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    terça-feira, 17 de dezembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] EMMANUEL - NOME DE DEUS Som !

     











    • EMMANUEL- NOME DE DEUS! 




    *************
    A Liturgia da Palavra de hoje – 18 de Dezembro – A, apresenta-nos o nome Deus, conforme ele foi anunciado pelo anjo da Anunciação - pôr-lhe ás o nomede Jesus - com base na profecia do Antigo Testamento, segundo a qual – chamá-lo-ão Emmanuel, que quer dizer Deus connosco.


    Eu sou Aquele que sou !




    Este nome simbólico de um filho nascido de uma virgem, na língua hebraica significa Deus está connosco.
    Emanuel foi o nome dado por Deus ao filho de uma virgem :
    - "Ouvi, casa de David! Acaso, não vos basta ser molestos aos homens, senão que também ousais sê-lo ao meu Deus ? Por isso, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a Virgem concebeu e dá à luz um filho, e se chama Emanuel. (Is.7,13).
    Tem-se debatido muito sobre se se trata de uma profecia messiânica ou não.
    Todavia, por causa da palavra sinal, num sentido milagroso, é mais razoável que se trate de uma profecia messiânica a que S. Mateus fez uma referência :
    - Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho; e chamá-l'O-ão Emanuel que quer dizer Deus connosco. (Mt.1,21).


    NOME DE DEUS


    Em Hebreu (Elohim) como em Grego (Theos) são palavras básicas para significar Deus tanto para os deuses pagãos como para o Deus de Israel.
    Embora o termo hebreu Elohim seja o plural de El para dar um sentido de majestade e compreensão, ele também é usado em frases no singular.
    El é menos usado para significar Deus, talvez porque El era o nome do principal deus canaanita.
    Todavia é ocasionalmente usado como o Deus de Israel, sobretudo em poesia, e muitas vezes junto de outras palavras, como El elyon (O Deus Altíssimo) e El Shaddai (O Deus Omnipotente).
    O mais comum e significativo nome de Deus nas Escrituras hebraicas é o nome pessoal de Deus : Yahweh.
    Esto nome chama-se muitas vezes o tetragrammaton, isto é as "quatro letras", uma vez que em Hebreu são apenas quatro consoantes YHWH (que às vezes se escreve JHWH) enquanto as vogais normalmente não se escrevem.
    Por abreviatura podia escrever-se Yah ou Jah quando fazia parte de uma frase como em Elijah, isto é, Meu Deus é Yahweh.
    Embora o nome de Yahweh fosse usado largamente nas Escrituras hebraicas - mais de 6.800 vezes - e seja, de longe, o nome mais usado na Bíblia, tem sido muitas vezes substituído em traduções modernas.
    Desde o século III a. C., o nome de Yahweh começou a ser considerado "santo" pelas pessoas mais piedosas, de modo que o não pronunciavam em voz alta, e assim, começaram a usar a palavra hebraica Adonai - Senhor, em sua substituição.
    Assim as mais modernas traduções usam a palavra Senhor.
    Apenas algumas traduções usam o nome de Yahweh, enquanto outras usam Jehovah, que é um termo criado pela combinação das consoantes hebraicas JHVH com as vogais hebraicas da palavra que significa Senhor.
    Em todo o Génesis, capítulo 1" o Criador é designado pela palavra Elohim (Deus).
    No capítulo 2" do Génesis foi introduzido o misterioso nome de Yahweh e usado juntamente com a palavra Elohim, de modo que os tradutores traduzem as duas palavras por "Senhor Deus".
    Deus revelou o Seu nome a Moisés dizendo apenas :
    - "Eu sou Aquele que sou". (Ex.3,14).
    E acrescentou :
    "Assim falarás aos Israelitas : "Eu sou envia-me a vós.(Ex.3,14).
    No Novo Testamento nós encontramos Deus Pai revelado através de Cristo Seu Filho :
    - "Manifestei o Teu nome aos homens que, do mundo, Me deste. Eram Teus, e Tu Mos deste. Eles guardaram a Tua palavra".(Jo.17,6).
    Nós oramos a Deus como Ele nos ensinou :
    - "Pai nosso que estais nos céus..".. (Mt. 6,9).
    - "Pai, santificado seja o vosso nome". (Lc.11,2).



    - "Ela dará à luz um filho e pôr-Lhe-ás o nome de Jesus; porque Ele salvará o povo dos seus pecados".(Mt.2,21). 




    John
    Nascimento 











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    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


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    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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