Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 7 de junho de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 7/6/2012 - Corpus Christi



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 6 de junho de 2012 19:02:45 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 7/6/2012 - Corpus Christi
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



    Leituras do dia:
     
    Ex 24,3-8
    Hb 9,11-15
    Sl 116b(115)
     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 14,12-16.22-26


    "
    No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, em que os judeus matavam carneirinhos para comemorarem a Páscoa, os discípulos perguntaram a Jesus:
    - Onde é que o senhor quer que a gente prepare o jantar da Páscoa para o senhor?
    Então Jesus enviou dois discípulos com a seguinte ordem:
    - Vão até a cidade. Lá irá se encontrar com vocês um homem que estará carregando um pote de água. Vão atrás desse homem e digam ao dono da casa em que ele entrar que o Mestre manda perguntar: "Onde fica a sala em que eu e os meus discípulos vamos comer o jantar da Páscoa?" Então ele mostrará a vocês no andar de cima uma sala grande, mobiliada e arrumada para o jantar. Preparem ali tudo para nós.
    Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo:
    - Peguem; isto é o meu corpo.
    Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, e todos beberam do vinho. Então Jesus disse:
    - Isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beber com vocês um vinho novo no Reino de Deus.
    Então eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras.
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    A Eucaristia é o sinal desse compromisso.  Em sua origem, significa ação de graças, reconhecimento, ato de agradecer.  Trazida para o seio da Igreja, traduz-se em seu sacramento central, sinal da graça que a impulsiona e conduz.
     
     
    Data do século VIII o milagre ocorrido na cidade italiana de Lanciano, onde a transubstanciação do pão e do vinho em carne e sangue ocorreu efetivamente, e são conservados até hoje, sem que tenham sofrido qualquer ação do meio físico.
     
     
    Quando o papa Urbano IV, em 1264, instituiu com a Bula 'Transiturus' a festa de Corpus Christi, desejava realçar a presença real do "Cristo todo" no pão e vinho consagrados, consolidando, assim, uma certeza e uma devoção já presentes nos corações dos fiéis.
     
    Hoje a Igreja celebra a grande solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo. Esse é o corpo entregue e esse é o sangue derramado para selar a aliança definitiva entre Deus e seu "novo povo", a humanidade que aceita o convite do Evangelho e assume as conseqüências do seguimento.

    Também nós perdemos o sentido dela. Reduzimos o mandamento de Jesus ao mandamento de ir à missa e comungar aos domingos.

    Um rito que não complica nem implica nada de nossa vida. Este rito ficará totalmente vazio se não compartilharmos a vida, os bens, os dons, as qualidades com os irmãos, especialmente com os mais necessitados.

    É preciso recuperar o significado profundo do rito que Jesus realiza. "O sangue que se derrama por nós" manifesta a morte violenta de Jesus por amor à humanidade e como conseqüência de seu compromisso. "Beber do cálice" implica aceitar a morte de Jesus e comprometer-se com ele e como ele dar a vida pelos outros se for necessário.

    Aqui está o sentido profundo, existencial e histórico da Eucaristia: é a Nova Aliança; um compromisso de amor radical aos demais até a morte. Quem não entende assim a Eucaristia, se limita a um puro rito superficial e sem sentido.

    Na ceia, Jesus oferece o pão ("tomai") e explica que é seu corpo. Significa que Jesus entrega toda a sua pessoa, todo o seu ser: sua proposta, sua palavra, sua prática, sua presença.

    Ao convidar a comer o pão-corpo, Jesus quer que sejamos semelhantes a ele, quer dizer, a assumir com convicção e autenticidade seu estilo de vida e seu compromisso com o reino. O efeito que produz o pão na pessoa humana é o que produz Jesus em seus discípulos.

    O evangelista não indica que os discípulos comam o pão, pois não aderiram a Jesus, não diferiram sua forma de ser e de viver, tornando-a vida de suas vidas. Ao contrário do pão, Jesus dá o cálice sem dizer nada e, explicitamente, se diz que "todos beberam do cálice". Depois de dar de beber, Jesus diz que "esse é o sangue da aliança derramado por todos". O sangue derramado significa a morte violenta, ou melhor, a pessoa enquanto sofre tal gênero de morte.


    O texto diz que "todos beberam dele". Depois de o dar a beber, Jesus diz que "este é o sangue da aliança que é derramado por todos". O sangue derramado significa a morte violenta, quer dizer, o sacrifício da pessoa que sofre tal sorte.

     "Beber do cálice" significa, portanto, aceitar a morte de Jesus e o compromisso de não desistir da atividade salvadora (representada pelo pão) por temor nem sequer da morte: "Comer o pão" e "beber e cálice" são aspectos inseparáveis.


    Não se pode aceitar a vida de Jesus sem aceitar sua entrega até o fim, e que o compromisso de quem segue a Jesus inclui uma entrega como a sua. Este é o verdadeiro significado da eucaristia. Talvez nós a tenhamos reduzido ao mistério, aliás bastante difícil de entender e explicar, da conservação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo.

    Reflexão Apostólica

    Na última ceia, quando celebrava a Páscoa com Seus discípulos Jesus tomou o pão e o vinho deu graças e entregou-os para que eles comessem o Seu Corpo e bebessem o Seu Sangue já antecipando o que iria acontecer com a sua entrega na Cruz.

    Jesus já proclamava a Nova e Eterna Aliança que iria ser perpetrada em favor dos homens. Por amor Jesus se ofereceu como alimento e bebida de vida plena para nós, por isso, o pão é verdadeira comida e o vinho verdadeira bebida. Jesus instituiu a Eucaristia que é memória da sua Paixão, Morte e Ressurreição para que nós nos apossemos da Sua graça e tenhamos a nossa alma fortalecida.

    Acreditar que o próprio Jesus se faz presente em corpo e sangue na hóstia e no vinho que o sacerdote nos apresenta no momento da consagração eucarística é, sem dúvida, um dos maiores mistérios da fé cristã católica.  Porém, como nos diz o próprio texto litúrgico, é, sobretudo, a memória da aliança que Deus faz com a humanidade através de seu filho Jesus e que marca, de forma mais surpreendente ainda, a presença do Deus vivo em cada Missa que se celebra, em cada recanto do mundo, sem distinção de raça, sexo ou classe social. 
     
     
    É Deus que entrega a todos. E, uma entrega assim, só pode ser feita por um Deus que é puro amor e que conosco deseja ficar.

    Por isso, as tantas recomendações da Igreja aos fiéis que se dirigem à mesa da Eucaristia.  Em primeiro lugar, porque é preciso agradecer, relembrando o sentido próprio de Eucaristia.
     
     
    É preciso ter o coração em festa, sem máculas, sem nada que possa perturbar o ato de reconhecimento de nossa humanidade diante da grandeza do Senhor e, humildemente, dizer: obrigado!  Depois, porque a Eucaristia é um sacramento que a Igreja nos oferece e, portanto, sinal da graça do Pai, sinal de sua presença entre nós.
     
     
    Desta forma, diante do Mistério e da Verdade, só nos resta uma atitude de veneração e obediência.  E, por fim, porque nenhum sinal dado por Deus é exclusivo de um ser humano. 
     
     
    Nada pode ser maior que o amor que deve nos unir aos outros, tal como no mandamento dado por Jesus, coincidentemente – ou propositalmente – na mesma ocasião em que instituiu a Eucaristia como sinal de Sua memória. Assim, não existe eucaristia sem comunhão, a comum união de homens e mulheres que se irmanam em Cristo e desejam, na celebração de Sua memória, viver em fraternidade


    A Páscoa foi preparada de acordo com as ordens de Jesus. Nós também devemos estar sempre preparados pela Palavra de Jesus para comermos na Ceia Pascal o alimento que nos dá a vida eterna. Quanto mais nos alimentamos com Jesus, mais nos pareceremos com Jesus.


    Você tem feito como o Senhor tem mandado? O que a Eucaristia tem feito em você? Você está se tornando parecido (a) com Jesus? O que JESUS tem lhe sugerido como preparação para celebrar a Eucaristia?

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     
    Oração: Senhor Jesus, possa a Eucaristia recordar-nos sempre que pertencemos ao povo redimido por ti e a caminho da casa do Pai. Senhor Jesus, pão partido, vinho partilhado, teu corpo e sangue, nós te pedimos que a eucaristia seja o momento de renovar nossa aliança contigo. 
     
    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    PropósitoViver com maior consciência, fé, amor e gratidão cada Missa, e buscar visitar com maior freqüência Cristo na Eucaristia.

     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo