Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 12 de março de 2012

    Crucifixo cassado e caçado: que símbolo mesmo está indo para a lata do lixo?



    Veja SP
    Veja RJ
    Exame
    Info
    Contigo!
    MdeMulher
    Modaspot
    Capricho
    Mais sites Abril

    Assine
    Loja
    SAC
    Grupo Abril

    VEJA

    Notícias
    Temas
    Vídeos e Fotos
    Blogs e Colunistas
    Assine VEJA
    Reinaldo Azevedo
    Lauro Jardim
    Augusto Nunes
    Fernanda Furquim
    Ricardo Setti
    Tony Bellotto
    Todos os colunistas

    Acervo Digital
    Veja - CapaAssine VEJA
    / Blogs e Colunistas

    Blog
    Reinaldo Azevedo

    Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil
    Assine o Feed RSS | Saiba o que é

    12/03/2012
    às 20:02
    Crucifixo cassado e caçado: que símbolo mesmo está indo para a lata do lixo?

    Leiam um artigo do notável do jurista gaúcho Paulo Brossard, ex-ministro do STF, sobre a retirada dos crucifixos dos tribunais do Rio Grande do Sul. Foi publicado na edição desta segunda do Zero Hora.

    Tempos apocalípticos

    Minha filha Magda me advertiu de que estamos a viver tempos do Apocalipse sem nos darmos conta; semana passada, certifiquei-me do acerto da sua observação, ao ler a notícia de que o douto Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado, atendendo postulação de ONG representante de opção sexual minoritária, em decisão administrativa, unânime, resolvera determinar a retirada de crucifixos porventura existentes em prédios do Poder Judiciário estadual, decisão essa que seria homologada pelo Tribunal. Seria este “o caminho que responde aos princípios constitucionais republicanos de Estado laico” e da separação entre Igreja e Estado.

    Tenho para mim tratar-se de um equívoco, pois desde a adoção da República o Estado é laico e a separação entre Igreja e Estado não é novidade da Constituição de 1988, data de 7 de janeiro de 1890, Decreto 119-A, da lavra do ministro Rui Barbosa, que, de longa data, se batia pela liberdade dos cultos. Desde então, sem solução de continuidade, todas as Constituições, inclusive as bastardas, têm reiterado o princípio hoje centenário, o que não impediu que o histórico defensor da liberdade dos cultos e da separação entre Igreja e Estado sustentasse que “a nossa lei constitucional não é antirreligiosa, nem irreligiosa”.

    É hora de voltar ao assunto. Disse há pouco que estava a ocorrer um engano. A meu juízo, os crucifixos existentes nas salas de julgamento do Tribunal lá não se encontram em reverência a uma das pessoas da Santíssima Trindade, segundo a teologia cristã, mas a alguém que foi acusado, processado, julgado, condenado e executado, enfim justiçado até sua crucificação, com ofensa às regras legais históricas, e, por fim, ainda vítima de pusilanimidade de Pilatos, que tendo consciência da inocência do perseguido, preferiu lavar as mãos, e com isso passar à História.

    Em todas as salas onde existe a figura de Cristo, é sempre como o injustiçado que aparece, e nunca em outra postura, fosse nas bodas de Caná, entre os sacerdotes no templo, ou com seus discípulos na ceia que Leonardo Da Vinci imortalizou. No seu artigo “O justo e a justiça política”, publicado na Sexta-feira Santa de 1899, Rui Barbosa salienta que “por seis julgamentos passou Cristo, três às mãos dos judeus, três às dos romanos, e em nenhum teve um juiz”… e, adiante, “não há tribunais, que bastem, para abrigar o direito, quando o dever se ausenta da consciência dos magistrados”. Em todas as fases do processo, ocorreu sempre a preterição das formalidades legais. Em outras palavras, o processo, do início ao fim, infringiu o que em linguagem atual se denomina o devido processo legal. O crucifixo está nos tribunais não porque Jesus fosse uma divindade, mas porque foi vítima da maior das falsidades de justiça pervertida.

    Não é tudo. Pilatos ficou na história como o protótipo do juiz covarde. É deste modo que, há mais de cem anos, Rui concluiu seu artigo, “como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde”.

    Faz mais de 60 anos que frequento o Tribunal gaúcho, dele recebi a distinção de fazer-me uma vez seu advogado perante o STF, e em seu seio encontrei juízes notáveis. Um deles chamava-se Isaac Soibelman Melzer. Não era cristão e, ao que sei, o crucifixo não o impediu de ser o modelar juiz que foi e que me apraz lembrar em homenagem à sua memória. Outrossim, não sei se a retirada do crucifixo vai melhorar o quilate de algum dos menos bons.

    Por derradeiro, confesso que me surpreende a circunstância de ter sido uma ONG de lésbicas que tenha obtido a escarninha medida em causa. A propósito, alguém lembrou se a mesma entidade não iria propor a retirada de “Deus” do preâmbulo da Constituição nem a demolição do Cristo que domina os céus do Rio de Janeiro durante os dias e todas as noites.
    Por Reinaldo Azevedo

    Tags: democracia, religião
    Share
    Deixe o seu comentário

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    » Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    Nome

    Email (não será publicado)

    48 Comentários

    jml
    -

    12/03/2012 às 21:46

    Paulo Brossard faz uma IMENSA falta ao STF.

    K.
    -

    12/03/2012 às 21:44

    A decisão do tribunal é lamentável. Revela absoluta falta de compreensão quanto à conformação de um estado laico e despreza nossa tradição e formação histórica.

    Pior, reduz o tribunal a cumpridor de agendas… O que virá agora?

    Vivemos um laicismo totalitário.

    Obrigada, Brossard!!!

    José Figueredo
    -

    12/03/2012 às 21:43

    Se os clones perfeitos fossem possíveis nesta nossa época,porque não “CLONAR” Brossard? mas como não temos ainda esta tecnologia toda,porque não ouví-lo?suas dissertações são música em nossos ouvidos.”Bravo!Mestre”.

    Luiz Albino
    -

    12/03/2012 às 21:38

    - Obviamente, um crucifixo ou qualquer coisa que incomode as militantes lésbicas, deve ser urgentemente retirado: estas dóceis, meigas e piedosas criaturas, estão na luta pelo nobre direito ao aborto, ao infanticídio, a eutanásia, enfim, de tôda bagagem que carregam em seus “elevados ideais” para a libertação dos sêres humanos do terrível jûgo de Deus.

    Santana*100
    -

    12/03/2012 às 21:37

    Pode um cristão católico votar em um partido comunista ou que tenha simetria com a ideologia comunista, ou nos partidos da sua base aliada? Resposta: Não!
    - Sou cristão católico e não votei em nenhum partido socialista, muito menos comunista. E vocês que são católicos? Então como foi que eles chegaram ao poder se a maioria dos brasileiros são católicos? Resposta:
    Por que são católicos de merda!

    felipe gresele
    -

    12/03/2012 às 21:36

    Doutor Paulo Brossard de Souza Pinto, sinto orgulho de ser teu conterraneo… Esses seus colegas que tomaram essa bestial descisao de banir o crucifixo dos tribunais gauchos nao servem para segurar seu chapeu panama…Se acovardaram diante de um grupo de degeneradas… devem estar agora arrependidos….mas contribuiram para os tempos do apocalipse que sua filha constatou… Deus o deixe por muitos anos no meio de nos….e espero que seus pares aprendam um pouco com o senhor… um abraco

    fontana
    -

    12/03/2012 às 21:35

    Muito bom!

    Rodrigo
    -

    12/03/2012 às 21:35

    Reinaldo, não tem nada de errado nesta decisão. Como um padre aqui da minha cidade mencionou durante o sermão de ontem: “não há mais motivos para os crucifixos permanecerem em um lugar que Deus abandonou há muito tempo.”

    José Figueredo
    -

    12/03/2012 às 21:35

    A Veja trouxe as fotos da semana e em uma delas aparece o Cristo como que equilibrando a belíssima lua na cabeça.Mas cabeças na lua nós temos vistos diariamente já à alguns anos.Se a Divindade incomoda algumas pessoas,eu as convidaria a olhar o Cristo como uma pessoa famosa que não perde o status a mais de dois mil anos.Este famosão em nenhum momento rejeitou os pequenos,os pobres,as prostitutas,os pecadores em geral.Deu lições de amor aos seres humanos que nunca serão esquecidas.Foi praticamente linchado em praça pública e trocado pelo povão por um ladrão.Não sei porque ladrões e enganadores excitam os instintos perversos da humanidade.Alguém lembra de algum famosão de duzentos,trezentos anos atrás que pudesse ser comparado ao Cordeiro de Deus?…que pregou amor,verdade,”VIDA”,justiça?e não tinha interesses direto nesses reinos terrestres devorados por ratos,baratas e traças?pense nisto com carinho.Ninguém é obrigado a segui-lo,mas pode sim admirá-lo pelos feitos e pregações.

    SergioL
    -

    12/03/2012 às 21:34

    PRECE

    RUI BARBOSA
    “Deus, que me infundistes o amor da beleza, da verdade e da justiça; que povoais da vossa presença as minhas horas de arrependimento, de perdão e de segurança na vossa misericórdia; que há dezenas de anos me descobris os meus erros, me reergueis dos meus desalentos, me conduzis pelo vosso caminho: daí-me, agora mais do que nunca, o ânimo de não mentir aos meus semelhantes, de me corromper nos meus interesses, de não temer ameaças, de não me irritar de injúrias, não fugir a responsabilidades. Se a mercê da salvação da nossa liberdade e da nossa fortuna, da nossa paz e da nossa honra, postas nas vossas mãos onipotentes, exigir o sacrifício de um, em satisfação de culpas de todos, não vos detenha, Senhor, a miséria dos restos dos meus dias, cansados e inúteis. Mas não permitais que as maquinações do egoísmo de alguns prevaleçam ao bem de um povo inteiro, que a barbaria senhoreie de novo a nossa pátria, que os semeadores de violências e desunião vejam prosperar outra vez a sua funesta sementeira nas regiões benditas, sobre cujos céus acendestes a constelação da vossa cruz.”

    ASF
    -

    12/03/2012 às 21:33

    Pode parecer supertição, mas: Lembro certa cidade bíblica que foi destruída por ter semelhante eresia cometida contra a imagem de Deus. Lembro fato recente que chuvas devassadoras atingiram várias cidades do Páis quando tentaram mudar a data da padroeira. Hoje é comum tsunames e fenômenos naturais que lembram os tais dias apocalipticos. Queira DEUS , que aliás é quem mais uma vez parece ser o ofendido, ter piedade do RIO GRANDE DO SUL, e do BRASIL!!!

    Bandeira
    -

    12/03/2012 às 21:32

    Reinaldo, há vários símbolos em homenagem a Jesus além da escultura e da pintura, é só olhar para o que criaram os monges católicos liderados por Fredegiso, o sucessor de Alcuíno como abade de São Martinho; eles criaram a “minúscula carolíngia” que é usada até hoje por todos no ocidente e por grande parte do oriente.
    Antes só se escrevia com letras maiúsculas, sem espaço, pontuação,acentuação e parágrafo; os monges carolíngeos criaram a letra minúscula, a separação das palavras, a acentuação e os sinais de pontuação, tudo em nome de Jesus e em sua homenagem.
    Reinaldo, esta revolução na escrita criada por monges católicos que fizeram questão de deixar claro que era em homenagem a Jesus vai ser proibida? Como podem os que não querem saber de Jesus usar a “minúscula carolíngia”, que foi desenvolvida pelos monges, sendo crucial para a difusão da cultura no ocidente. Os monges homenagearam Jesus com uma revolução na escrita.

    Professor da poli
    -

    12/03/2012 às 21:26

    Voz de um Brasil que vai sumindo… Quantos jovens são capazes de entender este texto? Paulo Brossard já foi parlamentar, quantos no congresso seriam capazes de escrever algo assim? É sombrio o nosso futuro.

    Claudius
    -

    12/03/2012 às 21:19

    Pois é. Pilatos só um. A pilataria predomina, no entanto.

    Julio
    -

    12/03/2012 às 21:13

    Atenção, Tribunal do Rio Grande do Sul: o Hino Nacional Brasileiro é inconstitucional!
    “Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
    De amor e de esperança à terra desce,
    Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
    A imagem do Cruzeiro resplandece.”

    Vejam que absurdo: um raio de amor e de esperança desce à terra do Brasil por causa do CRUZEIRO!!!

    À luta, desembargadores gaúchos! Não permitam mais que o Hino Nacional seja cantado nas solenidades judiciárias.

    Anonimo
    -

    12/03/2012 às 21:11

    Brilhante!

    Paulão
    -

    12/03/2012 às 21:09

    Reinaldo,
    Cadê os novos Brossard no Congresso?
    Cadê os novos Brossard no Supremo?
    Que falta faz o Senhor Paulo Brossard na política e no Judiciário!
    O Brasil já teve políticos de verdade no passado. Hoje em dia. é isso que anda por aí, se lixando pro povo e priorizando a voz das ruas contra a letra da Lei.
    ABAIXO A DEMOCRACIA!!!
    ABAIXO A LIBERDADE!!!

    Nina
    -

    12/03/2012 às 21:09

    Perfeito e didático

    simplesmente maria
    -

    12/03/2012 às 21:07

    Obrigada, Ministro Paulo Brossard, por fazer público seu pensamento de bem, fundado na lógica e na legalidade. Somos certamente uma vasta maioria a concordar com Vossa Excelência, mas com a voz silenciada nesses tempos do Apocalipse.

    Teresinha
    -

    12/03/2012 às 21:06

    Muito cultural a simbologia do julgamento de Jesus Cristo!
    Esta lembrança e este peso de injustiça está se perdendo na nossa justiça atual, talvez explique o desconforto com o símbolo do erro humano.

    Villegagnon
    -

    12/03/2012 às 21:04

    Excelente. Antigamente os burros e ignorantes tinham um mínimo de pudor e guardavam alguma distância da esfera pública, hoje eles querem mandar e impingir sua burrice cretina a todos.

    ClaudioSP
    -

    12/03/2012 às 21:04

    Sobre a Comissão que revisa o Código Penal:
    ATENÇÃO, REINALDO E LEITORES! Não é apenas a flexibilização do aborto, a comissão encarregada de revisar o Código Penal também ESTÁ DIMINUINDO AS PENAS de crimes como: pedofilia, estupro, homicídio etc. ATENÇÃO, A COISA NÃO SE RESUME APENAS AO ABORTO! Dar o Código Penal na mão da turma dos “Direitos Humanos” é pedir pra termos um CP ainda mais leniente. REAJA, SOCIEDADE, ANTES QUE SEJA TARDE!

    Terezinha Soares
    -

    12/03/2012 às 20:55

    Você foi ao cerne que questão. Como dizia o Chacrinha, salvo engano meu, “a ignorância é que atravanca o progresso”. E não sei onde a ignorância é maior nos que propuseram ou nos que acataram a proposta.

    JM
    -

    12/03/2012 às 20:52

    Reinaldo ,

    Que bela aula de História !

    TOP
    -

    12/03/2012 às 20:50

    ACHO QUE NOMEARAM AS LÉSBICAS PARA ENCOBRIR OS VERDADEIROS INTERESSADOS.
    É UMA OPÇÃO Q NÃO SE DEVE NEGAR , AFINAL , NA MINHA RUA TEM UM GRUPO DELAS E TODAS TEM FÉ . DE VÁRIAS OPÇÕES RELIGIOSAS.

    Cristiano
    -

    12/03/2012 às 20:47

    Reinaldo,
    Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que considero você uns dos melhores jornalistas desse país.
    Venho aqui para dividir com você mais uma indignação com relação ao trabalho da imprensa oficial petista Agência Brasil. Estava lendo o blog do diplomata Paulo Roberto de Almeida, um defensor feroz da liberdade de expressão. Em um dos posts, o diplomata cometeu um “erro gravíssimo”, ele criticou a qualidade da formação dos jornalistas da Agência Brasil. Sabe o que Agência Brasil fez? Ao estilo fascista, a Agência Brasil intimidou e ameaçou processar o diplomata! Segue abaixo o link dos posts:
    http://diplomatizzando.blogspot.com/2012/03/agencia-brasil-tem-novo-dissionario-da.html
    http://diplomatizzando.blogspot.com/2012/03/agencia-brasil-tenta-esconder-seu.html
    http://diplomatizzando.blogspot.com/2012/03/agencia-brasil-adota-comportamento.html
    Seria interessante se você escrevesse um post criticando a postura dessa Agência Brasil, afinal de contas, o Brasil ainda é uma DEMOCRACIA ou o PT já implantou um regime fascista e não me avisaram?
    Obrigado.

    wp
    -

    12/03/2012 às 20:42

    Em sentido oposto e lamentável é a posição do ministro Celso de Mello:

    “(…) O Estado laico (que não se confunde com o Estado ateu, este, sim, de índole confessional) não tem (nem pode ter) aversão ou preconceito em matéria religiosa, tanto quanto não se acha constitucionalmente legitimado a demonstrar preferência por qualquer denominação confessional, ao contrário do Estado monárquico brasileiro, cuja Carta Política (1824) consagrava o catolicismo como religião oficial do Império!

    Parece-me justificável, desse modo, a resolução tomada pelo Conselho Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul. Nem hostilidade oficial a qualquer religião nem ostentação, nos edifícios do Fórum (que são espaços de atuação do Poder Público), de quaisquer símbolos religiosos, como o crucifixo, a estrela de David ou o crescente islâmico!”

    http://www.conjur.com.br/2012-mar-10/estado-laico-crucifixos-justica-rio-grande-sul

    neoliberal otimista
    -

    12/03/2012 às 20:41

    Reinaldo, estou absolutamente CONVICTO de que o Conselho Nacional de Justiça irá revogar esta que foi uma das mais VIOLENTAS decisões já tomadas pelo Poder Judiciário Brasileiro em toda a sua história ! Usar o poder coercitivo do estado para arrancar à força crucifixos que estão há mais de 400 anos ali colocados, sendo dado de nossa história, de nossa cultura, da alma da Nação, de nosso patrimônio histórico, artístico e cultural é de uma VIOLÊNCIA INOMINÁVEL !!! Eu sinceramente acho que estes 5 desembargadores gauchos ainda não se deram conta da VIOLÊNCI deste ato !!! Quem sabe algum dia, em alguma sessão de psicanálise, eles vão se dar conta disso !!!

    PAULO BOCCATO
    -

    12/03/2012 às 20:40

    MAIS 2 INFORMACÓES BEM INTERESSANTES E QUE DAO RETRATOS DE EPOCAS DISTINTAS…HOJE, UM GRUPO DE POILTICOS LIGADOS AOS MESMOS MOV. SOCIAIS QUE DAS NOSSAS LESBICAS DAQUI, LA NA ITALIA, PEDEM NA FORMA DE UM PROJETO DE LEI NO PARLAMENTO QUE NAS CAERTILHAS ESCOLARESNAO MAIS SEJA MOSTRADA NEM UMA LINHA DE DANTE ALIGHIERI (SIMPLESMENTE O PAI DA LINGUA ITALIANA MODERNA) PORQUE “OFENDE A COMUNIDADE MUÇULMANA”…

    PRA QUEM NAO SABE, O ARQUITETO BRAS. QUE MONTOU A ESTATUA DO CRISTO REDENTOR, ERA JUDEU !
    E MAIS ; AO FIM DA OBRA, CONVERTEU-SE AO CRISTIANISMO CATOLICO.
    TAI O MEDO DESTA “GENTE”.

    Flavio
    -

    12/03/2012 às 20:37

    Tempos realmente obscuros estes em que vivemos. Veja esta matéria do Corriere della Sera: http://www.corriere.it/cultura/12_marzo_12/divina-commedia-eliminare-gherush92_674465d8-6c4e-11e1-bd93-2c78bee53b56.shtml
    Agora querem proibir a Divina Comédia!!!!!

    Maria
    -

    12/03/2012 às 20:36

    E o velho e decano Ministro, PAULO BOCCATO, esta pouco se importando com isso! Fala pela etica, pela moral e pela razao… Ora, faca-me o favor!

    Murilo Menon
    -

    12/03/2012 às 20:35

    Já que tiraram o crucifixo, coloquem lo prego que ficou uma estrela de cinco pontas vermelha ou uma bandeira arco iris.
    Parabéns ao Brossard pelo magnífico texto.

    Maria
    -

    12/03/2012 às 20:35

    Libânia Paes - Vale uma campanha contra os feriados de carnaval, de passagem do ano e todos os profanos durante o anos. Mas vale mesmo o que a Suiça fez ontem! Em plebiscito, votar contra ferias prolongadas pelo prejuizo que daria ao Pais. Dificil mesmo é legislar pelo bem comum e náo pela propria satisfaçao.

    neoliberal otimista
    -

    12/03/2012 às 20:35

    Brilhante texto do gaucho “véio de guerra” ! Um tapa com “luva de pelica” nesse tal Conselho da Magistratura do Rio Grande do Sul, que conseguiu envergonhar milhões de gaúchos com essa decisão ESDRÚXULA e VIOLENTA ! Notem a fina ironia do astuto Paulo Brossard quando chama de “douto” o tal conselho !

    Maria
    -

    12/03/2012 às 20:32

    .
    O Ministro Paulo Brossard de Souza PInto e sua filha, a advogada Magda, invocam, em minha memória, a figura de meu pai. Onde a filha pergunta e o pai responde sem que deixe dúvidas no assunto. O crucifixo nas paredes das repartiçoes publicas é o retrato das injustiças sofridas por um Homem! Grande Ministro! Quase da mesma forma foi como meu pai explicou e me convenceu da Virgindade de Nossa Senhora!!! Permaneça vivo, Ministro e morrerei tendo orgulho de ter sido sua secretária. Obrigada, grandes homens!

    anonimo
    -

    12/03/2012 às 20:32

    Que coisa mais ridícula! Vão agora demolir o Cristo lá no Rio de Janeiro?
    E quanta ignorância e pedantismo em se julgar pela retirada do crucifixo, quando qualquer formado em Direito sabe o significado que tem em órgãos judiciais.
    Os ‘pilatos’ continuam existindo, pois não?

    POLY
    -

    12/03/2012 às 20:28

    Estas ONGGs que defendem as tais “minorias” já estão passan-
    do dos limites aceitavéis.

    Messias
    -

    12/03/2012 às 20:26

    O Pe. Paulo Ricardo se manifestou: http://padrepauloricardo.org/blog/comunicado/

    Libânia Paes
    -

    12/03/2012 às 20:26

    Prezado Reinaldo,

    Imagino que a decisão de retirar toda simbologia cristã e/ou católica dos meios públicos deveria também incluir nossos (inúmeros) feriados. Afinal, por que comemorar datas como Natal, Páscoa e Nossa Senhora Aparecida se não são realmente apreciados? E que tal Corpus Christi? Um pouco mais de um terço de nossos feriados nacionais é cristão…

    Se é para “avacalhar” e caminhar em direção ao Final dos Tempos, cancelemos, então, os feriados prolongados!!… (Vale uma campanha?)

    Abraços!

    Libânia

    LIMA
    -

    12/03/2012 às 20:24

    REINALDO.
    ESTAMOS VIVEM A ERA DOS PETRALHAS ANALFABETOS E CORRUPTOS, QUE TUDO FAZEM PARA METER AS MÃOS NO ERÁRIO. ESSA GENTALHA SÓ SABE ATUAR DESTE MODO. QUANTO MAIS GRANA MELHOR.

    PAULO BOCCATO
    -

    12/03/2012 às 20:23

    AH SIM , PROFESSOR…POR CHAMAR A TAL ONG DE “ONG DE LESBICAS”HOJE, PELAS LEIS ATUAIS, ESTARIA O SR, NAO FOSSE O DECANO QUE ÉS, NA MIRA ,SANHA E ODIO DESTAS SENHOURAS…

    josevar
    -

    12/03/2012 às 20:23

    Caro Reinaldo. Obrigado por hospedar no Blog esta crônica do MINISTRO BROSSARD.Certamente ele traduz a vontade de milhões de brasileiros. Acredito que a decisão da orte gaúcha foi tomada para agradar a um certo governante daquele estado.Como ele, os magistrados que tomaram a decisão não passam de uns analfabrutos.Embora não católico,em meu gabinete de trabalho havia um enorme crucifixo e muitas vezes, olhava para ELE e pedia que iluminasse minhas decisões. A decisão dos desembargadores gaúchos é uma afronta à nossa história. É coisa de PETRALHA.

    Cavallieri
    -

    12/03/2012 às 20:22

    Reinaldo, Por falar em creças e religiões…..
    Podemos ser corinthianos outra vez!
    Adriano está fora!
    Lembra da sua promessa?

    PAULO BOCCATO
    -

    12/03/2012 às 20:20

    CARO E MITICO JUIZ, ADV E ACIMA DE TUDO ,PROFESSOR BROSSARD…LEMBRO AO SENHOR QUE LÁ EM 1987/88, UM TAL DE GENOINO E SEUS PARES SE BATERAM AOS BERROS CONTRA O PREAMBULO DA CF QUE CITA DEUS…VEM DE LONGE A PERSEGUIÇÃO TSANTO AO CRUCIFICADO, A CRUZ E SEUS VALORES POR ESTA GENTE.
    CERTA VEZ , EM UMA PALESTRA VOSSA, O SR. ME DEU UMA BRONCA PORQUE EU LHE INDAGUEI DO PORQUE DAR A LIBERDADE EM DEMOCRACIA QEUM USARIA DESTA MESMA LIBERDADE PARA APARELHAR A DEMOCRACIA E NOS TOLHER A LIBERDADE…O SR. SE LEMBRA DE SUA RESPOSTA ?
    “DE QUE ADIANTA UMA DEMOCRACIA QUE NÃO SE SUSTENTA DIANTE DE QUEM DELA MESMA ABUSA PARA A ELA LHE MATAR?RESTA SABER, A NOSSA SERÁ RESISTENTE ?”
    …E ENTAO MESTRE BROSSARD?E ENTAO ?

    Anônimo
    -

    12/03/2012 às 20:18

    Excelente texto! O próprio Jesus disse: “…e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.”

    Sergio M
    -

    12/03/2012 às 20:16

    Estas esculturas encontram-se no espelho d´água do Dique do Tororó, aqui em salvador. Tem mais. São oito ou nove ao todo, enormes, espalhadas pelo referido dique. Representam entidades do Candomblé. Vão mandar tirar também? Duvideodó. Por que aí seria preconceito, né? Imagens: http://farm4.staticflickr.com/3275/2457181495_78ee115c26_z.jpg

    pedrocampos
    -

    12/03/2012 às 20:11

    Homens como Brossard reacedem nossa esperança

    Wanderley
    -

    12/03/2012 às 20:07

    Quando Jesus Virou Deus. http://paradoxosbiblicos.blogspot.com/2012/02/quando-jesus-virou-deus.html

    Seções
    Avesso do Avesso
    Documentos
    profile
    Reinaldo Azevedo
    reinaldoazevedo

    reinaldoazevedo #VEJA Haddad deixa de lado o mérito de um debate para insistir na ladainha de sempre: Escrevi um post sobre a “J... bit.ly/z81ZpC 21 minutes ago · reply · retweet · favorite

    reinaldoazevedo #VEJA Dilma tira de Jucá a liderança do governo no Senado; Vaccarezza deve perder o cargo correspondente na Câma... bit.ly/ysclA4 about 1 hour ago · reply · retweet · favorite

    reinaldoazevedo Como levar a populaçao a ser a favor daquilo a q se opõe:crie um debate paralelo e omita o cerne da questão bit.ly/xvueVk 2 hours ago · reply · retweet · favorite

    reinaldoazevedo Manipuladores nunca debatem o mérito de uma questão,só a lateralidade.Ñ falam s/aborto,tratam da "liberdade da mulher" bit.ly/xvueVk 2 hours ago · reply · retweet · favorite
    Join the conversation
    Artigos em VEJA
    Alternância de poder e Constituição neles! - 07/10/2009
    Que Goffredo não descanse em paz - 08/07/2009
    A bíblia da esquerda herbívora - 29/4/2009
    Um homem sem (certas) qualidades - 11/2/2009
    Que Deus é este? - 24/12/2008
    Graciliano, o grande - 10/12/2008
    O muro caiu, mas a amoralidade da esquerda sobrevive - 5/11/2008
    O mal-estar dos "progressistas" - 24/9/2008
    O DIREITO SÓ PODE SER ACHADO NA LEI - 27/8/2008
    A bolacha na telinha e a nossa liberdade - 30/7/2008
    As ONGs do fim do mundo - 18/6/2008
    O que eles querem é imprensa nenhuma - 7/5/2008
    Que falta faz um Voltaire - 2/4/2008
    Fidel e o golpe da revolução operada por outros meios - 27/2/2008
    O Foro de São Paulo não é uma fantasia - 30/1/2008
    O pastor e o pensador - 12/12/2007
    A crença na "cultura da periferia" é coisa de gente com miolo mole - 5/12/2007
    Capitão Nascimento bate no Bonde do Foucault - 10/10/2007
    Restaurar é preciso; reformar não é preciso - 12/9/2007
    O Movimento dos Sem-Bolsa - 8/8/2007
    A Al Qaeda eletrônica - 20/6/2007
    Gramsci, o parasita do amarelão ideológico - 16/5/2007
    Crime e castigo dentro de nós - 28/03/2007
    O politeísmo de um Deus só - 28/02/2007
    A seita anticapitalista e a tristeza do Jeca - 07/02/2007
    Sou "doente" mas sou feliz - 27/12/2006
    É preciso civilizar os bárbaros do PT - 1º/11/2006
    Governante bom é governante chato - 11/10/2006
    E o feio se tornou bonito... - 13/09/2006
    Urna não é tribunal. Não absolve ninguém - 06/09/2006
    Mais recentes
    Haddad deixa de lado o mérito de um debate para insistir na ladainha de sempre
    Dilma tira de Jucá a liderança do governo no Senado; Vaccarezza deve perder o cargo correspondente na Câmara
    Crucifixo cassado e caçado: que símbolo mesmo está indo para a lata do lixo?
    A Janela de Overton – Ou: Como fazer a opinião pública se deslocar de um ponto para outro ignorando o mérito das questões
    O pântano moral para onde caminharam os ditos “progressistas”
    O pacote da Caixa Econômica Federal para Paulo Henrique Amorim? R$ 832 mil
    Ufa! Ricardo Teixeira renuncia; já é alguma coisa! A gente tinha aprendido que até presidente da República podia cair, menos… Teixeira!
    Não fiquem aflitos…
    LEIAM ABAIXO
    QUEREM LEGALIZAR O ABORTO SEM QUE A POPULAÇÃO FIQUE SABENDO. OU: OS PROGRESSISTAS ADERIRAM À EUGENIA! FAZ SENTIDO: NA ORIGEM, SÃO IRMÃOS SIAMESES DO FASCISMO!
    Arquivo
    S T Q Q S S D
    « fev
    1 2 3 4
    5 6 7 8 9 10 11
    12 13 14 15 16 17 18
    19 20 21 22 23 24 25
    26 27 28 29 30 31
    Tags
    aborto Antonio Palocci Aécio Neves Bobagens de Lula Celso Amorim Cesare Battisti Chávez Ciro Gomes corrupção código florestal DEM democracia Dilma Erenice Guerra estado policial Fernando Haddad Governo Dilma Honduras imprensa Irã Israel José Dirceu José Sarney leitores liberdade de expressão liberdade de imprensa Lula Líbia Marina Silva Ministério do Esporte MST Obama Orlando Silva PMDB PSDB PT reajuste do mínimo Receita Federal Rio Serra STF Sucessão 2010 Sérgio Cabral USP Venezuela


    Manchetes de VEJA
    Cabo do Corpo de Bombeiros Benevenuto Daciolo, um dos líderes do movimento grevista da corporação em 2011
    Rio de Janeiro
    Treze bombeiros grevistas do RJ são expulsos

    O cabo Benevenuto Daciolo e outros doze líderes do movimento são culpados, segundo boletim interno, de articular...
    Adriano ficou fora da partida contra o Guarani, neste sábado
    Em baixa, Adriano deixa Corinthians
    Parque Hopi Hari, no interior de São Paulo. À direita o brinquedo La Tour Eiffel, de onde adolescente caiu
    Hopi Hari ficará fechado por mais dez dias

    + Lidas

    1
    Pai dos filhos de Val Marchiori: "Ela é um monstro"
    2
    Macarrão deve assumir em júri que mandou matar Eliza
    3
    Óleo de coco: para emagrecer, não passa de bobagem



    O que foi destaque

    12/03 19:46
    Dólar

    Dólar supera 1,80 real pela 1ª vez em 2 meses
    12/03 18:47
    Ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira

    Teixeira também dá adeus a sonho de chefiar Fifa
    12/03 15:57
    Ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira durante sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014

    'É o fim de um câncer', diz Romário sobre Teixeira
    Publicidade
    12/03 14:53
    Luiz Henrique Romão, o Macarrão, chega ao Fórum de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em outubro de 2010

    Macarrão deve assumir a culpa pela morte de Eliza
    12/03 12:29
    Soldados americanos vigiam talibãs que querem se reconciliar com governo afegão

    Paciência com Otan acabou, diz Parlamento afegão
    12/03 11:32
    Soldados americanos reforçam a vigilância em base no vilarejo de Alkozai, no Afeganistão

    EUA entram em alerta para possível ataque talibã
    Publicidade



    Serviços

    iPhone & iPad
    Android
    Facebook
    Orkut
    Foursquare
    Twitter
    Google+
    RSS
    Newsletter
    Anuncie
    Tempo
    Cotações


    Assinaturas
    Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!

    O clube que conhece e reconhece você.
    Assine Veja e ganhe meses a mais!
    Assine VEJA Digital e ganhe até 12 meses grátis!
    Assine SUPER versão digital!
    Assine CARAS por 2 anos e ganhe a coleção Petites Casseroles!
    Assine EXAME e ganhe meses a mais!
    Assine por 1 ano e receba
    + 6 meses grátis!
    Nome Nascimento E-mail CEP
    Apenas 10x R$ 51,48

    Notícias
    Brasil
    Economia
    Internacional
    Celebridades
    Esporte
    Vida Digital
    Educação
    Ciência
    Saúde
    RSS
    Infográficos
    Saber +
    Na História
    Em profundidade
    Perguntas e Respostas
    Conheça o país
    Cronologia
    Quem é Quem
    Testes

    Vídeos e Fotos
    Vídeos
    Galerias de fotos
    Galerias de vídeos
    Revistas
    VEJA
    Os livros mais vendidos
    Destaques da semana
    Edições especiais
    Expediente
    VEJA São Paulo
    VEJA Rio
    Comer e Beber
    VEJA na Sala de Aula
    Temas
    Reportagens, vídeos,
    infográficos e cronologia
    de assuntos em
    destaque no noticiário

    Blogs e colunistas
    Antonio Ribeiro, de Paris
    Augusto Nunes, coluna
    Betty Milan, sexualidade
    Caio Blinder, de Nova York
    Fernanda Furquim, séries de TV
    Isabela Boscov, cinema
    Lauro Jardim, Radar on-line
    Lucia Mandel, dermatologia
    Mayana Zatz, genética
    Paula Neiva, celebridades
    Reinaldo Azevedo, blog
    Renato Dutra, atividade física
    Ricardo Setti, coluna
    Sérgio Rodrigues,
    livros e escritores
    Tony Bellotto, crônicas

    Blogs da redação
    Imposto de Renda 2012
    VEJA nas Olimpíadas
    Enem e Vestibulares
    Maquiavel, política
    VEJA Acompanha
    VEJA Meus Livros,
    literatura
    Dez Mais, variedades
    Vida em Rede, internet
    Acervo Digital, história
    Diz o Estudo, ciência
    + Tech, tecnologia
    Sobre palavras,
    Sérgio Rodrigues
    Enquetes, opinião
    Ponto de vista
    Sobre Imagens, fotografia
    Imperdível, variedades
    Conversa em Rede, internet
    Testes, conhecimentos gerais

    Serviços
    Assine VEJA
    Busca
    RSS
    Twitter
    Facebook
    Orkut
    iPhone
    Celular
    Newsletter VEJA
    Fale conosco
    Para anunciar
    Abril SAC
    Aponte erros
    Tempo
    Cotações
    Redes Sociais
    Termo de uso
    Política de
    Privacidade

    Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
    
    Manchetes de VEJA Manchetes de VEJA
    Em baixa, Adriano deixa Corinthians
    Cabo do Corpo de Bombeiros Benevenuto Daciolo, um dos líderes do movimento grevista da corporação em 2011

    Adriano ficou fora da partida contra o Guarani, neste sábado
    Parque Hopi Hari, no interior de São Paulo. À direita o brinquedo La Tour Eiffel, de onde adolescente caiu


    Dólar

    Ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira

    Ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira durante sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014

    Luiz Henrique Romão, o Macarrão, chega ao Fórum de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em outubro de 2010

    Soldados americanos vigiam talibãs que querem se reconciliar com governo afegão

    Soldados americanos reforçam a vigilância em base no vilarejo de Alkozai, no Afeganistão

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo