Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 1 de maio de 2012

    Fwd: [catolicos_respondem] Resumo 2874



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
    Data: 1 de maio de 2012 09:13:12 BRT
    Para: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
    Assunto: [catolicos_respondem] Resumo 2874
    Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br>

    Católicos Respondem

    Mensagens neste resumo (1 Mensagem)

    Mensagem

    1.

       LITURGIA DA PALAVRA - 5o DOMINGO DA PÁSCOA - B - Som !

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca

    Seg, 30 de Abr de 2012 7:44 pm





    É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.

    5º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO B !

    Pela Morte e Ressurreição de Cristo

    ficámos unidos ao Pai.

    A Liturgia da Palavra deste 5º Domingo da Páscoa – B, fala-nos da necessidade de permanecermos unidos a Cristo que se apresenta como a verdadeira Cepa e que diz que Seu Pai é o Agricultor.

    Esta união permanente e necessária a Cristo, revela-se de maneira especial entre os elementos da primitiva Igreja, que se iam debatendo com os enormes problemas de quem pretende e começa a criar um Mundo Novo.

    Hoje como então, problemas não faltam e o cristão precisa bem de estar unido a Cristo com a força dos Sacramentos, e unido ao Magistério da Igreja para se saber defender com segurança dos ataques ideológicos das seitas do nosso tempo.

    Na 1ª Leitura os Livro dos Actos dos Apóstolos, diz-nos que tendo-se convertido Paulo no caminho de Damasco, num encontro pessoal com Jesus Ressuscitado, a sua vocação não dependia nem dos Doze, nem da Comunidade de Jerusalém.

    No entanto S. Paulo não se isola.

    Pelo contrário, vencendo desconfianças e oposições, vai inserir-se na Igreja mãe, e juntar-se aos Apóstolos, os quais, reconhecendo a acção do Espírito, o recebem no Colégio Apostólico.

    - "Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos o temiam, por não acreditarem que fosse discípulo.. Então, Barnabé tomou-o consigo e levou-o aos Apóstolos. (...)- Todos o temiam por não acreditarem que fosse discípulo". (1ª Leitura).

    Mais tarde, enriquecido de carismas especiais, S. Paulo contribuirá, decedidamente, para que a Igreja se lance na grande aventura missionária, que vai continuando ainda hoje, como um grito do amor de Deus para todos os povos, como nos diz o Salmo Responsorial :

    - "Eu Vos louvo, Senhor, no meio da multidão !"

    Na 2ª Leitura, S. João vem mais uma vez lembrar-nos que o nosso amor a Deus se revela pelo cumprimento dos mandamentos, porque só assim estaremos perfeitamente unidos a Cristo e à Sua Igreja.

    - "É este o Seu mandamento : acreditarmos no nome de Seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros como Ele nos amou. Quem observa os Seus mandamentos permanece em Deus, e Deus nele".(2ª Leitura).

    Efectivamente, crer no nome de Jesus equivale a amar os homens, em obras e em verdade, até ao ponto de sacrificar a vida pelos irmãos, à semelhança do mesmo Jesus.

    Dar ao Cristianismo apenas uma dimensão, seria mutilá-lo.

    A dimensão vertical da nossa vida cristã, completa-se com a horizontal : a fé viva em Jesus Cristo tem de traduzir-se num amor verdadeiro pelos homens.

    No Evangelho S. João diz-nos que, nascida de Cristo, morto e ressuscitado, «a verdadeira videira, que dá vida e fecundidade aos sarmentos»(LG 6), a Igreja é a nova vinha do Senhor.

    Substituindo o antigo Povo de Deus, que não foi capaz de dar bons frutos, a nova vinha cobrirá, com os seus ramos, o mundo inteiro, de tal modo que a vida de Cristo glorificado se difundirá por toda a humanidade.

    - "Como a vara não pode dar fruto por si mesma, se não permanecer na cepa, assim vós também não, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a Cepa, vós as varas".(Evangelho).

    O que é necessário, portanto, é que os homens aceitem a Palavra de Deus e se insiram em Cristo, pelo Baptismo.

    Paulo apresenta-se como o pregador mais autorizado em todas as circunstâncias.

    Mas antes de formular doutrinalmente conceitos amadurecidos em muitos anos de actividade, ele sente a necessidade de se fazer aceitar pela Igreja-Mãe de Jerusalém e ver reconhecida a sua investidura carismática para o apostolado, a fim de que, mesmo visivelmente, seja manifestada a comunhão com os irmãos que viveram com o Senhor e são as testemunhas privilegiadas da sua ressurreição.

    Mas o decorrer da história mostra que, com a morte desses discípulos que viram o Senhor na carne, e com a destruição de Jerusalém e a consequente dispersão da comunidade cristã, o centro dinâmico das comunidades é o Senhor ressuscitado.

    E as comunidades cristãs de toda a face da terra constituem o seu Corpo que cresce e se edifica na caridade.

    Mas ele quis um centro visível de referência e de unidade, tão importante e tão relativo como a Igreja de Jerusalém : é a Igreja de Roma.

    Ela possui os seus modelos de organização e pensamento, característicos da cultura em que se inseriu e que também transformou.

    Mas não os impõe às Igrejas locais que, encarnadas num país e numa cultura, devem encontrar a sua fisionomia própria para anunciar a única mensagem em todas as línguas.

    O trecho evangélico de hoje põe em evidência a tensão do crescimento da Igreja; ela é a nova vinha que substitui a antiga : o povo de Israel, que frequentamente no Antigo Testamento é indicado por esta alegoria.

    A nova vinha nasce de um único tronco, Cristo Jesus, mas está destinada a cobrir toda a terra com os seus frutos.

    O seu crescimento não é fácil; ela é maltratada por repentinas fases de seca, de geada e de dolorosas podas, mas não podem faltar os frutos nos sarmentos na videira fundamental.

    A videira e os ramos têm que estar unidos para produzirem fruto, símbolo da nossa união vital a Cristo.

    Só através desta união vital com Cristo, a vida divina penetrará a nossa vida humana, enriquecendo-a de frutos sobrenaturais, que são meritórios para o plano da História da Salvação.

    ....................................

    Diz-nos o Catecismo da Igreja Católica :

    2074. – Jesus diz : «Eu sou a Cepa, vós as varas. Quando alguém permanece em Mim, e Eu nele, esse é que dá muito fruto». (Jo.15,5). O fruto, a que se faz referência nesta palavra, é a santidade duma vida fecunda pela união a Cristo. Quando cremos em Jesus Cristo, comungamos nos Seus mistérios e guardamos os Seus Mandamentos, o Salvador vem em pessoa amar em nós Seu Pai e Seus irmãos, o nosso Pai e os nossos irmãos. A Sua pessoa torna-se, graças ao Espírito, a regra viva e interior do nosso agir. «É este o Seu mandamento : que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei». (Jo.15,12).

    Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei !

    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Criar novo tópico | Visite seu Grupo na web
    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.

    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo