Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 8 de junho de 2012

    Liturgia das Horas


    I Semana do Saltério

    Hora Média
    introdução

    ouvir:

    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
     
    Hino
    Mantendo a ordem certa,
    do coração fiel,
    na hora terça oremos
    aos Três, fulgor do céu.

    Queremos ser os templos
    do Espírito Santo, outrora
    descido sobre os Doze
    em chamas, nesta hora.

    Fiel aos seus desígnios,
    do Reino o Autor divino
    a tudo ornou de graça
    segundo o seu destino.

    Louvor e glória ao Pai,
    ao Filho, Sumo Bem,
    e ao seu divino Espírito,
    agora e sempre. Amém.
    Salmodia
    Ant. 1 De vossos mandamentos coro a estrada,
    porque vós me dilatais o coração.

    Salmo 118(119),25-32
    IV (Daleth) ouvir:
    Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Ao entrar no mundo, afirma: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade (Hb 10,5.7).
    25 A minha alma está prostrada na poeira, *
    vossa palavra me devolva a minha vida!
    26 Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, *
    ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!

    27 Fazei-me conhecer vossos caminhos, *
    e então meditarei vossos prodígios!
    28 A minha alma chora e geme de tristeza, *
    vossa palavra me console e reanime!

    29 Afastai-me do caminho da mentira *
    e dai-me a vossa lei como um presente!
    30 Escolhi seguir a trilha da verdade, *
    diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

    31 De coração quero apegar-me à vossa lei; *
    ó Senhor, não me deixeis desiludido!
    32 De vossos mandamentos coro a estrada, *
    porque vós me dilatais o coração.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
    Ant. De vossos mandamentos coro a estrada,
    porque vós me dilatais o coração.

    Ant. 2 Confiando no Senhor, não vacilei.

    Salmo 25(26)
    Prece confiante do inocente Em Cristo, Deus nos escolheu para que sejamos santos e irrepreensíveis (Ef 1,4).
    1 Fazei justiça, ó Senhor: sou inocente, *
    e confiando no Senhor não vacilei.
    2 Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, *
    sondai meu coração e o meu íntimo!

    3 Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; *
    vossa verdade escolhi por meu caminho.
    4 Não me assento com os homens mentirosos, *
    e não quero associar-me aos impostores;
    5 eu detesto a companhia dos malvados, *
    e com os ímpios não desejo reunir-me.

    6 Eis que lavo minhas mãos como inocente *
    e caminho ao redor de vosso altar,
    7 celebrando em alta voz vosso louvor, *
    e as vossas maravilhas proclamando.
    8 Senhor, eu amo a casa onde habitais *
    e o lugar em que reside a vossa glória.

    9 Não junteis a minha alma à dos malvados, *
    nem minha vida à dos homens sanguinários;
    10 eles têm as suas mãos cheias de crime; *
    sua direita está repleta de suborno.
    11 Eu, porém, vou caminhando na inocência; *
    libertai-me, ó Senhor, tende piedade!
    12 Está firme o meu pé na estrada certa; *
    ao Senhor eu bendirei nas assembleias.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
    Ant. Confiando no Senhor, não vacilei.

    Ant. 3 Confiou no Senhor Deus meu coração,
    e ele me ajudou e me alegrou.

    Salmo 27(28),1-3.6-9
    Súplica e ação de graças Pai, eu te dou graças, porque me ouviste (Jo 11,41).
    1 A vós eu clamo, ó Senhor, ó meu rochedo, *
    não fiqueis surdo à minha voz!
    – Se não me ouvirdes, eu terei a triste sorte *
    dos que descem ao sepulcro! –

    2 Escutai o meu clamor, a minha súplica, *
    quando eu grito para vós;
    – quando eu elevo, ó Senhor, as minhas mãos *
    para o vosso santuário.

    3 Não deixeis que eu pereça com os malvados, *
    com quem faz a iniquidade;
    – eles falam sobre paz como seu próximo, *
    mas têm o mal no coração.

    6 Bendito seja o Senhor, porque ouviu *
    o clamor da minha súplica!
    7 Minha força e escudo é o Senhor; *
    meu coração nele confia.
    – Ele ajudou-me e alegrou meu coração; *
    eu canto em festa o seu louvor.

    8 O Senhor é a fortaleza do seu povo *
    e a salvação do seu Ungido.
    9 Salvai o vosso povo e libertai-o; *
    abençoai a vossa herança!
    – Sede vós o seu pastor e o seu guia *
    pelos séculos eternos!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
    Ant. Confiou no Senhor Deus meu coração,
    e ele me ajudou e me alegrou.

    Leitura breve Fl 2,2b-4
    Aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade.
    Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é
    mais importante, e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro.

    V. Verdade e amor são os caminhos do Senhor,
    R. Para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.

    Oração
    Senhor Jesus Cristo, que nesta hora fostes levado ao suplício da cruz para salvar o mundo,
    perdoai-nos as faltas passadas e preservai-nos de culpas futuras. Vós, que viveis e reinais para
    sempre.

    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.

    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. Demos graças ao Senhor, porque eterno é seu amor..
    Salmo 94(95)
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)

    I Semana do Saltério
    Invitatório
     ___________________________________________________ 
    Ofício das Leituras
    introdução
    ouvir:
     
    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     
    R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino

    I. Quando se diz o Ofício das Leituras durante a noite ou de madrugada:
    Reinais no mundo inteiro,
    Jesus, ó sol divino;
    deixamos nossos leitos,
    cantando este hino.

    Da noite na quietude,
    do sono levantamos:
    mostrando as nossas chagas,
    remédio suplicamos.

    Oh! quanto mal fizemos,
    por Lúcifer levados:
    que a glória da manhã
    apague esses pecados!

    E assim o vosso povo,
    por vós iluminado,
    jamais venha a tombar
    nos laços do Malvado.

    A glória seja ao Pai,
    ao Filho seu também;
    ao Espírito igualmente,
    agora e sempre. Amém.

    II. Quando se diz o Ofício das Leituras durante o dia:
     Cristo, em nossos corações
    infundi a caridade.
    Nossos olhos chorem lágrimas
    de ternura e piedade.

    Para vós, Jesus piedoso,
    nossa ardente prece erguemos.
    Perdoai-nos, compassivo,
    todo o mal que cometemos.

    Pelo vosso santo corpo,
    pela cruz, vosso sinal,
    vosso povo, em toda parte,
    defendei de todo o mal.

    A vós, Cristo, Rei clemente,
    e a Deus Pai, eterno Bem,
    com o vosso Santo Espírito
    honra e glória sempre. Amém.

    Salmodia

    Ant. 1 Levantai-vos, ó Senhor, vinde logo em meu socorro!

    Salmo 34(35),1-2.3c.9-19.22-23.27.28

    O Senhor salva nas perseguições
    Reuniram-se. e resolveram prender Jesus por um ardil para o matar (Mt 26,3.4).

    I
    1 Acusai os que me acusam, ó Senhor, *
    combatei os que combatem contra mim!
    =2 Empunhai o vosso escudo e armadura; †
    levantai-vos, vinde logo em meu socorro *
    3c e dizei-me: “Sou a tua salvação!”

    9 Então minh’alma no Senhor se alegrará *
    e exultará de alegria em seu auxílio.
    10 Direi ao meu Senhor com todo o ser: *
    “Senhor, quem pode a vós se assemelhar,
    – pois livrais o infeliz do prepotente *
    e libertais o miserável do opressor?”

    11 Surgiram testemunhas mentirosas, *
    acusando-me de coisas que não sei.
    12 Pagaram com o mal o bem que fiz, *
    e a minh’alma está agora desolada!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Levantai-vos, ó Senhor, vinde logo em meu socorro!

    Ant. 2 Defendei minha causa, Senhor poderoso!

    II
    =13 Quando eram eles que sofriam na doença, †
    eu me humilhava com cilício e com jejum*
    e revolvia minhas preces no meu peito;
    14 eu sofria e caminhava angustiado *
    como alguém que chora a morte de sua mãe.

    =15 Mas apenas tropecei, eles se riram; †
    como feras se juntaram contra mim *
    e me morderam, sem que eu saiba seus motivos;
    16 eles me tentam com blasfêmias e sarcasmos *
    e se voltam contra mim rangendo os dentes.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Defendei minha causa, Senhor poderoso!

    Ant. 3 Minha língua anunciará vossa justiça eternamente.

    III
    =17 Até quando, ó Senhor, podeis ver isso? †
    Libertai a minha alma destas feras *
    e salvai a minha vida dos leões!
    18 Então, em meio à multidão, vos louvarei *
    e na grande assembléia darei graças.  

    19 Que não possam nunca mais rir-se de mim *
    meus inimigos mentirosos e injustos!
    – Nem acenemos seus olhos com maldade *
    aqueles que me odeiam sem motivo!

    22 Vós bem vistes, ó Senhor, não vos caleis! *
    Não fiqueis longe de mim, ó meu Senhor!
    23 Levantai-vos, acordai, fazei justiça! *
    Minha causa defendei, Senhor, meu Deus!

    27 Rejubile de alegria todo aquele *
    que se faz o defensor da minha causa
    – e possa dizer sempre: “Deus é grande, *
    ele deseja todo o bem para o seu servo!”
    28 Minha língua anunciará vossa justiça *
    e cantarei vosso louvor eternamente!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Minha língua anunciará vossa justiça eternamente.

    V. Meu filho, observa as minhas palavras.
    R. Conserva a doutrina e haverás de viver.

    Primeira leitura
    Do Livro de Jó 40,1-14; 42,1-6

    Jó submete-se à majestade divina
    40,1 O Senhor falou a Jó, e disse:
    2“O adversário do Todo-Poderoso quer lutar?
    O censor de Deus quererá responder?”
    3Jó respondeu ao Senhor, dizendo:
    4“Fui precipitado.
    Que te posso responder?
    Porei minha mão sobre a boca.
    5Falei uma vez, não replicarei;
    uma segunda vez, mas não falarei mais”.
    6O Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade e disse:
    7“Cinge os teus rins como um herói;
    vou-te interrogar, e tu me responderás.
    8Tu te atreves a anular o meu julgamento,
    ou a condenar-me, para seres justificado?
    9Se tens um braço como o de Deus
    e podes trovejar com voz semelhante à dele,
    10reveste-te de glória e majestade,
    cobre-te de fausto e de esplendor;
    11derrama o ardor de tua ira
    e, com um simples olhar, abate o arrogante;
    12humilha com o olhar qualquer soberbo
    e esmaga os ímpios no chão;
    13enterra-os todos juntos no pó
    e amara a cada qual na prisão.
    14Então eu também te louvarei,
    porque a tua direita te poderá dar a salvação”.
     42,1 Jó respondeu ao Senhor, dizendo:
    2“Reconheço que podes tudo
    e que para ti nenhum pensamento é oculto.
    3– Quem é esse que ofusca a Providência,
    sem nada entender? –
    Falei, pois, de coisas que não entendia,
    de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão.
    4Escuta-me, que vou falar:
    eu te perguntarei e tu me responderás.
    5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar,
    mas, agora, eu o vejo com meus olhos.
    6Por isso me retrato
    e faço penitência no pó e na cinza”.

    Responsório Jó 42,5-6; 39,35.34

    R. Até hoje, Senhor, só de ouvir vos conheço,
    mas agora vos vejo com os meus próprios olhos;
    e por isso agora, Senhor, me retrato,
    * E me penitencio no pó e na cinza.
    V. Falei uma vez, oxalá não falara,
    falei outra vez e não mais falarei.
    Com a mão vou tapar minha boca, Senhor.
    * E me penitencio.

    Segunda leitura
    Dos Tratados de Balduíno de Cantuária, bispo

    (Tract.6:PL204,466-467)
    (Séc.XII)

    O Senhor é quem discerne os pensamentos
    e as intenções do coração
    O Senhor conhece os pensamentos e as intenções de nosso coração. Quanto a si,
    conhece-os todos, sem dúvida alguma; quanto a nós, conhece aqueles que sua graça nos
    faz devidamente discernir.O espírito que há no homem não conhece tudo que existe no
    homem, e percebe a respeito de seus pensamentos quais os que deve ou não aceitar.
    Contudo, nem sempre julga conforme a realidade. O que vê pelos olhos da mente não o
    discerne com exatidão, por causa da fraqueza da vista.

    É freqüente que, pela própria imaginação ou por outra pessoa ou pelo tentador, se
    apresente algo sob a aparência de piedade que, aos olhos de Deus, não merece o prêmio
    da virtude. Pois existem simulacros das verdadeiras virtudes e também dos vícios, que
    iludem os olhos do coração. Como por artifícios, de tal forma pressionam a penetração
    do espírito que muitas vezes lhe parece ver o bem onde não existe ou o mal onde não
    está. Faz isto parte de nossa miséria e ignorância, muito triste e muito de se lamentar e
    temer.

    Está escrito: Caminhos há que parecem retos ao homem, cujo fim leva ao inferno. Para
    evitar esse perigo, São João nos adverte: Provai os espíritos a ver se são de Deus.
    Quem poderá provar se os espíritos são de Deus, se não lhe for dado por Deus o
    discernimento dos mesmos, para que possa examinar com precisão e verdadeiro juízo os
    pensamentos, afetos e intenções espirituais? Na verdade a discrição é a mãe de todas as
    virtudes, necessária a cada um, seja para a orientação da vida de outros, seja para o
    governo e correção da sua.

    É reto o pensamento do que há a fazer, se dirigido pela vontade de Deus, se a intenção é
    simplesmente dirigida para ele. Desta forma todo o corpo de nossa vida ou de qualquer
    ação nossa será luminoso, sendo simples os olhos. O olho simples é olho e é simples
    porque pelo julgamento reto vê o que deve fazer e, pela intenção pura, age com
    simplicidade naquilo que nunca deveria fazer-se com duplicidade. O julgamento reto
    não admite o erro; a intenção pura exclui o fingimento. Este é o verdadeiro
    discernimento: a junção do reto juízo e da pura intenção.

    Tudo isto se há de fazer à luz da discrição, como em Deus e diante de Deus.

    Responsório Mq 6,8; Sl 36(37),3

    R. Vou mostrar-te, ó homem, o que é bom
    e o que é que o Senhor pede de ti:

    * Que apenas pratiques a justiça,
    que ames o amor e a bondade
    e que diante de Deus sejas humilde.
    V. Confia no Senhor e faze o bem
    e sobre a terra habitarás em segurança.
    * Que apenas.

    Oração

    Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de
    nós o que é nocivo, e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo,
    vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.
     

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo