Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 4 de julho de 2013

    [Catolicos a Caminho] Francisco encerra trilogia de Bento XVI











    Francisco encerra trilogia de Bento XVI

    Primeira encíclica surge três meses e meio após início do pontificado e aborda tema da fé



    news.va


    Cidade do Vaticano, 03 jul 2013 (Ecclesia) – A primeira encíclica do Papa Francisco, denominada 'Lumen fidei' (Luz da Fé), que vai ser apresentada esta sexta-feira no Vaticano, encerra a trilogia iniciada por Bento XVI sobre as virtudes teologias (fé, esperança e caridade).

    O agora Papa emérito publicou em janeiro de 2006 a 'Deus caritas est' (Deus é amor), um texto no qual Bento XVI procura apresentar uma "fórmula sintética da existência cristã": Deus é amor e os cristãos acreditam nesse amor, fazendo dele a "opção fundamental" da sua vida.

    A segunda parte da trilogia, 'Spe salvi' (Salvos na esperança) foi assinada em 2007 e aborda o tema da esperança cristã, num mundo dominado pela descrença e a desconfiança perante as questões relacionadas com o transcendente.

    A palavra "encíclica" vem do grego e significa "circular", carta que o Papa enviava às Igrejas em comunhão com Roma, com um âmbito universal, onde empenha a sua autoridade primeiro responsável pela Igreja Católica.

    Esta forma de magistério nasceu com Bento XIV (1740-1758) e Francisco vai agora assinar a 297ª encíclica na história da Igreja.

    A publicação foi anunciada no último dia 13 pelo portal de notícias do Vaticano "news.va", adiantando que Francisco tinha anunciado a sua intenção de concluir o documento sobre o tema da fé iniciado por Bento XVI.

    Segundo o atual Papa, a nova encíclica sobre a fé é um "documento forte" e será escrita a "a quatro mãos".

    "A transmissão da fé cristã é o objetivo de uma nova evangelização e de toda a obra evangelizadora da Igreja, que existe para isso mesmo", disse Francisco, num discurso aos membros do XIII Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Santa Sé).

    O Papa referiu depois que a expressão "nova evangelização" ajuda a tomar consciência de que "mesmo nos países da antiga tradição cristã" é necessário um "renovado anúncio do Evangelho", que não seja "superficial" nem marcado pela "rotina", mas proporcione um "encontro com Cristo que transforme verdadeiramente a vida".

    A conferência de imprensa de apresentação da 'Lumen fidei' contará com a participação dos prefeitos da Congregação dos Bispos, cardeal Marc Ouellet; da Congregação para a Doutrina da Fé, D. Gerhard Ludwig Müller; e do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella.

    O título de uma encíclica é o começo do texto, na sua versão oficial em latim.








    Internacional | Agência Ecclesia | 2013-07-03 | 15:25:18 | 2398 Caracteres | Bento XVI, Papa Francisco









    __._,_.___


    | através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico

    Mensagens neste tópico (1)




    Atividade nos últimos dias:


    Visite seu Grupo


    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com










    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .




    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo