Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 5 de julho de 2013

    ACI Digital: Papa Francisco aprova a canonização de João Paulo II e João XXIII














    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com










    5 de julho de 2013






    Papa Francisco aprova a canonização de João Paulo II e João XXIII

    VATICANO, 05 Jul. 13 (ACI/Europa Press) .- O Papa Francisco aprovou o decreto de canonização do Beato João Paulo II e João XXIII, conforme explicou o porta-voz do Escritório de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi.

    NOTÍCIA COMPLETA


    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS ATRAVÉS DO TWITTER
    https://twitter.com/acidigital

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE


    MANCHETES DO DIA











    VATICANO
    Cardeal Ouellet: Encíclica Lumen Fidei destaca a beleza da fé
    Papa Francisco aos jovens na nova encíclica: JMJs são ocasiões de mostrar a alegria da Fé
    O Papa Francisco agradeceu ao Papa Bento XVI a sua contribuição na encíclica Lumen Fidei
    Papa Francisco aprova a canonização de João Paulo II e João XXIII
    ÍNTEGRA: A encíclica Lumen Fidei do Papa Francisco em PDF e versão Web

    BRASIL
    JMJ Rio2013 terá "maior exposição já realizada para uma edição do evento"





    Católico em Dia



    Evangelho:





    Santo ou Festa:
    Santo Antônio Maria Zacaria



    Um pensamento:

    ...Procuremos sempre ver as virtudes e coisas boas que veramos nos outros e tapar seus defeitos com nossos grandes pecados... ter a todos por melhores do que ns...

    Santa Teresa de Jesus













    VATICANO








    Cardeal Ouellet: Encíclica Lumen Fidei destaca a beleza da fé

    VATICANO, 05 Jul. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A primeira Encíclica do Papa Francisco - iniciada pelo Bispo emérito de Roma Bento XVI - foi lançada hoje para ajudar a fortalecer a fé dos católicos em todo o mundo. Por sua parte, o Cardeal Marc Ouellet, membro da Cúria Romana, afirmou que "juntos, eles mostram a beleza da fé da Igreja, a fé que é confessada dentro do corpo de Cristo, na comunhão concreta dos crentes".

    "É com grande alegria e gratidão que nós acolhemos esta íntegra profissão de fé, na forma de catequese, escrita a quatro mãos pelos sucessores de Pedro", disse o Cardeal Marc Ouellet em conferência de imprensa, no Vaticano, na manhã de hoje, 05 de julho.

    "Juntos, eles mostram a beleza da fé da Igreja, a fé que é confessada dentro do corpo de Cristo, na comunhão concreta dos crentes", acrescentou.

    A encíclica - chamada “Lumen Fidei” ou "Luz da fé" - foi apresentada em uma conferência de imprensa, na Santa Sé, com a participação do Cardeal Ouellet, do Arcebispo Gerhard L. Mueller e do arcebispo Rino Fisichella.
    Durante o lançamento, em uma sala cheia de jornalistas, o Arcebispo Mueller explicou que o documento tem apenas a assinatura do Papa Francisco, porque "a Igreja só tem um Papa".

    "O Sucessor de Pedro, ontem, hoje e amanhã, sempre está chamado a «confirmar os irmãos» no tesouro incomensurável da fé que Deus dá a cada homem como luz para o seu caminho," diz o Papa Francisco na introdução da Encíclica.

    Nela, ele expressa estar "profundamente agradecido" a seu antecessor por ter quase concluído um primeiro esboço da Encíclica, "pretendem juntar-se a tudo aquilo que Bento XVI escreveu nas cartas encíclicas sobre a caridade e a esperança."

    "E, na fraternidade de Cristo, assumo o seu precioso trabalho, limitando-me a acrescentar ao texto qualquer nova contribuição", escreve o Papa Francisco na introdução.

    Antes do lançamento da Encíclica escrita "a quatro mãos", o Santo Padre foi aos Jardins do Vaticano abençoar a nova estátua de São Miguel Arcanjo, juntamente com Bento XVI. A estátua foi abençoada "a quatro mãos" para consagrar ao Vaticano à proteção do Arcanjo.

    O lançamento da Encíclica da fé - dividida em quatro capítulos, uma introdução e uma conclusão - coincide com o Ano da Fé da Igreja e o 50° Aniversário do Concílio Vaticano II.

    O primeiro capítulo é intitulado "Acreditamos no Amor" e explica a fé como "escutar" o mundo de Deus, particularmente que ele nos chama a vê-lo como o pai e não como um estranho.

    Também destaca Jesus como uma "testemunha fiável" e que nos chama a participar "do seu modo de ver" e nos abrir para o amor que transforma por dentro.

    "A fé não é um facto privado, uma concepção individualista, uma opinião subjetiva," adiciona o Papa no primeiro capítulo.

    O segundo capítulo, chamado "Se não acreditardes, não compreendereis", mostra a ligação entre fé e verdade e entre fé e amor.

    "O crente não é arrogante; pelo contrário, a verdade torna-o humilde, sabendo que, mais do que possuirmo-la nós, é ela que nos abraça e possui," diz o Pontífice.

    "Transmito-vos aquilo que recebi" é o título no terceiro capítulo, que se concentra exclusivamente na importância da evangelização.
    "É impossível crer sozinhos," diz o Papa Francisco. "A fé não é só uma opção individual."

    O capítulo explica que a fé não é uma relação privada entre o divino "vós" e o "eu," mas sim entre o "nós".

    O Papa também escreve sobre a importância dos Sacramentos para a transmissão da fé, especialmente o batismo, a confirmação e a Eucaristia.
    O último capítulo foi intitulado "Deus prepara para eles uma cidade," e fala sobre a ligação entre fé e o bem comum.

    A encíclica revela que o propósito da fé não é meramente construir a vida após a morte, mas ajudar na edificação da sociedade.
    O quarto capítulo também salienta a importância do casamento, entendido entre homem e mulher.

    "O 'nós' da família (é) o lugar, por excelência, de transmissão da fé," disse o Cardeal Ouellet concluindo a conferência de imprensa.


    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Papa Francisco aos jovens na nova encíclica: JMJs são ocasiões de mostrar a alegria da Fé

    A HAIA, 05 Jul. 13 (ACI) .- Em sua primeira Encíclica, divulgada hoje (05 de julho) pelo Vaticano, o Papa Francisco envia uma mensagem aos jovens peregrinos das Jornadas Mundiais da Juventude, a menos de 20 dias do evento no Rio de Janeiro, lembrando que estas são ocasiões de mostra o rosto alegre da fé dos jovens.

    "Todos vimos como, nas Jornadas Mundiais da Juventude, os jovens mostram a alegria da fé, o compromisso de viver uma fé cada vez mais sólida e generosa. Os jovens têm o desejo de uma vida grande; o encontro com Cristo, o deixar-se conquistar e guiar pelo seu amor alarga o horizonte da existência, dá-lhe uma esperança firme que não desilude", afirma o Papa na primeira carta encíclica de seu pontificado.

    Intitulada Lumen Fidei - A luz da fé- a Encíclica foi iniciada por Bento XVI e finalizada pelo atual Pontífice, que acrescentou "ulteriores contribuições". A finalidade do documento é “recuperar o caráter de luz que é específico da fé, capaz de iluminar toda a existência humana”.

    Este mês a Jornada também faz parte da intenção geral do apostolado da oração: "Para que a Jornada Mundial da Juventude no Brasil anime todos os jovens cristãos a tornarem-se discípulos e missionários do Evangelho".
    Em outras mensagens dedicadas aos jovens, o Papa Francisco assinalou que Jesus quer ser amigo dos jovens, rmão e mestre, que essa amizade é gratuita, é dom e não ilusão. "Ele não vos pede nada em troca, pede-vos somente para acolhê-la".

    Francisco disse ainda aos jovens em outra ocasião: "Jesus quer amar-vos pelos que vocês são, mesmo nas vossas fragilidades e fraquezas, para que, tocados pelo seu amor, vocês possam ser renovados". E recordou que "o encontro com o amor de Deus na amizade de Cristo é possível, antes de tudo, nos Sacramentos, em particular a Eucaristia e a Reconciliação".

    O Papa estará na JMJ que este ano se desenvolve de 23 a 28 de Julho na cidade do Rio de Janeiro e espera reunir mais de 1 milhão de jovens na cidade maravilhosa.


    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    O Papa Francisco agradeceu ao Papa Bento XVI a sua contribuição na encíclica Lumen Fidei

    VATICANO, 05 Jul. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco agradeceu ao Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, por sua valiosa contribuição para a encíclica "Lumen Fidei" (A luz da fé), a primeira de seu pontificado, que foi apresentada nesta manhã, no Vaticano.

    Na introdução da Encíclica, o Santo Padre destaca que o que está escrito neste documento está em continuidade com o Magistério da Igreja sobre esta virtude teologal e "pretende juntar-se ao que o Papa Bento XVI escreveu nas cartas encíclicas sobre a caridade e a esperança".

    Francisco se refere às encíclicas "Deus Caritas Est", sobre a caridade, e "Spe Salvi", sobre a esperança dizendo que o bispo emérito de Roma queria fechar com uma encíclica sobre a fé que não pôde ser concluída antes de sua renúncia em fevereiro deste ano. Sobre Bento, o Papa Francisco disse que "ele já tinha praticamente concluída uma primeira versão desta Carta Encíclica sobre a fé. Agradeço de coração e na fraternidade de Cristo, eu assumo o seu precioso trabalho, acrescentando ao texto algumas reflexões".

    O Papa Francisco destacou logo que "o Sucessor de Pedro, ontem, hoje e sempre, está chamado a ‘confirmar seus irmãos’ no inestimável tesouro da fé, que Deus dá como luz no caminho de todo homem".

    Francisco afirma ainda que "na fé, dom de Deus, virtude sobrenatural infundida por ele, reconhecemos que nos foi dado um grande amor, que nos foi dirigida uma Palavra boa e que se acolhemos esta palavra que é Jesus Cristo, Verbo encarnado, o Espírito Santo nos transforma, ilumina o nosso caminho para o futuro, e dá asas a nossa esperança para percorrê-lo com alegria".

    "Fé, esperança e caridade, em uma sintonia admirável, constituem o dinamismo do cristão rumo à plena comunhão com Deus", disse ele.

    Já alguns dias antes da apresentação da encíclica, em diálogo com a Secretaria do Sínodo dos Bispos, o Santo Padre disse sobre o rascunho de Bento XVI que "é um documento forte, um grande trabalho que fez o meu antecessor e que vou terminar".









    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Papa Francisco aprova a canonização de João Paulo II e João XXIII

    VATICANO, 05 Jul. 13 (ACI/Europa Press) .- O Papa Francisco aprovou o decreto de canonização do Beato João Paulo II e João XXIII, conforme explicou o porta-voz do Escritório de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi.Os cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos aprovaram nesta terça-feira o segundo milagre atribuído ao Beato João Paulo II e que abre as portas para sua canonização, como relatado por fontes do Vaticano.

    Embora não tenha havido confirmação oficial, as mesmas fontes disseram como possíveis datas para a canonização de João Paulo II o dia 24 de novembro, no fim da celebração do Ano da Fé, ou dia 08 de dezembro.

    Além disso, a imprensa italiana já indicava nesta terça-feira que a cerimônia de canonização de João Paulo II poderia ser feita junto com a de João XXIII, conhecido como o "Papa Bom".

    Assim, o jornal italiano "La Stampa", observou nesta terça-feira que "Inesperadamente, os cardeais e bispos também terão que discutir outro caso, o da canonização de João XXIII", o Pontífice que convocou o Concílio Vaticano II, falecido há 50 anos e cuja beatificação ocorreu em 2000.

    Nessa linha, afirmava que essa mudança "não prevista" demonstra "a vontade de celebrar juntas" as duas cerimônias de canonização e assinala que Roncalli e Wojtyla "poderiam ser canonizados em dezembro de 2013, imediatamente após o final do Ano da Fé, visto que a hipótese inicial de outubro parece cada vez menos plausível pela falta de tempo e problemas organizacionais".

    Karol Wojtyla foi beatificado no dia 1 º de maio de 2011, depois da aprovação do seu primeiro milagre com a assinatura do agora Bispo Emérito de Roma Bento XVI. Naquela ocasião, se tratou de uma cura, dois meses após sua morte, da religiosa francesa Marie Simon Pierre, que sofria da doença de Parkinson desde 2001, a mesma que João Paulo II sofreu em seus últimos anos.

    Por sua parte, João XXIII foi beatificado por João Paulo II em setembro de 2000, durante o Jubileu, na mesma celebração da beatificação de Pio IX. Na ocasião, o milagre aprovado para a sua beatificação foi a cura da Irmã Caterina Capitani em 1966.

    O Papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II, e morreu, enquanto o Concílio estava em andamento, muitos bispos propuseram proclamar o "Papa Bom" como santo por aclamação, mas seu sucessor, Paulo VI, optou por seguir as vias canônicas, por isso começou o processo canônico, em seguida, foi beatificado pelo seu antecessor Pio XII.









    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    ÍNTEGRA: A encíclica Lumen Fidei do Papa Francisco em PDF e versão Web

    VATICANO, 05 Jul. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- VATICANO, 05 Jul. 13 / 07:01 am (ACI/EWTN Notícias).- Esta manhã na Sala João Paulo II, localizada Sala Stampa do Vaticano foi apresentada a primeira encíclica do Papa Francisco titulada “Lumen Fidei” (A luz da Fé), na qual o Santo Padre ressalta a urgência de "recuperar o carácter de luz que é próprio da fé, " que é capaz de "iluminar toda a existência do homem".

    Para descarregar a encíclica completa em formato PDF, ingresse em:
    http://www.vatican.va/holy_father/francesco/encyclicals/documents/papa-francesco_20130629_enciclica-lumen-fidei_po.html

    Para ler a encíclica completa ingresse em:
    http://www.vatican.va/holy_father/francesco/encyclicals/documents/papa-francesco_20130629_enciclica-lumen-fidei_po.pdf



    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    BRASIL








    JMJ Rio2013 terá "maior exposição já realizada para uma edição do evento"

    RIO DE JANEIRO, 05 Jul. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A exposição A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos faz parte da programação do Festival da Juventude da JMJ Rio2013, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, com a presença do Papa Francisco.

    Segundo o gerente de Eventos Culturais da JMJ Rio2013, “ela será a maior exposição já realizada para uma edição do evento, resultado do apoio inédito de diversas instituições da Santa Sé (Vaticano) e da Itália”, garante.

    A exposição será inaugurada no dia 10 de julho pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), e traz para o Brasil mais de cem obras-primas vindas dos Museus Vaticanos e das principais instituições italianas, como o Museu do Palácio Venezia, a Galeria Borghese e os Museus Capitolinos (Roma), o Museu de Capodimonte (Nápoles), a Galeria Nacional de Marche (Urbino) e a Galeria Palatina (Florença), além da Biblioteca Apostólica Vaticana e a Fábrica de São Pedro.

    A mostra apresenta pinturas, esculturas, joias e relíquias divididas em quatro módulos. O primeiro trata das representações dos diversos episódios da vida de Cristo, inclusive a primeira representação conhecida de Jesus Cristo, de autor desconhecido, datada entre os séculos III e V; o segundo será dedicado à missão e à vocação dos apóstolos Pedro e Paulo, com achados e obras de arte da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

    Já o terceiro módulo da mostra terá como tema a Virgem Maria; e o último módulo é dedicado a obras e relíquias que remetem à vida dos santos, em homenagem ao Rio de Janeiro, o público poderá ver de perto o relicário que abriga os restos mortais do crânio de São Sebastião, padroeiro da cidade.

    A exposição A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos tem o apoio do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é uma realização do Pontifício Conselho para os Leigos, do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, da Fundação João Paulo II para a Juventude, em conjunto com o governo federal do Brasil, por meio do Instituto Brasileiro de Museus e do Museu Nacional de Belas Artes.

    SERVIÇO
    A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos
    10 de julho a 13 de outubro de 2013
    Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro – RJ
    Horários de funcionamento: das 9h às 21h, de terça a domingo
    Atendimento a grupos: não haverá agendamento para grupos ? visitação por ordem de chegada das escolas.
    Valor da entrada: R$ 8 e R$ 4 a meia entrada

    Gratuidade: De segunda a sábado, no horário das 17h às 21h, e aos domingos. Além disso, membros do ICOM, servidores do IBRAM e do IPHAN, maiores de 65 anos e menores de 10 anos, professores da rede pública de ensino (municipal, estadual e federal), também têm entrada franca em qualquer dia e horário.




    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo