Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 11 de junho de 2012

    Liturgia das Horas - SÃO BARNABÉ, APÓSTOLO


    COMPLETAS introdução
    ouvir:

    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

    Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)
    Hino
    Agora que o clarão da luz se apaga,
    a vós nós imploramos, Criador:
    com vossa paternal misericórdia,
    guardai-nos sob a luz do vosso amor.

    Os nossos corações sonhem convosco:
    no sono, possam eles vos sentir.
    Cantemos novamente a vossa glória
    ao brilho da manhã que vai surgir.

    Saúde concedei-nos nesta vida,
    as nossas energias renovai;
    da noite a pavorosa escuridão
    com vossa claridade iluminai.

    Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
    ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
    que reina para sempre em vossa glória,
    convosco e o Espírito de Amor.

    Salmodia
    Ant. 1 Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!

    Salmo 4 ouvir:
    Ação de graças
    O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho).
    =2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! †
    Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,*
    atendei-me por piedade e escutai minha oração!

    3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? *
    Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?
    4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, *
    e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!

    5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;*
    meditai nos vossos leitos e calai o coração!

    6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; *
    confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança!
    7 Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?'*
    Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

    8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, *
    do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo.

    9 Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, *
    pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!

    Ant. 2 Bendizei o Senhor Deus durante a noite!

    Salmo 133(134)
    Oração da noite no templo
    Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap
    19,5).

    1 Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, *
    vós todos, servidores do Senhor,
    – que celebrais a liturgia no seu templo, *
    nos átrios da casa do Senhor.

    2 Levantai as vossas mãos ao santuário, *
    bendizei ao Senhor Deus a noite inteira!
    3 Que o Senhor te abençoe de Sião, *
    o Senhor que fez o céu e fez a terra!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Bendizei o Senhor Deus durante a noite!

    Leitura breve Dt 6,4-7
    Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o
    teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração
    todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas
    falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares,
    ou te levantares.

    Responsório breve
    R. Senhor, em vossas mãos
    * Eu entrego o meu espírito. R.Senhor.
    V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
    * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.


    Cântico evangélico, ant.
    Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
    guardai-nos também quando dormimos!
    Nossa mente vigie com o Cristo,
    nosso corpo repouse em sua paz!

    Cântico de Simeão Lc 2,29-32
    Cristo, luz das nações e glória de seu povo
    29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
    conforme prometestes, ó Senhor.

    30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
    31 que preparastes ante a face das nações:

    32 uma Luz que brilhará para os gentios *
    e para a glória de Israel, o vosso povo.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
    guardai-nos também quando dormimos!
    Nossa mente vigie com o Cristo,
    nosso corpo repouse em sua paz!

    Oração
    Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos
    com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.

    O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila
    e, no fim da vida, uma morte santa.
    R. Amém.
    Antífona final de Nossa Senhora

    Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,
    ao povo que caiu, socorre e exorta,
    pois busca levantar-se, Virgem pura,
    nascendo o Criador da criatura:
    tem piedade de nós e ouve, suave,
    o anjo te saudando com seu Ave!

    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. Ao Senhor, Rei dos Apóstolos, vinde adoremos..
    Salmo 94(95)
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)

    SÃO BARNABÉ, APÓSTOLO

    Era natural da ilha de Chipre e foi um dos primeiros fiéis de Jerusalém. Pregou o Evangelho em
    Antioquia e acompanhou São Paulo em sua primeira viagem apostólica. Tomou parte no Concílio de
    Jerusalém. Voltando à sua pátria para pregar o Evangelho, aí morreu.
    _____________________________________________________________________________________
    Invitatório

     ___________________________________________________ 
    Ofício das Leituras
     introdução
    ouvir:
     V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     
    R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino

    Do Apóstolo companheiro,
    grande auxílio em seu labor,
    sobe a ti, do mundo inteiro,
    nossa súplica e louvor.

    Boa-nova anunciaram
    os arautos do Senhor:
    pela terra ressoaram
    a verdade, a paz, o amor.
    Com São Paulo em Antioquia,
    recebendo igual missão,
    tu levaste a ele Marcos
    tendo a Lucas por irmão.

    Que as palavras esparzidas,
    dando seus frutos de luz,
    sejam todas recolhidas,
    nos celeiros de Jesus.

    Com os Apóstolos sentado,
    julgarás todo mortal;
    cubra então nosso pecado
    teu clarão celestial.

    À Trindade celebremos,
    e peçamos que nos céus
    com os Apóstolos cantemos
    o louvor do único Deus.

    Salmodia

    Ant. 1 Em toda a terra se espalha o seu anúncio,
    e sua voz pelos confins do universo. Aleluia.
    Salmo 18 (19)A
    ouvir:
    2 Os céus proclamam a glória do Senhor, *
    e o firmamento, a obra de suas mãos;
    3 o dia ao dia transmite esta mensagem, *
    a noite à noite publica esta notícia.

    4 Não são discursos nem frases ou palavras, *
    nem são vozes que possam ser ouvidas;
    5 seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *
    chega aos confins do universo a sua voz. 

    6 Armou no alto uma tenda para o sol; *
    ele desponta no céu e se levanta
    – como um esposo do quarto nupcial, *
    como um herói exultante em seu caminho.

    7 De um extremo do céu põe-se a correr *
    e vai traçando o seu rastro luminoso,
    – até que possa chegar ao outro extremo, *
    e nada pode fugir ao seu calor.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. A glória de Deus ilumina a santa Cidade celeste:
    sua luz é o Cordeiro. Aleluia.
    Ant. 2 Proclamaram as obras de Deus
    e entenderam seus grandes prodígios. Aleluia.
    Salmo 63(64)

    2Ó Deus, ouvi a minha voz, o meu lamento! *
    salvai-me a vida do inimigo aterrador!
    3Protegei-me das intrigas dos perversos *
    e do tumulto dos obreiros da maldade!

    4Eles afiam suas línguas como espadas, *
    lançam palavras venenosas como flechas,
    5para ferir os inocentes às ocultas *
    e atingi-los de repente, sem temor.

    6Uns aos outros se encorajam para o mal *
    e combinam às ocultas, traiçoeiros,
    – onde pôr as armadilhas preparadas, *
    comentando entre si: 'Quem nos verá?'

    7Eles tramam e disfarçam os seus crimes. *
    É um abismo o coração de cada homem!
    8Deus, porém, os ferirá com suas flechas, *
    e cairão todos feridos, de repente.

    9Sua língua os levará à perdição, *
    e quem os vir meneará sua cabeça;
    10com temor proclamará a ação de Deus, *
    e tirará uma lição de sua obra.

    =11O homem justo há de alegrar-se no Senhor †
    e junto dele encontrará o seu refúgio,*
    e os de reto coração triunfarão.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. 2 Proclamaram as obras de Deus
    e entenderam seus grandes prodígios. Aleluia.
    Ant. 3 Anunciaram a justiça do Senhor,
    todos os povos podem ver a sua glória. Aleluia.
    Salmo 96(97)

    1 Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *
     e as ilhas numerosas rejubilem!
    2 Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *
    que se apóia na justiça e no direito.
    3 Vai um fogo caminhando à sua frente *
    e devora ao redor seus inimigos.

    4 Seus relâmpagos clareiam toda a terra; *
    toda a terra ao contemplá-los estremece.
    5 As montanhas se derretem como cera *
    ante a face do Senhor de toda a terra;
    6 e assim proclama o céu sua justiça, *
    todos os povos podem ver a sua glória.

    =
    7 'Os que adoram as estátuas se envergonhem †
    e os que põem a sua glória nos seus ídolos; *
    aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!'
    =
    8 Sião escuta transbordante de alegria, †
    e exultam as cidades de Judá, *
    porque são justos, ó Senhor, vossos juízos!

    =
    9 Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, †
    muito acima do universo que criastes, *
    e de muito superais todos os deuses.
    =
    10 O Senhor ama os que detestam a maldade, †
    ele protege seus fiéis e suas vidas, *
    e da mão dos pecadores os liberta.

    11 Uma luz já se levanta para os justos, *
    e a alegria, para os retos corações.
    12 Homens justos, alegrai-vos no Senhor, *
    celebrai e bendizei seu santo nome!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. 3 Anunciaram a justiça do Senhor,
    todos os povos podem ver a sua glória. Aleluia.

    V. Eles contaram as grandezas do Senhor e seu poder.
    R. E as suas maravilhas que por nós realizou.

    Primeira leitura
    Da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 4,1-16

    Sejamos imitadores do Apóstolo, como ele o foi de Cristo
    Irmãos: 1Que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores
    dos mistérios de Deus. 2A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam
    fiéis. 3Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal
    humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. 4É verdade que a minha consciência não me
    acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. 5Quem me julga é
    o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha.
    Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações.
    Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.

    6Irmãos, apliquei essa doutrina a mim e a Apolo, por causa de vós, para que o nosso
    exemplo vos ensine a não vos inchar de orgulho, tomando o partido de um contra outro,
    e a “não ir além daquilo que está escrito”. 7Com efeito, quem é que te faz melhor que os
    outros? O que tens que não tenhas recebido? Mas, se recebeste tudo que tens, por que,
    então, te glorias, como se não o tivesses recebido?

    8Vós já estais saciados! Já vos enriquecestes! Sem nós, já começastes a reinar! Oxalá
    estivésseis mesmo reinando, para nós também reinarmos convosco! 9Na verdade,
    parece-me que Deus nos apresentou, a nós apóstolos, em último lugar, como pessoas
    condenadas à morte. Tornamo-nos um espetáculo para o mundo, para os anjos e os
    homens. 10Nós somos os tolos por causa de Cristo, vós, porém, os sábios nas coisas de
    Cristo. Nós somos os fracos; vós, os fortes. Vós sois tratados com toda a estima e
    atenção, e nós, com todo o desprezo. 11Até à presente hora, padecemos fome, sede e
    nudez; somos esbofeteados e vivemos errantes; 12fadigamo-nos, trabalhando com as
    nossas mãos; somos injuriados, e abençoamos; somos perseguidos, e suportamos;
    13somos caluniados, e exortamos. Tornamo-nos como que o lixo do mundo, a escória do
    universo, até ao presente.

    14Escrevo-vos tudo isto, não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos
    admoestar como meus filhos queridos.15De fato, mesmo que tivésseis dez mil
    educadores na vida em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do
    Evangelho, vos gerei em Jesus Cristo. 16Portanto, eu vos peço, sede meus imitadores.

    Responsório Jo 15,15; Mt 13,11.16

    R. Não vos chamo mais meus servos,
    mas vos chamo meus amigos,
    * Pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi do Pai.
    V. A vós foi concedido conhecer
    os mistérios do reino dos céus;
    felizes vossos olhos porque vêem,
    felizes os ouvidos porque ouvem. * Pois vos dei.


    Segunda leitura
    Dos Tratados sobre o Evangelho de São Mateus, de São Cromácio, bispo
    (Tract. 5,1.3-4: CCL 9,405-407)
    (Séc. IV)

    Vós sois a luz do mundo
    Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um
    monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num
    candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa (Mt 5,14-15). O Senhor
    chamou seus discípulos de sal da terra, porque eles deviam dar um novo sabor, por meio
    da sabedoria celeste, aos corações dos homens que o demônio tornara insensatos. E
    também os chamou de luz do mundo porque, iluminados por ele, verdadeira e eterna
    luz, tornaram-se também eles luz que brilha nas trevas.

    O Senhor é o sol da justiça; é, por conseguinte, com toda razão que chama seus
    discípulos luz do mundo; pois é por meio deles que irradia sobre o mundo inteiro a luz
    do seu próprio conhecimento. Com efeito, eles afugentaram dos corações dos homens as
    trevas do erro, manifestando a luz da verdade.

    Iluminados por eles, também nós passamos das trevas para a luz, como afirma o
    Apóstolo: Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz
    (Ef 5,8). E noutra passagem: Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da
    noite nem das trevas (1Ts 5,5).

    Com razão diz também São João numa epístola sua: Deus é luz (1Jo 1,5); e quem
    permanece em Deus está na luz, da mesma forma como ele próprio está na luz. Portanto,
    uma vez que temos a felicidade de estar libertos das trevas do erro, devemos caminhar
    sempre na luz, como filhos da luz. A esse propósito, diz ainda o Apóstolo: Vós brilhais
    como astros no universo. Conservai com firmeza a palavra da vida (Fl 1,15-16).
    Se não procedemos assim, ocultaremos e obscureceremos com o véu da nossa
    infidelidade, para prejuízo tanto nosso como dos outros, uma luz tão útil e necessária.

    Eis o motivo por que incorreu em merecido castigo aquele servo que, recebendo o
    talento para dar juros no céu, preferiu escondê-lo a depositá-lo no banco.

    Assim, aquela lâmpada resplandecente, que foi acesa para nossa salvação, deve sempre
    brilhar em nós. Pois temos a lâmpada dos mandamentos de Deus e da graça espiritual a
    que se refere Davi: Vosso mandamento é uma luz para os meus passos, é uma lâmpada
    em meu caminho (cf. Sl 118,105). E Salomão também diz acerca dela: O preceito da lei
    é uma lâmpada (cf. Pr 6,23).

    Por isso, não devemos ocultar esta lâmpada da lei e da fé, mas colocá-la sempre no
    candelabro da Igreja para a salvação de todos. Então gozaremos da luz da própria
    verdade e serão iluminados todos os que crêem.

    Responsório At 11,23-24

    R. Chegando Barnabé a Antioquia,
    e vendo a graça do Senhor, ficou alegre,
    * Pois era um homem bom, cheio de fé,
    cheio do Espírito Divino.
    V. A todos exortava que ficassem fiéis
    ao Senhor com lealdade. * Pois era.

    Oração

    Ó Deus, que designastes São Barnabé, cheio de fé e do Espírito Santo, para converter as
    nações, fazei que a vossa Igreja anuncie por palavras e atos o Evangelho de Cristo que
    ele proclamou intrepidamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade
    do Espírito Santo.
    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.
     

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo