NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
11 de junho de 2013
Papa Francisco vai inaugurar Capela dos Apóstolos em Aparecida
APARECIDA, 11 Jun. 13 (ACI) .- A cidade de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, receberá a visita do Papa Francisco em julho, durante a semana em que ele virá para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O santuário foi incluído no roteiro a pedido do próprio Pontífice, que é devoto de Maria.
NOTÍCIA COMPLETA
SUGERIMOS HOJE:
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport
SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS ATRAVÉS DO TWITTER
https://twitter.com/acidigital
ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE
MANCHETES DO DIA
VATICANO
As obras da Igreja devem ser feitas com coração de pobreza, afirma o Papa
As Bem-aventuranças "são os novos mandamentos", diz o Papa
Que a Santa Missa não caia para nós na rotina superficial, exorta o Papa Francisco
Vaticano: Católicos e anglicanos devem trabalhar juntos para oferecer uma orientação moral clara
AMÉRICA
Família de Oswaldo Payá pede asilo político nos EUA
BRASIL
JMJ Rio 2013 homenageará Beato José de Anchieta com musical
Papa Francisco vai inaugurar Capela dos Apóstolos em Aparecida (SP)
MUNDO
Nova história de Jesus para Ipads aproxima as crianças da vida do Senhor
Católico em Dia
Evangelho:
Santo ou Festa:
São Barnabé
Um pensamento:
Quanto mais tentado se sentir, saiba que mais amado. Ningum deve reputar-se servo de Deus at que acontea as tentaes e aridezes.
São Francisco de Assis
VATICANO
As obras da Igreja devem ser feitas com coração de pobreza, afirma o Papa
VATICANO, 11 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Em sua homilia na Missa celebrada nesta manhã na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco remarcou que as obras da Igreja, embora algumas sejam um pouco complexas, devem-se realizar "com coração de pobreza, não com coração de investimento ou de empresário".
O Santo Padre sublinhou que "o anúncio do Evangelho deve ser feito no caminho da pobreza. O testemunho desta pobreza: não tenho riquezas, a minha riqueza é somente o dom que recebi, Deus".
"A gratuidade: esta é a nossa riqueza! E esta pobreza nos salva do nos tornarmos organizadores, empresários".
O Papa sublinhou o mandamento de Jesus "recebestes de graça, de graça dai!", e advertiu que "quando nós pretendemos fazer isso de tal forma que deixamos a graça de lado, o Evangelho não é eficaz".
"A pregação evangélica nasce da gratuidade, da surpresa da salvação. E aquilo que eu recebi gratuitamente, devo dar gratuitamente", disse o Papa, assinalando que os apóstolos "atuaram assim desde o início".
"São Pedro não tinha uma conta bancária, e quando teve que pagar os impostos, o Senhor o enviou ao mar para pescar um peixe e encontrar a moeda dentro do peixe para pagar. Felipe, quando encontrou o ministro da economia da rainha Candace, não pensou: ‘Ah, bem, façamos uma organização para sustentar o Evangelho…’ Não! Não fez um ‘negócio’ com ele: anunciou, batizou e foi embora".
Francisco indicou que "a Igreja não é uma ONG. É outra coisa, mais importante, e nasce desta gratuidade. Recebida e anunciada".
A pobreza "é um dos sinais desta gratuidade", ao tempo que o outro sinal é "a capacidade de louvor. Quando um apóstolo não vive esta gratuidade, perde a capacidade de louvar o Senhor".
Louvar o Senhor, disse o Papa, "é essencialmente gratuito, é uma oração gratuita: não pedimos, só louvamos".
O Reino de Deus, assinalou o Santo Padre, "é um dom gratuito" e advertiu que desde as origens da comunidade cristã existiu "a tentação de buscar força para além da gratuidade", o que cria confusão, pois nesses casos "o anúncio parece proselitismo, e por esse caminho não se avança".
Entretanto, remarcou, "nossa força é a gratuidade do Evangelho", pois o Senhor "nos convidou a anunciar, não a fazer partidários".
Citando Bento XVI, Francisco sublinhou que "a Igreja cresce não por proselitismo, mas sim por atração, e essa atração vem do testemunho daqueles que desde a gratuidade anunciam a gratuidade da salvação".
"Quando encontramos apóstolos que querem fazer uma Igreja rica e uma Igreja sem a gratuidade do louvor, a Igreja envelhece, a Igreja se converte em uma ONG, a Igreja não tem vida", advertiu.
O Santo Padre exortou os fiéis pedir ao Senhor "a graça de reconhecer esta gratuidade: ‘recebestes de graça, de graça dai. Reconhecer esta gratuidade, este dom de Deus. E também nós prosseguirmos na pregação evangélica com esta gratuidade".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
As Bem-aventuranças "são os novos mandamentos", diz o Papa
VATICANO, 11 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco assinalou na manhã de ontem, na habitual homilia da Missa diária que celebra na Casa Santa Marta onde mora, que as Bem-aventuranças "são os novos mandamentos" e só podem ser compreendidas se se abre o coração à ação do Espírito Santo.
O que é a consolação para um cristão? O Papa Francisco começou sua homilia assinalando que
São Paulo, ao começo da segunda carta aos Coríntios, utiliza várias vezes a palavra consolação. O Apóstolo dos gentis, acrescentou, "dirige-se aos cristãos jovens na fé", pessoas que "começaram recentemente o caminho de Jesus".
E insiste nisto, embora "nem todos foram perseguidos". Eram pessoas normais "mas que tinham encontrado Jesus". Isto, disse, "é uma mudança de vida tal, que precisavam de uma força especial de Deus", e esta força é a consolação. A consolação, voltou a dizer, "é a presença de Deus no nosso coração". Mas, advertiu, para que o Senhor "esteja no nosso coração, devemos abrir a porta", requer a nossa "conversão".
"A salvação é isso: viver na consolação do Espírito Santo e não do espírito do mundo, que não é salvação, mas pecado. A salvação é seguir adiante e abrir o coração, para que venha essa consolação do Espírito Santo, que é a salvação. Mas não se pode negociar um pouco daqui e um pouco de lá? Fazer como uma salada de frutas? Um pouco do Espírito Santo, um pouco do espírito do mundo... Não! Uma coisa ou outra".
O Senhor, prosseguiu o Santo Padre, foi claro: "Não se pode servir a dois senhores: porque ou se serve ao Senhor, ou se serve ao espírito do mundo". Não se pode ‘misturar’. "Quando se abre o coração a Deus é possível entender a nova lei que Ele traz: as bem-aventuranças, das que fala o evangelho de hoje". Estas bem-aventuranças, acrescentou, "somente são entendidas se a gente tiver um coração aberto, entendem-se mediante a consolação do Espírito Santo", enquanto que "não se podem entender somente com a inteligência humana".
Francisco disse também que as Bem-aventuranças "são os novos mandamentos, mas se não temos o coração aberto ao Espírito Santo, parecerão bobagens. Pois ser pobre, doce, misericordioso parece não levar ao sucesso. E não entenderemos isso se não tivermos o coração aberto ao Espírito Santo. Esta é a lei para os que foram salvos e abriram seu coração à salvação. Esta é a lei dos livres, com aquela liberdade do Espírito Santo".
"Peçamos a graça de abrir o nosso coração à consolação do Espírito Santo, para que esta consolação, que é salvação, nos faça entender bem esses mandamentos. Assim seja!", encerrou o Papa.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Que a Santa Missa não caia para nós na rotina superficial, exorta o Papa Francisco
VATICANO, 11 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco exortou os católicos a que a "Santa Missa não caia para nós na rotina superficial". Assim o indicou em sua mensagem lida neste Domingo, no início da Eucaristia de encerramento do Congresso Eucarístico Nacional em Colônia, Alemanha, que se centrou sobre o tema "Senhor, a quem iremos?", e no qual participaram também fiéis de outros países vizinhos.
Presidiu a Missa o Cardeal Paul Josef Cordes, Presidente Emérito do Pontifício Conselho "Cor Unum", em sua qualidade de enviado especial do Santo Padre.
"Senhor, a quem iremos?" pergunta o Apóstolo Pedro, porta-voz dos seguidores fiéis, ante a incompreensão de muitas das pessoas que escutavam Jesus, e que teriam querido aproveitar-se egoistamente Dele.
O Papa Francisco escreveu em sua mensagem que ao fazer-nos esta pergunta, "também nós somos membros da Igreja de hoje", e embora a pergunta seja "talvez mais titubeante na nossa boca que nos lábios de Pedro, a nossa resposta, como aquela do Apóstolo, pode ser somente a pessoa de Jesus", que "viveu há dois mil anos. Porém nós podemos encontrá-Lo no nosso tempo quando escutamos a sua Palavra e estamos próximos a Ele, de modo único, na Eucaristia".
Daqui o convite de Francisco: "Que a Santa Missa não caia para nós na rotina superficial! Que atinjamos sempre mais a sua profundidade!".
O Santo Padre explicou que é precisamente a sua profundidade que nos insere na imensa obra de salvação de Cristo, para aguçar nossa "visão espiritual" para o seu amor. E acrescenta que é preciso "aprender a viver a Santa Missa", como o pedia o Beato João Paulo II, recordando que "nisto nos ajuda, nos introduz, o fato de parar e ficar em adoração diante do Senhor eucarístico no tabernáculo e o receber o Sacramento da Reconciliação".
O Papa Francisco observa deste modo que a mesma pergunta "Senhor, a quem iremos?", "a expõem alguns contemporâneos que –lucidamente ou com um obscuro pressentimento– estão ainda em busca do Pai de Jesus Cristo".
E acrescenta que o "Redentor quer vir ao encontro através de nós, que, graças ao Batismo, transformamo-nos em seus irmãos e irmãs e que, na Eucaristia, recebemos a força de levar juntos com Ele a sua missão de salvação".
Daí que o Santo Padre acrescente que "todos nós, bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos temos o compromisso de levar Deus ao mundo e o mundo a Deus". De uma vez que conclui afirmando que "encontrar Cristo, confiar em Cristo, anunciar Cristo, são os pilares da nossa fé que se concentram, sempre de novo, no ponto focal da Eucaristia".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Vaticano: Católicos e anglicanos devem trabalhar juntos para oferecer uma orientação moral clara
VATICANO, 11 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos destacou que "os anglicanos e os católicos devem trabalhar juntos para dar à sociedade uma orientação moral clara", em um comunicado oficial que também confirma que o Papa Francisco e o arcebispo de Canterbury e primado da Igreja Anglicana, Justin Welby, reunir-se-ão no próximo dia 14 de junho no Vaticano, este será o primeiro encontro entre ambos.
"Os anglicanos e os católicos devem trabalhar juntos para dar à sociedade uma orientação moral clara", indica a nota vaticano que assegura que "o arcebispo Welby colaborou estreitamente com o arcebispo católico de Westminster, Vincent Nichols, para defender o matrimônio e outros valores cristãos na sociedade".
Do mesmo modo, o comunicado acrescenta que "um sinal das boas relações entre ambos é que Dom Nichols acompanha o arcebispo de Canterbury nesta visita" e recorda que esta visita é "de particular importância porque será o primeiro encontro entre o Arcebispo e o Papa desde que ambos assumiram seus respectivos ministérios, quase ao mesmo tempo, recentemente, há mais de dois meses".
Além disso, o encontro "representa uma oportunidade para que o arcebispo e o Papa examinem o estado atual das relações entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana", conforme destaca a nota que também precisa que "em particular o interesse do arcebispo Welby pela justiça no mundo e pela necessidade de uma instância ética nos mercados financeiros para evitar a opressão exercida sobre as pessoas, encontra um eco correspondente no constante ensinamento do Santo Padre".
O programa da visita do arcebispo de Canterbury contempla que se encontrará com o Papa Francisco no Vaticano para uma audiência privada e depois dos respectivos discursos farão breve serviço litúrgico presidido por ambos para terem um momento de oração e depois compartilharão o almoço na Casa Santa Marta.
Previamente, "no curso da manhã, a pedido próprio, o arcebispo visitará a necrópole sob a basílica de São Pedro para rezar ante o túmulo do apóstolo, como fez o seu predecessor, o arcebispo Rowan Williams, durante sua primeira visita a Roma". Do mesmo modo "o arcebispo manifestou também o desejo de rezar ante o túmulo do beato João Paulo II e se encontrará com o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o cardeal Kurt Koch que ‘fará uma explicação sobre o trabalho do dicastério’".
Welby não pôde participar junto aos outros líderes religiosos na Missa de Início do Pontificado do Papa Francisco em 19 de março em Roma porque estava preparando-se para a sua coroação como 105º arcebispo de Canterbury como sucessor de Rowan Williams.
Nos últimos 50 anos, é tradição que o arcebispo de Canterbury visite Roma para encontrar-se com o Papa. Justin Welby é o líder espiritual da Comunhão Anglicana mundial que agrupa mais de 80 milhões de fiéis espalhados por 146 países do mundo.
O Papa Francisco, com motivo da cerimônia de coroação de 21 de março em Londres, enviou uma mensagem ao Primado Anglicano na qual expressava seu desejo de encontrar-se no futuro para "continuar com as boas relações fraternais" que tiveram seus antecessores.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
AMÉRICA
Família de Oswaldo Payá pede asilo político nos EUA
HAVANA, 11 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A família do líder opositor cubano Oswaldo Payá, que faleceu no dia 22 de julho do ano passado em um aparente acidente de trânsito, solicitou asilo político nos Estados Unidos, conforme informou hoje o Movimento Cristão de Liberação (MCL) em um comunicado.
A viúva do Payá, Ofelia Acevedo, e vários familiares deram este passo "ante as ameaças, o assédio e a constante vigilância das pessoas que são vítimas por parte da ditadura dos irmãos Castro", que "lhes fazem temer pela sua segurança e pelas suas vidas".
Acevedo e seus dois filhos -Rosa María e Reinaldo- chegaram à cidade americana de Miami no dia 6 de junho deste ano, ao parecer, com este objetivo.
"De dentro e de fora da ilha continuamos tomando ações em função da implementação da investigação internacional independente que esclareça publicamente as mortes do Oswaldo Paya e Harold Cepero",disse.
O membro do Partido Popular (PP) Ángel Carromero foi condenado a quatro anos de prisão no último mês de outubro por dirigir o carro que sofreu o acidente causando a morte do Payá e Cepero, no marco de sua visita ao país caribenho.
Três meses depois, Carromero foi enviado a Madri para cumprir a sua pena, mas foi sentenciado como homicídio em terceiro grau, o que lhe permitiu voltar para o seu trabalho, embora seus movimentos sejam controlados eletronicamente.
A família do Payá denunciou em numerosas ocasiões que o líder opositor não morreu em um acidente de trânsito, mas foi assassinado pelo regime cubano, já que a Polícia Secreta já o tinha tentado outras vezes de forma parecida.
Além disso, o MCL reiterou seu pedido de uma consulta cidadã "que pode começar a transição verdadeira" e apoiou a proposta opositora conhecida como O Caminho do Povo, "que expressa os objetivos comuns do movimento democrático cubano".
"'É a folha de rota' para os direitos que impossibilita se escamoteiem os passos autênticos que tragam a liberdade e a prosperidade ao nosso país, com todos e para o bem de todos", indicou o MCL.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
BRASIL
JMJ Rio 2013 homenageará Beato José de Anchieta com musical
RIO DE JANEIRO, 11 Jun. 13 (ACI) .- “Anchieta – Para todas as tribos” é o nome do musical que será apresentado durante o festival da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 aos peregrinos de todo o mundo, homenageando um dos intercessores da JMJ.
O Beato José de Anchieta é conhecido como o "apóstolo do Brasil" por revelar o Evangelho de Cristo aos índios do Brasil. O musical foi elaborado com a intenção de trazer ao conhecimento dos jovens a trajetória de vida do jesuíta.
A história do beato é contada desde a sua juventude até a chegada na América e a evangelização das tribos. A principal lição que a peça quer transmitir é de que todos os batizados têm o dever de evangelizar as demais nações.
A trilha sonora é do músico potiguar Eduardo Taufic e o elenco conta com atores, cantores e bailarinos, formando um espetáculo de identidade brasileira e barroca.
José de Anchieta chegou ao Brasil com 19 anos, em 1553 e exerceu muitas funções por aqui, foi missionário, sacerdote, historiador, professor e poeta. Além de catequizar, Anchieta também aprendeu muito com os índios, principalmente no que diz respeito ao uso de plantas para fins medicinais.
No último domingo, 9 de julho, a Igreja comemorou o dia do Beato José de Anchieta, que recebeu esse título do Papa João Paulo II em 1980.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Papa Francisco vai inaugurar Capela dos Apóstolos em Aparecida (SP)
APARECIDA, 11 Jun. 13 (ACI) .- A cidade de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, receberá a visita do Papa Francisco em julho, durante a semana em que ele virá para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O santuário foi incluído no roteiro a pedido do próprio Pontífice, que é devoto de Maria.
O dia 24 de julho também será marcado pela inauguração da Capela dos Apóstolos, com a presença do Papa. O altar da capela foi sagrado pelo Papa João Paulo II em 1980, enquanto visitava o santuário.
Haverá um momento íntimo de veneração da imagem de Nossa Senhora, encontrada por três pescadores no Rio Paraíba, em 1717. O nicho onde fica a imagem, que é venerada por milhares de fiéis no interior da basílica, é controlada por controle remoto e nessa ocasião será girada para que seja possível vê-la de dentro da capela.
“O Papa quer que esta visita seja um momento íntimo, como devoto de Nossa Senhora. Vemos nisso uma vontade do Papa em renovar seu pontificado e oferece-lo à Santa”, disse Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida, em entrevista coletiva.
Quando ainda era cardeal de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, esteve no santuário, no ano de 2007 e agora volta para celebrar a missa como Sumo Pontífice . Estima-se que 400.000 pessoas estarão em Aparecida para ver o Papa Francisco.
Ainda não foi determinado se a missa será celebrada dentro da basílica ou no pátio externo, mas já está confirmado que o Papa saudará os fiéis em um percurso entre a basílica e o Seminário Bom Jesus, de aproximadamente 45 minutos, no papamóvel.
A capela faz parte do projeto original da Basílica e foi finalizada devido a visita do Papa Bento XVI, em 2007. Por causa dos compromissos em sua agenda, Bento XVI não chegou a passar pelo local.
Na semana passada, a comitiva do vaticano foi até o Santuário de Aparecida, definir os últimos detalhes sobre a missa que o Santo Padre realizará no dia 24 de julho.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
MUNDO
Nova história de Jesus para Ipads aproxima as crianças da vida do Senhor
WASHINGTON DC, 11 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Um desenvolvedor de jogos Cristão lançou um aplicativo de livro de histórias interativo para ajudar a tornar a mensagem do Evangelho mais acessível para as crianças.
"Para as crianças, nós realmente queremos que elas sejam expostas à vida de Jesus de uma forma que elas possam desfrutar e se conectar com Ele" disse Brent Dusing o fundador e CEO da Jogos Lightside, ao grupo ACI no dia 6 de junho.
O aplicativo, "Jornada de Jesus: seu primeiro milagre," chegou à loja iTunes no dia 05 de junho e conta com capítulos do ministério público de Jesus a partir da Bíblia que envolve as crianças e ajudam a transmitir a história de Cristo a eles.
"Nós pensamos que esta seria uma grande oportunidade para construir um grande produto e para ensinar as crianças sobre Jesus", disse o CEO. "Não só para torná-la divertida e interativa, mas contar a história de uma forma que elas realmente pudessem entender."
"Nós basicamente tentamos colocar a história em termos que as crianças possam ligar e compreender, mesmo que em uma idade muito jovem, para que elas possam aprender e sair com alguma coisa", explicou Dusing.
Mais capítulos - "pelo menos 10", segundo o desenvolvedor- serão lançados uma vez por mês na loja iTunes.
A Lightside Jogos, com sede em Mountain View, na Califórnia, criou recentemente um jogo no Facebook baseado nas mini-séries do History Channel , chamado "A Bíblia". Antes disso, a empresa lançou também um jogo no Facebook sobre a vida de Moisés e outro sobre a vida de Jesus.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário