Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 4 de maio de 2012

    Fwd: [Catolicos a Caminho] Resumo 4699



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
    Data: 4 de maio de 2012 04:54:01 BRT
    Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4699
    Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>

    JESUS FALA ATRAVÉS DE SUA IGREJA

    Mensagens neste resumo (3 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    Nota de falecimento: Pe. Rufus Pereira

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Qui, 3 de Mai de 2012 3:59 pm



    Uma grande perda para a nossa Igreja. Com certea, ele está junto de Jesus, e ali intercederá por nós!

    http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=286055

    2.

    Escuta da Palavra e Meditação - 4/5/2012 - Como podemos saber o

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Qui, 3 de Mai de 2012 4:44 pm




    "O Ano da Fé quer contribuir para uma renovada conversão, vivência e para uma redescoberta da fé". (D. Sérgio Rocha, Arcebispo de Brasília-DF)

    Leituras do dia:

    At 13,26-33
    Sl 2

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 14,1-6

    "- Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
    Então Tomé perguntou:
    - Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?"

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

    Meditação:

    Por que buscamos outros caminhos? Por que acreditamos nos contos que o mundo nos prega? Por que não assumimos a vida nova de Cristo pra valer? O que está nos faltando: fé, disposição, coragem, humildade, oração, conhecimento da Palavra? Responda por você e a você!

    Os capítulos 13 a 17, do Evangelho de são João, são um lindo exemplo de como as comunidades do discípulo amado no final do primeiro século na Ásia Menor, hoje Turquia, realizavam sua catequese.

    Por exemplo, no capítulo 14, as perguntas dos três discípulos, Tomé (Jo 14,5), Filipe (Jo 14,8) e Judas Tadeu (Jo 14,22), eram também as perguntas e os problemas das Comunidades.

    Assim, as respostas de Jesus aos três são um espelho em que as comunidades encontravam uma resposta às suas dúvidas e dificuldades.

    Para entender melhor o ambiente em que se realizava a catequese, é possível fazer isso. Durante e após a leitura do texto, é bom fechar os olhos e imaginar que nos encontramos em meio aos discípulos, participando do encontro com Jesus.

    Enquanto se escuta, é preciso prestar atenção à maneira como Jesus prepara seus amigos à separação e lhes revela sua amizade, transmitindo segurança e apoio.

    O texto começa com uma exortação: "Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês."

    A Insistência em conservar palavras animadoras que ajudam a superar a perturbação e as divergências, é sinal que haviam perturbação e divergências na comunidade.

    Uma dizia à outra: "O nosso modo de viver a fé é melhor do vosso. Nós estamos salvos! Vós estais no erro. Se quiserdes ir para o céu, deveis converter-vos e viver como nós!" Jesus afirma: "Na casa do meu Pai há muitos quartos..." Não é necessário que todos pensem do mesmo modo.

    O importante é que todos aceitem Jesus, revelação do Pai e que por amor a ele, tenhamos atitudes de compreensão, de serviço e de amor.

    Amor e serviço são a massa que une os tijolos e faz com que as diferentes comunidades sejam uma igreja de irmãs e de irmãos.

    Jesus afirma que vai preparar uma longa viagem e depois voltará para levar-nos com ele para a casa do Pai. Ele quer que estejamos todos com ele para sempre.

    A volta de que fala Jesus é a vinda do Espírito que ele manda e que age em nós, de modo que podemos viver como ele viveu (Jo 14,16-17.26; 16,13-14).

    Jesus termina afirmando: "E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou." Quem conhece Jesus conhece o caminho, porque o caminho é a vida que ele viveu e que o levou através da morte a estar sempre junto ao Pai.

    Tomé diz: "Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?" Jesus responde: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida! Ninguém vai ao Pai senão por mim".

    Três palavras importantes. Sem o CAMINHO, não se vai. Sem a VERDADE não se faz uma boa escolha. Sem VIDA, só há morte!

    Jesus explica o sentido: Ele é o CAMINHO, porque "ninguém vai ao Pai senão por mim". E ele é a porta por onde entram e saem as ovelhas (Jo 10,9). Ele é a VERDADE, porque olhando ele, estamos vendo a imagem do Pai. "Quem me conhece, conhece o Pai!". Ele é a VIDA, porque caminhando como Jesus estaremos unidos ao Pai e teremos vida em nós!

    Que encontros bonitos do passado você guarda em sua memória, encontros que dão força para ir adiante? Jesus disse: "Na casa do meu Pai há muitos quartos...". O que significa esta afirmação para nós hoje?

    Reflexão Apostólica:

    Neste trecho do evangelho escrito por João, Jesus está nos falando do céu, ou da morada eterna: "Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês."

    Será que depois das palavras de Deus na pessoa de seu Filho amado ainda temos dúvidas da existência da vida eterna?

    Sempre que esse evangelho aparece trago à tona a reflexão do que é para nós ter felicidade. Será que conseguimos enxergar, em meio às dificuldades do dia-a-dia, a felicidade?

    Certa vez divagando sobre a teologia da graça, comparei o nosso dia-a-dia a um trapézio voador. Sim, Já acordamos no trapézio e desde cedo já temos o objetivo de cumprir com êxito a acrobacia e acalcar com segurança o bastão. Então vem a reflexão do que seria sucesso.

    Veja e reflita: Sucesso é a conquista de algo muito especial que se iniciou com um sonho, virou uma proposta e um objetivo e por fim se concretizou; felicidade é conseguir viver bem com que se tem, naquele momento ou instante e não esta condicionada ao sucesso.

    Ao se levantar e novamente encarar o trapézio temos consciência que talvez não conseguiremos cumprir com êxito aquele objetivo; sabemos que por vezes cairemos e que também por muitas vezes voltaremos para casa, no fim do dia, vitoriosos sabendo e louvando pelo ótimo dia que tivemos, ou seja, acrobacia cumprida e salvos novamente no bastão.

    Os que vivem o medo e em especial os que estão em processo de depressão nem sobem no trapézio; os descrentes vão para o trapézio acreditando apenas na sua perícia; já os fieis acreditam e sabem que Deus é a rede de segurança. Tendo sucesso ou não na acrobacia e no retorno ao bastão sabem que Ele sempre estará lá.

    Vida e trapézio interagem entre si. Sucesso e insucesso são variáveis. Felicidade e Deus pertencem ao processo, só não os vê quem não quer.

    Levantar pela manhã é um simples gesto rotineiro. Sabemos ao levantar que a felicidade e Deus estarão à espera no trapézio. Tal entender requer maturidade para aceitar que as situações de fracasso, descrença e medo fazem desse processo.

    Enfrentar é uma condição de vida e não pode ser feita com desgosto, pois quem assim o vê já levanta mal humorado e possivelmente tentará tornar tudo ao seu redor também sombrio e chato. Quem não conhece pessoas assim, que já levantam de "cueca virada"?

    Dizem "você não sabe o que eu estou passando"! Ou tornam suas dores, dívidas e sofrimentos sempre maiores que a dos outros…

    A busca da felicidade perdida inicia dentro de nós mesmos. Se acordo parecendo que chupei tamarindo ninguém tem culpa disso. O sucesso após cada acrobacia é uma conseqüência natural das tentativas e não é algo obrigatório na vida.

    Se condicionarmos nossa felicidade diária ao sucesso, a um novo carro, a casa nona, a promoção no serviço, ao novo salário, deixaremos aos poucos de ver o sucesso e a felicidade dos outros.

    Não mais perceberemos o dez na prova de matemática que o filho com dificuldade tirou, não nos comemorará o novo emprego da filha, não veremos o cabelo cortado da esposa, não será visto ou notada a felicidade do marido que mesmo sem dinheiro feliz volta pra casa…

    Pessoas infelizes dificilmente elogiam o sucesso dos outros, Caminham a passos largos para um processo duro chamado INVEJA.

    A inveja é ir todos os dias para o trapézio não mais pra saltar e sim para derrubar os que tentam ser agarrar a cada nova manobra.

    Engraçado que foi para esse irmão e para os descrentes, que parecem que vivem fora mundo, que Jesus veio, morreu e nos envia.

    Olhando bem a situação do trapézio que explanamos, deve ser então por isso que seja mais fácil de encontrá-lo na dor ou no erro ao depararmos com a rede de proteção, pois poucas pessoas após uma acrobacia perfeita se lançam na rede para agradecer ou demonstrar sua felicidade.

    Por fim, "(…) Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim". Quer sucesso? Jesus é o caminho. Caminhe com Ele; Quer ser feliz? Jesus é a verdade! Ele esta no trapézio!; Esta desanimado, triste, abatido? Ele é a vida! Portanto aceite a vida que vem Dele e enfrente o trapézio!

    Minha prece por todos aqueles que estão deprimidos, agoniados e abatidos… Que o Senhor Jesus lhes dê forças na medida em que cada um esboçar, mesmo que timidamente, uma reação: Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós!

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti. Jesus: ajude-nos a viver de acordo com os teus ensinamentos, para que um dia mereçamos também um lugar na morada eterna.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)

    Propósito: Seguir Jesus Cristo, caminhando sobre suas pegadas (adesão da vontade); escutando a sua doutrina (adesão da inteligência) e vivendo no seu amor e na sua graça ( adesão do sentimento e do espírito).


    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    3.

       HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - 5o DOMINGO DA PÁSCOA - B  ENRAIZA

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Qui, 3 de Mai de 2012 7:21 pm





    HISTÓRIA DA SALVAÇÃO


    (082) ENRAIZADOS N'ELE...

    (5º Domingo da Páscoa – B)

    «Como a vara não pode dar fruto por si mesma, se não permanecer na cepa, assim vós também não, se não permanecerdes em Mim».

    *Estar Enraizado em Cristo, é condição essencial para uma vida plena em ordem à salvação eterna.

    *Estar Enraizado em Cristo, é sinónimo de possuir uma mensagem de redenção e um compromisso de evangelização.

    É verdade que Deus atribuiu ao homem um lugar especial, no conjunto da criação.

    Contudo, isso não significa que ele tenha um título de posse e de exploração a seu bel-prazer.

    Colocados como intendentes de Deus no interior da Criação, significa que Deus continua a ser o princípio, o centro e o apogeu de toda a Criação.

    Enraizados em Cristo, significa receber uma nova seiva para darmos bons frutos, que o mesmo é dizer, sermos testemunhas da mensagem de Deus e dos ensinamentos do Magistério da Igreja.

    Segundo essa mensagem :

    * A nós incumbe-nos a tarefa de servir a Criação, promovendo-a na sua beleza e fecundidade, para gáudio das gerações presentes e futuras.

    * A nós cumpre-nos a tarefa de humanizar essa natureza, por vezes inóspita e selvagem, para que homens e mulheres nela recolham os frutos da alegria e do mais puro amor.

    * A nós foi-nos confiada a missão de transformar a natureza da Criação sem a consumir e degradar de tal modo que, atrás de nós, fiquem apenas rastos de poluição e de deserto.

    * Foi-nos incumbido o testemunho de tentar reparar o pecado pessoal e social, que é a desfiguração e degradação a que sujeitamos a natureza, desertificando o planeta e tornando a atmosfera irrespirável.

    * Foi-nos dada a mensagem cristã de ascese e generosidade, para procurarmos usar sem destruir, para que seja evitado o suicídio colectivo do resto da humanidade.

    À medida que vai avançando no seu percurso entre nós, Jesus vai crescendo como o Cristo da nossa fé, como a cepa de que nós somos os ramos.

    Antes de ser elevado à condição de Salvador dos homens e Cabeça duma humanidade nova, Jesus deverá experimentar na sua carne todas as vicissitudes da nossa condição.

    Graças a essa grande viragem a que chamamos Páscoa, Jesus torna-se o recapitulador de toda a história e o redentor de todos os homens.

    Mas a Páscoa tem uma dimensão histórica e terrena de tal modo dramática e escandalosa que Jesus resolve levantar o véu que ocultava a dimensão transfiguradora desse processo trágico e glorioso.

    A Paternidade divina da Obra Criadora levar-nos-á a permanecer na natureza com a consciência de que somos varas unidas à cepa para defendermos a herança maravilhosa que é preciso legar à geração futura, produzindo frutos de justiça, solidariedade e amor, que nos levem a fazer parte do Plano da História da Salvação.

    John

    Nascimento

    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Criar novo tópico | Visite seu Grupo na web
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.

    Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.

    Super Oferta Notebook HP

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo