Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 13 de junho de 2012

    Liturgia das Horas - SANTO ANTONIO DE PÁDUA

    Hora Média Introdução
    ouvir:

    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     
    R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
     
    Hino
    ouvir:
    Vinde, Espírito de Deus,
    com o Filho e com o Pai,
    inundai a nossa mente,
    nossa vida iluminai.

    Boca, olhos, mãos, sentidos,
    tudo posa irradiar
    o amor que em nós pusestes
    para aos outros inflamar.

    A Deus Pai e ao seu Filho
    por vós dai-nos conhecer.
    Que de ambos procedeis
    dai-nos sempre firmes crer.
    Salmodia
    Ant. 1 Fico pensando, ó Senhor, nos meus caminhos;
    escolhi por vossa lei guiar meus passos.

    Salmo 118(119),57-64
    VIII (Heth)
    Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Sois uma carta de Cristo, gravada não em tábuas de pedra, mas em vossos corações (2Cor
    3,3).

    57 É esta a parte que escolhi por minha herança: *
    observar vossas palavras, ó Senhor!
    58 De todo o coração eu vos suplico: *
    piedade para mim, que o prometestes!

    59 Fico pensando, ó Senhor, nos meus caminhos; *
    escolhi por vossa lei guiar meus passos.
    60 Eu me apresso, sem perder um só instante, *
    em praticar todos os vossos mandamentos.

    61 Mesmo que os ímpios me amarrem com seus laços, *
    nem assim hei de esquecer a vossa lei.
    62 Alta noite eu me levanto e vos dou graças *
    pelas vossas decisões leais e justas.

    63 Sou amigo dos fiéis que vos respeitam *
    e daqueles que observam vossas leis.
    64 Transborda em toda a terra o vosso amor; *
    ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!

    Ant. Fico pensando, ó Senhor, nos meus caminhos;
    escolhi por vossa lei guiar meus passos.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. 2 O temor e o tremor me penetram;
    dignai-vos me ouvir, respondei-me!

    Salmo 54(55),2-15.17-24
    Oração depois da traição de um amigo Jesus começou a sentir pavor e angústia (Mc 14,33).
    I 2 Ó meu Deus, escutai minha prece, *
    não fujais desta minha oração!
    3 Dignai-vos me ouvir, respondei-me: *
    a angústia me faz delirar!

    4 Ao clamor do inimigo estremeço, *
    e ao grito dos ímpios eu tremo.
    – Sobre mim muitos males derramam, *
    contra mim furiosos investem.

    5 Meu coração dentro em mim se angustia, *
    e os terrores da morte me abatem;
    6 o temor e o tremor me penetram, *
    o pavor me envolve e deprime!

    =7 É por isso que eu digo na angústia: †
    ‘Quem me dera ter asas de pomba *
    e voar para achar um descanso!
    8 Fugiria, então, para longe, *
    e me iria esconder no deserto.

    9 Acharia depressa um refúgio *
    contra o vento, a procela, o tufão’.
    =10 Ó Senhor, confundi as más línguas; †
    dispersai-as, porque na cidade *
    só se vê violência e discórdia!

    =11 Dia e noite circundam seus muros, †
    12 dentro dela há maldades e crimes, *
    a injustiça, a opressão moram nela!
    – Violência, imposturas e fraudes *
    já não deixam suas ruas e praças.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. O temor e o tremor me penetram;
    dignai-vos me ouvir, respondei-me!

    Ant. 3 Eu, porém, clamo a Deus em meu pranto,
    e o Senhor me haverá de salvar.

    II13 Se o inimigo viesse insultar-me, *
    poderia aceitar certamente;
    – se contra mim investisse o inimigo, *
    poderia, talvez, esconder-me.

    14 Mas és tu, companheiro e amigo, *
    tu, meu íntimo e meu familiar,
    15 com quem tive agradável convívio *
    com o povo, indo à casa de Deus!

    17 Eu, porém, clamo a Deus em meu pranto, *
    e o Senhor me haverá de salvar!
    18 Desde a tarde, à manhã, ao meio-dia, *
    faço ouvir meu lamento e gemido.

    19 O Senhor há de ouvir minha voz, *
    libertando a minh’alma na paz,
    – derrotando os meus agressores, *
    porque muitos estão contra mim!

    20 Deus me ouve e haverá de humilhá-los, *
    porque é Rei e Senhor desde sempre.
    – Para os ímpios não há conversão, *
    pois não temem a Deus, o Senhor.

    21 Erguem a mão contra os próprios amigos, *
    violando os seus compromissos;
    22 sua boca está cheia de unção, *
    mas o seu coração traz a guerra;
    – suas palavras mais brandas que o óleo, *
    na verdade, porém, são punhais.

    23 Lança sobre o Senhor teus cuidados, *
    porque ele há de ser teu sustento,
    – e jamais ele irá permitir *
    que o justo para sempre vacile!

    24 Vós, porém, ó Senhor, os lançais *
    no abismo e na cova da morte.
    – Assassinos e homens de fraude *
    não verão a metade da vida.
    – Quanto a mim, ó Senhor, ao contrário: *
    ponho em vós toda a minha esperança!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Eu, porém, clamo a Deus em meu pranto,
    e o Senhor me haverá de salvar.

    Para as outras Horas, Salmodia complementar.
    Leitura breve Dt 1,16-17a
    Dei aos vossos juízes a seguinte ordem: Ouvi vossos irmãos, julgai com justiça as questões de
    cada um, tanto com seu irmão como com o estrangeiro. Não façais acepção de pessoas em
    vossos julgamentos; ouvi tanto os pequenos como os grandes, sem temor de ninguém, porque a
    Deus pertence o juízo.

    V. É justo o nosso Deus: o Senhor ama a justiça.
    R. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

    Oração
    Senhor, nosso Pai, Deus santo e fiel, que enviastes o Espírito prometido por vosso Filho, para
    reunir os seres humanos divididos pelo pecado, fazei-nos promover no mundo os bens da
    unidade e da paz. Por Cristo, nosso Senhor.

    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.

    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. A Sabedoria eterna, oh vinde adoremos..
    Salmo 94(95)
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)

    SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (LISBOA),
    PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA

    Memória

    Nasceu em Lisboa(Portugal), no final do século XII. Foi recebido entre os Cônegos Regulares de Santo
    Agostinho, mas pouco depois de sua ordenação sacerdotal transferiu-se para a Ordem dos Frades Menores
    com a intenção de dedicar-se à propagação da fé entre os povos da África. Foi entretanto na França e na
    Itália que ele exerceu com excelentes frutos o ministério da pregação, convertendo muitos hereges. Foi o
    primeiro professor de teologia na sua Ordem. Escreveu vários sermões, cheios de doutrina e de unção
    espiritual. Morreu em Pádua no ano de 1231.
    ____________________________________________________________________________________________
    Invitatório
     ___________________________________________________ 
    Ofício das Leituras introdução
    ouvir:
     V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     
    R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino

    Eterno Sol, que envolveis
    a criação de esplendor,
    a vós, Luz pura das mentes,
    dos corações o louvor.

    Pelo poder do Espírito,
    lâmpadas vivas brilharam.
    Da salvação os caminhos
    a todo o mundo apontaram.

    Por estes servos da graça
    fulgiu com novo esplendor
    o que a palavra proclama
    e que a razão demonstrou.

    Tem parte em suas coroas,
    pela doutrina mais pura,
    este varão que louvamos
    e como estrela fulgura.

    Por seu auxílio pedimos:
    dai-nos, ó Deus, caminhar
    na direção da verdade
    e assim a vós alcançar.

    Ouvi-nos, Pai piedoso,
    e vós, ó Filho, também,
    com o Espírito Santo,
    Rei para sempre. Amém.

    Salmodia

    Ant. 1 Quem quiser ser o primeiro,
    seja o servo, seja o último. Aleluia.

    Salmo 20(21),2-8.14

    2 Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; *
    quanto exulta de alegria em vosso auxílio!
    3 O que sonhou seu coração, lhe concedestes; *
    não recusastes os pedidos de seus lábios.

    –4 Com bênção generosa o preparastes; *
    de ouro puro coroastes sua fronte.
    5 A vida ele pediu e vós lhe destes, *
    longos dias, vida longa pelos séculos.

    6 É grande a sua glória em vosso auxílio; *
    de esplendor e majestade o revestistes.
    7 Transformastes o seu nome numa bênção, *
    e o cobristes de alegria em vossa face.

    8 Por isso o rei confia no Senhor, *
    e por seu amor fiel não cairá,
    14 Levantai-vos com poder, ó Senhor Deus, *
    e cantaremos celebrando a vossa força!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Quem quiser ser o primeiro,
    seja o servo, seja o último.
    Aleluia.

    Ant. 2 Quando vier o supremo Pastor de nossas almas,
    recebereis a coroa de glória imperecível.
    Aleluia.

    Salmo 91(92)

    I ouvir:
    2 Como é bom agradecermos ao Senhor *
    e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!
    3 Anunciar pela manhã vossa bondade, *
    e o vosso amor fiel, a noite inteira,
    4 ao som da lira de dez cordas e da harpa, *
    com canto acompanhado ao som da cítara.

    5 Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, *
    e rejubilo de alegria em vossas obras.
    6 Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, *
    quão profundos são os vossos pensamentos!

    7 Só o homem insensato não entende, *
    só o estulto não percebe nada disso!
    8 Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, *
    ou prosperem igualmente os malfeitores,
    – são destinados a perder-se para sempre. *
    9 Vós, porém, sois o Excelso eternamente!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Quando vier o supremo Pastor de nossas almas,
    recebereis a coroa de glória imperecível.
    Aleluia.

    Ant. 3 Servo bom e fiel,
    vem entrar na alegria de Jesus, teuSenhor.
    Aleluia.

    II ouvir:
    =10 Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, †
    eis que os vossos inimigos vão perder-se, *
    e os malfeitores serão todos dispersados.

    11 Vós me destes toda a força de um touro, *
    e sobre mim um óleo puro derramastes;
    12 triunfante, posso olhar meus inimigos, *
    vitorioso, escuto a voz de seus gemidos.

    13 O justo crescerá como a palmeira, *
    florirá igual ao cedro que há no Líbano;
    14 na casa do Senhor estão plantados, *
    nos átrios de meu Deus florescerão.

    15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, *
    cheios de seiva e de folhas verdejantes;
    16 e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: *
    meu Rochedo, não existe nele o mal!”

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Servo bom e fiel,
    vem entrar na alegria de Jesus, teuSenhor.
    Aleluia.

    V. Ouvirás uma palavra de meus lábios. Aleluia.
    R. E haverás de transmitir-lhes em meu nome. Aleluia.

    Primeira leitura
    Do Livro do Eclesiástico 39,1b-14

    O sábio, versado nas Escrituras
    1bO sábio busca a sabedoria de todos os antigos
    e dedica o seu tempo às profecias.
    2Conserva as narrações dos homens célebres,
    penetra na sutileza das parábolas.
    3Investiga o sentido oculto dos provérbios,
    deleita-se com os segredos das parábolas.
    4Presta serviços no meio dos grandes
    e apresenta-se diante dos que governam.
    5Percorre as terras dos povos estrangeiros,
    experimentando o que é bom e mal entre os homens.
    6Empenha bem cedo o coração,
    a dirigir-se ao Senhor que o criou,
    elevando suas orações ao Altíssimo.
    7Abre a sua boca para rezar
    e pede perdão pelos próprios pecados.
    8E se o Senhor, em sua grandeza, quiser,
    ele será repleto do espírito de inteligência.
    9Fará chover as palavras da sua sabedoria,
    e em sua oração dará graças ao Senhor.
    10Conservará retos o seu conselho e a sua ciência,
    e aprofundará os segredos divinos.
    11Ensinará publicamente a instrução recebida
    e se gloriará na Lei da Aliança do Senhor.
    12Muitos louvarão a sua sabedoria,
    a qual jamais será esquecida.
    13Sua lembrança nunca se apagará,
    e seu nome vai ser recordado de geração em geração.
    14As nações hão de proclamar a sua sabedoria
    e a assembléia celebrará o seu louvor.

    Responsório Cf. Eclo 15,5-6

    R. No meio da assembléia falou palavras sábias.
    * Deus o encheu com seu Espírito de saber e inteligência.
    V. Guardou tesouros para ele de alegria e de júbilo.
    * Deus o encheu.

    Segunda leitura
    Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero
    (I.226)             (Séc.XII)

    A palavra é viva quando são as obras que falam
    Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários
    testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência;
    falamos estas línguas quando os outros as vêem em nós mesmos. A palavra é viva
    quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras.
    Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras. Por este motivo o Senhor nos
    amaldiçoa, como amaldiçoou a figueira em que não encontrara frutos, mas apenas
    folhas. Diz São Gregório: “Há uma lei para o pregador: que faça o que prega”. Em vão
    pregará o conhecimento da lei quem destrói a doutrina por suas obras.

    Os apóstolos, entretanto, falavam conforme o Espírito Santo os inspirava (cf. At 2,4).
    Feliz de quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme suas idéias!
    Pois há alguns que falam movidos pelo próprio espírito e, usando as palavras dos
    outros, apresentam-nas como suas, atribuindo-as a si mesmos. Destes e de outros
    semelhantes, diz o Senhor por meio do profeta Jeremias: Terão de se haver comigo os
    profetas que roubam um do outro as minhas palavras. Terão de se haver comigo os
    profetas, diz o Senhor, que usam suas línguas para proferir oráculos. Eis que terão de
    haver-se comigo os profetas que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, que os
    contam, e seduzem o meu povo com suas mentiras e seus enganos. Mas eu não os
    enviei, não lhes dei ordens, e não são de nenhuma utilidade para este povo – oráculo
    do Senhor (Jr 23,30-32).

    Falemos, portanto, conforme a linguagem que o Espírito Santo nos conceder; e
    peçamos-lhe humilde e devotamente que derrame sobre nós a sua graça, a fim de
    podermos celebrar o dia de Pentecostes com a perfeição dos cinco sentidos e na
    observância do decálogo. Que sejamos repletos de um profundo espírito de contrição e
    nos inflamemos com essas línguas de fogo que são os louvores divinos. Desse modo,
    ardentes e iluminados pelos esplendores da santidade, mereceremos ver o Deus Uno e
    Trino.

    Responsório Cf. Os 14,6b; Sl 91(92),13; Eclo 24,4a

    R. O justo como o lírio brotará
    * E florirá ante o Senhor, eternamente.
    V. Será louvado na assembléia dos eleitos.
    * E florirá.

    Oração

    Deus eterno e todo-poderoso, que destes Santo Antônio ao vosso povo como insigne
    pregador e intercessor em todas as necessidades,fazei-nos, por seu auxílio, seguir os
    ensinamentos da vida cristã, e sentir a vossa ajuda em todas as provações.Por nosso
    Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

    Conclusão da Hora

    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.
     

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo