Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 7 de junho de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 9/6/2012 - Ela deu tudo quanto tinha para viver.



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 7 de junho de 2012 00:11:27 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 9/6/2012 - Ela deu tudo quanto tinha para viver.
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



    Leituras do dia:
     
    2Tm 4,1-8
    Sl 71(70)
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 12,38-44

    "
    Uma grande multidão escutava com prazer o que Jesus ensinava. Ele dizia ao povo:
    - Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de andar para lá e para cá, usando capas compridas, e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças; preferem os lugares de honra nas sinagogas e os melhores lugares nos banquetes. Exploram as viúvas e roubam os seus bens; e, para disfarçarem, fazem orações compridas. Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda!
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    Jesus, em Jerusalém, encerra seu ministério com duras palavras contra o sistema do Templo. Ensinando no próprio Templo, adverte o povo contra a sua exploração por parte dos escribas, que "devoram as casas das viúvas".
     
    Estes ostentam poder e piedade para humilhar o povo simples e mantê-lo sob seu domínio.
    Jesus senta-se em frente ao Tesouro, anexo ao Templo.
     
    As oferendas que feitas para financiar o funcionamento e a conclusão das obras ornamentais do Templo eram uma notável mostra de piedade aos olhos da maior parte dos judeus no temo de Jesus. Enquanto os fanáticos religiosos olharam com desprezo e os críticos consideraram superficial a oferenda da pobre viúva, Jesus descobre a sabedoria por detrás desse gesto.

    A atitude da viúva, elogiada por Jesus, é a mostra mais extraordinária da sinceridade e convicção da religião popular. Jesus toma este exemplo, não para exortar seus discípulos a incrementar suas doações ao Templo, mas como mostra de piedade e sabedoria que bem podem caminhar para a edificação de outros seres humanos. A generosidade da viúva é a medida da generosidade do cristão para com a causa de Jesus.

    Já não se trata de dar dinheiro para comprar pedras, mas dar do necessário para viver para que outras pessoas possam viver. Assim se supera a lógica positiva, mas insuficiente, do "viva e deixe viver" para "viva e faça viver". Não há superioridade entre a religião oficia e a religião popular. Vivencia simples da fé não significa uma religiosidade deficiente ou alienante.

    Marcos confronta de forma magistral a atitude dos escribas que exibem seu poder, e a atitude de uma anciã que dá ao Templo tudo que tem para viver.
     
    Aos primeiros, somente lhes interessa praticar uma religião baseada no dinheiro que não exige deles esforço nem sacrifício algum.
    A segunda é destituída de solenidade. Para começar, é uma mulher; portanto, deve se submeter aos homens. É provável que seja anciã, o que a marginaliza mais ainda.
     
    O que nos diz o evangelho é que é viúva e pobre; quer dizer, excluída absolutamente do sistema de pureza legal. Não tem segurança alguma para viver.
     
    O texto também assinala um contraste diametral entre o que lançavam os ricos no cofre de esmolas do Templo, e as moedas de muito pouco valor que a mulher havia dado.
     
    O evangelho diz-nos que os escribas e fariseus fazem ostentação da sua suposta bondade. Dão esmolas, tocando a campainha; rezam no templo à frente e em tom de grandiosidade; ocupam os primeiros lugares, etc.


    Acautelai-vos dos escribas. Eles gostam de passear com longas vestes e de receber cumprimentos nas praças. Querem os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes.

    Logo a seguir conta-nos a história da viúva que, dando a mais pequena das moedas, dava tudo quanto tinha. Foi uma atitude que Jesus apreciou e dela fez o elogio aos seus discípulos. A esmola da viúva, modesta no seu valor, foi a de maior significado. A Misericórdia é uma virtude moral pela qual uma pessoa se dedica à outra com compaixão, dando ajuda espiritual e material na medida das suas posses.

    O mérito não está na grandeza ou pequenez da nossa oferta à Deus. Mas sim em como o fazemos.

    Os mestres da Lei, por exemplo, prevalecendo-se da estima que gozavam do povo, tornavam-se vaidosos e inescrupulosos. Sentiam prazer em ser reconhecidos como pessoas altamente consideradas. Sendo assim, abusavam da boa fé e da hospitalidade das pobres viúvas, passando longas horas de oração na casa delas, só para comer do bom e do melhor. Com prazer jogavam consideráveis esmolas no tesouro do templo, para serem vistos e louvados pelos presentes. Tal esmola, porém, embora valiosa em termos monetários, não tinha valor para Deus.


    Bem diferente era o destino e a situação da pobre viúva que, tendo oferecido apenas algumas moedinhas, fez um gesto altamente agradável a Deus, porque marcado pela simplicidade e pela discrição. Talvez, só Jesus a tenha observado. A viúva não ofereceu do seu supérfluo. Antes, abriu mão do que lhe era necessário, para fazer um gesto agradável a Deus. Por isso, seu pouco se tornou muito aos olhos de Jesus. Por que Deus vê o coração, sabe a tua dor, as tuas aflições e necessidades.


    Jesus sabe daquilo que eu e tu podemos doar. Ele acredita no meu e no teu potencial e preparou muitas coisas que somente eu e tu pode resolver. Mas eu e você ainda não demos tudo o que podíamos e por isso continuamos amarrado, muitas vezes infelizes. Não sejamos egoístas, mas generoso. Diga o seu sim e dê tudo àquilo o que tu pode e deve dar. Siga o exemplo da viúva e veja como ela agradou a Deus. Se assim fizer também a sua oferta será agradável a Deus!

    Reflexão Apostólica

    Muitas vezes temos em nosso coração um desejo sincero de ajudar os mais necessitados, procurando dar tudo aquilo que elas precisam: construir uma casa para a não tem teto, dar alimento a passa fome, pagar tratamento médico a quem é dependente químico, porém não dispomos dos recursos para fazer  essas coisas maravilhosas! A verdade é que a maioria do povo o que a gente ganha, mal dá para suas necessidades. Muitas vezes construímos castelos na areia "Ah se eu fosse rico, quanta gente poderia ajudar!"
     
    Essa não é a lógica do Reino de Deus, devemos seguir o exemplo de  São Francisco de Assis, que primeiro livrou-se da  riqueza da qual era possuidor e para doar-se totalmente aos pobres, fez-se mendigo para socorrer os que tinham necessidades.
    Nas campanhas de solidariedade,  que são  bem vindas por aqueles que necessitam, geralmente damos aquilo que está nos sobrando, sem sombra de dúvidas que essa é uma ação válida e de caridade, pois pecado maior comete quando não se dá nem aquilo que sobra; mas o Evangelho que  acabamos de ouvir nos relata um gesto muito mais grandioso que é DAR DO PRÓPRIO SUSTENTO, DAQUILO QUE MUITAS VEZES VAI NOS FAZER FALTA!
     
    No tempo de Jesus, viuvez era sinônimo de desamparo, pois quando morria o marido, todos os seus bens passavam ao parente mais próximo porque as mulheres não podiam ficar com nada e, elas passavam a viver da caridade dos outros.
     
    O evangelho conta que  a viúva  chamou a atenção de Jesus na hora da oferta, colocou duas moedinhas de menor valor monetário, seria a de cinco centavos para nós, que era tudo o que possuía.
     
    Quando o gesto de doar, implica em uma perda, então estamos fazendo o que Jesus nos pede. Na verdade essa viúva acabou fazendo aquilo Jesus iria fazer: dar tudo o que Ele tinha - sua própria vida -  para garantir a salvação dos homens.
    Portanto, não se trata apenas de dar bens materiais, de dar esmolas, mas dar tudo aquilo que Deus nos deu, tudo o que somos e temos e que deve ser partilhado com os irmãos, por exemplo, o nosso tempo, algo que é tão precioso; vivemos no corre-corre e alegando a falta de tempo quando deixamos de fazer uma boa obra, não fomos visitar um enfermo, não fomos visitar um amigo que está passando dificuldades, deixamos de dar um tempo de atenção a quem precisa, não fomos a um velório levar uma palavra de consolo aos familiares do falecido, tudo isso deixamos de fazer alegando que não tivemos tempo isso é, só pensamos em nós e nas coisas de nosso interesse.
     
    Na fé em Jesus Cristo, se quisermos ainda aprofundar o pouco mais nossa reflexão, deveríamos pensar no dízimo que oferecemos a nossa igreja, será que é uma oferta feita com generosidade, dando um valor daquilo que é o meu sustento, ou sempre oferto apenas aquilo que me sobra?
    Se não formos capazes de praticar gestos como este, na nossa relação com Deus e com o nosso próximo, a nossa conduta está muito parecida com a dos escribas, que na comunidade se faziam de importantes, aparentavam ser muito piedosos, orgulhando-se da "Vida cristã" que viviam, mas ainda estavam muito longe de Deus. E com gente assim o juízo será muito mais rigoroso, adverte-nos este evangelho.


    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     
    Oração: Senhor Jesus, dá-me pureza de coração, para que todas as minhas ações sejam marcadas pela sinceridade e por um amor verdadeiro ao Pai.
     
     
     
     
    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    Propósito: Ser mais generoso/a. 
     
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo