Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 3 de julho de 2013

    ACI Digital: Beijar com ternura as chagas de Jesus em nossos irmãos, alenta o Papa em homilia














    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com










    3 de julho de 2013






    Beijar com ternura as chagas de Jesus em nossos irmãos, alenta o Papa em homilia

    VATICANO, 03 Jul. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Na homilia da Missa que presidiu nesta manhã na Casa Santa Marta na festa de São Tomé Apóstolo, o Papa Francisco assinalou que para encontrar o Deus vivo "é necessário beijar, com ternura, as chagas de Jesus em nossos irmãos famintos, pobres, doentes e prisioneiros".

    NOTÍCIA COMPLETA


    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS ATRAVÉS DO TWITTER
    https://twitter.com/acidigital

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE


    MANCHETES DO DIA











    VATICANO
    Beijar com ternura as chagas de Jesus em nossos irmãos, alenta o Papa em homilia
    Papa Francisco nomeia dois novos bispos no Brasil
    O Papa deseja visitar a Argentina, Chile, Uruguai e Peru em 2015

    BRASIL
    Símbolos da JMJ fazem peregrinação pelo último município antes da cidade sede

    MUNDO
    Vaticano desmente declarações atribuídas ao Papa sobre o Brasil
    Vaticano fisga o bisneto do fundador do Real Madri para dirigir a seção “Igreja e Esporte”





    Católico em Dia



    Evangelho:





    Santo ou Festa:
    São Tomé



    Um pensamento:

    "Que coisa mais rica para a alma que ama passar a vida junto ao Sacrrio! Depois que comungo me sinto no cu, e dominada pelo amor infinito de Deus".

    Santa Teresa dos Andes













    VATICANO








    Beijar com ternura as chagas de Jesus em nossos irmãos, alenta o Papa em homilia

    VATICANO, 03 Jul. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Na homilia da Missa que presidiu nesta manhã na Casa Santa Marta na festa de São Tomé Apóstolo, o Papa Francisco assinalou que para encontrar o Deus vivo "é necessário beijar, com ternura, as chagas de Jesus em nossos irmãos famintos, pobres, doentes e prisioneiros".

    Depois da ressurreição, disse o Papa Francisco, Jesus apareceu aos apóstolos, mas Tomé não estava presente: "queria que esperasse uma semana. O Senhor sabe por que faz as coisas. Ele dá a cada um de nós o tempo necessário para acreditar. Tomé recebeu uma semana. Jesus se apresentou com suas chagas: todo seu corpo estava limpo, belo, cheio de luz, mas as chagas estavam e estão ainda, e quando o Senhor virá, ao final do mundo, nos mostrará as suas chagas".

    "Tomé, para acreditar, quis colocar seus dedos nas chagas: era um cabeça dura. Mas o Senhor escolheu precisamente um cabeça dura para nos fazer entender um coisa tão nobre. Tomé viu o Senhor e foi convidado a colocar o dedo em suas chagas e não disse: é verdade: o Senhor ressuscitou. Mas, foi mais além e disse: ‘meu Senhor e meu Deus’. Assim, ele foi o primeiro dos discípulos a confessar a divindade de Cristo, depois da ressurreição. E o adorou".

    Francisco explicou que "assim se entende qual foi a intenção do Senhor ao fazê-lo esperar: tomar sua incredulidade para leva-la não à afirmação da Ressurreição, mas à afirmação de sua divindade. O caminho para o encontro com Jesus-Deus são suas chagas. Não há outro. Na história da Igreja houve alguns erros no caminho para chegar até Deus".

    Na história da Igreja, afirmou o Pontífice, houve erros no nosso caminho rumo a Deus. Quantos se perderam no caminho e não chegaram à meta, que é Deus! Outros pensaram que, para chegar a Deus, seria preciso a mortificação, a austeridade e escolheram o caminho da penitência e do Jejum. Mas, nem mesmo esses conseguiram chegar ao Deus vivo. Pensavam de chegar à meta somente através do esforço pessoal.

    O Santo Padre precisou que "Jesus nos diz que a maneira de encontra-lo é encontrando suas chagas, e as chagas de Jesus as encontramos com as obras de misericórdia, dando ao corpo e à alma, sobretudo ao corpo de seu irmão chagado, porque tem fome, porque tem sede, porque está nu, porque está humilhado, porque é um escravo, porque está preso, porque está no hospital. Essas são as chagas de Jesus hoje".

    E Jesus, continuou o Pontífice, "convida-nos a dar um ato de fé, nele, mas através destas chagas... Façamos uma fundação para ajudar a todo mundo e fazer tantas coisas boas! Isso é importante, mas se ficamos neste nível seremos somente filantrópicos".

    "Temos que tocar as chagas de Jesus, devemos acariciar as chagas de Jesus, temos que curar as chagas de Jesus com ternura, temos que beijar as chagas de Jesus, e isto literalmente. Pensemos, o que aconteceu com São Francisco quando abraçou o leproso? A mesma coisa que aconteceu com Tomé, sua vida mudou".

    O Papa disse para concluir que "para tocar ao Deus vivo não há necessidade de fazer um curso de atualização, mas entrar nas chagas de Jesus, e para isso basta sair à rua. Peçamos a São Tomé a graça de ter a coragem para entrar nas chagas de Jesus com nossa ternura e certamente teremos a graça de adorar ao Deus vivo".









    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Papa Francisco nomeia dois novos bispos no Brasil

    VATICANO, 03 Jul. 13 (ACI) .- O Papa Francisco nomeou dois novos bispos no Brasil, na manhã desta quarta-feira, 03 de julho, Monsenhor João Gilberto de Moura, atualmente Vigário Geral e Pároco da Catedral de Ituiutaba (MG), como novo bispo da Diocese de Jardim (MS); e Monsenhor José Maria Chaves dos Reis, atualmente Vigário Geral e Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá (PA), como novo bispo da Diocese de Abaetetuba (PA).

    O novo bispo de Jardim (MS), que completará 50 anos de idade em novembro, foi nomeado sacerdote em 1995 e é membro do clero de Ituiutaba (MG), onde nasceu. Já foi animador da Pastoral Vocacional e coordenador da Pastoral da Criança, juiz da Câmara de instrução processual, Chanceler do Bispado e administrador diocesano, em 2007. Em seu ministério episcopal contará com 15 sacerdotes, 3 diáconos permanentes e 23 religiosos, para atender uma população de 397 mil pessoas, das quais 277 mil são católicos.

    Em Abaetetuba (PA), o novo bispo será Monsenhor José Maria Chaves dos Reis, de 51 anos, nascido em Oeiras do Pará. Ao ingressar no seminário seguiu o curso superior que corresponde a Filosofia e Teologia (Belém do Pará). Após este período fez Bacharelado em Teologia, na Faculdade Católica de Fortaleza (CE) e Pós-graduação em Atendimento Integral à Família na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro (RJ).

    Já foi Reitor do Seminário Menor Padre Josimo em 1996 a 2002, Diretor da Escola Diaconal da Prelazia de Cametá em 2006, e eleito Presidente Regional da OSIB, Norte II de 2009 a 2011. Abaetetuba é uma região com uma população de 490 mil pessoas, 351.000 católicos, 32 sacerdotes e 40 religiosos.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    O Papa deseja visitar a Argentina, Chile, Uruguai e Peru em 2015

    VATICANO, 03 Jul. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Arcebispo de Santiago do Chile, Dom Ricardo Ezzati, revelou que em um recente encontro com o Papa Francisco na Casa Santa Marta no Vaticano, o Santo Padre lhe comentou que gostaria de visitar a Argentina, Chile, Uruguai e possivelmente o Peru em 2015.

    Conforme informa o site da Arquidiocese de Santiago do Chile, o Arcebispo contou que teve ocasião de convidar o Pontífice e detalhou que "o Papa me disse que neste ano não tem previsto viajar a América do Sul, somente ao Brasil. E no próximo ano tinha já várias viagens programadas".

    Essas viagens, prosseguiu, seriam "uma devolvendo a visita do Patriarca de Constantinopla, outra a África, e outra a Ásia. Disse-me que dificilmente em 2014 possa estar na América Latina, mas que tem a intenção de fazê-lo em 2015 e, sendo assim, essa viagem incluiria a Argentina, Uruguai, Chile e provavelmente o Peru".

    O Arcebispo de Santiago contou que o encontro com o Papa "foi uma experiência familiar, de um pai que conhece muito bem nosso país. Que conhece detalhes da vida da Igreja do Chile, que conhece pessoas, que aprecia imensamente o que a Igreja está realizando e que também tem plena consciência de suas dificuldades".

    "Pudemos conversar todos os temas. Nenhum ficou excluído. A conversação durou 45 minutos. Foi muito generoso", adicionou.

    O Prelado também relatou que agradeceu o Papa "por ter aceitado o que o Senhor lhe estava pedindo. Sabendo o que pode ser para uma pessoa que tinha outros projetos, ele mesmo tinha me comentado que os tinha. Disse-me: ‘Quando vi que os votos se inclinavam para mim, pus o coração em paz. Estou muito feliz de fazer o que o Senhor me pediu que faça’".

    Isso, disse Dom Ezzati, é "um grande exemplo para todos, que às vezes sentimos que o fluxo da onda é muito grande e que às vezes parece que nos afunda. É o Papa o que convida à confiança, a gozar do ministério de servir os outros e de fazê-lo com a paz no coração".

    Afirmou também que "é uma grande impressão vê-lo (a Francisco) como um cidadão comum, que chega a um refeitório público, que come o mesmo que todos, com simplicidade. Impressionou-me poder concelebrar a Eucaristia (…) com uma homilia muito bela sobre o sentido da oração".









    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    BRASIL








    Símbolos da JMJ fazem peregrinação pelo último município antes da cidade sede

    RIO DE JANEIRO, 03 Jul. 13 (ACI) .- Ontem, 02 de julho, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 chegaram a Mangaratiba, após peregrinarem seis dias por Angra dos Reis, costa verde fluminense. Os símbolos estão na Diocese de Itaguaí desde o dia 23 de junho e também já passaram por Seropédica e Paraty.

    No Bote Fé, organizado pela Diocese, três mil jovens lotaram o cais de Santa Luzia em Angra dos Reis, para receber os símbolos, que percorreram balneários, pontos turísticos, igrejas e instituições de região, como a Escola Naval e o Estaleiro. O evento começou com a missa campal, presidida pelo bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan e a chegada dos ícones, às 18h, que foram levados pelos jovens

    até o palco.

    Após a missa, houve apresentação de diversos grupos católicos, como a cantora Jake, Sambodorando e Cristoteca. A Cruz e o ícone de Nossa Senhora permaneceram no palco até o final da festa, quando foram conduzidos para Igreja do Carmo, em vigília por toda a madrugada.

    Em entrevista para o Grupo ACI, o Pe.Luiz Antônio Dorneles Soares da Diocese de Itaguaí e responsável pela Semana Missionária do município revelou que os jovens acolheram os símbolos de coração aberto e também com a consciência da responsabilidade de entregar a Cruz e o ícone a cidade sede, para isso a Diocese organizará uma vigília do dia 05 para o dia 06 de julho, data da entrega.

    "Com a passagem dos símbolos por Itaguaí, mais de 100 jovens agora desejam participar da nossa Semana Missionária, eles testemunharam a alegria dos peregrinos e a vitalidade da juventude da Igreja perante a aproximação da Jornada Mundial da Juventude", contou o padre Luiz Antônio.









    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    MUNDO








    Vaticano desmente declarações atribuídas ao Papa sobre o Brasil

    VATICANO, 03 Jul. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, desmentiu o jornal espanhol El País, de forte tendência anticatólica, que assegurou hoje que o Papa Francisco "considera os protestos do Brasil justos e de acordo com o Evangelho" e se referirá a elas durante a próxima Jornada Mundial da juventude (JMJ) Rio 2013.

    Com os protestos do Brasil, um importante número de cidadãos expressou seu desacordo com o aumento de tarifas no transporte público, e pedem também que cesse a corrupção no governo. Os manifestantes também criticam os elevados gastos que se realizam em vistas à Copa do Mundo de Futebol de 2014 e pedem maior investimento em saúde e educação.

    Em uma nota publicada em 24 de junho, os Bispos do Brasil expressaram sua "solidariedade e apoio às manifestações", sempre e quando estas sejam pacíficas.

    Os Prelados reconheceram em seu comunicado que estes protestos são "um fenômeno que envolve o povo brasileiro e despertam uma nova consciência". "Requer atenção e compreensão para identificar seus valores e limites, sempre com o objetivo de construir a sociedade justa e solidária que desejamos", assinalaram.

    O jornal El País, em um artigo publicado hoje, afirmou que o Papa Francisco, "no discurso que dirigirá aos mais de um milhão de jovens que se concentrarão no Rio de Janeiro com motivo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)" fará alusão "às manifestações, segundo informações de fonte fidedigna recebidas por este correspondente".

    O meio espanhol assegurou também que os Bispos do Brasil não teriam escrito nem publicado seu comunicado de fins de junho "se não tivessem estado antes concordado com o papa Francisco, que está por chegar ao Brasil".

    Entretanto, em comunicação com o grupo ACI, o Padre Federico Lombardi esclareceu que "o jornal El País não é a fonte dos discursos do Papa".

    Consultado pelo suposto discurso a favor das manifestações no Brasil ao que faz menção o jornal espanhol, Lombardi assinalou que "não me consta. Não vi nada a respeito".

    Erros e desinformação no El País

    Já em 2006, El País inventou um suposto apoio do Papa Bento XVI às negociações iniciadas pelo governo da Espanha, com José Luis Rodríguez Zapatero, do Partido Socialista Obrero Español (PSOE) à cabeça, com o grupo terrorista ETA.

    Nessa ocasião, o então delegado diocesano de Meios de Comunicação da Arquidiocese de Madri, Pe. Manuel Bru, desmentiu terminantemente as conjeturas de El País, assinalando que este atribuiu "falsamente ao Santo Padre Bento XVI um apoio explícito ao mal chamado processo de paz".

    Em 24 de janeiro deste ano, o jornal espanhol teve que deter a circulação de toda a edição do dia, depois de fazer-se público que a foto de sua capa, em que aparecia Hugo Chávez Frías entubado, era falsa.









    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Vaticano fisga o bisneto do fundador do Real Madri para dirigir a seção “Igreja e Esporte”

    ROMA, 03 Jul. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Vaticano "fisgou" o jovem esportista espanhol Santiago Pérez de Camino, bisneto do fundador do Real Madri, Julián Palacios, como o novo responsável pela seção "Igreja e Esporte" do Pontifício Conselho para os Leigos, dedicada a promover o esporte e cujo objetivo é ser um referente ético e de valores a nível mundial no campo esportivo.

    O bisavô Palacios é reconhecido como o primeiro presidente do Real Madri Clube de Futebol, embora o clube não tenha sido denominado oficialmente dessa maneira até 1902.

    O novo funcionário, de 27 anos de idade, chegou ao Vaticano em 15 de abril, pouco depois do primeiro mês do pontificado do Papa Francisco, quem é um grande aficionado ao futebol e, além disso, sócio do clube de futebol argentino San Lorenzo de Almagro.

    "Se tivesse que destacar uma virtude do Papa em relação ao esporte seria sua perseverança, seu afã e sua força de vontade, porque apesar de seus 76 anos de idade tem mais força que qualquer outro no Vaticano", explicou Pérez em uma entrevista concedida em 1º de julho ao Grupo ACI.

    "Espero desenvolver o estudo dos valores no esporte e ajudar a que o esporte se converta em um meio e não um fim para servir o Papa Francisco em seu chamado à Igreja de sair de si mesma e ir para as periferias", acrescentou.

    Santiago Pérez de Camino como leigo colaborou por 10 anos na pastoral juvenil da diocese de Madri com diversas responsabilidades e na formação de treinadores esportivos e alunos em diversos colégios e clubes juvenis.

    Seus esportes favoritos são o futebol, o tênis, a escalada, o esqui, a natação e o atletismo.

    Além disso, foi responsável pelo Escritório de Vistos na Secretária Geral da Jornada Mundial de Madri 2011 onde se destacou por seu trabalho a nível internacional.

    Com sua nomeação, Pérez sucede ao sacerdote Kevin Lixey, quem dirigiu a seção esportiva por oito anos, e se despediu do dicastério em julho passado para atender um encargo pastoral nos Estados Unidos.









    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo