Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 3 de maio de 2012

    ACI Digital: Bento XVI: Sem amor a ciência perde sua nobreza e sua humanidade

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      3 de maio de 2012  
    Bento XVI: Sem amor a ciência perde sua nobreza e sua humanidade
    VATICANO, 03 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI explicou esta manhã que sem amor a ciência perde a nobreza e humanidade que deve caracterizá-la, durante a sua visita à Faculdade de Medicina e Cirurgia do Policlínico Agostino Gemelli em Roma por ocasião do seu 50º aniversário.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    https://twitter.com/#!/acidigital

    SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
    https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    CONTROVÉRSIA

    PERFIS

    Católico em Dia
    Evangelho:
    João 12,31-36
    Um pensamento:
    "Aceita o que te manda o Sagrado Coração de Jesus Cristo para te unir a Ele."
    Santa Margarida Maria
     
     

     

    VATICANO


    Vaticano renova as normas da Cáritas Internacional

    VATICANO, 03 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Vaticano publicou ontem o Decreto Geral que renova os estatutos da Cáritas Internacional, aprovado pelo Papa Bento XVI no dia 27 de abril e assinado pelo Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone.

    O Decreto, que entra em vigor a partir do momento de sua publicação, foi explicado por Dom Osvaldo Neves de Almeida, que indicou que "em seus 61 anos de vida, Cáritas Internationalis, foi sempre uma ferramenta privilegiada da caridade da Igreja".

    "A Santa Sé, recolhendo a longa experiência desta benemérita instituição e, de forma especial, os acontecimentos dos últimos anos, renovou seu status jurídico para sustentar de forma mais adequada sua atividade no contexto atual".

    "Em 2004, o beato João Paulo II lhe conferiu personalidade jurídica canônica pública com o Quirógrafo 'Durante a Última Ceia (...) Esta personalidade jurídica pública se rege, em primeiro lugar, embora não exclusivamente, pela normativa própria e as disposições permanentes do Código de Direito Canônico".

    "O quirógrafo 'Durante a Última Ceia, ao reconhecer o laço especial da Caritas Internationalis com a Sé Apostólica, estabeleceu implicitamente que seu governo e sua atividade fizessem referência à Primeira Seção da Secretaria de Estado. Do mesmo modo, o documento confiava ao Pontifício Conselho Cor Unum a tarefa de seguir e acompanhar a atividade da Caritas Internationalis".

    O processo de renovação do marco jurídico da Cáritas Internationalis

    "A experiência amadurecida nestes quase oito anos de aplicação do Quirógrafo 'Durante a Última Ceia' permitiu compreender com maior precisão assim como promover uma renovação jurídica que não somente respeite, mas expresse ainda melhor a natureza da organização e esclareça a distribuição das competências dos dicastérios e dos organismos interessados", acrescentou o Cardeal.

    "Entre janeiro e maio do ano passado, um grupo de trabalho de representantes da Caritas Internationalis e da Santa Sé estudou uma nova versão dos Estatutos da Caritas Internationalis, para individuar as problemáticas doutrinais, jurídicas e econômicas em questão".

    "Durante esses encontros se fez patente a necessidade de uma legislação complementar do Quirógrafo 'Durante a Última Ceia', como referência normativa para a aplicação dos novos estatutos. Recebido o projeto destes, o Santo Padre deu instruções precisas ao cardeal Secretário de estado sobre o conteúdo do mencionado texto complementar do Quirógrafo. Para cumprir essas indicações preparou-se o Decreto Geral e foram revisados e adequados os novos estatutos e o regulamento interno".

    Algumas características do novo Decreto Geral

    Nesse sentido, explicou que "os artigos 1, 2 e 3 do Decreto Geral esclarecem competência dos principais dicastérios de referência. A respeito disto se reforça, acima de tudo, o papel do Pontifício Conselho Cor Unum, que segue a atividade institucional da Caritas Internationalis e responsável pela aprovação de seus textos de conteúdo doutrinal ou moral".

    "(...) Os artigos 4 e 5 estabelecem as diretrizes para a redação ulterior de uma normativa de trabalho específica para o pessoal e para a preparação de um adequado regime de previsão. Efetivamente, os trabalhadores da Caritas Internationalis, embora não sejam empregados vaticanos, formam parte da comunidade de trabalho da Sé Apostólica".

    "(...) O artigo 6 (...) estabelece a lista pontifícia de nomes de, ao menos, três membros no Conselho Executivo. Isto permite ao Supremo Pontífice a designação de pessoas de comprovada competência específica, particularmente as procedentes de regiões pobres ou que merecem uma atenção privilegiada (...) Não obstante, segue sempre em vigor que a maioria dos membros indicada pelas Cáritas nacionais, das que depende a responsabilidade do governo do importante organismo da Confederação".

    "Prevê-se, além disso, a presença de um Assistente eclesiástico e de uma Comissão de Assistência (...). Por outra parte, além do 'nihil obstat' da Santa Sé para as candidaturas de Presidente e Secretário Geral (...) o Decreto Geral e os novos Estatutos estabelecem o 'nihil obstat' para a candidatura do Tesoureiro.

    "No art.7 reafirma-se o princípio geral de vigência da normativa canônica e vaticana de relevo para quantos estão empregados nos entes situados na Cidade do Vaticano e vinculados institucionalmente com a Santa Sé".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Bento XVI: Sem amor a ciência perde sua nobreza e sua humanidade

    VATICANO, 03 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI explicou esta manhã que sem amor a ciência perde a nobreza e humanidade que deve caracterizá-la, durante a sua visita à Faculdade de Medicina e Cirurgia do Policlínico Agostino Gemelli em Roma por ocasião do seu 50º aniversário.

    Conforme assinala a nota da Rádio Vaticano, na presença das autoridades do hospital e de outras do âmbito civil italiano, o Santo Padre refletiu sobre a fecundidade da relação entre a ciência e a fé na busca da verdade.

    "A procura do absoluto – o quaerere Deum – incluía a exigência de aprofundar as ciências profanas, todo o mundo do saber. A investigação científica e a busca de sentido… brotam de uma única nascente, aquele Logos que preside à obra da criação e guia a inteligência da história. Uma mentalidade fundamentalmente tecnocrática gera um perigoso desequilíbrio entre o que é possível tecnicamente e o que é moralmente bom, com consequências imprevisíveis".

    Bento XVI indicou que "precisamente o amor de Deus, que resplandece em Cristo, é o que torna agudo e penetrante o olhar da busca e ajuda a captar aquilo que nenhuma investigação está em capacidade de perceber".

    "O beato Giuseppe Toniolo tinha isto bem presente ao afirmar que é parte da natureza do homem ler nos outros a imagem de Deus amor e na criação o seu selo. Sem amor, também a ciência perde sua nobreza. Só o amor garante a humanidade da investigação".

    O Papa se referiu também aos diversos desafios atuais ante a ciência e o entendimento sobre a realidade do ser humano, em meio dos avanços tecnológicos que ocorrem cada vez mais rápido.

    "Os múltiplos descobrimentos, as tecnologias inovadoras que se ultrapassam com um ritmo tão rápido, são, com razão, motivo de orgulho, mas frequentemente não sem consequências preocupantes", advertiu.

    Bento XVI alertou logo sobre uma "crise de pensamento" na que o homem se vê "rico em recursos, mas não igualmente rico em seus objetivos, o homem de nosso tempo vive freqüentemente condicionado pelo relativismo e pelo reducionismo, que o levam a perder o sentido das coisas, quase ofuscado pela eficácia técnica, esquece o horizonte essencial da necessidade de sentido, relegando a dimensão transcendente à insignificância".

    "Neste contexto, o pensamento se debilita e, ao mesmo tempo, vai ganhando terreno um empobrecimento ético, que nubla as referências normativas de valor. Parece ficar no esquecimento a que foi a raiz fecunda da cultura européia e do progresso".

    Por isso, continuou, é "importante, então, que a cultura volte a descobrir o vigor do significado e o dinamismo da transcendência. Em uma palavra, que abra com firmeza o horizonte do quaerere Deum".

    "Pode-se dizer que o mesmo impulso à investigação científica se deve à nostalgia de Deus que vive nos corações humanos: depois de tudo, o homem de ciência tende, frequentemente inconscientemente, a chegar a essa verdade que dá sentido à vida".

    Para que a investigação humana chegue a bom porto, prosseguiu o Pontífice, é necessário "redescobrir o lugar onde surge, que a investigação científica compartilha com a busca da fé, a fides quaerens intellectum, é quase uma exigência complementar da inteligência do real".

    "Mas, paradoxalmente, precisamente a cultura positivista, excluindo do debate científico a pergunta sobre Deus, determina o declive do pensamento e a debilitação da capacidade da inteligência do real", advertiu.

    "Entretanto, o quaerere Deum do homem se perderia em um matagal de caminhos, se não saísse a seu encontro um caminho de iluminação e de segura orientação, que é o próprio Deus que se faz próximo ao homem com imenso amor".

    O Papa precisou logo que sendo a "religião do Logos, o Cristianismo não relega a fé no âmbito do irracional, mas atribui a origem e o sentido da realidade à Razão criadora, que no Deus crucificado se manifestou como amor e que convida a percorrer o caminho do quaerere Deum".

    "E justamente percorrendo o atalho da fé que o homem capaz de notar nas mesmas realidades de sofrimento e de morte, que atravessam sua existência, uma possibilidade autentica de bem e de vida. Na Cruz de Cristo reconhece a Árvore da vida, revelação do amor apaixonado de Deus pelo homem. O cuidado daqueles que sofrem é então encontro cotidiano com o rosto de Cristo, e a dedicação da inteligência e do coração se faz sinal da misericórdia de Deus e de sua vitória sobre a morte".

    O Papa ressaltou logo que "vivida em sua integridade, a busca é iluminada pela ciência e a fé, e com estas duas 'asas' toma impulso e força, sem perder jamais a justa humildade, o sentido do próprio limite. De tal maneira a busca de Deus se torna fecunda para a inteligência, fermento de cultura, promotora de verdadeiro humanismo, busca que não se detém na superfície".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Exercício da homossexualidade é contrário à natureza do homem, afirma Arcebispo peruano

    LIMA, 03 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Arcebispo de Arequipa, no sul do Peru, Dom Javier Del Río, afirmou que embora a Igreja não condene a homossexualidade, os atos homossexuais são contrários à própria natureza do ser humano.

    Em entrevista ao jornal peruano La Republica, Dom Del Río explicou que essa é a razão pela qual a Igreja não está de acordo que se promova a atividade homossexual.

    "É uma orientação que não vai com sua própria natureza humana. Recordemos que a sexualidade não é somente um tema de genitalidade, a sexualidade abrange todo o ser humano, o ser humano todo ele é varão e todo ela é mulher".

    Dom Del Río assinalou que muitas vezes o que se promove, e o que a Igreja critica, é "que as pessoas que têm natureza humana de homem tenham uma atração sexual por pessoas do mesmo sexo, promove-se isto em lugar de ajudá-los a responder à sua verdadeira natureza humana".

    O Prelado explicou que todos os seres humanos têm dignidade pelo fato de serem pessoas. "Por isso merecem todo nosso respeito e o respeito de toda a população, independentemente de que pessoas fisicamente eles são, ou que tenham alguma deficiência física ou mental".

    "O mesmo podemos dizer de uma pessoa com diferente orientação sexual, credo, raça, situação social, etc.".

    O Arcebispo de Arequipa sublinhou em sua entrevista que a Associação de Psicólogos Católicos da Itália assinalou que "quando a mudança de orientação sexual não tem uma raiz orgânica é factível retornar".

    Dom Del Río também responsabilizou pela promoção do estilo de vida gay a "muitas ONGs, organismos internacionais com muito poder político e econômico, além de muitos departamentos de Nações Unidas (ONU) que promovem a homossexualidade, o aborto, e cujos líderes não são homossexuais, mas o promovem".

    Diante disto, de acordo ao Prelado, a Igreja por uma parte exorta as pessoas a que procurem que "sua opção sexual corresponda à totalidade de sua natureza".

    "Não obstante, se houver pessoas que não querem ou preferem manter-se com esta orientação, nós os convidamos a não exercer a homossexualidade e manter-se no celibato porque o primeiro vai contra sua própria natureza", recordando que as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, "sempre foram chamadas relações contranatura".

    Dom Del Río remarcou que "a Igreja respeita os homossexuais, e ama uma pessoa com orientação homossexual assim como ama uma pessoa com orientação heterossexual".

    "Dentro de grupos da Igreja há muitas pessoas que tiveram uma atividade homossexual e que logo recuperaram a sexualidade, tal e como foi brindada pela natureza. Estão dentro dos grupos paroquiais e novos movimentos".

    O Arcebispo peruano indicou que em todo mundo a Igreja tem cursos e consultores para que pessoas com estas tendências recuperem "a orientação sexual dada pela natureza e não a oferecida pelas circunstâncias sociais".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Cardeal argentino pede que o trabalho seja "expressão de fraternidade"

    BUENOS AIRES, 03 Mai. 12 (ACI) .- O Arcebispo Emérito de Paraná (Argentina), Cardeal Estanislao Esteban Karlic, felicitou os trabalhadores pelo seu dia comemorado com feriado no 1º de maio, e assinalou que "o trabalho deve ser uma expressão de fraternidade. Temos o dever de ser irmãos, e o direito de formar uma Nação, uma família e também o mundo".

    Durante a Missa que presidiu pelo Dia do Trabalhador, o Cardeal assinalou que a dignidade do trabalho é tão grande "como a dignidade do homem" e, portanto, para falar da pessoa "tenho que saber algo do mistério de Deus" e "para falar do trabalho, tenho que saber algo do homem e também saber um pouco de Deus".

    Em sua homilia na Catedral de Paraná, o Cardeal também insistiu a "obter que se reconheça a Argentina como um país que trabalha com dignidade".

    "O dever manifesta a dignidade da pessoa, de que ela tem deveres; e se tem deveres quer dizer que ela é capaz de crescer além do que agora é, de ser cada vez melhor", expressou o Cardeal Karlic.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    CONTROVÉRSIA


    Bispos pedem à Corte Constitucional que não aprove a adoção homossexual na Colômbia

    BOGOTÁ, 03 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Secretário Geral da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba, reiterou o pedido à Corte Constitucional do país de respeitar a Carta Magna e seu conceito de família fundada no matrimônio entre homem e mulher, e não permitir a adoção de menores por parte de casais do mesmo sexo.

    O Prelado fez este chamado quando a sociedade colombiana espera o pronunciamento deste tribunal, que deve decidir se outorga a custódia de uma menina a um casal de lésbicas, concebida mediante inseminação artificial por uma delas.

    Embora a sentença deveria ser ditada nos próximos dias, fontes próximas ao grupo ACI indicaram esta quarta-feira que não há uma data fixada, já que o magistrado que levava o caso, Humberto Serra, renunciou ao seu cargo.

    Dom Córdoba pediu que a Corte Constitucional não extrapole os limites de suas funções modificando a Carta Magna com sentenças que vão contra o sentir do povo colombiano. Como se recorda, em 20 de abril este tribunal concedeu a uma mulher uma pensão de sua companheira lésbica e assinalou que há diversos tipos de família, não só aquela fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher.

    Este tribunal, indicou o Prelado, "foi na contramão de uma sã e correta interpretação da nossa Constituição. Contrariamente, também, dos autênticos valores que dignificam a pessoa humana e contribuem ao progresso da sociedade".

    Em sua Carta Pastoral "Unidos pela Vida e pela Família" publicada neste sábado, Dom Córdoba recordou que a Corte "não pode apropriar-se da competência de modificar (a constituição) com interpretações acomodatícias, fruto de uma ideologia contrária à ordem natural, à dignidade autêntica da pessoa humana e ao querer do constituinte".

    Ele também recordou que a Corte "veio desconhecendo o espírito do artigo 11 da nossa Constituição, ampliando progressivamente a injusta despenalização do aborto".

    Do mesmo modo, reiterou que a Igreja "nada tem contra os homossexuais ou contra o reconhecimento de seus legítimos e autênticos direitos", pois como toda pessoa humana têm "a mesma dignidade fundamental, o mesmo valor perante Deus e o Estado".

    Entretanto, assinalou que "por respeito a esta dignidade" a Igreja expressa seu "oposição ativa" frente temas como a despenalização do aborto, a união entre pessoas do mesmo sexo e sua possibilidade de adotar menores.

    "Acredito que decisões de tanta trascendencia deveriam ser tomadas em espaços políticos mais abertos à sã discussão de idéias, a mais representantes dos ideais democráticos da Nação, mais próximos às reais preocupações do povo colombiano", assinalou.

    Dom Córdoba convidou aos colombianos a estar "vigilantes e atentos, dispostos a defender a vida e a natureza autêntica da família".

    Enquanto isso, um grupo de cidadãos lançou uma petição titulada "Não à adoção de crianças por homossexuais" que até o momento recolhia mais de 2 mil e 300 assinaturas.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    PERFIS


    Avó de 70 anos agora é religiosa contemplativa na Espanha

    VALENCIA, 03 Mai. 12 (ACI) .- Uma viúva de 70 anos, mãe de 3 filhos e avó de 5 netos, professou seus votos solenes como religiosa contemplativa na ordem das Franciscanas Clarissas na localidade de Canals, na Espanha.

    Célia de Jesus, foi o nome eleito pela nova religiosa nascida em Valência, que professou seus votos perpétuos no mosteiro de Santa Clara, onde colaborava com seu esposo antes de ficar viúva em 2004, e depois disto esteve recebendo formação para esta consagração, indicaram à agência AVAN fontes da ordem religiosa.

    "Antes de ingressar no mosteiro, Irmã Célia de Jesus colaborava com Ação Católica Geral de Valência e na atenção dos doentes, uma vez que faleceu seu marido decidiu entregar-se completamente ao Senhor como religiosa", assinalaram.

    A cerimônia, à qual compareceram os filhos e os netos da religiosa, foi presidida pelo Pe. Miguel Albiñana e concelebrada por uma dezena de presbíteros vinculados à localidade ou ao mosteiro.

    A ordem das Clarissas foi fundada em 1212 pela Santa Clara de Assis, a primeira mulher a receber a aprovação da Igreja para uma regra religiosa. Estabeleceu-se na Espanha em 1228, ao fundar o primeiro mosteiro da ordem em Pamplona. Foi canonizada pelo Papa Alejandro IV no ano 1255.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo