Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

[Catolicos a Caminho] ORAÇÃO DOS FIÉIS Som !

 











  • ORAÇÃO DOS FIÉIS 




O que é que se entende por Oração dos Fiéis, que se faz imediatamente depois da recitação do Credo ?


Na tradição litúrgica, esta expressão (a que se dá também o nome de Intercessões gerais) fazia uma distinção entre as orações de intercessão oferecidas durante a celebração Eucarística pelos já baptizados e as oferecidas pelos catecúmenos que os precediam.
Chegaram até nós duas espécies destas orações, no Ocidente :
1)- A primeira é formada pelas petições em forma de ladainha, pedidas pelo diácono (ou outro ministro na sua ausência), com a resposta recitada ou cantada Ouvi-nos Senhor. (ou outra recomendada).
Estas petições são introduzidas por um convite à oração Oremos ao Senhor.
2)- A outra, chamada de "tipo Romano" com uma lista dos pedidos a fazer, com um período de silêncio para a oração pessoal, e a conclusão feita pelo celebrante.
A Instrução Geral do Missal Romano estabelece o seguinte :
45 - Na Oração Universal, ou Oração dos Fiéis, o povo ora por todos os homens, exercendo deste modo o seu múnus sacerdotal.
Em todas as Missas com assistência de povo, convém que se faça, habitualmente, esta oração, na qual se pede pela Santa Igreja, pelos governantes, pelos que sofrem, por todos os homens em geral e pela salvação do mundo inteiro.
Normalmente, a ordem das intenções é a seguinte :
a)- Pelas necessidades da Igreja.
b)- Pelas autoridades civis e pela salvação do mundo.
c)- Por aqueles que sofrem dificuldades.
d)- pela comunidade local.
46 - Em celebrações especiais - por exemplo, Confirmação, Matrimónio, Exéquias ; a ordem das intenções pode acomodar-se às circunstâncias.
A Constituição do Concílio Vaticano II sobre a Sagrada Liturgia, estabelece o seguinte :
- Deve restaurar-se, especialmente nos domingos e festas de preceito a "Oração Comum" ou "Oração dos Fiéis" recitada após o Evangelho e a homilia, para que, com a participação do povo, se façam preces pela santa Igreja, pelos que nos governam, por aqueles a quem a necessidade oprime, por todos os homens e pela salvação de todo o mundo. (SC 53).
O Missal oferece-nos quatro fórmulas para a Oração Universal ou dos Fiéis, e há várias publicações feitas expressamente para a Oração dos Fiéis nas diversas circunstâncias ao longo de todo o ano.






John
Nascimento







__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso












.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo