciais.

    É o Pai que o legitima através das obras que ele realiza. E dizendo obras, não se refere aos grandes milagres, mas a tudo o que ele disse e fez, até nas mínimas coisas.

    O próprio Jesus é o Sinal do Pai. É o milagre vivo, a transparência total. Ele não se pertence, mas é inteiramente propriedade do Pai. As credenciais de um embaixador não vêem dele, mas daquele que representa. Veem do Pai.

    João faz uma avaliação da atividade reveladora de Deus. Se eu fizesse uma avaliação da minha vida, o que haveria se positivo em mim? O que há em mim que me condena?


    Reflexão Apostólica:

    "(…) Ser cristão significa ouvir as palavras de Jesus, reconhecer o caráter divino que está presente nela, sentir-se apelado por ela para não mais viver nas trevas do erro, do pecado e da morte, mas sim na luz da verdade, da vida e do amor e responder de forma positiva a este apelo para que, CRENDO NAS PALAVRAS DE JESUS, CREIAMOS FIRMEMENTE NAQUELE QUE O ENVIOU PARA A NOSSA SALVAÇÃO". (CNBB)

    Em que momentos somos seqüestrados pela escuridão? Quais são as situações que enfrentamos que nos levam a perder por completo a esperança? O que faz alguém se negar a acreditar?

    Na traição, na falta de compreensão, na angústia, na perca, no isolamento, na indiferença, nas grandes batalhas, em meio a dívidas, [...], mas noto que mesmo nessa hora somos convidados ou imbuídos a não esmorecer. Em meio a uma tempestade de problemas, tendo às vezes nenhum horizonte visível, somos DESAFIADOS a continuar lutando.

    Num embate sempre existirá um perdedor e um vencedor, por mais equilibrada que sejam os oponentes, alguém vai cedera vitória.

    a.. (…) Um perdedor

    É aquele que não crê, que desiste, que não enfrenta, que recusa a ouvir conselhos, o que persiste por orgulho, o teimoso, aquele que entrega os pontos. Aquele que confia somente em si, não partilha, não colabora, que aponta, (…).

    Aquele que pensa ser forte, mas é o fraco! "(…) Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo. Quem me rejeita e não aceita a minha mensagem já tem quem vai julgá-lo".

    a.. (…) Um vencedor

    Aquele que levanta, que insiste, não desiste e persiste. É aquele que tem um motivo nobre, uma benção na fronte, um olhar para o horizonte e um sentimento forte.

    É aquele que põe sua confiança no céu sem tirar os olhos dos que estão no chão; é o que junta e não espalha, é o que agrega e não o que segrega; é o que consegue ver o projeto ainda na planta; é aquele que a luz sempre o acompanha…

    Esse, por mais que pareça fraco, é o forte! "(…) Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou. Quem me vê, vê também aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão".

    É gratificante olhar nos olhos dos que escolheram a simplicidade e poder ver Deus neles. Chego a conclusão que o reino de Deus para eles foi sussurrado e não insistido aos berros. Nossa religiosidade cristã é complicada para esse mundo tão materialista, ou melhor, é um grande paradoxo: O maior de todos os servos virou senhor pela simplicidade e não pela força.

    A fé faz-nos entender que a grande força que brota dos filhos de Deus é da própria luz que emana do Espírito Santo que habita em cada um de nós.

    A questão agora não é mais se acredito ou não, mas se rejeito que a mensagem da Boa Nova seja de vida e que liberte, como aqueles que se dizem alheios a ela. O que parece é que essas pessoas não renegam a Jesus e sim as regras e dogmas que temos como igreja.

    É comum vê-las citar frases e expressões ensinadas por Jesus como referencia e também participando de debates "calorosos" quando o assunto é religião…

    Aquele que vive no sítio, onde não há luz elétrica, se encanta o ver a luz do luar, das estrelas, dos faróis dos carros que passam na estrada. O lavrador dá bom dia ao sol e começa o seu trabalho.

    Quem tem a graça de enxergar só não vê a luz se por vontade própria fechar os olhos, mas mesmo assim a luz aos poucos surge e a total escuridão passa, ficando a penumbra. Só vive por completo na escuridão aquele que por orgulho mente pra si próprio ou desistiu.

    Portanto, não desista de ver a luz!

    Levanta! É mais fácil olhar pela janela ficando de pé!

    Seja luz! Pode me chamar de sonhador, mas Deus me chama de forte!
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, como discípulo da luz, quero deixar-me sempre guiar por teu Filho. Só, assim, as ciladas do demônio não prevalecerão sobre mim. Vem em meu auxílio!

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)

    Propósito: Manter meu olhar iluminado pela luz de Jesus, hoje e todos os dias.

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    3.

       IGREJA CATÓLICA (045) MINISTÉTRIO PASTORAL  Som !

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Ter, 1 de Mai de 2012 7:34 pm





    IGREJA CATÓLICA

    (045) MINISTÉRIO PASTORAL !

    É esta a designação a que modernamente se chama Cura Animarum, isto é, a Cura das Almas, e refere-se a todas aquelas atividades pelas quais os Ministros Ordenados da Igreja assistem o bem espiritual e o bem-estar dos fiéis.

    Todos os leigos que são escolhidos e treinados em certas especialidades da Pastoral, podem colaborar muito validamente neste Ministério, se forem devidamente preparados.

    O Ministério Pastoral abrange uma vasta variedade de actividades, especialmente a Administração dos Sacramentos, a Pregação, a Catequese, o Aprofundamento da Teologia, a Imprensa Católica e outros Meios de Comunicação Social, o Conselho Pastoral, a Direcção Espiritual, a Educação, o Testemunho Público e a defesa dos direitos dos pobres e oprimidos na construção de uma acção social.

    O Concílio Vaticano II deu as suas orientações específicas sobre o Ministério Pastoral, com os seus vários Decretos, Constituições e Declarações.

    Assim, o Decreto sobre o múnus pastoral dos bispos diz :

    - "Nesta Igreja de Cristo, o Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, a quem o mesmo Cristo mandou que apascentasse as Suas ovelhas e os Seus cordeiros, está revestido, por instituição divina, do poder supremo, pleno, imediato e universal, em ordem à Cura das Almas".(CD 2).

    O Concílio Vaticano II dedicou uma Constituição especial ao Ministério da Pastoral, uma Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Actual que se dirige a todos os homens :

    - "Por isso o Concílio Vaticano II, tendo investigado mais profundamente o Ministério da Igreja, não hesita agora em dirigir a sua palavra, não já apenas aos filhos da Igreja e a quantos invocam o nome de Cristo, mas a todos os homens". (GS 2).

    E especificando a função da Igreja no mundo actual, diz :

    - "A Igreja, simultaneamente "agrupamento visível e comunidade espiritual", caminha juntamente com toda a humanidade, participa da mesma sorte terrena do mundo e é como que o fermento e a alma da sociedade humana, a qual deve ser renovada em Cristo e transformada em Família de Deus".(GS 49).

    E termina assim o seu ensinamento sobre a função da Igreja no mundo actual :

    - "O próprio Senhor o diz : "Eis que venho em breve, trazendo comigo a minha recompensa, para dar a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o último, o começo e o fim". (Apc.22,12-13). (GS 45).

    No sentido de um melhor Ministério Pastoral, o Magistério da Igreja procura dar a sua mais íntegra formação aos que têm por missão específica exercer o Ministério Pastoral, através da :

    TEOLOGIA PASTORAL

    A Teologia Pastoral é a divisão da Teologia que diz respeito à teoria e à prática pela qual é exercida toda a missão da Igreja.

    No seu sentido tradicional - uma vez que a Teologia Pastoral foi considerada como o conteúdo total dos conhecimentos requeridos aos sacerdotes, no seu ministério pastoral de cura de almas e administradores dos sacramentos - é representada por uma síntese de estudos da Escritura, da Teologia Dogmática e Espiritual, e o Código do Direito Canónico.

    Nos anos mais recentes a Teologia Pastoral tem sido entendida de uma maneira mais geral.

    Actualmente encerra, não apenas a prática da orientação dos estudos sacerdotais, mas também um conceito global da missão de toda a Igreja de proclamar o Evangelho da salvação a todo o mundo.

    Toda a Teologia é considerada potencialmente pastoral, no sentido de que os conhecimentos que ela procura cultivar, são precisamente os conhecimentos da salvação.

    No sentido de serem efectivos, estes conhecimentos devem estar­ em perfeita conjugação com a experiência daqueles que são considerados os responsáveis e a quem são dirigidos.

    Assim, a moderna Teologia Pastoral compreende os estudos das ciências sociais e do bem-estar, tal como a história e a antropologia, enquanto elas desenvolvem o sentido das necessidades de todos aqueles que hão-de ser o objecto da missão da Igreja, de evangelização e de santificação.

    O Decreto do Concílio Vaticano II sobre a Formação Sacerdotal, (OT), diz sobre a necessidade da formação pastoral :

    - "A solicitude pastoral que deve informar toda a formação dos alunos, pede também que eles sejam instruídos no que respeita especialmente ao sagrado ministério, sobretudo na catequese, na pregação, no culto litúrgico e na administração dos sacramentos, nas obras de caridade, no dever de ir ao encontro dos incrédulos e dos errantes, assim como nos restantes deveres pastorais"...(OT 19).

    Com as exigências dos tempos modernos em que se vive num ambiente de permanente "Contestação", tornam-se mais difíceis para a Igreja os métodos de Pastoral a usar, não só para saber atender as ansiedades das pessoas que se debatem com problemas pastorais e as que diretamente se colocam numa posição de debate ou de plena contestação moral, doutrinal, teológica ou pastoral, como sobretudo saber como actuar numa linha de caridade e de plena verdade, de maneira a cativar e fazer compreender e aceitar a posição da Igreja atual, com base na Escritura e na Tradição, nos Concílios, especialmente o Vaticano II, o Direito Canónico e a Liturgia depois da reforma, e mais recentemente o Catecismo da Igreja Católica.

    Para além da doutrina Tradicional da Igreja, que é preciso saber defender, há porventura pontos doutrinais que se prestam a contestações a que é preciso saber responder.

    Presentemente ocupam lugares de contestação :

    * A Sagrada Escritura em muitos factos que não são históricos mas que se apresentam com uma mensagem de salvação que é preciso saber interpretar, como, a Criação do homem, a arca de Noé, a história dos Patriarcas, especialmente Moisés, Josué e a paragem do sol, a inspiração e inerrância da Bíblia e até alguns pontos do Novo Testamento.

    * A Moral do Aborto, do Suicídio assistido, da Eutanásia e os supostos direitos de igualdade dos homossexuais.

    * As constantes acusações de discriminação entre o homem e a mulher, não só nos direitos como em igualdade de trabalho e de sua remuneração.

    * O Sacerdócio da mulher.

    * O Celibato e casamento dos sacerdotes.

    * A Atitude perante possíveis encontros com extraterrestres.

    * A Deficiente formação moral e religiosa das escolas a nível secundário e universitário, num ambiente de contínua e mal vigiada promiscuidade e prática de vida sexual prematura.

    Para tudo isto é preciso estar preparado e deve haver uma Teologia Pastoral capaz de dar a resposta adequada e actual, e que seja capaz de a pôr em prática.

    Por isso o Concílio recomendou ainda, no que diz respeito à preparação dos futuros sacerdotes :

    "É necessário que os alunos aprendam a arte de exercer o apostolado não só de maneira teórica, mas também prática, e saibam comportar-se com responsabilidade própria e em colaboração com os outros ; para isso, sejam iniciados já durante os estudos e até no tempo de férias, na prática pastoral com exercícios convenientes, que devem ser levados a cabo, de harmonia com a idade dos alunos e circunstâncias dos lugares..."(OT 21).

    São eles, os Sacerdotes, especialmente Párocos, responsáveis pelo Ministério Pastoral, que receberam a doutrina da Teologia Pastoral, que devem dar o melhor do seu trabalho na Cura das Almas, acolhendo e instruindo os seus colaboradores leigos, a fim de se evitarem tantos abusos na vivência da Liturgia, que só têm a sua razão numa profunda e crassa ignorância, por falta de formação e informação.

    É sobretudo por isto que no Vaticano se preparam algumas reformas que têm por finalidade, não só esclarecer doutrinas, como sobretudo combater erros e abusos que se foram introduzindo por falta do exercício oportuno do Ministério Pastoral, como é agora o novo Documento sobre alguns abusos a respeito da Sagrada Eucaristia (Redemptionis Sacramentum).

    A Igreja tem que estar atenta aos Sinais dos tempos para considerar simultaneamente as ajudas que recebe e as que pode dar.

    John

    Nascimento

    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com




    --



































    1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.    
    2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:    
    3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!    
    4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!    
    5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!    
    6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!    
    7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!    
    8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!    
    9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!    
    10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!    
    11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.    
    12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.














    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo