Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 17 de dezembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] GENEALOGIA DE JESUS Som !

     







    • GENEALOGIA DE JESUS 




    A Liturgia da Palavra de hoje – 17 de Dezembro – A, fala-nos em Genealogias para nos apresentar a Genealogia de Jesus. 



    Por Genealogia entendemos uma série de gerações pertencentes a uma mesma família, a que também se dá o nome de Árvore genealógica.
    A importância das Genealogias na cultura Israelita, nasceu da organização de clãs e tribos na sociedade Israelita.
    Muitos dos direitos pessoais e dos privilégios individuais, tiveram a sua origem no facto de as pessoas fazerem parte de determinado clã ou de determinada tribo.
    As Genealogias eram uma referência escrita da sucessão das pessoas ligadas entre si por parentesco directo dentro de uma importante família ou tribo.
    A importância das Genealogias, como prova de descendência, apareceu na exclusão para o sacerdócio, depois do exílio, para aqueles que não podiam provar a sua descendência sacerdotal :
    - "Eles procuraram esclarecer a sua genealogia, mas não a puderam encontrar, pelo que foram excluídos do sacerdócio". (Esd. 2/62).
    - "Estes procuraram a sua genealogia, mas não a conseguiram descobrir. Por isso foram excluídos do sacerdócio".(Ne.7/64).
    Há um grande número de Genealogias de Israel nos Livros do Génesis, Números, I Paralipómenes, Esdras, Neemias e Rute.
    Estas Genealogias, muitas vezes contêm notas históricas que não existem em mais parte nenhuma.
    Na tradição sacerdotal, os patriarcas e as suas famílias imediatas são objecto de histórias; os outros membros da família que não têm interesse na transmissão das promessas, estão agrupados noutras Genealogias.
    O sistema de Genealogias é usado para preencher o intervalo entre Adão e Abraão.
    Estas primitivas Genealogias contêm os nomes de nações, tribos, áreas geográficas bem como nomes individuais.
    Este arranjamento artificial tem a finalidade de mostrar a ligação histórica ou geográfica.
    O carácter artificial das Genealogias aparece também em número de 10 gerações de Adão a Noé, e outras 10 de Sem a Abraão.
    Os judeus, numa sociedade organizada tribalmente davam muita imoportância às genealogias.
    Da ascendência de cada um dependia a sua posição social, ao menos em grande parte; por isso circulavam entre eles muitas listas genealógicas.
    Mateus, com a sua genealogia quer revelar-nos que Jesus é o Messias de Israel, portador das promessas feitas a Abraão e da realeza de Davide.
    A divisão das gerações entre Abraão e Cristo em três grupos de catorze cada um é uma simplificação; mostra-nos que Mateus não nos quis dar uma lista completa dos ascendentes de Jesus, mas solenemente manifestar-nos que Ele é o herdeiro das promessas abraâmicas e do trono real de Davide.
    Talvez seja fastidioso para nós, ler estas genealogias, mas cada uma delas nos conta a história do poder de Deus e da graça. – e nenhuma delas nos diz que é mais ponderosa do que a genealogia do próprio Jesus.
    Em poucas palavras nós podemos ver os pecados da humanidade e a redenção de Jesus sobre todos eles.
    Podemos ver :
    - O patriarca de Judá, cuja hipocrisia trouxe a vergonha à sua família. (Genesis 38, 1-30).
    - A prostitura Rahab cuja coragem e fé em Deus salvou os espiões de Israel.(Josué 2,1-24).
    - Rute, a Moabita que cresceu rodeada por deuses pagãos; sendo fiel ao Deus de Abraão, deixou a sua família e a sua religião e viajou para Judá com a sua sogra e, mais tarde, pelo seu casamento foi uma ascendente de Davide.(Rute 1,1-22)
    - Rei Davide, acusado de adultério e de criminoso, e cujo arrependimento permanence como modelo de fé.(2 Samuel 11).
    - Finalmente, através dos Salmos nós sabemos que Jesus é o santo e justo Messias.
    Assim é maravilhosos para nós, vermos como Deus deu a Seu Filho uma família vinda de uma genealogia imperfeita.
    A genealogia de Jesus mostra-nos que Ele tem poder de fazer milagres por meio de algumas pessoas e em diferentes situações.
    Toma o que é imperfeito, decaído e ferido pelo pecado para o levar à salvação.
    É este o grande mistério da nossa salvação que nos comunica e nos alimenta a Genealogia de Jesus. 





    John
    Nascimento 













    __._,_.___







    Atividade nos últimos dias: 




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo