Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 7 de junho de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - CORPO E SANGUE DE CRISTO - B Som !



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: <nascimentoja@shaw.ca>
    Data: 7 de junho de 2012 19:48:07 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO]    HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - CORPO E SANGUE DE CRISTO - B  Som !
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     

                               <clip_image002.jpg>

             

                                HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

     

                                                                (128)-SACERDOTE E VÍTIMA!...

                                                         

    <clip_image003.jpg>                                 ( Corpo de Cristo – B)

                                             

                 A Igreja, na Eucaristia, oferece e é ofercida ao mesmo tempo, e em cada um dos seus membros.

                Nós não podemos separar e dividir as duas coisas, como se o sacerdote fosse oferecer, e o resto da Igreja (os leigos) fosse  oferecida.

                Cada membro da Igreja, é simultaneamente sacerdote e vítima, tendo em conta,  evidentemente a diferença essencial entre o sacerdócio ministerial, pela Ordem, e o sacerdócio universal de todos os cristãos pelo Baptismo.

                Embora em união com o celebrante, só os que têm o sacerdócio ministerial podem consagrar o mesmo pão e o mesmo vinho com o celebrante.

                Assim, obviamente parece que, estando presentes numa Missa, outros sacerdotes ( sacerdócio ministerial), todos eles, em união com o celebrante, estão verdadeiramente a concelebrar, podendo ter as suas próprias intenções.

                Isto é assim porque Jesus, a quem nós próprios nos unimos, é ao mesmo tempo sacerdote e vítima "sem confusão e sem divisão".

                "Ele é ao mesmo tempo sacerdote e sacrifício perante o Pai por nós : sacerdote, precisamente porque é vítima".

                Esta é a única e "irrepetível" característica do sacrifício de Cristo que brota do mistério da união hipostática das duas naturezas, humana e divina, em Cristo..

                A consequência desta santificação pessoal é a de que quanto mais um bispo ou um sacerdote participa do sacrifício de Cristo, mais eles participam do seu sacerdócio, mais perfeitamente eles se oferecem a si mesmos com Cristo ao Pai, mais realmente eles oferecem Cristo ao Pai.

                Sobre o Altar o sacerdote age em lugar de Cristo o Sumo Sacerdote, mas age também em lugar de Cristo a Suprema Vítima.

                Diz S. Gregório Nazianzeno que, ninguém é digno da grandeza de Deus, da Vítima e do Sacerdote, se antes disso se não oferecer a si mesmo  como oblacção santa e aceitável; e se não ofereceu a Deus um sacrificio de oração e de coração contrito – o único sacrifício que Deus pede –, como poderia ousar oferecer-Lhe os dons exteriores que representam os grandes mistérios, sobre o Altar ?

                Baseia-se em S. Paulo que disse :

                - "Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que ofereçais os vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus. Este é o culto racional que Lhe deveis prestar". (Rom.12,1).

    O oferecimento do Corpo de Cristo deve ser acompanhado pelo ofercimento do próprio corpo de cada um.

                Isto é absolutamente um ponto claro e seguro do significado da consagração da Eucaristia.

                Há dois Corpos de Cristo sobre o Altar :

                            - Um Corpo real, (aquele que nasceu da Virgem Maria, ressucitou e subiu ao céu).

                            - Um Corpo místico, que é a Igreja, que somos todos nós.

                Não há mais o Cristo do Cenáulo, (porque então ainda não tinha passado pela Morte e pela Ressurreição).

                Assim, o seu corpo real está realmente presente e o seu corpo místico está  misticamente presente, em virtude da sua inseparável união com a Cabeça.

                Não há confusão nem divisão entre as duas presenças que são distintas.

                O ofercimento de nós próprios e a Igreja não seriam nada sem Cristo; nem seriam santos nem aceitáveis para Deus, porque nós somos criaturas pecadoras.

                Mas o oferecimento de Jesus sem o oferecimento da Igreja, seu corpo, não seria suficiente.(não seria suficiente para uma redenção passiva, isto é, para receber a redenção, isso seria assim para uma redenção activa, isto é, para providenciar a salvação).

                 Assim, a verdade é que a Igreja pode exclamar com S. Paulo :

                - "Alegro-me nos sofrimentos suportados por vossa causa e completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, pelo Seu Corpo que é a Igreja".(Col.1,24).

                 Assim como há dois "oferecimentos" e dois "dons" sobre o Altar, que se hão-de converter no Corpo e Sangue de Cristo (pão e vinho), e que se hão converter no Corpo Místico de Cristo, também nós temos duas "epiclesis" na Missa, ou duas invocações do Espírito Santo.

                A primeira, antes da consagração, diz :

                - "Humildemente vos rogamos, Senhor, vos digneis consagrar estes dons que Vos apresentamos, santificai-os pelo Espírito Santo para que se convertam no Corpo e Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho que nos mandou celebrar estes mistérios".

                 A segunda, depois da consagração, diz :

                - "Olhai, Senhor, para esta Vítima, que Vós mesmo preparastes para a Vossa Igreja; concedei, por Vossa bondade, a quantos vamos participar deste pão e deste cálice, que, reunidos pelo Espírito Santo em um só corpo, sejamos em Cristo uma oferenda viva para louvor da Vossa glória".

                 Agora nós sabemos como a Eucaristia faz a Igreja: A Eucaristia faz a Igreja, tornando a Igreja Eucarística !

                A Eucaristia não é apenas a fonte e a causa da  santidade da Igreja, mas é também o seu modelo.

                A santidade cristã deve ser realizada segundo a "forma" da Eucaristia, deve ser uma santidade Eucarística.

                Os Cristãos não se podem limitar a celebrar a Eucaristia, eles devem ser Eucaristia com Jesus, porque só assim ficarão integrados no Plano da História da Salvação.

     

                                                                           John   <clip_image005.jpg>

                                                                       Nascimento

     

     



    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo