Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 1 de setembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 2/9/2012 - É do coraçao que saem as coisas boas.

     

    Leituras do dia:

    Dt 4,1-2.6-8
    Tg 1,17-18.21b-22.27
    Sl 15(14)

     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 7,1-8.14-15.21-23
     
    "Alguns fariseus e alguns mestres da Lei que tinham vindo de Jerusalém reuniram-se em volta de Jesus. Eles viram que alguns dos discípulos dele estavam comendo com mãos impuras, quer dizer, não tinham lavado as mãos como os fariseus mandavam o povo fazer.
    (Os judeus, e especialmente os fariseus, seguem os ensinamentos que receberam dos antigos: eles só comem depois de lavar as mãos com bastante cuidado. E, antes de comer, lavam tudo o que vem do mercado. Seguem ainda muitos outros costumes, como a maneira certa de lavar copos, jarros, vasilhas de metal e camas.)
    Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram a Jesus:
    - Por que é que os seus discípulos não obedecem aos ensinamentos dos antigos e comem sem lavar as mãos?
    Jesus respondeu:
    - Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim:
    "Deus disse:
    Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus."
    E continuou:
    - Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos.
    Jesus chamou outra vez a multidão e disse:
    - Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura.
    Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.
    " 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    Comumente o coração é apresentado como fonte de pensamento e emoção. Aqui o coração é apresentado como fonte de ação, boa ou má. Os fariseus, apegando-se às tradições humanas e interesseiras, afastam-se da justiça de Deus em seus corações.

    Desde o início da vida pública de Jesus, os fariseus, os doutores da Lei, os sacerdotes e escribas, se juntaram na intenção de persegui-Lo por causa de certos atos como expulsão de demônios, curas em dia de sábado, perdão dos pecados, familiaridade com os pecadores públicos, entre outros atos que eram proibidos na Lei judaica.

    Ao longo do tempo, infinitas regras minuciosas foram se acumulando em torno dos Mandamentos fazendo com que se perdessem os preceitos fundamentais.

    O culto prestado a Deus não é questão de palavras, mas uma prática que revele o ser de Deus. A tradição dos homens, os preceitos humanos, os ritos, as leis e a burocracia sufocam a vontade de Deus.

    Nesta passagem do Evangelho, os fariseus se reúnem em volta de Jesus, mas não estão ali como a multidão necessitada. Querem pegar Jesus em alguma contradição para poder acusá-Lo.

    Ao verem os discípulos comendo sem lavarem as mãos, os fariseus ficam escandalizados, pois isso era para eles uma impureza ritual. Jesus está preocupado com a fome do povo que não tem o que comer, seu foco é a partilha; enquanto isso os fariseus se preocupam com os preceitos da Lei, o ritual de pureza para comer.

    Diante da pergunta deles, Jesus os chama de hipócritas e recorre ao profeta Isaías para desmascará-los: "Suas intenções são única e exclusivamente de defender regras estabelecidas por eles mesmos, tradições qualificadas como humanas, passando por cima dos Mandamentos de Deus."

    Uma tradição só pode ser válida se ela ajuda a observar os mandamentos. O farisaísmo, originariamente sinônimo de piedade e perfeição, toma o significado de hipocrisia depois desta polêmica de Jesus contra os fariseus.

    É hipocrisia lavar as mãos de forma tão escrupulosa, ou dar importância a qualquer outra exterioridade, pois é o interior do homem que precisa ser purificado quando se está com o coração cheio de maus pensamentos e vícios.

    Os fariseus apoiavam a justiça do homem sem a graça divina, fundamentada apenas no cumprimento dos preceitos e dos mandamentos, e na prática de boas obras, como se o homem fosse capaz de se salvar sozinho. Não há como observar a Lei de Deus sem estar com o coração limpo.

    O Rabino judeu inteligente, Jesus, desmascara o questionamento dos fariseus. Ele se dirige a todo o povo para ensinar que as impurezas não vêem de fora, mas saem do coração do homem que não conhece a Deus verdadeiramente.

    Para os fariseus é difícil entender a rejeição de Jesus aos costumes e tradições de fachada, pois é assim que eles são respeitados e vivem há muito tempo. Mas Jesus lhes ensina que, o que importa é o que vem de dentro da pessoa, da consciência humana. Não importa o que se come, os elogios, a boa fama, o cumprimento das leis e costumes, pois não é isso que os faz ser uma pessoa de bem.

    Ao abolir a lei sobre a impureza e a pureza, fundamento injusto da época, Jesus quebra tabus e iguala as pessoas, e a partir dessa nova moralidade, Ele não se importa em escandalizar, ser impuro ou gerar conflito. Ele era paciente, mas não suportava a hipocrisia.
     
     
    Reflexão Apostólica:
     
    No Evangelho deste domingo Jesus nos ensina a separar as coisas. Ele nos mostra a diferença entre os ensinamentos de Deus e a tradição humana.
     
    Jesus não está querendo dizer que devemos ser uns porcos, ou que não precisamos ter hábitos de higiene. Pois sabemos que 80% das doenças são causadas pelo contágio, especialmente pelas mãos mal lavadas em contato com os alimentos.
     
    O que Jesus está nos advertindo é sobre o exagero dos judeus com reação da tradição, os quais valorizavam  muitas práticas religiosas que eram verdadeiros absurdos, deixando de lado a prática da verdadeira fraternidade. Eles lavavam de maneira especial  e quase solene, os copos, jarras e vasilhames de cobre. Chegavam ao absurdo de tomar banho antes das refeições. No entanto, de suas bocas saiam sempre palavras de desprezo, ofensas e  de exclusão aos humildes. E isso continua acontecendo hoje. Muitos são preocupados com a aparência, preocupados em serem apenas educados, porém vivem arquitetando expedientes e manobras sujas para prejudicar os irmãos.
     
    Jesus se irritou com fariseus e disse: - Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura.
     
    Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.


    Lavar as mãos antes das refeições, é uma norma básica de higiene. Porém, os fariseus seguiam cegamente a tradição, exagerando nos rituais com a água mais  não praticavam corretamente a caridade com  a maioria do povo excluído.
     
    Isto é muito parecido com o que fazem algumas pessoas colunáveis que super valorizam a "educação", no sentido de serem simplesmente corteses e delicados uns com os outros, e apenas entre eles, isto porque, só se relacionam com pessoas do seu nível sócio-econômico. No entanto, a caridade  em si, nem a conhecem como nos foi ensinada por Jesus Cristo.
     
    Pois se eu saio por aí distribuindo sorrisos na maioria sorrisos falsos, esperando colher uma boa retribuição, ou recompensa, perante  a Deus eu não estou fazendo nada de importante, além de ser um falso e egoísta. Por outro lado, se me esforço para contribuir pelo bem da humanidade, se me comunico com o meu irmão com sinceridade, e na prática do amor fraterno, mesmo  tendo de corrigir aquele que erra, eu estou muito mais próximo do Plano de salvação.
     
    Uma coisa é ser educado e agradável aos demais apenas por interesse, e outra coisa é ser caridoso, sem esperar nenhum retorno.
     
    Que Deus nos ajude a sermos autênticos e sinceros cristãos, empenhados em amar uns aos outros com gestos e palavras sinceras, e não com atitudes de falsidade, e de hipocrisia.
     
    A higiene é importante para nos prevenir das contaminações, porém, o que mais prejudica e contamina a nossa alma impedindo-a de merecer um dia a vida eterna, são as maldades, e as injustiças que brotam do nosso interior, geradas pelo nosso egoísmo e pela nossa fraca fé.
     
    O estilo de vida que mais agrada a  Deus nosso Senhor, é fazer opção pelo seu projeto de salvação, sem restrição e sem reservas, e que se realiza na prática do amor fraterno e da caridade.
     
    Ao iniciar o mês da Bíblia, vamos acolhê-la e reverenciá-la como nunca o fizemos, com alegria e muita fé, fazendo do seu conteúdo, o nosso estilo de vida, pois a Bíblia é a nossa proposta de salvação deixada por Deus. Deixemos que ela sempre ilumine, guie, dirija e fortaleça a nossa trajetória de vida aos olhos do Criador. Pois de nada adianta decorar a Bíblia e carregá-la debaixo do braço. Mais sim,
     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Senhor Jesus, não permitas que eu me iluda, buscando uma pureza exterior, quando a que te agrada é a que provém do meu interior.

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: De mãos e coração puros, "encarnar o Evangelho no coração do mundo."        
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Descontos Campeões

    Ainda dá tempo de curtir o Dia dos Namorados a dois. Comece agora!

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo