Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 1 de maio de 2012

    O IGUALITARISMO É PECADO?


    IPCO - Instituto Plínio Corrêa de Oliveira

    Link to IPCO - Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

    Posted: 30 Apr 2012 02:00 AM PDT
    Leo Daniele Esta pergunta, conforme o público a que se dirige, pode ser um pouco difícil de responder. Pois, à primeira vista, o igualitarismo é geralmente uma maneira de pensar, e não um ato, como...

    Leia o restante da matéria em nosso site.


    Página Inicial > Notícias > O IGUALITARISMO É PECADO?

    O IGUALITARISMO É PECADO?

    Leo Daniele
    Esta pergunta, conforme o público a que se dirige, pode ser um pouco difícil de responder. Pois, à primeira vista, o igualitarismo é geralmente uma maneira de pensar, e não um ato, como o de roubar, matar, mentir, etc .
    Pode ser pecado uma simples maneira de pensar? Há quem diga que não: “Eu penso isso, ele pensa aquilo”, e como se diz popularmente, “fique cada um na sua”.
    Mas diz Dr. Plinio: “Assim como há modos diferentes de respirar, há distintas maneiras de pensar. Um velho agonizante numa Santa Casa de Misericórdia, respira. Mas é um fio apenas de oxigênio que lhe entra pelos pulmões, num metabolismo já difícil e prestes a acabar. Assim é o pensamento moderno. Não conseguindo parar de pensar, o homem de hoje apenas intui.”[1]
    Isso se dá com o igualitarismo.
    Antigamente, se julgava, analisava e comparava. “O homem moderno não julga, prefere concordar, aceitando tudo ¨. Muitos pecados começam desta maneira, com apenas “um fio de pensamento”. E num fio de pensamento pode entrar muita maldade.
    Diz Dr. Plinio: “A pessoa orgulhosa, sujeita à autoridade de outra, odeia primeiramente o jugo que em concreto pesa sobre ela. [2]
    Portanto, o igualitarismo é um pecado de orgulho. O orgulho e a inveja são defeitos capitais, segundo ensina o Catecismo. São pecados.
    Dr. Plinio acrescenta:“O orgulhoso odeia genericamente todas as autoridades e todos os jugos, e mais ainda o próprio princípio de autoridade, considerado em abstrato. E porque odeia toda autoridade, odeia também toda superioridade, de qualquer ordem que seja. E nisto tudo há um verdadeiro ódio a Deus.”
    Alguém dirá: Eu sou igualitário, mas não odeio a Deus.
    Quem odeia a obra de alguém, odeia esse alguém, ainda que esse ódio não seja inteiramente explícito.
    Por exemplo, um pintor inaugura uma exposição de seus quadros. Entra alguém, e suja deliberada e propositadamente um quadro. Pode ele dizer que não odeia o autor dos quadros? De forma alguma! Pois odeia sua obra. Ora, Deus criou o universo a sua imagem e semelhança, e o criou desigual. Portanto, amar a desigualdade do universo é amar a Deus, e odiar as desigualdades é odiar a Deus que é o autor delas.
    A beleza de Deus se reflete no conjunto hierárquico e harmônico de todos esses seres, de tal maneira que não há, em certo sentido, melhor modo de conhecermos a beleza infinita e incriada de Deus, do que analisando a beleza finita e criada do Universo, considerado não tanto em cada ser, quanto no conjunto de todos eles”.[3]
    Por exemplo, em matéria de agricultura deve haver uma desigualdade harmônica, e portanto grandes, médias e pequenas propriedades. Nem os grandes devem esmagar os médios e pequenos, nem estes podem revoltar-se e querer aniquilar os grandes.
    O igualitarismo está, pois, intimamente ligado ao pecado de orgulho, que é sua força propulsora. Portanto, como o orgulho é pecado, assim também o igualitarismo.

    [1] Conferência em 15-9-66. [2] Plinio Corrêa de Oliveira, Revolução e Contra-Revolução, I-VII,3A
    [3] Conferência em 15-5-59.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Receba os proximos artigos no seu email.
    Clique aqui para cadastrar-se
    1. Osiel
      30, abril, 2012 em 16:03 | #1
      Vocês defende somente as elites, e os pobres que morram. É por isso que o Vaticano recebeu mais de 1 bilhão de liras, mais de R$ 1,245 milhão, para enterrar o mafioso junto com os Papas, ainda com o envolvimento do banco do vaticano com a máfia, sendo usadas na lavagem de dinheiro.
      http://oglobo.globo.com/mundo/vaticano-teria-recebido-mais-de-1-milhao-para-enterrar-mafioso-em-basilica-4772569
      Enquanto muitos missionários são assassinados, essa cúpula corrupta nada faz para protege-los.
      Por isso mesmo não sendo católico, apoio a Pastoral da Terra e a CMI. Dúvido que com essa denúncia no Vaticano, o publiquem!
    Bem-vindo novamente Augusto Cesar Ribeiro Vieira. Alterar »

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo