Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 1 de maio de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] IGREJA CATÓLICA (045) MINISTÉTRIO PASTORAL Som !



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: <nascimentoja@shaw.ca>
    Data: 1 de maio de 2012 19:34:32 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO]    IGREJA CATÓLICA (045) MINISTÉTRIO PASTORAL  Som !
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     

                  IGREJA CATÓLICA

     

                                                               (045) MINISTÉRIO PASTORAL ! 

               

    <clip_image002.jpg>                                                           

                 É esta a designação a que modernamente se chama Cura Animarum, isto é, a Cura das Almas, e refere-se a todas aquelas atividades pelas quais os Ministros Ordenados da Igreja assistem o bem espiritual e o bem-estar dos fiéis.

                Todos os leigos que são escolhidos e treinados em certas especialidades da Pastoral, podem colaborar muito validamente neste Ministério, se forem devidamente preparados.

                O Ministério Pastoral abrange uma vasta variedade de actividades, especialmente a Administração dos Sacramentos, a Pregação, a Catequese, o Aprofundamento da Teologia, a Imprensa Católica e outros Meios de Comunicação Social, o Conselho Pastoral, a Direcção Espiritual, a Educação, o Testemunho Público e a defesa dos direitos dos pobres e oprimidos na construção de uma acção social.

                O Concílio Vaticano II deu as suas orientações específicas sobre o Ministério Pastoral, com os seus vários Decretos, Constituições e Declarações.

                Assim, o Decreto sobre o múnus pastoral dos bispos diz :

                - "Nesta Igreja de Cristo, o Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, a quem o mesmo Cristo mandou que apascentasse as Suas ovelhas e os Seus cordeiros, está revestido, por instituição divina, do poder supremo, pleno, imediato e universal, em ordem à Cura das Almas".(CD 2).

                 O Concílio Vaticano II dedicou uma Constituição especial ao Ministério da Pastoral, uma Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Actual que se dirige a todos os homens :

                - "Por isso o Concílio Vaticano II, tendo investigado mais profundamente o Ministério da Igreja, não hesita agora em dirigir a sua palavra, não já apenas aos filhos da Igreja e a quantos invocam o nome de Cristo, mas a todos os homens". (GS 2).

                 E especificando a função da Igreja no mundo actual, diz :

                - "A Igreja, simultaneamente "agrupamento visível e comunidade espiritual", caminha juntamente com toda a humanidade, participa da mesma sorte terrena do mundo e é como que o fermento e a alma da sociedade humana, a qual deve ser renovada em Cristo e transformada em Família de Deus".(GS 49).

                 E termina assim o seu ensinamento  sobre a  função da Igreja no mundo actual :

                - "O próprio Senhor o diz : "Eis que venho em breve, trazendo comigo a minha recompensa, para dar a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o último, o começo e o fim". (Apc.22,12-13). (GS 45).

                 No sentido de um melhor Ministério Pastoral, o Magistério da Igreja procura dar a sua mais íntegra formação aos que têm por missão específica exercer o Ministério Pastoral, através da :

     

                            TEOLOGIA PASTORAL

                A Teologia Pastoral é a divisão da Teologia que diz respeito à teoria e à prática pela qual é exercida toda a missão da Igreja.

                No seu sentido tradicional - uma vez que a Teologia Pastoral foi considerada como o conteúdo total dos conhecimentos requeridos aos sacerdotes, no seu ministério pastoral de cura de almas e administradores dos sacramentos - é representada por uma síntese de estudos da Escritura, da Teologia Dogmática e Espiritual, e o Código do Direito Canónico.

                Nos anos mais recentes a Teologia Pastoral tem sido entendida de uma maneira mais geral.

                Actualmente encerra, não apenas a prática da orientação dos estudos sacerdotais, mas também um conceito global da missão de toda a Igreja de proclamar o Evangelho da salvação a todo o mundo.

                Toda a Teologia é considerada potencialmente pastoral, no sentido de que os conhecimentos que ela procura cultivar, são precisamente os conhecimentos da salvação.

                No sentido de serem efectivos, estes conhecimentos devem estar­ em perfeita conjugação com a experiência daqueles que são considerados os responsáveis e a quem são dirigidos.

                Assim, a moderna Teologia Pastoral compreende os estudos das ciências sociais e do bem-estar, tal como a história e a antropologia, enquanto elas desenvolvem o sentido das necessidades de todos aqueles que hão-de ser o objecto da missão da Igreja, de evangelização e de santificação.

                O Decreto do Concílio Vaticano II sobre a Formação Sacerdotal, (OT), diz sobre a necessidade da formação pastoral :

                - "A solicitude pastoral que deve informar toda a formação dos alunos, pede também que eles sejam instruídos no que respeita especialmente ao sagrado ministério, sobretudo na catequese, na pregação, no culto litúrgico e na administração dos sacramentos, nas obras de caridade, no dever de ir ao encontro dos incrédulos e dos errantes, assim como nos restantes deveres pastorais"...(OT 19).

                 Com as exigências dos tempos modernos em que se vive num ambiente   de  permanente  "Contestação", tornam-se  mais  difíceis para a Igreja os métodos de Pastoral a usar, não só para saber atender as ansiedades das pessoas que se debatem com problemas pastorais e as que diretamente se colocam numa posição de debate ou de plena contestação moral, doutrinal, teológica ou pastoral, como sobretudo saber como actuar numa linha de caridade e de plena verdade, de maneira a cativar e fazer compreender e aceitar a posição da Igreja atual, com base na Escritura e na Tradição, nos Concílios, especialmente o Vaticano II, o Direito Canónico e a Liturgia depois da reforma, e mais recentemente o Catecismo da Igreja Católica.

                Para além da doutrina Tradicional da Igreja, que é preciso saber defender, há porventura pontos doutrinais que se prestam a contestações a que é preciso saber responder.

                Presentemente ocupam lugares de contestação :

    * A Sagrada Escritura em muitos factos que não são históricos mas que se apresentam com uma mensagem de salvação que é preciso saber interpretar, como, a Criação do homem, a arca de Noé, a história dos Patriarcas, especialmente Moisés, Josué e a paragem do sol, a inspiração e inerrância da Bíblia e até alguns pontos do Novo Testamento.

    * A Moral do Aborto, do Suicídio assistido, da Eutanásia e os supostos direitos de igualdade dos homossexuais.

    * As constantes acusações de discriminação entre o homem e a mulher, não só nos direitos como em igualdade de trabalho e de sua remuneração.

                       * O Sacerdócio da mulher.

                            * O Celibato e casamento dos sacerdotes.

                            * A Atitude perante possíveis encontros com extraterrestres.

                * A Deficiente formação moral e religiosa das escolas a nível secundário e universitário, num ambiente de contínua e mal vigiada promiscuidade e prática de vida sexual prematura.

                   Para tudo isto é preciso estar preparado e deve haver uma Teologia Pastoral capaz de dar a resposta adequada e actual, e que seja capaz de a pôr em prática.

                Por isso o Concílio recomendou ainda, no que diz respeito à preparação dos futuros sacerdotes :

                 "É necessário que os alunos aprendam a arte de exercer o apostolado não só de maneira teórica, mas também prática, e saibam comportar-se com responsabilidade própria e em colaboração com os outros ; para isso, sejam iniciados já durante os estudos e até no tempo de férias, na prática pastoral com exercícios convenientes, que devem ser levados a cabo, de harmonia com a idade dos alunos e circunstâncias dos lugares..."(OT 21).

                 São eles, os Sacerdotes, especialmente Párocos, responsáveis pelo Ministério Pastoral, que receberam a doutrina da Teologia Pastoral, que devem dar o melhor do seu trabalho na Cura das Almas, acolhendo e  instruindo os seus  colaboradores leigos, a fim de se evitarem tantos abusos na vivência da Liturgia, que só têm a sua razão numa profunda e crassa ignorância, por falta de formação e informação.

                É sobretudo por isto que no Vaticano se preparam algumas reformas que têm por finalidade, não só esclarecer doutrinas, como sobretudo combater erros e abusos que se foram introduzindo por falta do exercício oportuno do Ministério Pastoral, como é agora o novo Documento sobre alguns abusos a respeito da  Sagrada Eucaristia (Redemptionis Sacramentum).

     

                 A Igreja tem que estar atenta aos Sinais dos tempos para considerar simultaneamente as ajudas que recebe e as que pode dar.                                                

     

                                                           John<clip_image004.jpg>

                                                                Nascimento

     

     

     

     

     

     

     



    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo