Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 19 de julho de 2012

    ACI Digital: Vaticano ainda aguarda resposta oficial dos lefebvristas

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      19 de julho de 2012  
    Vaticano ainda aguarda resposta oficial dos lefebvristas
    VATICANO, 19 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Vaticano assinalou hoje que ainda espera a resposta oficial da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (lefebvristas) para continuar o diálogo com essa instituição visando o seu possível ingresso à comunhão plena da Igreja Católica.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    https://twitter.com/#!/acidigital

    SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
    https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    BRASIL

    MUNDO

    CONTROVÉRSIA

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Mateus 11,28-30
    Santo ou Festa:
    Santo Arsênio
    Um pensamento:
    Alguns se atormentam buscando a maneira de amar a Deus. Estas pobres almas no sabem que no h nenhum mtodo para am-lo que no seja fazer o que lhe agrada.
    São Francisco de Sales
     
     

     

    VATICANO


    Vaticano ainda aguarda resposta oficial dos lefebvristas

    VATICANO, 19 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Vaticano assinalou hoje que ainda espera a resposta oficial da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (lefebvristas) para continuar o diálogo com essa instituição visando o seu possível ingresso à comunhão plena da Igreja Católica.

    Em um comunicado divulgado neste 19 de julho, o Vaticano se refere à declaração que a organização publicou após a conclusão de seu capítulo geral celebrado recentemente no qual se tratou o tema da "possível normalização canônica das relações entre a Fraternidade e a Santa Sé".

    Sobre este texto da FSSPX, o Vaticano pontua: "Embora tendo sido divulgada, tal Declaração permanece, em princípio, um documento interno, para estudo e discussão entre os membros da Fraternidade.".

    A declaração dos lefebvristas, com data de 14 de julho, assinala que "definimos e aprovamos as condições necessárias para uma eventual normalização canônica".

    O texto indica ademais que "sobre todas as inovações do Concílio Vaticano II que permanecem manchadas de enganos e sobre as reformas que dele saíram, a Fraternidade só pode continuar aderindo-se às afirmações e ensinamentos do Magistério constante da Igreja".

    A declaração assinala logo que o diálogo com o Vaticano tem como finalidade "o retorno das autoridades eclesiásticas à Tradição".

    Por sua parte, o comunicado do Vaticano conclui indicando que "a Santa Sé toma nota desta Declaração, mas continua a aguardar a anunciada comunicação oficial, da parte da Fraternidade Sacerdotal, para a continuação do diálogo entre a Fraternidade e a Comissão "Ecclesia Dei".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Uruguai: catedrática denunciada por afirmar que a homossexualidade é uma “anomalia”

    A HAIA, 19 Jul. 12 (ACI) .- Um fiscal penal pediu iniciar uma investigação de ofício contra Mercedes Rovira, catedrática da Universidade do Montevidéu (Uruguai), por ter dito que a homossexualidade é uma "anomalia" e que é um critério tomado em conta na hora de designar docentes. em uma carta pública Mercedes Rovira disse que suas declarações foram mal interpretadas e "que não foi adequado falar (da homossexualidade) como anomalia".

    Este pedido do fiscal Carlos Negro foi realizado na terça-feira 17 de julho, por isso a juíza Mariana Mota citou Rovira nesta quarta-feira para que se pronuncie na qualidade de indiciada.

    Segundo Negro, as palavras da catedrática –que renunciou a assumir a reitoria da universidade–, implicariam um delito de acordo à lei contra o racismo, a xenofobia e a discriminação aprovada em 2010.

    Em 12 de julho, o semanário “Búsqueda” (Busca em português) difundiu as declarações da Prof. Rovira, que estava por assumir a reitoria da Universidade de Montevidéu, cuja missão e fins –segundo seu site–, "respondem ao ideal educativo desenvolvido por São Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei", e portanto "sua marca está presente na atividade diária dos que formam parte desta casa de estudos".

    Durante a audiência, perguntou-se a Rovira o que aconteceria se um docente da universidade declarasse publicamente que é homossexual.

    A catedrática assinalou que na universidade "somos bem claros no que procuramos. O respeito à pessoa não é prejudicado por considerarmos que a verdade é o que propõe a natureza humana. A natureza humana é homens e mulheres, e a diferenciação de sexos da natureza, é biológica e determinante. Que existem anomalias, existem. Também existem trevos de quatro folhas".

    Do mesmo modo, diante da pergunta sobre se a homossexualidade é um fator “na hora de designar docentes", Rovira afirmou que "é óbvio que sim”.
    “Porque se estamos dizendo que o docente não somente tem que ensinar na sala de aula, mas ser uma referencia. De 100% de nossos professores acaso eu ponho as mãos no fogo por todos eles como modelos de vida? Não, não posso me colocar nas casas de cada um deles".

    Isto provocou a ira de grupos gay no Uruguai, que atuando através da organização “Ovelhas Negras” anunciou que denunciaria a catedrática. Entretanto, o grupo desistiu da denúncia logo que Rovira e a universidade publicassem um comunicado em 14 de julho anunciando que ela já não assumiria a reitoria e pedia desculpas pelas declarações.

    Finalmente, em uma carta pública Mercedes Rovira disse que suas declarações foram mal interpretadas e que ela nunca utilizou a orientação sexual como fator para escolher um docente e "que não foi adequado falar (da homossexualidade) como anomalia".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    BRASIL


    Pensador que incentivou a Doutrina Social da Igreja vira ícone entre os jovens católicos brasileiros

    RIO DE JANEIRO, 19 Jul. 12 (ACI) .- Para promover o intelectual católico, autor de 80 livros e inventor da teoria econômica inspirada na Doutrina Social da Igreja, o Distributivismo o grupo Sociedade Chesterton Brasil (www.chestertonbrasil.org) descobriu um criativa forma: inspirando-se na cultura pop plasmaram a imagem do pensador inglês G. K. Chesterton (1874-1936) em camisetas ao estilo daquelas feitas com a efígie do Che Guevara, que já é um êxito entre os jovens do Brasil e de outros países.

    Chesterton foi um agnóstico convertido ao catolicismo, que deixou um legado que recém vem sendo descoberto pelos jovens brasileiros.

    "O pouco conhecimento que temos deste autor tão importante provavelmente se dá pelas poucas traduções de suas obras para o português. Pensamos em torná-lo mais acessível usando as camisetas!", conta o jovem bibliotecário, Diego da Silva, editor do site www.chestertonbrasil.org

    As camisetas, nas cores vermelha e branca, são estampadas com o rosto de Chesterton e com o nome dele dividido: o Che é separado de todo resto, uma forma divertida e de referência ao revolucionário argentino, o controverso Che Guevara.

    “Chesterton tem ideias que têm a ver comigo. Li Ortodoxia, seu livro mais famoso e gostei de cara! Não entendo como ele pode ser tão desconhecido”, conta a jovem estudante de Engenharia da Automação, Karine Oliveira de Souza, uma apoiadora da Sociedade Chesterton Brasil.

    As camisetas custam R$25,00 mais o custo do frete e são vendidas pela internet, por e-mail (camisas@chestertonbrasil.org), e já atraem fãs de Chesterton de outros países. Com a iniciativa os colaboradores da Sociedade Chesterton Brasil visam promover o pensador católico no país de forma a gerar maior interesse por sua figura, especialmente entre os jovens.  

    “Criamos uma fan page no Facebook (www.facebook.com/camisetaschesterton) para divulgar as camisetas junto à geração Y e percebemos que o que poderia ser apenas uma irreverência tem feito os jovens procurar mais sobre Chesterton e descobrir que vale a pena conservar os valores que fundaram nossa sociedade!”, afirma a jovem administradora Debora Dee, que apoia a iniciativa.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Dom Orani nomeado membro titular do Conselho de Comunicação Social

    RIO DE JANEIRO, 19 Jul. 12 (ACI) .- A Conferência Nacional dos bispos do Brasil informou hoje que Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, é um dos membros do Conselho de Comunicação Social um órgão auxiliar do parlamento brasileiro. Ele é um dos cinco representantes da sociedade civil.

    O Congresso Nacional aprovou a nova composição do colegiado nesta terça-feira, 17 de julho. Entre suas funções está avaliar questões ligadas à liberdade de manifestação do pensamento, da criação, da expressão e da informação e emitir pareceres e recomendações ligadas à produção e programação de emissoras de rádio e TV.

    A Nota da Agencia Senado sobre o fato recorda que o Consellho é composto por 13 titulares e 13 suplentes e também deve opinar, quando consultado, sobre propagandas de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias, além de diversões e espetáculos públicos. O colegiado também pode avaliar as finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas da programação das emissoras de rádio e televisão e deve prezar pela regionalização da produção cultural, artística e jornalística.

    Outros temas que podem passar por análise do Conselho são propriedade, monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação social e outorga e renovação de concessão, permissão e autorização de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

    Esta será a terceira composição do Conselho, regulamentado pela Lei 8.389/1991. A primeira foi aprovada em 2002 e a segunda, em 2004. O órgão inclui representantes dos veículos de comunicação (rádio, TV e imprensa escrita); um engenheiro com conhecimento de comunicação social; representantes de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo; e cinco representantes da sociedade civil.

    Os nomes são sugeridos pelas entidades representativas de cada setor à Mesa do Congresso Nacional. Cada membro tem mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por uma vez. De acordo com a lei, o Conselho de Comunicação Social deve eleger seu presidente e vice-presidente dentre os representantes da sociedade civil, e as despesas do colegiado são pagas pelo Senado.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    MUNDO


    Patriarcado católico de Jerusalém lamenta atentado contra turistas israelitas na Bulgária

    ROMA, 19 Jul. 12 (ACI) .- Através do seu vigário patriarcal, Dom William Shomali, o Patriarcado Latino (Católico) de Jerusalém classificou hoje como “trágico e abominável” o atentado contra turistas israelitas no aeroporto de Burgas, Bulgária, que nesta quarta-feira provocou sete mortes. O atentado foi perpetrado por um suicida, anunciou hoje o ministro búlgaro do Interior, Tsvetan Tsvetanov à imprensa.

    Por sua parte, Dom Shomali, vigário patriarcal de Jerusalém, disse à agência italiana SIR que “não se pode matar em nome de Deus ou em nome de uma ideologia”.

    “É inaceitável”, acrescentou o bispo em declarações reunidas pela Rádio Vaticano

    O atentado foi condenado pela ONU e por presidentes de diversas nações como Estados Unidos, França e Portugal.

    "Com esse ataque infame – afirmou Dom Shomali – se acrescenta sofrimento ao povo judeu, já duramente marcado pelo Holocausto”.

    “Não podemos ficar inermes, condenamos firmemente esse bárbaro ataque. Se há um conflito – acrescentou o prelado –, este deve ser resolvido por via da negociação, e não com vinganças e genocídios. Somos contrários a toda forma de violência", disse.

    Dom Shomali expressou sua preocupação com a exasperação da violência e da tensão no Oriente Médio, em particular, na vizinha Síria, país duplamente ligado ao Líbano, aonde o Papa irá em visita daqui a menos de dois meses, afirma a nota da Rádio Vaticano do seu boletim em português deste 19 de julho.

    "Muitos defendem que a situação na Síria deverá desbloquear-se em breve tempo e que se terá um vencedor, mas não dizem que já há um derrotado, o povo, que teve muitas vítimas, a economia destruída, e o seu tecido social dilacerado por divisões étnicas e religiosas", afirmou o prelado nas declarações reunidas pela RV.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    CONTROVÉRSIA


    Em meio à guerra o povo da Síria sofre e reza contemplando os mártires de Damasco

    ROMA, 19 Jul. 12 (ACI) .- A população "sofre, espera, foge, reza, nestas horas trágicas, dirige seu olhar aos beatos mártires de Damasco, cuja memória foi celebrada neste 10 de julho", assinala Dom Samir Nassar, Arcebispo maronita de Damasco, quando na capital as bombas, os disparos, a violência, os gritos e as mortes são uma realidade cotidiana.

    Em declarações à agência vaticana Fides, o Arcebispo descreve a situação na capital síria: "pelas ruas de Damasco se vêem pessoas que fogem, refugiados que, desesperados, cruzam a cidade em busca de abrigo. A falta de estruturas de caridade, o embargo e os limitados recursos disponíveis não ajudam a fazer frente a esta emergência e ajudam a alimentar a ansiedade".

    O Arcebispo diz além que "nesta etapa de violência cega, nossas vozes afogadas pelo longo calvário da nação e por uma complexidade que está bloqueando qualquer solução diplomática. O país afunda na dor e na violência gratuita e ainda não se vislumbra o final, vivemos há mais de dezesseis meses em um conflito prolongado".

    Dom Nassar adverte sobre a prática dos seqüestros chantagistas: "além das divisões políticas, do desemprego e da insegurança favoreceram o fenômeno terrível dos sequestros para pedir resgates. Freqüentemente as vítimas são seqüestradas na escola ou na fábrica, sejam filhos ou pais de família".

    "Deveriam ver o pânico e a ansiedade das famílias que lutam para reunir entre os familiares, vizinhos, amigos e a paróquia uma quantidade de dinheiro suficiente para salvar a um filho, um irmão ou um pai seqüestrado. Esta horrível prática paralisa a vida social. A prática da religião foi enfraquecida, as crianças já não vêm às aulas de catecismo e padecem as atividades pastorais. Muitas famílias cristãs estão aterradas, só pensam em como sair do país".

    "A comunidade cristã, esgotada –conclui o Arcebispo– se dirige, em silêncio e oração, aos seus mártires, que no último 10 de julho recordamos solenemente: os três irmãos, Francisco, Abdel-Mooti e Raffaele Massabki, leigos católicos maronitas, beatos e martirizados durante a perseguição desencadeada pelos turcos em 1860 contra a Igreja. Eles nos recordam o que Jesus disse aos seus: Não temais".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo