Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 21 de julho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 22/7/2012 -... pareciam ovelhas sem pastor.

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Sábado, 21 de Julho de 2012 12:57
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 22/7/2012 -... pareciam ovelhas sem pastor.



    Leituras do dia:

    Jr 23,1-6
    Ef 2,13-18
    Sl 23(22)

     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 6,30-34
     
    "Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse:
    - Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco. Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    O texto de Marcos diz que Jesus teve compaixão da multidão porque o povo andava como ovelhas sem pastor. Os discípulos chegaram de seu trabalho apostólico, contaram a Jesus tudo o que havia acontecido; Jesus então os convida a descansar em um lugar ermo, porém quando chegaram, foi impossível encontrar descanso porque uma grande multidão já estava no lugar esperando-os. Jesus compreendeu que era mais urgente atender a multidão que o alimento e o descanso.
    Temos, neste evangelho, mais um sumário da missão de Jesus, que fecha a narrativa do retorno dos apóstolos que haviam sido enviados em missão e revela a intensa atividade de Jesus com os apóstolos, em seu ministério.


    Os apóstolos, ao retornarem, contam tudo o que tinham feito e ensinado, identificados com a prática de Jesus. Na missão o ensino é acompanhado da ação libertadora e vivificante. Não há notícias detalhadas sobre o desenvolvimento desta missão, pois os evangelhos concentram-se na pessoa de Jesus, em seus atos e em seus ensinamentos.

    Jesus é o bom pastor que acolhe as multidões, sem discriminar ninguém, unindo a todos na paz que é fruto do amor (segunda leitura). Ele se põe a ensinar. O ensino de Jesus, a ser comunicado na missão, não é um simples acúmulo de saber. É a revelação da face de Deus e de sua presença amorosa entre os pobres e excluídos, descartando a busca ambiciosa de dinheiro e de poder.
    O Evangelho de hoje mostra Jesus cuidando de seus discípulos e em contato com as multidões carentes, atento às suas necessidades e procurando libertá-las de suas carências e opressões, dirigindo-lhes a palavra.

    Jesus repete novamente sua preocupação a respeito da falta de operários para a messe, ou de pastores para o rebanho, em outras palavras, hoje seria a falta de padres que sejam verdadeiramente pastores das ovelhas. Muitos e santos ministros ordenados e comprometidos com a vida das ovelhas. Ontem, como hoje também, existem muitas ovelhas precisando de pastores pelo mundo afora! E Cristo nos compromete nesta missão.

    O amor de Cristo é tão sincero e afetuoso pelos seus irmãos, que nem mesmo o cansaço ou a fome são capazes de privar as pessoas de Seu convívio.
     
    Nesta Palavra de hoje, percebemos duas atitudes de Cristo para com os seus: a primeira, quando Ele chama Seus discípulos ao descanso, sabendo que eles viveram uma batalha espiritual árdua, e para tanto é preciso recolhimento, descanso físico e espiritual. É preciso se fortalecer.
     
     
    A comida, por exemplo, pode ser entendida como alimento material, mas também alimento espiritual, afinal nem só de pão vive o homem. Em muitos momentos dos Evangelhos, o próprio Cristo recolhe-se para orar, para conversar com Deus e Ele nos ensina a, justamente, ter esses tipos de momento, para criar intimidade com o Pai.

    Entretanto, aquela multidão que ali se encontra não percebe essa situação, porque estão sedentos de amor, atenção, pois eles estão constantemente sendo excluídos da sociedade, da própria religião que professavam. Em Jesus e nos Seus discípulos se percebe um acolhimento, uma Palavra que é diferente de tudo que eles conheciam uma palavra que une e não separa que perdoa e não se vinga das suas faltas.
     
    A razão é simples: Eles eram como ovelhas sem Pastor. Isto significa que eles agiram até agora por ignorância. Sem saber ou distinguir a mão direita da esquerda. Que constatação triste, não existe nada pior que a solidão, não ter com quem contar, com quem conversar, dividir dores e alegrias, não fomos feitos pra viver como ilha, mas juntos. Jesus sente essa solidão em cada pessoa, apesar de estarem numa multidão.

    O texto ressalta a compaixão de Jesus para com o povo com uma característica específica: era um povo muito sofrido, rejeitado e desprezado pelos chefes político-religiosos de então, que nem tinha tempo para comer. E quando Ele se retirava, o povo ia atrás dele. O que atraía tanta gente? Com certeza não foi em primeiro lugar a doutrina, nem os milagres, mas o fato de irradiar compaixão, de demonstrar duma maneira concreta o amor compassivo de Deus.
     
    Jesus não teve "pena" do povo, não teve "dó" dos sofridos. Teve "compaixão", literalmente, sofria junto, e tinha uma empatia com os sofredores, que se transformava numa solidariedade afetiva e efetiva. Este traço da personalidade de Jesus desafia as Igrejas e os seus ministros hoje, para que não sejam burocratas do sagrado, mas irradiadores da compaixão do Pai.
     
    Infelizmente, muitas vezes as nossas igrejas mais parecem repartições públicas do que lugares do encontro com a comunidade que acredita no amor misericordioso de Deus e na compaixão de Jesus!
     
     
    A frieza humana frequentemente marca as nossas atitudes, pregações e cuidado pastoral. Num mundo que exclui que marginaliza e que só valoriza quem consome e produz, o texto de hoje nos desafia para que nos assemelhemos cada vez mais a Jesus, irradiando compaixão diante das multidões que hoje como nunca estão como ovelhas sem pastor.

    Marcos reconhece que Jesus, movido pela compaixão de ver a multidão que andava como ovelha sem pastor, começa a ensinar. É a causa do Reino a que consome seu tempo e sua vida. Para isto é que veio, sua paixão e sua loucura é o Reino, em outra passagem do evangelho quando Maria e os familiares de Jesus ficam sabendo que não lhes sobre tempo sequer para se alimentar por causa dos trabalho do Reino, buscam-no porque crêem que está fora de si. Somente quem andou na vida motivado por uma causa assim entende essas atitudes de Jesus e não sente fome nem fadiga em fazer o que ele mesmo fazia.
     
    Mesmo sabendo da necessidade de descanso, Ele sente compaixão, e serve. Ensina-nos que servir ao próximo deve ser prioridade, apesar dos cansaços, apesar das dores, precisamos ver e entender que existem muitas pessoas necessitadas! E pode ter certeza que muitos a nossa volta, que aparentemente não precisam de nada, são carentes de uma palavra, de um ombro amigo, de alguém que os escute.
     
    Por isso, manifestam a sua carência de várias formas: agressividade, mau comportamento, irritação, puxam o chão dos nossos pés. E tudo o que fazem é só procurar arruinar a vida dos outros. Minha irmã, meu irmão, não existem pessoas difíceis ou que nos roubem tempo.
     
    O segredo é levá-las não nos ombros e sim no coração. Pois, as pessoas nos serão pesadas se nós as carreguemos nos ombros.
     
    Se as levarmos no coração elas se tornam mais leves que o fumo. Basta pedires que Jesus faça do seu coração semelhante ao d'Ele. E verás que estas pessoas são como que ovelhas sem pastor. E então tu serás o pastor que elas estão precisando.

    Reflexão Apostólica

    Paulo, na carta aos efésios, nos fala que Deus pela sua bondade destruiu o muro de inimizade que separava dois povos. Deus sempre nos conduz no tempo certo a romper o silêncio da mágoa e da inimizade com nosso irmão, com nossa irmã, e reatar os laços de amizade desta vez mais fortes, uma vez que tiradas as arestas, as diferenças entre ambos, uma nova vida recomeça, desta vez na paz de Cristo.
     
    No evangelo, Jesus repete sua preocupação a respeito da falta de operários para a messe, ou de pastores para o rebanho, em outras palavras, hoje seria a falta de padres. O evangelho de hoje mostra Jesus cuidando de seus discípulos e em contato com as multidões carentes, atento às suas necessidades e procurando libertá-las de suas carências e opressões, dirigindo-lhes a palavra.

    A palavra amorosa Jesus, dirigida aos excluídos e marginalizados, traz-lhes esperança e ânimo. Suas palavras não são princípios de uma doutrina, mas são uma comunicação de vida e amor. Sua prática é acompanhar suas palavras com gestos de libertação e dom da vida.

    O ponto alto de seu ensinamento, destacado neste episódio, é a educação para a partilha, que será narrada em seguida.
     
    Nos dias atuais também existem muitas ovelhas precisando de pastores pelo mundo a fora! Pelo Brasil e principalmente na Região Nordeste, muita gente fica sem assistir a missa aos domingos, fica sem confessar, porque não encontra um sacerdote por perto. Prezados irmãos, isso é muito triste!
     
    Na Chapada Diamantina é grande a falta de padres. Um sacerdote tem de viajar muitos quilômetros para fazer uma celebração. Depois sai às pressas para outra cidade, até completar as missas do domingo.
     
    Pergunto: O que eu posso faze? O que você pode fazer? O que nós cristãos engajados na linha de frente da Igreja podemos e devemos fazer para diminuir o grande vazio de sacerdotes? Você tem um filho homem? Que tal perguntar a ele se já pensou em ser um sacerdote?  Você é um jovem? "E aí, cara! Se liga na parada! O que está pegando é uma grande falta de padres. Tá afim de encarar esse desafio?"

    Nós os adultos precisamos urgentemente fazer alguma coisa. Qualquer coisa, pois "A messe é grande, mas os operários são poucos."  E, pelo menos uma coisa podemos fazer. Rezar. Rezar todos os dias, rezar em grupos de oração, rezar no silêncio do seu quarto, mas rezar muito pelas vocações sacerdotais.  Foi o próprio Jesus quem disse: "Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe."

    O certo seria cada família começar em suas próprias casas conversando com seus filhos homens sobre a possibilidade deles serem padres.

    Infelizmente, o que notamos é que cada pai, cada mãe, pensa assim. Os jovens precisam pensar na possibilidade de serem padres. Pois está uma grande escassez de sacerdotes. Se alguém pergunta. E o seu filho? Bem não vai dar! Porque ele já está enraizado num projeto com o pai, ou ele está num bom emprego, ou ainda ele já está de casamento marcado. Se você perguntar a um desses excelentes jovens piedosos, freqüentadores e participantes assíduos  da missa, e da eucaristia sobre a possibilidade de fazer uma experiência no seminário, todos eles vão pensar na namorada. Em seguida, responderão mais ou menos assim: Não vai dar! Pretendo construir família.

    Então, irmãos e irmãos, vamos pensar mais no que realmente nós podemos fazer, além da oração pelas vocações sacerdotais.

     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    OraçãoÓ Pai daí-nos a Graça de levar nossos irmãos no coração, de servir acima de nossas próprias necessidades, confiando que, em Jesus, poderemos descansar e entregar nosso peso para que Ele nos ajude a levar o nosso e o dos outros. Nosso Deus e nosso Pai, olha para nós com amor, pois somos filhos teus e, ainda que nem sempre nos comportemos como irmãos e irmãs que somos, não deixes nunca de guiar-nos como bom pastor, para que transformemos nosso coração à semelhança do teu e sejamos bons pastores, uns dos outros.



    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    Propósito: Realizar bem a missão recebida de Jesus, tendo-o sempre como modelo.
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo