igrejacristhNome : Priscila Marques
Religião : Católico
Local : Rolândia
Corpo da mensagem:
Bom dia....sou católica amo minha religião e admiro muito essa pagina...porém tenho uma dúvida e gostaria que vocês me esclarecessem...ouço muitas pessoas falarem de dois lugares que aparentemente são católicos, por isso gostaria de saber se vocês conhecem e o que pensam a respeito, pois confesso se não sei se acredito ou não...se puderem me ajudar nesse esclarecimento ficaria muito grata...o primeiro lugar é em Santa Catarina do Sr Bento da Conceição o site para que possam avaliar é http://www.palavravivadedeus.com.br/ e http://amorverdadeirodedeus.blogspot.com.br/p/pedro-ii-bento-da-conceicao.html o outro se Trata de um Jovem Chamado Marcos que diz ver e receber mensagens de Nossa Senhora em Jacaréi, eis o Site http://www.avisosdoceu.com.br/ por Favor Gostaria de uma opinião de quem tem o verdadeiro conhecimento...pois vejo muitas pessoas católicas indo a esses lugares, só que meus pais não acreditam em videntes e eis a questão esses lugares são realmente católicos ou se dizem católicos? Aguardo ansiosamente uma resposta, obrigada pela atenção!!!
_ _ _ _ _ _ _ _
RESPOSTA
Primeiramente gostaría de lhe agradecer pela confiança depositada em nosso Apostolado para a elucidação deste seu questionamento, e também pedir perdão pela demora em responder, pedimos vossa compreensão feito que recebemos várias perguntas através de nosso serviço de contatos.
Pelo que percebi, sua dúvida é referente a revelações privadas. Buscarei, antes de tudo, esclarecer alguns conceitos ligados a revelação sobrenatural. Tomarei como base o ensino da Santa Igreja Católica.
a) Noção
A revelação é a manifestação que Deus faz aos homem, de forma extraordinária, de algumas verdades religiosas, impondo-lhes a obrigação de nelas acreditar. Diz-se de forma extraordinária, para distinguir do conhecimento natural e ordinário que alcançamos por meio da razão.
Geralmente, Deus revela assim: manifesta as verdades que deseja se conheçam a algum homem por Ele escolhido, manda-lhe ensiná-las aos outros e prova operando sinais – milagres, para que ateste que foi Ele mesmo quem as revelou.
Só Deus pode conceder um conhecimento reto e pleno de Si mesmo, revelando-se com Pai, filho e Espírito Santo, de cuja vida eterna somos chamados, pela graça a participar aqui, na Terra, na sabedoria da fé, e depois da morte, na luz sempiterna.(Paulo VI, O credo do Povo de Deus, n.9)
b) Revelações públicas e privadas
Em termos gerais, podemos distinguir duas espécies de revelações: A revelação pública e as revelações privadas.
  • Revelação pública: é a que Deus fez diretamente para a utilidade de todo gênero humano. Por exemplo, a revelação feita a Moises no Sinai e a revelação plenamente realizada na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Revelações privadas : são as que deus tem feito a algumas pessoas para sua utilidade particular. Exemplo: as feitas a Santa Gertrudes, a Santa Teresa de Jesus, a Santa Margarida Maria(quando nosso Senhor lhe pediu o estabelecimento da festa do Sagrado Coração e da devoção das primeiras sextas-feiras)
A Revelação pública foi feita por Deus diretamente, para utilidade de todo gênero humano, e impõe a todos os homens a obrigação de aceitar.
As revelações privadas, são feitas para utilidade particular, e não impõem a obrigação de as aceitar, senão às pessoas a quem foram feitas ou àquelas que têm plena certeza delas, o que raras vezes acontece.
Acerca das revelações privadas, convém observar alguns aspectos:
  1. As revelações privadas não fazem parte da fé, nem ensinam verdades novas. Foram feitas apenas para esclarecer as verdades já reveladas e para nos levar a avançar na perfeição cristã.
  2. A Igreja não as aprova senão depois de maduro exame,e, ao aprová-las, não pretende ensinar que seja verdadeira tudo o que delas se diga,nem, muito menos, torná-las obrigatórias. Somente garante que nelas nada se diz contrário a fé e aos bons costumes.
  3. Não podemos desprezar as revelações privadas, pois, em geral, contêm ensinamentos de grandes utilidades para a vida cristã.
  4. Algumas vezes, a aprovação da Igreja não é simples certificação de que nada há nelas contra a fé e a moral, mas sim uma afirmação de sua origem divina. É o que se dá, por exemplo, com as revelações do escapulário do Carmo a S. Simão Stok, da revelação do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria. As outras revelações apenas merecem fé humana, de acordo com as condições intelectuais e morais de quem as recebeu.
É bom lembrar ainda que, a revelação pública terminou com os Apóstolos: depois deles, Deus não revelou novas verdades que sejam objeto de fé.
Mediante ao que foi exposto, espero ter elucidado sua dúvida. Ficamos a disposição para qualquer outra informação que possa ter ficado ainda obscura. Reze para que continuemos com este trabalho apologético, pois não é fácil.
In corde Iesu et Mariae,
Mendes Silva .
Apostolado Spiritus Paraclitus