Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 19 de julho de 2012

    Os burocratas derrotados me dão pena





    Tradução portuguesa do blog de Yoani Sánchez, de Havana, Cuba



    Os burocratas derrotados me dão pena



    Os burgueses derrotados não me dão pena
    E quando penso que vão me dar pena,
    Aperto bem os dentes e fecho bem os olhos…
    Nicolás Guillén

    Faz anos que não o vejo. Quase um lustro. Quando eu tinha dezessete anos fomos juntos ao cinema e a grande tela exibia o filme “JFK”. As primeiras notas que saíram da sua guitarra ecoaram na sala da nossa casa, um dia do qual ainda guardo a recordação. Evoco-o também naqueles duros anos catando binga no chão para fazer um cigarro envolto no papel fino das listas telefônicas. Ríamos, pois mesmo sendo tempo de pouco – de muito pouco – tínhamos o luxo de fazer parte de um incrível grupo de amigos, todos criativos, solidários… Rebeldes. Depois nossos caminhos se bifurcaram como tantas vezes acontece. Seu pai estava bem situado no poder e a família não gostava nem um pouco daqueles “loucos contestadores do 14º andar”. A última vez que o encontrei dirigia um automóvel de marca e já vivia no Vedado.

    Faz uns dias me chamou. Afável e carinhoso como sempre, tratou de aproximar com a palavra uma amizade que a distância e a falta de contato haviam enfraquecido. Contou que seu pai foi defenestrado numa dessas purgas anticorrupção. Não o puseram na cadeia, porém o fizeram se aposentar apressadamente antes de ir a um tribunal. Toda a trama de influências e relações, cultivada durante anos esbarrando com funcionários e embaixadores veio abaixo. Quem tinha sido um homem confiável entrou numa crise emocional; alguns vizinhos pararam de cumprimentar e os colegas do Ministério lhe viraram as costas. Deixou de ser o “cederista” (NT: que pertence ao Comitê de Defesa da Revolução- centros de delação e vigia) para se converter no objeto de controle do chefe da vigilância.

    Como se não fossem poucas as desgraças nosso antigo amigo nos contou que seu pai teve, no meio deste torvelinho, um diagnóstico de câncer. Agora está sob tratamento e “tem que ficar na fila para os citostáticos como qualquer paciente… nada de privilégios agora”, confirmou-nos a voz do outro lado do telefone. Tem dinheiro apenas para a gasolina e sua esposa envelheceu precocemente. Senti-me mal por sua família, triste, porém refleti que agora estão vivendo na própria carne – e por razões bem diferentes – o que estes loucos do 14º estão há anos sofrendo: a estigmatização, o olhar por cima do ombro, a risada cáustica dos delatores e a vulnerabilidade. Não é por nada, mas os burocratas derrotados para mim, confesso sim que dão pena.

    Tradução e administração do blog em língua portuguesa por Humberto Sisley de Souza Neto


    http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/?p=1965

    Share/Bookmark

    Julio 18th, 2012 | Categoría: Geração Y | Un comentario
    Agregar comentario.

    Name

    Mail (no se publicará)

    Sitio Web

    1 comentario a Os burocratas derrotados me dão pena

    1
    Jambalaia
    Julio 18th, 2012 at 18:07

    .
    Do twitter da Yoani sobre o surto de cólera em Cuba.
    .
    .
    Contradicciones: se hacen llamados a aumentar higiene ante el brote de #Colera mientras productos de aseo escasean en las tiendas
    .
    El desabastecimiento incluye a las frazadas para limpiar el piso, jabones para lavar y para banarse, liquidos desinfectantes :-0
    .
    Una batalla contra el #Colera debe incluir tambien la distribucion masiva y la rebaja sustancial de precios de productos higienicos
    .
    No basta que en la TV se diga que hay que lavarse las manos, si un jabon cuesta casi el equivalente al salario de 1 jornada laboral
    .
    Estamos preocupados por el brote de #Colera y porque las condiciones higienicas a lo largo de todo el pais dejan mucho que desear
    .
    Batalla contra el #Colera debe ser asumida por todos, desde las flias hasta las instituciones. La transparencia informativa es vital
    .
    Fuentes independientes aseguran q el numero de infectados por #Colera llega a 177 aunque version oficial mantiene la cifra de 158
    .
    Autoridades locales provincia #Granma informan suspension de carnavales en #Manzanillo y #Bayamo por temor a expansion del #Colera
    .
    Rectifico: la cifra oficial es de 170 infectados por #Colera pero fuentes independientes aseguran que son 177
    .
    Cifra de 170 infectados por #Colera aparecio en la TV local de Granma y no fue informada por medios nacionales al resto del pais :(
    .
    Informa @ivanlibre de un ciudadano que desplego cartel anti represion en la Plaza de la Revolucion. Para info llamar al +5353805656
    .
    Impresionante video de la detencion del activista Felix Navarro tras acto de repudio http://youtu.be/f4vtoJBIA10
    .
    Estoy en casa de Amaury Pacheco de @OMNIZONAFRANCA porque ha sido amenazado junto a su esposa y 5 hijos de ser desalojado
    .
    .
    Bem…, são as (des)informações de costume.
    Para quem como a Dilma, que pegaram em armas para nos dar este tipo de vida, está na hora de fazer uma reavaliação de certos conceitos.

    Copyright © 2012 Geração Y / Generación Y - All Rights Reserved
    Powered by WordPress · Atahualpa Theme by BytesForAll

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo