Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 22 de julho de 2013

    O papa Francisco e os rebeldes estranhos


    O papa Francisco chega ao Brasil para uma visita com o potencial de virar a história. Com sua mensagem de justiça social e revitalização evangélica, o papa nascido na Argentina vem para o seu continente natal na primeira viagem fora da Itália desde a sua eleição em 13 de março passado. É uma mensagem pela Igreja católica e contra seus rivais que também viajam pelo Brasil e pelo mundo (em particular na América Latina) com uma bagagem pesada, mas sem a frugalidade do papa.

    Entre os rivais de Francisco, estão igrejas protestantes, a cultura laica, os excessos do mercado e os pregadores de um populismo venal. Na missão de retomar a primazia da Igreja católica em meio a tantos adversários, Francisco nos remete a uma outra viagem histórica, a de Joao Paulo II à sua terra natal, a Polônia, em junho de 1979.

    Em um livro publicado recentemente, Christian Caryl coloca João Paulo II em uma categoria estranha. Não é à toa que o nome do livro é Rebeldes Estranhos: 1979 e o Nascimento do Século 21. O foco é o ano marcado pela revolução islâmica no Irã, a invasão soviética do Afeganistão e a plena ascensão de quatro líderes que mudaram o curso da história: Margaret Thatcher, o aiatolá Khomeini, Deng Xiaoping e o papa João Paulo II.

    Caryl escreve que nós somos em todas as partes, com impactos diferentes, herdeiros de eventos e figuras que colocaram em marcha “as forças gêmeas dos mercados e da religião, que descontados por tanto tempo, retornaram com vingança”.

    Vamos aqui ficar apenas com o papa. O cardeal polonês Karol Wojtyla fora eleito papa em 16 de outubro de 1978, o primeiro não italiano em mais de 400 anos. Sua visita à Polônia em junho de 1979 foi um desafio frontal à ortodoxia e ao mofo do comunismo soviético. Ao longo de nove dias, o vigoroso papa deu 39 sermões para multidões estimadas em 11 milhões de poloneses, mostrando a capacidade de mobilização da Igreja católica e os sinais da falência do estado comunista.

    A visita foi um catalisador para os comícios e greves do sindicato Solidariedade e um aríete que contribuiu para o colapso do bloco soviético em 1989. A mensagem do papa era religiosa, mas o componente social, político e ideológico estava lá, num desafio direto como nunca acontecera no período de hegemonia comunista na Europa Oriental.
    Na imprensa mundial, existe muito material por este dias sobre o significado da visita de Francisco ao Brasil. Na sua reportagem, a revista Time escreve que o ”o papa dos pobres pode estar apenas começando a ter a influência desestabilizadora que João Paulo II teve na Europa Oriental”. Somente a história dirá se chegou mais um rebelde estranho, desta vez para deixar a marca na América Latina.

    ***

    Dia de indulgências na coluna: colher de chá coletiva para os que falaram bem, falaram mal, falaram de um ângulo conservador, de um ângulo liberal, com fé ou sem fé sobre esta visita do papa Francisco ao Brasil.



    Share on Tumblr
    Links Patrocinados
    Aptos prontos para morar

    Compre seu apê e mude já. Temos opções na sua cidade, acesse.
    www.MRV.com.br/Prontos



    Deixe o seu comentário

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    » Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    Nome (obrigatório)

    Email (não será publicado) (obrigatório)




    59 Comentários




    Marcia Costa -

    22/07/2013 às 13:20


    Isso aí Caio, valeu.
    Abs.
    Welcome, abs, Caio




    maisvalia -

    22/07/2013 às 13:13


    Marcia Costa – 22/07/2013 às 13:03
    Minha segunda colher de chá do dia.
    Muito indulgente, hehehe, abs, Caio




    Carmem -

    22/07/2013 às 13:13


    O Reino Unido só esta no mapa por causa dessa monarquia, são eles q fazem aquilo lá ser notícia e atrair hordas de turistas para os mais variados programas de índio hehehe
    Eu tenho um verdadeiro arsenal de souvenirs reais do jubileu da rainha, adoro.
    Abs
    Plebeus, por gentileza, vamos guardar a conversa real para a proxima coluna, hehehe, abs, Caio




    maisvalia -

    22/07/2013 às 13:12


    Moacir Camargo – 22/07/2013 às 11:21

    Não sei quem se esconde sob o pseudônimo”maisvalia” mas gostaria de perguntar a ele ou a ela DESDE QUANDO A ALMA É SEPARADA DO CORPO?
    -
    Primeiro não me escondo porcaria nenhuma, o Obama sabe quem eu sou, hehehe
    Depois, a maioria daqui sabe meu gênero, só você não.
    E quanto à pergunta em letras maiúsculas uma resposta do dono do boteco:
    Do que voce esta falando??????Abs, maisvalia




    Marcia Costa -

    22/07/2013 às 13:08


    “Ou esse Papa é um demagogo incuravel, ou é um santo.
    Como santo argentino é uma impossibilidade metafísica.”
    Hahahahah, vai ser preciso então uma terceira alternativa…
    Abs.




    Marcia Costa -

    22/07/2013 às 13:03


    Caio, ben(m)dito!
    É bom lembrar que o evento da JMJ é por si só uma peregrinação de grandes proporções, haja visto o sucesso das últimos, na alemanha e na espanha. Como o Papa é pop, aumentou a visibilidade de sua visita, o que vem a calhar com o momento político que vivemos aqui. É correta a analogia com as primeiras jornadas, no leste europeu, em que o então João Paulo II pode celebrar com os jovens a liberdade de poder expressar suas convicções religiosas. Foi mais uma vitória política do que religiosa, ainda que sejam interligadas.
    Concordo, rs, que o discurso religioso pode incluir a exigência de determinadas condutas que tenham a ver com sua doutrina, como a caridade, o respeito à vida dos nascituros e dos condenados, agir sob a lei e proceder com razoáveis padrões morais no trato profissional e pessoal. A exploração do trabalho, a usura e as práticas criminosas sempre foram condenadas pela doutrina, o que a teologia da libertação fez foi se apropriar do discurso cristão para servir à revolução. E Francisco passa ao largo dessa enganação, ele é simples, sábio e realmente devotado, um bom exemplo de rebeldia hahahah.
    Abs.
    Ps. Vou assistir ao Papa em Copa sexta e estar com ele bem de pertinho, um privilégio abençoado.
    Gostei de comentario, Marcia. E aproveito para o anuncio: em homenagem ao papa hoje é dia de indulgencias na coluna: uma colher de chá coletiva para os que falaram bem, mal, de um angulo conservador, de um angulo liberal, com fé ou sem fé sobre esta visita do papa Francisco ao Brasil. Abs, Caio




    patricia m. -

    22/07/2013 às 13:00


    Fugindo do assunto do Papa e entrando no assunto da monarquia, os caras la sabem explorar bem a sua monarquia. Pelo menos trazem divisas ao pais, ne. Uma boa coisa, porque muito se gasta para mante-los, logo, nada mais justo que tragam receita em retorno. A venda desses souvenirs eh uma delas, por exemplo…




    patricia m. -

    22/07/2013 às 12:58


    Carmen, ja comprou a sua canequinha com o simbolo da coroa inglesa? :-)




    patricia m. -

    22/07/2013 às 12:57


    Carmen, escola medonha foi otimo. Alias, esses nomes do PTralhas sao de lascar, nao? Brasil Carinhoso, que nome mais brega!!!!!!!!!!!




    Carmem -

    22/07/2013 às 12:55


    Obrigada Patricia.
    Tb acho q a caridade deve partir de iniciativas da sociedade civil e não do estado. Tem coisa mais ridícula do q um governo q faz um programa chamado Brasil carinhoso quando a realidade dos jovens é o escola medonha?
    .
    Eu sou do populacho hehehe
    Abs
    Deus salve a Carmem, abs, Caio




    patricia m. -

    22/07/2013 às 12:53


    Caio, eu gosto da linha tradicional da Igreja, fazer o que. Gosto da missa em latim, gosto de canto gregoriano, gosto de ajoelhar para receber a hostia, etc. Mas paro por ai. Nao pertenco `as alas malucas da Igreja como Sociedade Pio X, sedevacantistas, etc etc etc. Respeito a autoridade do Papa, mesmo sendo ele um Papa “pop”.




    patricia m. -

    22/07/2013 às 12:50


    O nascimento do bebe em Londres interessa aos britanicos e a quem gosta de uma fofoquinha das boas. Eh tao valido se interessar por ele como por exemplo pela filha da Kim Kardashian – como eh mesmo o nome da infeliz, seria North West? Eu nao me interesso por nenhum dos dois rebentos, lol.
    Voce ficara animada com minha proxima coluna, hehehe abs, Caio




    patricia m. -

    22/07/2013 às 12:48


    Outra coisa sobre caridade: os EUA sao o pais onde mais se eh doado `a caridade. O Brasil deve ser o lugar onde MENOS se doa. E o Paulo Bento vem me falar em complexo de culpa… Sendo os EUA protestante e o Brasil catolico, pelo menos na maioria. Ou seja, isso eh preconceito contra a Igreja. A Igreja tambem nao “cobra” doacoes nao, nao tem nenhum pastor gritando no meio da igreja pedindo a senha do cartao de credito como acontece na IURD e outras seitas do genero. A Igreja ACEITA doacoes, eh uma coisa bem diferente.




    patricia m. -

    22/07/2013 às 12:42


    “Esta papa deve ser meio comunista,né?Abs, Caio” Hmmmm nao sei, para falar a verdade. Ele nao eh da TL, com certeza que nao. Agora, como voce eu acredito que ele faz mais a linha populista JPII do que a linha tradicional Bento XVI. Ainda esta cedo para tirarmos conclusoes.
    Patricia voce é muito elitista, acho que nascimento de bebe real em Londres é coisa para o populacho e desconfia do populismo do papa, sempre havera uma igrejinha para o seu culto de “not very ordinary people”, hehehe, abs, Caio




    patricia m. -

    22/07/2013 às 12:41


    Paulo Bento, caridade nao eh apenas dar o peixe para o proximo, de mao beijada. Eh ensinar a pescar tambem. Ha excelentes projetos de caridade, inclusive dentro da Igreja, de como ensinar “skills” `a populacao mais jovem, por exemplo.




    patricia m. -

    22/07/2013 às 12:38


    Carmen, excelentes comentarios. Quanto ao bebe real, eh de uma irrelevancia total, a nao ser para tabloides de fofocas. Os figuroes da monarquia inglesa so servem para alimentar o desejo de fofocas de celebridades do populacho.




    patricia m. -

    22/07/2013 às 12:34


    Marcel, bons principios da TL? Vade retro… A TL nao tem absolutamente nada de bom.
    Esta papa deve ser meio comunista,né?Abs, Caio




    Paulo Bento Bandarra -

    22/07/2013 às 12:27


    Acho que o discurso deste papa é medieval. Baseado na caridade e na condenação dos que produzem em excedente, e que portanto, e só assim, podem dispor de algum para fazer a caridade. Pois de papo furado e complexo de culpa não se gera para ajudar o próximo. E que o próximo tem que fazer a sua parcela de esforço para dar uma educação melhor aos filhos e gerar sua própria renda do que lamentar a riqueza dos outros. A pobreza não se resolve pela caridade. Ela não emancipa a pessoa. Não cria dignidade. Apenas a igreja vive desta argumentação para cobrar doações, sem nunca gerar. Cria o complexo de culpa para viver perdoando o mesmo.
    Pre medieval, abs, Caio




    Marcel -

    22/07/2013 às 12:11


    E dando uma pitada em bem estar social. Todo mundo quer viver bem, todo mundo levanta da cama para ganhar a vida, então a discussão deveria ser em torno de como prover recursos e qual seria a melhor forma para que isso ocorresse, que tal sugerirmos uma teologia do liberalismo ? hehehe
    Boa sacada de slogan, abs, Caio




    J.R.Monteiro -

    22/07/2013 às 12:10


    Ou esse Papa é um demagogo incuravel, ou é um santo.
    Como santo argentino é uma impossibilidade metafisica…
    Boa, um pouco de irreverencia é bom, hehehe, aqui na coluna nao somos santos, abs, Caio




    Nehemias -

    22/07/2013 às 12:08


    Além disso, embora o catolicismo esteja diminuindo no Brasil, a ala mais militante parece bem mais aguerrida. E sua influência nas questões sociais ainda é forte. Mesmo na Europa a igreja ainda retêm força, mesmo em países secularizados como a França. E mesmo a Igreja declinante na Europa é compensada pelo declínio da Europa econômico, político e populacional. Em compensação, vai muito bem na China.
    Correto, abs, Caio




    Ícaro sem penas -

    22/07/2013 às 12:07


    ” Vai Francisco salva a minha Igreja que está em ruínas”
    Francisco de Assis ouviu essas palavras de Deus aos pés da Cruz de São Damião> Essa cruz foi mandada pelo Papa para o Brasil. A mensagem é clara e fortemente simbólica. João Paulo II, com o calor da Fé, ajudou a derreter o comunismo. Que o Papa Francisco seja um sol que ajude a liquifazer essa coisa velha, imunda, feia, cruel, obtusa, que suga a energia do povo em nome de nada, a não ser fincar as garras mais fundo ainda no poder.
    Do que voce esta falando??????Abs, Caio




    Nehemias -

    22/07/2013 às 12:03


    Caio,
    Eu sou protestante, mas não menosprezo a influência e capacidade da igreja católica de se readaptar e influenciar. O antecessores do Francisco sobreviveram a um status marginal no Império Romano, tiveram influência decisiva numa igreja primitiva cujo centro era o leste grego, fizeram um eficiente lobby junto ao imperadores pro-constantino, negociaram com Atila, o Huno, cobverteram os bárbaros. Sempre conseguiram ficar por cima da carne seca. Além Caryl, podemos citar o Jonh Lewis Gadys, no papel da Igreja em desestabilizar o comunismo. Stalin perguntou quantas divisões tinha o Papa. A União Soviética acabou, e a Igreja não. É uma habilidade politica de sobreviver as mudanças superior ao do Sarney e do Romero Jucá. É um poder de se recuperar semelhante ao do Wolverine.




    Carmem -

    22/07/2013 às 11:34


    Será q vai ter coluna extra sobre bebês?
    Eu acho q ela vai se chamar Vitória hehehe
    Abs




    Ricardo Platero -

    22/07/2013 às 11:28


    Caro Caio,

    Não é porque existem semelhanças que devemos afirmar que o atual será uma representação nova de um antecessor. Bento XVI e João Paulo II são herdeiro de Paulo VI e com pontificados extremamente diferentes, sem contar que Bento XVI era mais próximo historicamente de João Paulo II que o atual papa Francisco, que foir ordenado por João Paulo II.
    Devemos lembrar também que o vigor pastoral não é uma característica do papa, mas tem sim entre bispos (o conhecimento da fé e da doutrina não basta para que um padre seja designado bispo). Evidente que nem todo padrie / bispo / cardeal / papa possui esta como sua principal característica, mas é algo que deve ser mandatório em sua vida para que possua certo reconhecimento.
    João Paulo II teve como seu desafio doméstico a teologia da libertação, Francisco tem a corrupção e escândalos sexuais do clero; o mundo de João Paulo II vivia na dicotomia EUA e URSS e suas ideologias, Francisco vive entre os exageros doa capitalismo e o populismo demagogo. Espero dos dois a santidade, afinal sou católico, mas não espero ver no pontificado de Francisco o pontificado de João Paulo II.
    Abraços.




    Marcel -

    22/07/2013 às 11:26


    Quando disse que o papa poderia dar uma nova pintura a igreja me refiro a esse misto de bons princípios da TL com o tradicionalismo cristão.




    Marcel -

    22/07/2013 às 11:24


    Acredito que o novo papa vai dar um rosto novo para a igreja, ele soube muito bem filtrar a teologia da libertação onde se misturava marxismo com a fé dogmática da igreja, como já é de conhecimento de muitos, francisco soube acolher o que há de melhor nessa ideologia e combateu à parte materialista, ou seja, era totalmente incompatível. Não adianta o tal do Frei Betto ser citado no the economist, não vem que não tem !
    ..
    E kudos para o vaticano que elegeu um papa polonês enquanto sua terra natal cheirava a mofo, e agora, um sul americano, talvez o lugar seja auto-explicativo hehe




    Moacir Camargo -

    22/07/2013 às 11:21


    Não sei quem se esconde sob o pseudônimo”maisvalia” mas gostaria de perguntar a ele ou a ela DESDE QUANDO A ALMA É SEPARADA DO CORPO?




    M.Valvemark -

    22/07/2013 às 11:18


    Outra coisa, comecei a admirar este PAPA quando li a respeito de que um de seus melhores amigos e conselheiros é o Rabino Argentino Abraham Skorka. Penso que a Igreja Católica tem uma dívida muito grande com a comunidade judaica pelas posições/omissões da 2º Guerra Mundial. Quando vejo um PAPA que tem como um de seus melhores amigos um rabino vejo que algumas feridas poderão ser curadas. Posso estar errado, mais este é o sentimento simplista que tenho!!




    Cardeal Ronaldo Wojtyla -

    22/07/2013 às 11:16


    “Vejo semelhança, por exemplo, no vigor pastoral”
    .
    Verdade. E ambos são bem carismáticos, tanto que a escolha deste não foi à toa. Talvez a diferença é que João Paulo fosse ainda mais político, exercesse mais seu papel de chefe de estado, e talvez mais conservador e mais anti-comunista.




    Cardeal Ronaldo Wojtyla -

    22/07/2013 às 11:13


    Hoje a colher de chá poderia ia pra Carmem e Caio. Bom bate-bola entre os dois. Leiam! Com a benção do cardeal aqui…




    Ricardo Platero -

    22/07/2013 às 10:53


    Caro Caio,

    O papa Francisco é um homem conhecido por sua humildade e sua coerência. Sua preocupação está com sua fé, seus atos guiados por esta mesma fé e, como fugira principal da liderança da Igreja Católica, com seus fiéis. Se o presidente da FIFA acha que fazer a copa de 2014 no Brasil tenha sido um possível erro, a Igreja Católica jamais dirá isso, mesmo que o evento seja um fracasso, algo que não acredito que será.
    O papa Francisco é o papa Francisco, e buscar nele um novo (ainda) beato papa João Paulo II é um erro. Na semelhança, acredito que os dois são queridos por católicos e não-católicos e os dois possuem uma imagem de grande humildade (mais acentuada no papa Francisco).
    O que podemos esperar de sua visita? A coerência com a mensagem do Cristo e um respeito gigantesco ao ser humano, seja este católico ou não.
    Abraços.
    Caro Ricardo, discordo, existem semelhanças entre os dois papas, a começar que os cardeais da geracao do atual papa sao herdeiros de Joao Paulo II. Vejo semelhança, por exemplo, no vigor pastoral, abs, Caio




    M.Valvemark -

    22/07/2013 às 10:52


    Não sou religioso, pelo contrário sou um grande combatente do cristianismo mercantilista do século 21 ( seja ele católico ou protestante ). Mais este PAPA me dá esperanças de uma religião mais ética e humana. Só tenho medo que alguns poderosos queiram silencia-lo, se é que me entendem!!
    Valeu, abs, Caio




    Joao Felipe -

    22/07/2013 às 10:52


    Quando falo em “cristianismo capitalista” me refiro a algo como “glorificação das riquezas”. Jesus disse: “é mais fácil um camelo passar por dentro de uma agúlha que um rico entrar no reino dos céus”
    É ou não pra ficar com medo? Hehehe.
    P.S.: Caio, boa resposta ao comentário da Carmem.




    Carmem -

    22/07/2013 às 10:51


    Aposto q para conseguir isso, o papa vai reduzir o tamanho e a burocracia no Vaticano hehehe
    Vamos observar .. Vai ser curioso.
    Abs




    Carmem -

    22/07/2013 às 10:42


    Caio,
    A justiça social de q vc esta falando só funciona quando o estado é funcional. Aqui temos um estado q privilegia o capitalismo de compadres , regras mais q humanas no trabalho mas para o setor público e serviços, esses sim q poderiam promover alguma igualdade, como educação, horrorosos.
    Não é coincidência q estejamos novamente na lona. É pq não funciona, e não adianta o papa pedir para funcionar. É como se vc colocasse uma cuba de gelo no forno e reclamasse q não conseguiu fazer gelo.
    O melhor q o papa pode fazer é rezar..
    Abs
    Carmem, o papa quer um estado funcional (que nao desperdice tanto, que nao corrompa tanto, que seja mais transparente), a começar o dele, abs, Caio




    Cardeal Ronaldo Wojtyla -

    22/07/2013 às 10:35


    “regras para evitar a monopolizacao da economia por trustes”
    .
    Viva Teddy Roosevelt, aquele velho republicano! :P
    Roosevelts rock, heheeh, abs, Caio




    Joao Felipe -

    22/07/2013 às 10:33


    Dá até medo de ficar rico quando se lê o que Jesus falava sobre acúmulo de riquezas nos evangelhos. Essa história de “Cristianismo capitalista” é invensão do Calvino. Francisco parece querer se aproximar do exemplo de Jesus nesse caso.
    E do Max Weber tambem, abs, Caio




    Carmem -

    22/07/2013 às 10:24


    Justiça social não se faz com paternalismos..
    Talvez na sua religiao, hehehe, abs, Caio
    Falando serio, Carmem, justica social, regras mais humanas no mundo do trabalho, fim da exploracao selvagem do capitalismo, regras para evitar a monopolizacao da economia por trustes foram obtidas com o triunfo do welfare state e da social democracia e a necessaria intervencao do estado. Foram um avanço da civilizacao, mas acho importante que de tempos em tempos apareça uma rigorosa madre superiora, tipo Thatcher, para conter algumas indulgencias (sic), abs, Caio




    maisvalia -

    22/07/2013 às 10:24


    “Francamente espero q Francisco se atenha aos assuntos da alma , para os outros continuaremos esperando pacientemente a visita da Thatcher.”
    -
    Carmem rocks again.
    Minha colher de chá do b logo cedo.
    Poderia vir acompanhada do cardeal Reagan, algo que falta nas bananias.




    Waleska Mendoza -

    22/07/2013 às 10:22


    ““A maior necessidade do mundo é a de homens que se não comprem nem se vendam, homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” Ellen G. White.




    Carmem -

    22/07/2013 às 10:21


    Eu sei, por isso prefiro q ele só fale de fé.
    Toda a montanha de dinheiro q o estado gasta aqui é mal gasta ou é roubada, é um contrasenso pedir mais verbas para isso ou aqui sem antes reformar essa coisa ineficiente q é o estado brasileiro. Isso foi o q Thatcher sacou e fez, acabou com parte do welfare state no caminho e todos os britânicos acaram lucrando com isso.
    Deus me livre da teologia da libertação. Prefiro continuar presa a lógica economica e social q tem dado certo, q não é a da america católica, infelizmente.
    Abs




    Cardeal Ronaldo Wojtyla -

    22/07/2013 às 10:12


    “Francamente espero q Francisco se atenha aos assuntos da alma , para os outros continuaremos esperando pacientemente a visita da Thatcher.”
    .
    Hahahahahahahahahhaha, ótima essa, Carmem!
    E eu continuo esperando Tatcher, o meu sebastianismo favorito…




    Carmem -

    22/07/2013 às 10:03


    Bom dia Caio,
    Muito bom o MC de ontem, coluna idem.
    O Diogo comentou ontem q esse Papa tem alguma vantagem aqui na AL pq conhece bem do q são feitas as quadrilhas q hoje comandam o países. Eu concordo mas acho q o objetivo da viagem é recuperar o rebanho perdido para os evangélicos e falar principalmente as mulheres e aos jovens q são as faixas onde a igreja tem perdido ou tem tido dificuldade para fazer fiéis.
    Na verdade um discurso q sugerisse mais paternalismo do estado em relação a população mais pobre como gostam os teólogos da libertação, seria mais um empurrãozinho na direção errada.
    Francamente espero q Francisco se atenha aos assuntos da alma , para os outros continuaremos esperando pacientemente a visita da Thatcher.
    Abs
    Valeu, Carmem, mas o papa Francisco nao é um teologo do mercado e nenhuma sociedade aguenta por muito tempo as enciclicas de madres superioras como Thatcher, servem para corrigir excessos do welfare state. O papa esta ai com sua mensagem pastoral tradicional, que inclui justiça social na qual o paternalismo é intrinseco, abs, Caio
    PS- de resto, a mensagem da Igreja para as almas é sempre politizada, pois ela atua como um lobby em questoes explosivas da sociedade como aborto, sexualidade, pena de morte, e, sim, justica social




    maisvalia -

    22/07/2013 às 9:46


    e o bispo Bergoglio não foi inocente nisto. Abs!
    -
    Olha eu nem ligo para a visita papal,sou um católico meia boca, mas o que vai acima é mais uma das falácias dos esquerdopatas, que se fiam em um jornalista canalha, ex terrorista, que escreve estas patranhas sem prova alguma.
    E isto são fatos não mentiras vermelhinhas.
    Viva a hermana Cristina, Viva José Dirceu, o guerreiro do povo bananeiro, né Claudio?
    Haja estômago para ler bestagens.
    A internet não conseguiram aparelhar com seu mentiroso discurso, que começa a derreter para a maioria.
    Aqui, falou levou, não tem bolsa mentira.




    Pedro Bouvetiano -

    22/07/2013 às 9:37


    “Obrigado, Marilene, mas sou apenas um humilde e franciscano jornalista, hehehe, abs, Caio”
    .
    A inquisição chegou até NJ?




    Claudio -

    22/07/2013 às 9:35


    Caro Caio, a fé continua em alta no Brasil. A revitalização da Igreja Católica é mais improvável. Se acontecer, vai levar muito tempo, e os efeitos desestabilizadores pelos quais você anseia vão ter que esperar.
    Se serve de consolo, o catolicismo está em ascensão na direita americana. Vários conservadores se converteram nos últimos anos. Quem sabe ele não desestabiliza alguma coisa por aí? Abs!
    Caro Claudio, minha ansiedade é apenas entender melhor, com humildade, a força da fé e da religiao, da minha posicao de uma pessoa secular, distante da religiao, evitando este tipo de ironia, supostamente acida, que voce esta fazendo, abs, Caio




    maisvalia -

    22/07/2013 às 9:19


    Primeiro, boa coluna.
    E que o papa leve à falência o bolivarianismo petista pois ele como sabemos não atua no time da louca de Buenos Aires, muito pelo contrário, era odiado por la hermana.
    Obrigado, abs, Caio




    Claudio -

    22/07/2013 às 9:19


    Caio, eles precisam se apegar a alguma esperança. Agora não faz mais diferença se o Papa tem identidade com alas progressistas ou conservadoras. A Igreja como instituição e como inspiração de vida está descendo a ladeira, e o Papa não tem mais potencial algum de influenciar nada na AL. O antecessor dele desafiou frontalmente um tipo de ditadura e se curvou abjetamente para outras, inclusive entregando vários de seus sacerdotes para os leões – e o bispo Bergoglio não foi inocente nisto. Abs!
    Caro Claudio, eu citei o livro do Christian Caryl, pois é um alerta para quem subestima a capacidade de revitalizacao de algumas forças históricas e humanas como fé e religiao organizada. Abs, Caio




    juber -

    22/07/2013 às 9:11


    Curas.




    juber -

    22/07/2013 às 9:10


    Caro caio.
    O rival do papa e do catolicismo não é o protestantismo e sim a Bíblia.O império romano se apropriou do oráculo de Cristo e com ele quiz dominar o mundo.O papa diz representar Cristo mas veja nas suas homilias quantas vezes ele cita a Bíblia.O catolicismo não se sustenta à luz da Bíblia.Aliás não só eles mas toda falsa religião.Jesus disse a Tomé:bem aventurados os que não viram e creram.No mundo católico tem que ter milagres e santos aos milhares par que possam ver e crerem.Os chamados evangélicos pentecostais também acolhem o papa por que também eles não se sustentam ns ensinos de Cristo,também dependem de duras e milagres e falsos apóstolos e bispos.Os protestantes se guiam pela bíblia e sabem que Deus quer salvar o mundo inteiro,inclusive o Papa.Você pode perguntar porque o Papa,se ele é Santo?Pesquise e verá que Joaõ Paulo II ao ser perguntado se era salvo,ele disse que ninguém sabia,por que a essencia do catolicismo são as obras e não graça.Abração.
    Registrado, caro Juber, abs, Caio




    Claudio -

    22/07/2013 às 8:59


    Caro Caio, mesmo que Francisco compartilhe dos seus desejos “desestabilizadores”, não tem capacidade para isso. Ele também é herdeiro de eventos históricos, e as opções ideológicas de João Paulo II conduziram a Igreja para a beira da irrelevância na América Latina. Abs!
    Caro Claudio,ao contrario de voce, curiosamente, muitos setores remanscentes da ala progressista da Igreja brasileira nao adotam este discurso fatalista (da irrelevancia da Igreja). Eles fazem o possivel para mostrar a conexao do papa com o ideario desta ala, uma especie de teologo da libertacao que nao é adepto da teologia da libertacao, um papa que impulsiona a santificacao no mesmo prazo de Joao XXIII e de Joao Paulo II. Abs, Caio
    PS- obviamente que nao sou leviano para antecipar a historia e com minha responsabilidade habitual (murismo como dizem alguns, hehehe) friso o potencial de mudanca historica e desestabilizadora do papa.




    eremita -

    22/07/2013 às 8:59


    O Papa será recebido por Dilma, Cabral e Paes.
    Não acha que é muito bandido junto contra um indefeso?




    Marilene L'Abbate - São Paulo -

    22/07/2013 às 8:51


    Estranha-Figura: UM-DIA, de extrema-direita; NO-DIA-SEGUINTE: de extrema-esquerda! PODE??? Excelente análise, amado Caio Blinder! O populista Papa Mario Bergoglio sentirá, brevemente, a Lei Universal de Causa e Efeito, em sua Curiosa-Vida! Pesquisando a existência anterior desse fratello: imigrou no início do Século XX, como agricultor, na Argentina, e nessa experiência serve a Humanidade, para expor as suas dificuldades. LINDO espaço democrático. ADORO vê-lo no Manhatan! Desejo ouvi-los mais: Blinder + Mainardi. Mais… MUITO MAIS…
    Obrigado, Marilene, mas sou apenas um humilde e franciscano jornalista, hehehe, abs, Caio




    Mario Mota -

    22/07/2013 às 8:50


    Papa dos pobres ou estranho:podem dar o titulo desejado,mas que este e’ um homem iluminadamente simples nao ha duvida nenhuma e que Deus o guie para sua missao que esta apenas comecando mas na qual ja sentimos sua forca e determinacao,so ainda nao sabemos ate onde chegara.Minha esperanca e que consigamos ver e sentir tudo que nos transmite este enviado que em tao pouco tempo ja nos deu tantas licoes das quais muitas nao conseguimos assimilar,simplesmente pelo nosso estilo de vida e de pensar,(pois como custumo dizer estamos no caminho errado)e assim possamos comecar a nos reencontrar,sei que e’ uma missao quase impossivel,mas o poder que este Papa ja demonstrou e transmitiu a torna viavel,agora so vai depender de nos.Que Deus nos abencoe.
    Valeu, caro Mario abs, Caio




    Cardeal Ronaldo Wojtyla -

    22/07/2013 às 8:30


    …e quem sabe também de sua parte Jorge Mario Bergoglio nãos nos ajuda a nos livrarmos do bolivarianismo crescente por aqui, né?




    Ronaldo -

    22/07/2013 às 8:27


    Bom texto, Caio.
    Karol Wotjyla, que ao lado de figuras como Tatcher e Reagan, ajudou o mundo a ficar um pouco mais livre do totalitarismo comunista.
    Obrigado pela benção, caro Ronaldo, hehehe, abs, Caio




    Ronaldo -

    22/07/2013 às 8:25


    e no início do quarto parágrafo falou o acento de nós, que saiu “nos”.




    Ronaldo -

    22/07/2013 às 8:24


    Bom dia, Caio.
    No início do segundo parágrafo o nome do papa saiu “Frncisco”, faltando o “a”.
    Valeu, meu cardeal abs, Caio








    Últimas notícias
    Família de Mursi processará chefe do exército egípcio
    + Lidas
    1TelexFree: como o caso traumatizou uma cidade
    2Concursos públicos: confira o gabarito extraoficial da prova de escrivão da PF
    3Prefeito do Rio diz que 'França não é país de gente trabalhadora'
    4Imagina no Leblon: o desfiladeiro de Sérgio Cabral
    5A dificuldade do PT para achar um candidato em São Paulo
    Blogs e colunistas
    De Paris Antonio Ribeiro
    Blog Reinaldo Azevedo



    Categorias
    Abbas
    Abe
    Abismo fiscal
    Afeganistão
    África
    África do Sul
    Ahmadinejad
    Alemanha
    América Latina
    Anders Breivik
    Antissemitismo
    Arábia Saudita
    Argélia
    Argentina
    Ásia
    Bassem Youssef
    Benghazi
    Bento XVI
    Berlusconi
    Bersani
    Bill Clinton
    Bohener
    Bolão da Coluna
    Bolívia
    Bósnia
    Boston
    Brasil
    Bulgária
    Bush
    capitalismo
    Carter
    Casamento gay
    Chávez
    Chile
    China
    Chipre
    Chris Christie
    Chuck Hagel
    CIA
    Civilização
    Congo
    Congresso EUA
    Coréia do Norte
    Coreia do Sul
    Corleone
    Corrupção
    Corte Suprema
    Crise econômica
    Crise nuclear
    Cristãos
    Cuba
    Curdos
    Declínio americano
    Democratas
    Demografia
    Dilma Rousseff
    Diogo Mainardi
    Direitos Humanos
    dolce vita
    Educação
    Egito
    Eleições 2012
    Eleições francesas
    Ellsberg
    Emergentes
    Energia
    Equador
    Erdogan
    Escândalos
    Eslováquia
    Espanha
    EUA
    Europa
    Evo Morales
    Facebook
    Falklands
    Falsa memória
    Femen
    Férias
    Filha
    Filipinas
    França
    Francisco I
    Frank Lautenberg
    Furacão Sandy
    Gaza
    Gênios
    Geopolítica
    George W. Bush
    George Zimmeman
    Gingrich
    Glen Rock
    Globalização
    Grã-Bretanha
    Grécia
    Grillo
    Guerras Culturais
    Günter Grass
    Hamas
    Henrique Capriles
    Hezbollah
    Hillary Clinton
    Hitler
    Hollande
    Hollywood
    Imigrantes
    Imprensa
    Índia
    Indonésia
    Irã
    Iraque
    Irmandade Muçulmana
    Israel
    Itália
    Japão
    Jeb Bush
    Jerusalém
    João Paulo II
    Joe Biden
    John Brennan
    John Kerry
    John McCain
    Jules Assange
    Justiça
    Khamenei
    Kissinger
    Latinos
    Leitores
    Libano
    Líbia
    Livros
    Lula
    Lyndon Johnson
    Mali
    Malvinas
    Mandela
    Manhattan Connection
    Mao
    Marco Rubio
    Margaret Thatcher
    Marine Le Pen
    Martin Wolf
    Merkel
    México
    Mianmar
    Mídia
    Mira Nair
    Monarquia
    Monti
    Mórmons
    Morsi
    Mubarak
    Mundo Árabe
    Mundo islâmico
    Mursi
    Netanyahu
    Nicolás Maduro
    Nicolas Sarkozy
    Nixon
    Noruega
    Nova Jersey
    Nova York
    Novembro
    Obama
    ONU
    Oriente Médio
    Orwell
    Oscar
    Ouellet
    Palestinos
    Papa
    Papa Francisco
    Paquistão
    Paraguai
    Paul Ryan
    Península coreana
    Pentágono
    Peru
    Picuinhas
    Polônia
    Portugal
    Primavera Árabe
    Primeira Impressão
    Protestos 2013
    Putin
    Reagan
    Redes sociais
    Reforma de saúde
    Reinaldo Azevedo
    Republicanos
    Roberto Civita
    Roberto DaMatta
    Rohani
    Rolling Stone
    Romney
    Rússia
    Salman Rushdie
    Samantha Power
    Sandy
    Santorum
    Sarah Palin
    Segundo mandato
    Síria
    Snowden
    Somália
    Stálin
    Susan Rice
    Suu Kyi
    Tea Party
    Terror
    The New York Times
    Tito Mainardi
    Trayvon Martin
    Tunísia
    Turcomenistão
    Turismo
    Turquia
    Ucrânia
    Uncategorized
    Vaticano
    Venezuela
    Violência americana
    Wall Street
    Watergate
    Xi Jinping

    Arquivo

    julho 2013
    S T Q Q S S D
    « jun
    12345 6 7
    89101112 13 14
    1516171819 20 21
    22 23 24 25 26 27 28
    29 30 31


    Notícias de VEJA.com
    “Jovens são vítimas da crise global”, afirma Francisco
    Eduardo Campos assume negociações por palanques
    Papa vai rodar de Bravo e Idea no Brasil. Ambos originais
    Mandela está em 'melhora constante', diz presidente
    Lucro líquido do McDonald's sobe 3,7% no 2º trimestre


    Serviços
    Tablet
    Android
    Facebook
    Orkut
    Foursquare
    Twitter
    Google+
    RSS
    Newsletter
    Anuncie
    Tempo
    Cotações
    iba


    Assinaturas










    VEJA
    24% de desconto
    9 x R$ 47,40



    SUPERINTERESSA...

    9 x R$ 18,77



    CARAS
    30% de desconto
    9 x R$ 39,90



    EXAME
    15% de desconto
    9 x R$ 36,53



    Veja outras assinaturas, clique aqui.





    Nome: Nasc.: E-mail: CEP: Apenas 12x R$ 47,23 


    Notícias
    Brasil
    Economia
    Internacional
    Celebridades
    Esporte
    Vida Digital
    Educação
    Ciência
    Saúde
    RSS
    Infográficos
    As Listas de VEJA
    Saber +
    Na História
    Em profundidade
    Perguntas e Respostas
    Conheça o país
    Cronologia
    Quem é Quem
    Testes
    Vídeos e Fotos
    Vídeos
    Galerias de fotos
    Galerias de vídeos
    Revistas
    VEJA
    Os livros mais vendidos
    Destaques da semana
    Edições especiais
    Expediente
    VEJA São Paulo
    VEJA Rio
    Comer e Beber
    VEJA na Sala de Aula
    Temas
    Reportagens, vídeos,
    infográficos e cronologia
    de assuntos em
    destaque no noticiário
    Blogs e colunistas
    Antonio Ribeiro, de Paris
    Augusto Nunes, coluna
    Caio Blinder, de Nova York
    Fernanda Furquim, séries de TV
    Isabela Boscov, cinema
    Lauro Jardim, Radar on-line
    Lucia Mandel, dermatologia
    Mayana Zatz, genética
    Patrícia Villalba, Quanto Drama!
    Paula Neiva, celebridades
    Paula Pimenta, Fazendo meu blog
    Reinaldo Azevedo, blog
    Renato Dutra, atividade física
    Ricardo Setti, coluna
    Sérgio Rodrigues,
    livros e escritores
    Tony Bellotto, crônicas
    Parceiros
    Contas Abertas
    Blogs da redação
    Viver Bem, saúde
    VEJA nas Olimpíadas
    Maquiavel, política
    VEJA Acompanha
    VEJA Meus Livros,
    literatura
    Dez Mais, variedades
    Vida em Rede, internet
    Acervo Digital, história
    Diz o Estudo, ciência
    + Tech, tecnologia
    Sobre palavras,
    Sérgio Rodrigues
    Enquetes, opinião
    Ponto de vista
    Sobre Imagens, fotografia
    Imperdível, variedades
    Conversa em Rede, internet
    Testes,
    conhecimentos gerais
    Serviços
    Assine VEJA
    iba
    Busca
    RSS
    Twitter
    Facebook
    Orkut
    iPhone
    Celular
    Newsletter VEJA
    Fale conosco
    Para anunciar
    Abril SAC
    Aponte erros
    Tempo
    Cotações
    Redes Sociais
    Termo de uso
    Política de
    Privacidade


    Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados 

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo